Meade
Ralph Meade?! :shock:
Cada um tem direito à sua opinião, mas deixa-me expressar a minha: foi dos piores avançados que me lembro de ver jogar no Sporting.
Meade
Ralph Meade?! :shock:
Cada um tem direito à sua opinião, mas deixa-me expressar a minha: foi dos piores avançados que me lembro de ver jogar no Sporting.
Só posso falar dos que me lembro de ver jogar, e esses são:
Guarda Redes - Peter Schemeichel, Victor Damas
Defesa Lateral - Rui Jorge, Nelson, Carlos Xavier
Defesa Central - Naybet, Marco Aurelio, Valcks, André Cruz, Luisinho (para mim o melhor defesa central que me lembro no Sporting)
Médio Centro - Balakov (um dos melhores nº10 de sempre), Rochemback, Silas, Oceano, Paulo Sousa (um dos melhores nº10 de sempre), Douglas, Dusher, Hugo Viana
Extremos - Luis Figo, Amunike, Cristiano Ronaldo, Quaresma, Futre, Pedro Barbosa
Avançado - Fernando Gomes, Jardel, Acosta (o matador), Liedson, JVP (também tem lugar neste quadro de honra) e Jordão (lembro-me os
últimos anos da carreira)
cumps,
VCoelho
Realmente, mudam-se os tempos…
Sem querer cometer uma injustiça com os foristas que ainda não andavam cá na altura (nem com os que o escolhem agora, porque não me lembro de qual foi a opinião específica de cada um), aqui há pouco mais de um ano o fórum em peso consolava-se da “maldade” que fora a saída do Ronaldo, descrevendo-o como um imberbe sem uma única época como titular indiscutível, dado às fintinhas inconsequentes e ainda por cima com um penteado foleiro.
Hoje é vê-lo em várias listas de melhores jogadores de sempre do Sporting, ombreando com Peyroteos e Balakovs…
Ele há coisas…
...aqui há pouco mais de um ano [b]o fórum em peso[/b] consolava-se da "maldade" que fora a saída do Ronaldo, descrevendo-o como um imberbe sem uma única época como titular indiscutível, dado às fintinhas inconsequentes e ainda por cima com um penteado foleiro.
Não é que hoje esteja para embirrar com o pessoal , mas julgo que esta tua impressão está errada: consigo lembrar-me de mais foristas que elogiaram Ronaldo e ficaram extremamente desiludidos com a sua saída (ex. Mauras, stromp, eu próprio) que de foristas que não o choraram e a quem a sua saída pareceu um bom acto de gestão (ex. Incitatus).
[quote=“RPA”]
Dos que vi:André,
Para mim é !!! Eu sei que é por muitos odiado, mas por mim, e em termos futebolisticos, é Amado !!!
:!: :!: :!: :!: :!:
Tava só a brincar! Eu tambem gostava dele quando ainda aguentava mais de uma parte, agora e que ja me irrita ve-lo jogar.
Damas
Artur; Luisinho; Venâncio e Inacio
Figo; Oceano e Balakov
A.Oliveira (Fraguito) ; M.Fernades e Jordão
Oliveira…
(um génio…)
Quando vejo esta savana nestes exercícios é que constato como o SCP do passado é um clube que nada tem a ver, em termos de classe, com o SCP de hoje.
Mencionar Rui Jorge ao pé de Hilário, talvez o melhor lat.esq. de sempre do futebol português, só pode ser brincadeira.
Ou, se calhar queriam falar de outro Jorge mas o nome próprio é Mário. Mário Jorge foi, a par de Futre (que por acaso tb não vejo citado por aqui) e Balakov, o melhor pé esquerdo que vi em acção.
Quem ousa esquecer o grande “Chirola” Hector Yazalde, que “enrabou” o mito das galinhas como detentor do record de golos no campeonato português (46 golos) só pode estar a cometer um crime de lesa memória.
Se algum de nós pudesse ter um lugar especial no José Alvalade de hoje só para ver jogar Juan Seminario convertê-lo-ia em lugar cativo.
Esquecer Osvaldo Silva e a sua magia de estratega (formidável jogo com os ingleses do Manchester 5-0 ) é não ter presente uma parte da glória do SCP.
Quem não pôde ter o privilégio de ver a “ginga” de Dinis, angolano que rivalizava com o saudoso JJ do V.Setúbal recentemente falecido não sabe o que é um extremo esquerdo a sério.
O grande, enorme, Vitor Damas.
O grande Krassimir “génio” Balakov.
Oliveira.
O felino Rui Jordão, um dos melhores avançados-centro (chamavam-se arietes) de sempre do Sporting.
O “nosso” Manel Fernandes.
And so on and so on…
OBSERVAÇãO
Concordo com outros nomes que foram avançados, o que quis aqui repor foi um pouco de justiça na relatividade da categoria que alguns atribuiram a, para mim, jogadores “razoáveis”. Para mim os que citei, juntamente com o grande José Travassos, Fernando Peyroteo, Luis Figo e Rui Jorge (ooops! escapou-me. Ignorem :lol: ) são os verdadeiros símbolos de qualidade que este clube produziu ou teve a honra de ver envergar o “jersey” de verde e branco listado.
