Desde de que acompanho o Sporting o melhor foi o Balakov. Grande técnica, remate, jogadas mágicas e muito bom tacticamente. Jogadores assim só aparecem de muitos em muitos anos. Nunca mais tivemos um numero 10 com apenas 30% da qualidade dele nem com a regularidade dele. Até no Mundial 94 foi eleito melhor nº10 (pertenceu ao melhor onze do Mundial). Utilizo sempre o Balakov como referencia na comparação com outros jogadores.
Na história do Sporting conta-se que foi Travassos com o Del Piero do forum disse.
Já agora vou escrever o melhor jogador que vi para cada posição:
Guarda Redes - Peter Schemeichel Lateral Direito - Nelson (embora em 1999/2000 Cesar Prates foi o melhor naquela posição. Infelizmente foi apenas naquela época) Lateral Esquerdo - Rui Jorge (Vujacic foi melhor enquanto jogou. Mas apenas duas temporadas) Defesa Central - Naybet (sem esquecer Marco Aurelio, Phill Babb, Valcks, Vujacic, André Cruz e Beto) Trinco - Oceano Extremo Esquerdo - Amunike Extremo Direito - Luis Figo Numero 10 - Balakov Avançado - Sá Pinto (em duas épocas jogou a extremo direito) Ponta de lança- Jardel (50 golos numa época é obra)
Treinador - Carlos Queiroz. Teve erros especialmente na ultima época que esteve no Sporting mas os anos em que a equipa praticou melhor futebol foram com ele. Não me esqueço da época 93/94 (embora tenhamos perdido de forma inglória).
Grande post, muito bom mesmo.
Beto não tem lugar na lista. Balakov era melhor que Barbosa, é bom ver quem dê mérito ao Professor Queiroz. Como já disse, excelente posts com muitas opiniões que vão ao encontro das minhas.
Sem dúvida. Ainda bem que alguém se lembra. Punha a bola onde queria, tinha um passe e cruzamento de fazer inveja ao Quaresma, o homem brincava com os outros jogadores pois era tão melhor que os restantes.
Mencionar Rui Jorge ao pé de Hilário, talvez o melhor lat.esq. de sempre do futebol português, só pode ser brincadeira.
O grande, enorme, Vitor Damas.
O Damas foi a razão porque me apaixonei pelo Sporting, é, foi e será sempre o meu idolo de infância, o grande Vitor Damas.
Nunca gostei do Rui Jorge, nunca, tinha talento mas faltava-lhe garra, não chorei a sua saida mas em abono da verdade a fazer cruzamentos para a área era muito bom.
Vejo Hilário MUITAS vezes na Alameda das Linhas de Torres, é um senhor.
A inclusão de nomes como Hugo Viana e Beto nestas listas só pode ser para rir. Até o Duscher aqui vieram meter. Alguma vez o Paulo Sousa era um Nº10???
Alguma vez o Ronaldo era melhor que o Futre? Tenham juizo.
Caro Juba,
ao ler o teu post não pude deixar de o comparar com as histórias que o meu Pai me conta sobre os grandes craques que já passaram pelo nosso SCP. Comparo e não consigo evitar uma ponta de injeja por não ter presenciado grandes momentos da nossa história, apesar da subjectividade inerente a qualquer comparação entre jogadores do passado e do presente.
Daqueles que referiste as minhas memórias recaem sem dúvida para o grande Yazalde. Ainda me lembro de o ver jogar,
Lembras-te da mulher dele? Minha nossa Senhora, que bela loira.
O Naybet conhecia-o bem, posso afirmar que é dos maiores aldabrões e caloteiros no futebol, quando se pirou do Sporting deixou contas por pagar por toda a cidade.
No entanto o jogador que passou pelo Sporting que mais longe chegou foi Figo, embora esteja convencido que ele vai ser ultrapassado pelo Ronaldo, o jogador com maior potencial que eu já vi de verde e branco,
Para mim o Dani tinha mais talento e mais potencial que qualquer outro jovem que o Sporting alguma vez produziu incluindo o Ronaldo.
Damas,Yasalde,Keita,Oliveira,Jordão.M-Fernandes.Fraguito,Figo,Dani.Futre
Balakov,Douglas,Luisinho,Jardel,André Cruz,Paulo Sousa,Pedro Barbosa,Sá pinto,Joaõ Pinto,Ronaldo,Oceano,CXavier,Acosta,Smeichell,Roca… estes foram alguns que me encheram as medidas…e que vi jogar…agora…Moutinho, Martins e Nani podem ser muito grandes…Liedson é impossivel…
mas----julgo que Peyroteu, e os restantes violinos davam baile a estes cromos…
o melhor é dificil mas a minha escolha recai em 2 jogadores…
Dois jogadores que não vi jogarem, mas pelo que me conta o meu pai: Manuel Fernandes e Keita.
Dos que vi, sem dúvida Pedro Barbosa e Balakov. Em 3º, mas longe dos dois mágicos, André Cruz.
peço desculpa mas eu n joguei no Sporting :lol: :lol: na brinca
vou dizer aqueles que vi e lembro-me:
Balakov, adorava ver este homem jogar dass… era com cada bomba… Oceano, André Cruz, Amunike, Figo, Acosta, Cristiano Ronaldo, João Pinto, Pedro Barbosa, Schemeichel, Futre
A melhor do Balakov foi num jogo em Setubal em que estes quase marcam, e na resposta o Bala agarra a bola antes de meio campo e vai fintando todos os que lhe apareciam à frente até marcar.
daqueles que vi em miúdo em Alvalade pela mão do meu pai, Manuel Fernandes, Keita, Oliveira e o nosso redes de sempre, Damas.
já mais crescidinho, Schmeichel, Luisinho, Marco Aurélio, Valckx, Amunike, Balakov, Duscher e Acosta ficarão para sempre na minha memória. Figo era dos meus jogadores preferidos mas no Sporting fez a ínfima parte do que veio a fazer por terras espanholas, daí não o incluir.
Espero que, num thread similar daqui a 10 anos, possa citar os nomes de Moutinho e Carlos Martins.
A melhor do Balakov foi num jogo em Setubal em que estes quase marcam, e na resposta o Bala agarra a bola antes de meio campo e vai fintando todos os que lhe apareciam à frente até marcar. :D
e eu estava no Bonfim, que golo!
foi a segunda melhor, a melhor mesmo foi o golo aos orcs logo aos 10 segundos.