Melhor(es) jogador(es) de todos os tempos.

Jardel, nem pensar, o que deu ao Sporting num ano, estragou no outro.

Grande Acosta, aquele dos 18 anos depois.

Yazalde, Oceano, Damas, Manuel Fernandes, Jordão,…

Melhores jogadores de todos os tempos… ora bem:

1º. - Peyroteo - Este menino, apesar de ser considerado o mais tosco dos violinos, marcou 635 golos javascript:emoticon(‘:shock:’)
Shocked em 393 jogos pelo Sporting, isto é, uma média incrível de1,62 golos por jogo. Os recordes deste menino foram só os seguintes: jogador com mais golos num só jogo do campeonato , foram 9 golos; jogador com mais golos consecutivos num só jogo, 5 golos; jogador com mais golos marcados ao Benfas 64 golos em 55 jogos; jogador com mais golos marcados ao Por…, 33 golos em 32 jogos. Portanto, o melhor é este senhor.

2º. - Damas - O génio das balizas. Um senhor. Para mim simboliza o Sporting em tudo: classe, qualidade, dedicação, devoção, maneira de estar no futebol. O Travassos foi seu treinador nas equipas jovens do Sporting, e no final dos treinos massacrava-o com sucessivos remates, mas este menino Damas, apesar de dizer que não podia mais, dava espectáculo a defender. Aprendeu defender com os remates do fabuloso Zé da Europa. Não sei se marcou mais o Peyroteo ou se defendeu mais o Damas. Um número só, 743 foram as vezes que envergou a camisola do Sporting.

3º. Carlos Gomes - Dizem que foi o melhor guarda redes que o futebol Português viu. Alguns há, que acham que superior a ele só houve dois no mundo, o Gordon Banks (Inglês) e o Lev Yachine (Russo). Este homem era fenomenal e foi autor de exibições do outro mundo. Li há alguns meses que para intimidar os adversários chamava-lhes a atenção para o tamanho das suas mãos (gigantescas). Tratava-se de um jogador fora-de-série e muito excêntrico.
Nota: O Sporting teve para mim os 3 melhores guarda redes Portugueses Damas, Gomes e Azevedo. Olho para o Rui Patrício e penso… Quem sabe este miúdo não será da estirpe dos outros 3?

4º - Jesus Correia - Este homem era um verdadeiro desportista e acima de tudo um grande futebolista. A grande alma dos 5 Violinos era um jogador de eleição. Foi o primeiro grande jogador actuar na posição que viria, e vem, a fazer história no Sporting, extremo direito. A sua velocidade de execução estonteante foram a fonte que em grande medida alimentaram o grande Peyroteo. Ainda hoje inspira muita gente.

5º - Travassos - Mais conhecido como Zé da Europa, foi o primeiro jogador Português a jogar na selecção da Europa. Há quem diga que foi o mais fabuloso de todos os jogadores do Sporting. Rezam as crónicas que se tem nascido mais tarde tinha sido o titular indiscutível dos Magriços de 1966.

6º - Hector Yazalde - Este senhor marcou 46 golos em 30 jogos para o campeonato, ainda hoje recorde em Portugal. Grande Sportinguista e a prova disso mesmo é que vendeu o carro que ganhou de prémio pela Bota de Ouro e dividiu o dinheiro pelos companheiros de equipa (outros tempos… outros homens).

7º - Osvaldo - Foi o primeiro Leão a deixar o Manchester United doido, mas neste caso porque os massacrou em campo. Foi o grande herói da noite em que o Sporting brindou o todo poderoso United de Sir Matt Busby com um 5-0 na eliminatória da Taça das Taças, após os de Manchester terem ganho 4-1 em Inglaterra. Essa noite foi um recital do Osvaldo que acabou por pedir ao capitão, Fernando Mendes, que o deixasse marcar um livre a grande distância quando o Sporting já ganhava por 4-0. Rezam as crónicas que o Osvaldo arrancou um “tiro” monumental que só parou lá dentro, e que é indescritível o que se passou no Estádio nesse momento do 5-0. Este Brasileiro era um regalo para os olhos, e vê-lo jogar era uma delícia. Fazia passes extraordinários, driblava como niguém e rematava por espaços quase inexistentes. Ofereceram fortunas ao Sporting por ele, mas era inegociável. Acabou por se tornar um Lisboeta e a dimensão do seu Sportinguismo é tal que após terminar a carreira continuou a servir o Sporting com grande alegria e profissionalismo.