VIVA O GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL NA MEMÓRIA DE TODOS AQUELES QUE TÃO CONDIGNAMENTE O REPRESENTARAM…
e f****-se todos os Rochembacks, Jardéis, Anões Palmilhas, brasileiros do Nacional que trocaram o meu SCP pelo $$$ e quejandos que tentaram achincalhar o bom nome desta instituição, juntamente com a classe dirigente que tal afronta permitiu.
Desculpem, não pude deixar de me emocionar ao ver nomes tão grandes ao pé de espíritos tão pequeninos…
Caro Juba,
ao ler o teu post não pude deixar de o comparar com as histórias que o meu Pai me conta sobre os grandes craques que já passaram pelo nosso SCP. Comparo e não consigo evitar uma ponta de injeja por não ter presenciado grandes momentos da nossa história, apesar da subjectividade inerente a qualquer comparação entre jogadores do passado e do presente.
Daqueles que referiste as minhas memórias recaem sem dúvida para o grande Yazalde. Ainda me lembro de o ver jogar, apesar de ser ainda muito novo, mas foi sem dúvida o meu primeiro idolo. Nessa equipa lembro-me ainda do Damas e do Dinis.
Como o titulo do tópico refere a Mehores Jogadores de todos os tempos, confesso que a minha lista é reduzida, tb devido a uma longa ausência do país, mas cá vai.
Luisinho, Douglas, Balacov, Figo, Naybet, Jardel, Schemeichel, Acosta; Pedro Barbosa e hoje o Liedson.
Quando vejo esta savana nestes exercícios é que constato como o SCP do passado é um clube que nada tem a ver, em termos de classe, com o SCP de hoje. Mencionar Rui Jorge ao pé de Hilário, talvez o melhor lat.esq. de sempre do futebol português, só pode ser brincadeira. Ou, se calhar queriam falar de outro Jorge mas o nome próprio é Mário. Mário Jorge foi, a par de Futre (que por acaso tb não vejo citado por aqui) e Balakov, o melhor pé esquerdo que vi em acção.Quem ousa esquecer o grande “Chirola” Hector Yazalde, que “enrabou” o mito das galinhas como detentor do record de golos no campeonato português (46 golos) só pode estar a cometer um crime de lesa memória.
Se algum de nós pudesse ter um lugar especial no José Alvalade de hoje só para ver jogar Juan Seminario convertê-lo-ia em lugar cativo.
Esquecer Osvaldo Silva e a sua magia de estratega (formidável jogo com os ingleses do Manchester 5-0 ) é não ter presente uma parte da glória do SCP.
Quem não pôde ter o privilégio de ver a “ginga” de Dinis, angolano que rivalizava com o saudoso JJ do V.Setúbal recentemente falecido não sabe o que é um extremo esquerdo a sério.
O grande, enorme, Vitor Damas.
O grande Krassimir “génio” Balakov.
Oliveira.
O felino Rui Jordão, um dos melhores avançados-centro (chamavam-se arietes) de sempre do Sporting.
O “nosso” Manel Fernandes.
And so on and so on…
OBSERVAÇãO
Concordo com outros nomes que foram avançados, o que quis aqui repor foi um pouco de justiça na relatividade da categoria que alguns atribuiram a, para mim, jogadores “razoáveis”. Para mim os que citei, juntamente com o grande José Travassos, Fernando Peyroteo, Luis Figo e Rui Jorge (ooops! escapou-me. Ignorem :lol: ) são os verdadeiros símbolos de qualidade que este clube produziu ou teve a honra de ver envergar o “jersey” de verde e branco listado.
VIVA O GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL NA MEMÓRIA DE TODOS AQUELES QUE TÃO CONDIGNAMENTE O REPRESENTARAM…
e f****-se todos os Rochembacks, Jardéis, Anões Palmilhas, brasileiros do Nacional que trocaram o meu SCP pelo $$$ e quejandos que tentaram achincalhar o bom nome desta instituição, juntamente com a classe dirigente que tal afronta permitiu.
Desculpem, não pude deixar de me emocionar ao ver nomes tão grandes ao pé de espíritos tão pequeninos…
Juba: tenho 39 anos e recordo-me do última época de Yazalde- um grande jogador…
e, para completar, qualquer Fraguito, Da Costa, Marinho, encostariam estas amostras que por Alvalade poisam…
Exactamente!
Para mim, sem dúvida, Hector Yazalde, António Oliveira, Rui Jordão, Manuel Fernandes, Ferenc Meszaros.
Pronto, e também Mário Jardel, mas não misturo o ouro com a merda.
