O meu top-2 melhores golos de sempre é esse do Van Basten e o do Maradona à Inglaterra. Depois, há muito golos brutais. O Bergkamp tem dois golos absurdos que é esse contra o Newcastle, mas ainda há outro. Este:
Por falar no Dennis
A minha dúvida é entre o Nelson Oliveira ou o Anisio Cabral
Isso mesmo! O apogeu do Maradona foi até a meio da sua estadia no Napoles. Sabendo que ele já tinha uma vida de excessos no Barcelona, mas no Napoles foi muito pior.
Foi um regalo ver esse Euro 88 e vi esse jogo em directo. Já em 87 eu dizia ao meu pai, a Holanda está com uma geração interessante e empolgante a fazer lembrar a Laranja Mecanica dos anos 70. 2 anos depois, nesse Euro 88, a Europa ficou a conhecer melhor essa Holanda.
Yep.
O gajo era budista, e tinha aquela maneira muito Zen de estar na vida.
Fica marcado pelo penalty falhado contra o Brasil no Mundial de 94 (se não me falha a memória, podia ir verificar, mas sou preguiçoso) que desvaneceu a aura um pouco, mas foi dos melhores jogadores que vi nos tempos áureos do futebol italiano.
Subscrevo
Falhou sim, mas importa dizer que a Itália já tinha falhado um penalti falhado e se o Brasil marcasse o seguinte ganharia de qualquer forma. O Baggio levou a Itália às costas nesse mundial.
Fabuloso. Aos 19 anos! Já tinha sido o máximo goleador do campeonato argentino durante umas 2 ou 3 épocas. Extraordinário e inesquecível é pouco
Ele diz que o Borghi, que jogou com ele no Argentinos Juniors, era tão bom quanto ele mesmo.
Foi, sim. Talvez o melhor italiano de sempre.
Atacante? Sim, creio ser praticamente unânime.
Nunca esquecer do Gigi Buffon e do Paolo Maldini quando se fala em futebolistas italianos.
Balakov e Pedro Barbosa. O Balakov era mais efetivo e tinha um pé esquerdo incrível , o Barbosa era poesia em campo. Aquele jeito pastelão escondia um talento de nível Mundial
Meh!
A Itália tem uma longa lista de grandes defensores. Até nem acho o Maldini o melhor de todos. Acho que o Baresi foi melhor, por exemplo, tendo piores condições do ponto de vista atlético. Lembro-me do Bergomi, que era um óptimo defensor, muito na linha do Maldini (também lateral, mas mais defesa do que outra coisa).
Mas o Baggio, no seu auge, estava por cima de Del Piero, por exemplo. E. nessa era, a Itália teve alguns jogadores de qualidade técnica acima da média. Donadoni, Signori, Del Piero, Totti, Mancini, Zola…
O corpo de trabalho do Maldini não tem rival, e foi extraordinário em duas funções, defesa esquerdo e central. Em termos de avançados, além dos mais modernos, Meazza, Rivera e Riva são sempre recordados. O que o Riva fez pelo Cagliari então é único.
melhor defesa de sempre a milhas
Dentro de um perfil próprio do futebol italiano, na mesma medida do Bergomi. Mas é-me difícil falar nesses jogadores como sendo “o” melhor defesa de todos, quando os italianos tiveram o Franco Baresi ou Gaetano Scirea, que, no meio de jogadores tenazes, se destacavam por outras qualidades que os faziam ser mais dominantes na arte de defender. Outro gajo no mesmo molde do Maldini e do Bergomi foi o Vierchowood. Também podes juntar o Ferri, aí. Daí para trás, já tenho mais dificuldade em identificar grandes jogadores italianos.
Existe o Messi e depois há outros grandes jogadores históricos. GR, defesas, médios e avançados.
Neuer e Buffon são talvez os melhores que vi jogar, destacados dos restantes.
Defesas são tantos que nem dá para enumerar, mas adorei Ricardo Carvalho e Maldini na versão central
Laterais, a meu ver o Dani Alves foi qualquer coisa como DD; como DE acredito que estamos a presenciar o melhor de sempre, o nosso Nuno Mendes
Médios, adorei o Pirlo, Iniesta e Zidane. Mas há tantos mais.
Trio da frente, Ronaldinho R9 fenómeno e Henry são os meus favoritos.
Depois o Messi é um caso à parte, um jogador que aparece a cada não sei quantos anos. Respeito quem diga Maradona, mas o Messi foi mais longe em todos os níveis. De uma inteligência fora do normal.
Menção especial ao nosso CR7 por tudo o que faz e representa para o país. Não é o meu estilo de jogador, mas é uma lenda viva. Tenho para mim a mágoa de ter uma academia com o seu nome e desvalorizar por completo esse facto. Nem a fita veio cortar.
SL
GR: Buffon
DE: Roberto Carlos
DCD: S. Ramos
DCE: Maldini
DD: Lahm
MCE: Iniesta
MCD: Modric
MOC: Zidane
EE: C. Ronaldo
ED: Messi
PL: Ronaldo
No entanto, aqueles que mais gostava na minha infância/adolescência: Balakov (primeiro amor); Del Piero, Henry, Beckham (do United), Rivaldo, Ronaldo e Nedved.