8º. - Hilário - Chegou a ser considerado o melhor defesa esquerdo do mundo em 1966. Fantástico a atacar e ainda melhor a recuperar. era um defesa lateral completo: bom de cabeça; grande corrida; boa técnica; fantástico remate. Dizem que quando recuperava para a defesa, o fazia de costas para não tirar os olhos da bola, e que mesmo assim chegava primeiro do que o adversário. Ironicamente mesmo quando se lesionou antes da final da Taça das Taças acabou por não prejudicar o Sporting. Apesar de os Sportinguistas estarem na altura muito preocupados com a sua ausência, o homem que o substitui foi um tal de Morais, que acabou por marcar o golo que deu a taça ao Sporting… aquele golo de cantinojavascript:emoticon(‘:wink:’)
Wink.

9º - Fernando Mendes - Talvez o grande capitão do Sporting, o tal que levantou a Taça das Taças. Considerado um dos grandes jogadores Portugueses de todos os tempos. Não era um virtuoso mas compensava em todos os outros aspectos do jogo. Um jogador muito inteligente e um verdadeiro estratega, que é o essencial para comandar um meio-campo. Em 12 anos ao serviço do Sporting só marcou dois golos, mas também não era esse o seu trabalho. O trabalho dele era comandar e para concretizar estavam lá outros. Era titular indiscutível da selecção dos Magriços ao lado do Coluna, mas uma entrada assassina de um jogador da Chescoslováquia num jogo antes do Mundial acabou-lhe com o joelho, e impediu-o de jogar no mundial. Essa lesão custou-lhe a carreira. Mas ficou a lenda. Um verdadeiro exemplo de amor e serviço para com o Sporting. Este foi capitão a jogar e continuou a ser por muitos anos, mesmo já sem jogar.

10º - Manuel Fernandes - Um grande jogador, um grande goleador, um grande Sportinguista e servidor do clube. Marcou 3 golos na estreia pelo Sporting e foi o grande responsável, com 4 golos, pela humilhação que o Sporting impôs ao Benfica com aqueles 7-1. Com a sombra do grande Yazalde, que acabara de sair do clube, o nosso Manel descansou o corações Sportinguistas que temiam a falta de um goleador. Marcou quase 200 golos ao serviço do Sporting. Só o Benfiquista José Torres não percebeu que se tratava de um fora-de-série, quando não o convocou para o Europeu de 1984 em França após ele ter marcado 30 golos nessa época. Ainda hoje, quando vê-mos o Manel a falar do Sporting percebe-se a emoção que lhe vai no coração.
Nota: tive algumas dúvidas entre o Manel e o Rui Jordão, seu companheiro de ataque no Sporting. Talvez porque o Jordão ser um pouco mais tímido e não respirar Sportinguismo como o Manel, optei por este último. O facto de o Jordão ter jogado 5 anos no Benfica não influenciou esta decisão até porque os Benfiquistas não souberam cuidar bem dele, e ter sido o Sporting que o recuperou para o futebol. No entanto os seus 150 golos não deixam dúvidas quanto à qualidade que o Rui brindou o nosso clube.

Poderiam estar um ou outro mais neste grupo, mas penso que pela dedicação e anos dados ao serviço do clube estes foram os jogadores que melhor jogaram com a nossa camisola. Poderia no entanto falar de outros como: Oliveira (autor da célebre frase antes de um Sporting-Benfica: “Por cada Leão que cair… outro se leventará”. E levantou-se o Jordão com um hattrick); Balakov; Carlos Xavier; Jardel (grande jogador, mas de Sportinguista não tem nada); Liedson. Estes no seu tempo foram ou são insubstituíveis.

Hector Yazalde - Foi o primeiro jogador emprestado no futebol Português (emprestado pelo Barcelona).
:shock: :?:
Hector Yazalde - Foi o primeiro jogador emprestado no futebol Português (emprestado pelo Barcelona).

:shock: Que disparate!

Carreira do Yazalde:

* Independiente: De 1967 a 1970.
* Sporting: De 1971 a 1975.
* Olympique de Marselha: De 1976 a 1977.
* Seleção Argentina: de 1970 a 1974.