[i]Balakov
Oceano
Figo
Acosta
Ronaldo
Viana (antes do desaire na terra dos sir’s)
FUTUROLOGIA:
Varela (muita fe, mas mesmo muita)
Moutinho
Saleiro
Douala
Liedson[/i]
dos que vi:
Figo e Balakov acima de todos os outros.
os outros são:
Cherba, Acosta, Barbosa, Amunike, Valckx, Naybet, André Cruz, Jardel, Duscher, Schmeichel, Xavier, Oceano, Quaresma, Cristiano Ronaldo (fico smp deprimido.)
tenho algumas lembranças do Luisinho, Douglas, Silas, Venâncio e Gomes.
tinha uma pancada qq com o Paulinho Cascavel, mas o meu pai tá farto de me dizer: “era jeitoso, mas não abuses.”
o 11 dele feito em 2 minutos - e com natural esquecimento de alguém importante:
Carlos Gomes *
Artur Correia, Luisinho, André Cruz, Hilário
David Júlio (um sul-africano qq… não sei…)
Figo, Oliveira, Bala
M Fernandes, Jordão
nomes que vêm sempre à baila nas habituais conversas sobre o Sporting de antigamente:
Keita (que veio com 30 e tal e que brincava com os adversários), Yazalde, Peres, Damas, Meszaros, Osvaldo Silva, Seminário, Mascarenhas, Dinis, Alexandre Baptista (lento, mas com classe), Fernando Mendes, Zé Carlos (para dar porrada no Eusébio), Janos Hkotko (? um húngaro qq do tempo do Szabo), Géo, ASousa, JPacheco, Futre, etc…
Recorrendo apenas à minha memória, ou àquilo que eu vi, o melhor jogador que terá passado pelo Sporting terá sido Figo. Não tanto pelo que fez no Sporting - apesar de ter tido uma época excelente - mas antes por aquilo que se tornou enquanto jogador.
Mas o melhor jogador que vi actuar pelo Sporting terá sido mesmo Krassimir Balakov. Até porque permaneceu no clube algumas épocas, sendo sempre um dos melhores da equipa. É um privilégio ter assistido às suas exibições com a camisola do Sporting. Pena não ter sido campeão.
Também me lembro de Luisinho, talvez o primeiro defesa do Sporting que me despertou a atenção pela classe que demonstrava a defender. Posterior ao brasileiro, mas ainda no mesmo registo de classe na defesa, havia o Stan Valckx. Mesmo assim, a melhor dupla de centrais que vi actuar foi mesmo composta por André Cruz e Phil Babb. Eram jogadores que se completavam na perfeição.
A par do que aconteceu com Figo, outros jogadores de topo que apesar disso não se exibiram no Sporting no auge das suas carreiras, destaco Paulo Sousa, Schmeichel ou Paulo Futre.
Há depois Jardel, um homem que tinha um instinto raro para o golo, tendo feito uma época memorável no Sporting. Custa sempre colocar uma personagem como aquela numa lista de melhores jogadores, até pelas suas limitações técnicas, mas é indesmentível que o brasileiro foi absolutamente decisivo na conquista de um campeonato.
Nesse mesmo campeonato, e ainda nas “nomeações” polémicas, outro jogador se destacou muito acima dos demais: João Pinto. Quando em forma, era um jogador decisivo em qualquer equipa.
Acosta marcou também uma época, ainda que com um registo inferior a Jardel. No entanto merece ser mencionado no “livro de ouro” dos melhores jogadores do Sporting.
E de certeza que me estou a esquecer de alguns, mas foram estes que chegaram mais rapidamente à memória.
Os 5 Violinos na sua condição de emblemas do período áureo do Sporting terão sempre direito a um lugar de destaque nesta matéria que mesmo aqueles que nunca os viram jogar lhes podem negar.
Depois há um lote de jogadores que por diversas razões julgo que merecem destaque.
Assim como goleadores repito o nome de Peyroteo ao que lhe junto Yazalde, Jordão, Manuel Fernandes e Jardel.
Pela sua classe impar Oliveira e Balakov
Pelo que representaram nas suas épocas Damas, Manuel Fernandes e Oceano que é o nosso jogador com mais internacionalizações.
No entanto o jogador que passou pelo Sporting que mais longe chegou foi Figo, embora esteja convencido que ele vai ser ultrapassado pelo Ronaldo, o jogador com maior potencial que eu já vi de verde e branco, no entanto quer um quer outro infelizmente não estiveram em Alvalade muito tempo
Uma menção honrosa para Acosta, pelo seu carácter e pelo que aquele titulo de 2000 representou para nós.
Figo, Balakov,Valckx, Duscher…
Os violinos e seguramente também se podem incluir na lista nomes como Hilário, Jordão, Damas, Manuel Fernandes, o grande Yazalde e tantos outros que não vi jogar…
Yazalde
Damas
Manuel Fernandes
Yorda
Balakov
Jordao
Futre
Figo
Quaresma
C.Ronaldo
Liedson
BALACOV…TANTAS SAUDADES