Melhor jogador de sempre que viram jogar?

GR: Peter Schmeichel

DE: Roberto Carlos

DCD: Baresi

DCE: Maldini

DD: Cafu

MCE: Iniesta

MCD: Xavi

MOC: Zidane

EE: C. Ronaldo

ED: Messi

PL: Ronaldo

O Maldini para mim também o melhor, mas além desses todos já referidos existem mais uns que devem ser referenciados, como o Costacurta, o Nesta e o Cannavaro!

Sim, óptimos defensores. O Costacurta talvez não tenha a atingido o mesmo patamar de reconhecimento, porque tinha ao lado o Baresi, que acabava por sobressair pela forma mais cerebral como comandava a defesa. O Nesta era muito bom, também. O Cannavaro, não posso dizer que não fosse de alto gabarito, mas achei manifestamente exagerada a sua nomeação como melhor jogador do Mundo. Tenho mais dificuldade em reconhecer-lhe as mesmas aptidões que aos outros.

Voltando ao Maldini, não tenho como não fazer um paralelismo com o Bergomi. Acho-os muito parecidos nas características nucleares. Antes de qualquer outra coisa, eram defesas. E jogavam como laterais, a quem não se pedia que subissem incessantemente. Apesar de tudo, ambos tinham aptidões técnicas para subir no terreno e servir cruzamentos de qualidade. Ambos acabaram a jogar no centro da defesa. O Bergomi, por ser mais velho e ter jogado no rival do AC Milan europeu (que teve um nível de sucesso bem maior), acaba por ser menos falado, a partir de certa altura. Mas foi campeão do Mundo com 18 anos.

O Tassoti fazia parte dessa equipa do Milan e deve ser mais reconhecido que o Bergomi, sem ter sido melhor jogador.

eu não respeito quem diga que o Messi é melhor do que o Maradona :joy: simplesmente porque isso é impossível. Com todo o respeito

2 Curtiram

Maradona Ta ta ta ta Maradona gol !!!

https://youtu.be/bnCK2FZW09k?si=XMxnbNj_1wIeLXeY

Sem ressentimentos, o futebol é bonito por isto mesmo! Há muito por onde escolher. Percebo quem prefira o Maradona, mas para mim o Messi é isso tudo e muito mais. Ter +1300 G/A numa carreira, jogador mais titulado de sempre com uma qualidade e consistência anormais.

Mas percebo escolha Maradona.

SL

1 Curtiu

Compreendo pelos números e longevidade mas pelo que jogava futebol e pela dificuldade em jogar naquela época e pela bola não compreendo. A genialidade do Maradona foi completamente sem paralelo. Antes dele e depois

E onde entra o Pelé?

1 Curtiu

Também era muito bom mas nunca vi igual ao Diego. Nunca, ninguém neste planeta

2 Curtiram

O Messi jogava com a bola no chão e precisou do Iniesta e Xavi para lhe darem a bola bem redondinha num tiki-taka. O Maradona já fazia de Iniesta e Xavi somando o que o Messi fazia sem tiki-taka e fazia passes no ar para alem de ser no chão como de cabeça! Digamos que o Barça jogava para o Messi, mas o Maradona jogava e fazia jogar os outros. Não é qualquer um que recebia a bola no ar e ainda sem ela tocar no chão fazia um passe com efeito, isso com uma bola da altura que fazia muito menos efeitos que os de hoje. Claro que as faltas que o Maradona sofria na altura mal davam para um amarelo, mas hoje em dia dão vermelhos directos. Duvido muito que um jogador baixo e franzino como o Messi aguentava jogar no barça em 1982 com mais de 30 faltas por jogos. Quem viu o Maradona e o Messi jogar acaba sempre por preferir o Maradona, é normal para quem tenha menos de 40 anos preferir o Messi.

Uma coisa é certa, antes do ano 2000 Maradona foi o melhor com o Pelé, 2000 em diante é o Messi e CR7. Claro que ainda só vamos em 25% do novo seculo, mas ainda vai aparecer alguem que vai por de lado o Messi.

1 Curtiu

Os brasileiros que jogaram com o Pelé e alguns argentinos dessa era, diga-se, dizem exactamente o mesmo…mas do Pelé.

No meu tempo de vida, o melhor que vi foi o Maradona. Mas o Pelé fazia coisas do arco da velha. Outro jogador que, para mim, é super underrated é o Zico. O homem tinha menos habilidade natural que o Maradona mas era, pelo menos, igualmente eficiente e inventivo. Se o Brasil tem ganho o Mundial de 82, acho que o Zico entrava em várias contendas para melhor de sempre. O homem era absolutamente impressionante. Drible, último passe, velocidade qb, usava os dois pés, marcava golos, assistia, era top nas bolas paradas, tinha último passe tanto quanto tinha capacidade de passe longo e de iniciar os movimentos ofensivos…até marcava de cabeça.

Numa das épocas em Itália, marcou menos um golo que o Platini, que foi o melhor marcador, mas tendo jogado menos 4 jogos.

1 Curtiu

O Pelé chegava a usar as canelas do adversario para tabelar a bola e continaur com ela. Tambem o Pelé no acto da recepção da bola era de tal maneira que já estava a meter a bola a sua frente para seguir, não precisava de controlar. Claro que de cabeça foi um dos melhores de sempre.

Aconselhor a ver no arquivo dos mundiais do site e app do FIFA+ um jogo inteiro para ver o que faziam. Nada de best of do Youtube.

3 Curtiram

O Inzaghi apesar de constar numa lista mais vasta era um craque a finalizar. O gajo fazia golos de qualquer maneira. Para abono da verdade não era o único.