Em 1970, surgiram convites do Santos, do Palmeiras, do Valência, do Lyon, do Nacional de Montevidéu e do Boca Juniors, mas quem o convenceu foi o dirigente do Sporting, Abraão Sorin.

Tens razão. Li em algum sítio isso e não me lembro onde. Mas agora ao pesquisar, o Barcelona nem faz parte dos clubes que representou.
Devo estar a fazer confusão, mas vou investigar.

Obrigado

Já sei onde li.
Na wikipédia se procurarmos Sporting Clube de Portugal, vem a história do clube, ou melhor parte da história, e a certa altura diz lá:

"
Desde 1960

Desde 1960, o título de Futebol mais significativo conquistado foi a Taça dos Vencedores de Taças, conquistada ao clube húngaro MTK Budapest (3-3 e 1-0). No jogo decisivo, o Sporting faz o golo solitário através de canto directo, o célebre e eterno “cantinho do Morais”. A caminho da final, o Sporting venceu por 5-0 o Manchester United, depois de uma derrota por 4-1 na primeira mão, e obteve um recorde que ainda hoje perdura de 16-1 frente ao Apoel Nicosia, do Chipre, como resultado mais avultado numa competição europeia. No Futebol venceu também 18 Campeonatos Nacionais, o último em 2001-2002, e 13 Taças de Portugal, sendo a última também em 2001-2002. Conquistou também pela última vez a Supertaça Cândido de Oliveira na época seguinte, 2002-2003, vencendo a equipa do Leixões Sport Club, à qual tinha conquistado a Taça de Portugal, na época transacta, em pleno Estádio Nacional, palco por excelência da final deste troféu.

No Hóquei em Patins o Sporting foi a melhor equipa do mundo da altura com uma Taça dos Campeões Europeus (1977), três Taças das Taças (1981,1985 e 1991) e uma Taça CERS (1984).

O primeiro empréstimo de sempre de um jogador de Futebol foi o argentino Hector Yazalde, cedido pelo FC Barcelona, que ainda hoje detém o recorde de golos marcados no campeonato português, 46 tentos em 30 jornadas. Yazalde estabeleceu também um novo recorde europeu de golos a 19 de Maio de 1974, sagrando-se naturalmente Bota de Ouro europeu, batendo a marca do húngaro Skoblar. O recorde ainda não foi ultrapassado. Como prémio recebeu um automóvel, um Toyota, que vendeu, dividindo o dinheiro pelos companheiros de equipa.

Carlos Lopes, do Sporting Clube de Portugal, foi o primeiro Atleta português a ganhar uma medalha de Ouro nos Jogos Olimpicos, ganhando também uma de Prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, sendo a de Ouro na Maratona.
"

Não se pode confiar em nada da net. Mas eu devia ter pesquisado melhor.

Obrigado por chamarem a atenção.

Ficou feita justiça.

Tens razão. Li em algum sítio isso e não me lembro onde. Mas agora ao pesquisar, o Barcelona nem faz parte dos clubes que representou. Devo estar a fazer confusão, mas vou investigar.

Obrigado

Wikipédia, procura: Sporting.

“O primeiro empréstimo de sempre de um jogador de Futebol foi o argentino Hector Yazalde, cedido pelo FC Barcelona, que ainda hoje detém o recorde de golos marcados no campeonato português, 46 tentos em 30 jornadas”

mas curiosamente em Wikipédia, procura: Yazalde, não consta nada disso.

Agora, voltando à tua lista, os 10 primeiros são inquestionáveis.
Quanto ao Jardel, prefiro o Acosta, esse sim foi um Leão

Exactamente, procurando em Yazalde a erro não aparece. Enfim…

Quanto ao duelo Acosta vs Jardel.
Eu gosto muito mais do Acosta até porque é um Leão, mas quando falamos de melhores jogadores, tenho que admitir que esse fulano Jardel era um jogador fora-de-série.
Nota, se o gajo gordo como estava marcou 40 e poucos golos em 30 e tal jogos imagina se estivesse em forma. Eu não gosto dele, mas que o gajo era incrível como finalizador isso era.
Vê, o tipo consegui quase a média do Peyroteo (1,62 golos por jogo) e do Yazalde (+ ou - 1,6 golos por jogo), mas em 2001. E sabemos que hoje em dia o espaço para jogar e marcar é muito menor. É simplesmente incrível.

O banana não é para mim uma das figuras do Sporting (nem de perto nem de longe), mas que ele era um grande jogador (ao seu estilo) isso era.