Também gostava muito dele.

1 Curtiu

Como o topico diz, o melhor que virem jogar. Sendo assim, para mim foi o Pelé e Maradona. Só depois aparecem o CR7 e Messi. Logo abaixo o Figo, Zidane, Platini, Cruyff entre outros.

Zico top top também e marcava mais golos do que o Maradona embora fosse menos genial

3 Curtiram

É uma discussão que, para mim, não tem como.

Ora aí estão 2 nomes franceses que suscitam discussão em França. E, por incrível que possa parecer, uma maioria considera que Zidane tinha mais habilidade natural mas que o Platini era melhor que ele em tudo o resto (passe curto e longo, jogo sem bola, mais golos, mais assistências e tanto podia jogar como 10, como podia jogar como médio mais recuado).

1 Curtiu

O Alfio Basile, treinador da Argentina em 94, e grande amigo do Maradona, e q mais tarde ainda apanhou o Messi uns tempos na Seleção, disse q jogou várias vezes contra o Pelé na Libertadores e q era o melhor jogador de todos os tempos.

Vale o q vale, mas dito por um argentino q ainda por cima era grande amigo do Maradona e admirador do Messi, e sendo o Pelé brasileiro pelo menos faz pensar q no mínimo o Pelé está na mesma prateleira dos 2 argentinos, havendo bem menos amostras de jogos para comparar em vídeos.

Seja como for, pelo menos no q diz respeito a Mundiais, n vi na altura pq era muito puto mesmo, mas depois de ver todos os jogos gravados da Argentina em 86 recentemente, eu n vi nenhum jogador melhor q o Maradona em torneios desse tipo.

N vi nada gravado de jogos anteriores ao mundial de 82 por isso n posso opinar sobre o Pelé, agora de 82 para cá n vi nenhum jogador fazer o q o Maradona fez naqueles 7 jogos.

Para dizer q era o melhor q vi jogar ou reforçar essa opinião precisava de ter visto muita coisa do Napoli na época dele e n vi praticamente nada.

Outro pós Maradona q podia ter sido o melhor de todos os tempos n fossem as lesões provavelmente seria o Ronaldo fenómeno.

Eu pelo menos n me lembro de nenhum jogador entre os 19 e 21 anos jogar aquela barbaridade q jogou no Barcelona e na primeira temporada do Inter, até ao Mundial de França.

Depois lá para 99 começou os problemas do tendão rotuliano e até 2002 praticamente n jogou.

Mesmo assim regressar com praticamente 3 anos de paragem naquele Mundial de 2002 e a facilidade q tinha na finalização com muito menos explosão só um sobre dotado.

Por isso pós Pele e esquecendo a era Messi e CR7 os 2 extra terrestres do futebol mundial foram o Maradona e o Fenómeno.

3 Curtiram

Eu vivi em França na altura do Platini, ainda pensei durante algumas decadas que o Platini fosse o melhor, mas o Zidane conseguia ser melhor de cabeça e só ganhar nessa vantagem ao Platini. Agora para mim os 2 estão ao mesmo nivel. Claro que o Platini era o patrão em campo com grande personalidade, o Zidane foi mais reservado.

3 Curtiram

E a jogar na Udinese q era muito pior q a Juventus. N tinha um Boniek a jogar ao lado por exemplo. Outro q raramente é mencionado, esse polaco partiu tudo nos jogos q vi da Polónia no Mundial de 82.

1 Curtiu

Levei algum tempo a perceber a dimensão do Platini. Ganhou o Euro 84 e era o “dono” da Juventus. Ele também acabou relativamente cedo, creio. E fiquei algo surpreso pela apreciação que tinham dele, na relação com o Zidane, até porque este fez parte da geração de ouro do futebol francês. Mas, efectivamente, os argumentos foram válidos, no tocante ao peso estatístico do Platini. É uma forma de ver as coisas que é perfeitamente aceitável.

Eu acrescento aí mais qualquer coisa. O Zico, incontornavelmente, o Ronaldinho Gaúcho e o Messi. Considero que o Maradona estará acima de todos. E o Fenómeno ao nível dos outros.

Em 1986, no México, o Zico teve outra contrariedade. Uns meses antes, num jogo no Brasil, um idiota deu-lhe uma porrada que lhe lixou o joelho. Ele tinha que ser operado, mas como era ano de Mundial, ele foi pressionado a ir ao evento, sem estar em condições. É bem possível que aquela equipa do Brasil, mesmo já algo envelhecida, pudesse ganhar aquele Mundial com o Zico em condições. O que resultou, até para mim, em miúdo, era que o Sócrates era o craque da selecção, quando não era nada assim. O gajo, realmente, era um génio e um sobredotado tecnicamente. Porém, era mau profissional. Mesmo naquele tempo, ele tinha défice de condição física. Mas tinha aura, que resultava bem para o Mundo inteiro. Porém, no campo e no Brasil, toda a gente sabia que o craque mor era o Zico. Eu próprio só descobri o Zico com o advento da internet, porque o meu pai disse-me, no Mundial de 86, que o Zico estava acabado (até falhou um penalty no jogo com a França, que os teria qualificado e acabaram eliminados) e isso sempre permaneceu na minha cabeça. Quando comecei a ver os vídeos dele…caramba, outro nível, outro Mundo, e com uma vertente funcional quase perfeita. Nenhum gesto técnico era feito em vão ou sem propósito.

Tenho a forte convicção que o Zico, mesmo já acima dos 30, naquela equipa do Brasil podia ter ganho o Mundial, porque os brasileiros eram melhor equipa que a Argentina.

2 Curtiram