Não se fiem na wikipédia se querem rigor…

Balacov

Dos que vi:

Jordão (o maior de todos), Manuel Fernandes, Oliveira, Meszaros, Balakov, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Duscher, Acosta, André Cruz, João Pinto, Jardel e Liedson.

Dos que não vi:

Francisco Stromp, Artur José Pereira, Soeiro, Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos, Albano, Azevedo, Carlos Gomes, Damas, Yazalde e Keita (havia muitos mais para referir)
Isto só para falar mesmo no “créme de la créme”.

Para o futuro (palpites): Rui Patrício, Daniel Carriço, Tiago Pinto, Adrien Silva, Miguel Veloso e João Moutinho

Não me venham com tangas de Futre, Figo (ok, mais discutivel, esteve mais anos), C. Ronaldo ou Quaresma (que só deram 2 ou 3 chutos no Sporting…)

Não me venham com tangas de Futre, Figo (ok, mais discutivel, esteve mais anos), C. Ronaldo ou Quaresma (que só deram 2 ou 3 chutos no Sporting...)

Essa é boa! E os escalões de formação não contam para nada? O João Pinto, o Duscher, André Cruz, Jardel e outros que tais deram mais chutos no Sporting que o Cristiano Ronaldo e o Quaresma?

Enfim, opiniões são opiniões.

para mim o jogador que mais me dava alegrias e me enchia as medidas era o grande Victor Damas .

Mas acho que isto merecia uma votação, vá lá coloquem aí os nomes.

Dos que eu vi jogar:

• William DOUGLAS Menezes…Para mim era a classe pura num jogador de Futebol…Meias em Baixo e Cabeça bem levantada.

• Luisinho…Grande Defesa Central…Outro cheio de Classe.

-Balakov um Verdadeiro Numero 10, Magico…

Não tendo lido o tópico todo, mas há aí um post que merece uma correcção. O 1º jogador a ser emprestado veio efectivamente do Barcelona, mas foi em 1960 (ou 61) e foi o peruano Juan Seminário.

Sem dúvida, o Douglas era um grande jogador. Foi pena não ter ficado mais tempo no Sporting.

Dos grandes jogadores do clube que não vi jogar, retenho o que o meu pai me diz de alguns deles:

• Travassos - Uma máquina no meio campo, com um remate espantoso.

• Peyroteo - Um avançado poderosissimo, mortifero na grande área.

• Mourão - Um extremo de grande talento, dos anos 30, e que encantava os espectadores pelo seu drible.

Nunca cheguei a dar a minha contribuição para este tópico porque já disseram todos e mais alguns:

• Balakov
  • Cherbakov
  • André Cruz
  • Pedro Barbosa
  • Acosta
  • Amunike
  • Shemeichel
  • Sá Pinto
  • Jardel (apesar de não gostar dele, era uma máquina impressionante)
  • Figo
  • Cristiano Ronaldo
  • Liedson

Os que não vi jogar:

• Peyroteo
  • Jordão
  • Manuel Fernandes
  • Damas
  • Azevedo
  • Oliveira
  • Yazalde
  • Travassos
  • Luisinho
  • Albano
  • Travassos
  • Vasques

Futurologia:

• João Moutinho
  • Miguel Veloso
  • Rui Patricio
  • Daniel Carriço
  • Adrien Silva
  • Luiz Paez

que eu vi jogar:

o meu 11

schmeichael

nelson
andré cruz
luisinho
rui jorge

veloso
moutinho

figo
balakov
pedro barbosa

Jardel

qual para vocês o melhor 11 de sempre??

convém só falarem de jogadores que viram jogar…e fazer um 11 realista. Não dá para se fazer uma equipa com 6 avançados, 3 medios e 1 defesa lol.

Deixo aki o meu k já tinha deixado no topico dos melhores de sempre.

schmeichael

nelson
andre cruz
luisinho
rui jorge

veloso
moutinho

figo
balakov
pedro barbosa

Jardel

Complicado o melhor 11 de Sempre (daqueles que eu vi jogar claro).

-Damas (Sempre)

DD-Carlos Xavier,DC-Lusinho,DC-André Cruz,DE-Rui Jorge

MD-Litos,MC-Douglas,Duscher,ME-Mario Jorge

AV-Cascavel,AV-Jardel.