Melhor jogador de sempre que viram jogar?

Lembramo-nos bem de como o Messi ganhou o ultimo mundial… uma autêntica vergonha… que esperemos q a história n esqueça!

4 Curtiram

É muito difícil escolher 5, o Van Basten e o Gullit, também eram jogadores que decidiam um jogo sozinhos.
Juro vou vendo aqui as vossas opiniões e não consigo, só tenho 1 como melhor de todos Maradona, depois entre o segundo e décimo não me consigo decidir felizmente.

2 Curtiram

Teve excelente educação dada pelo Pai a ouvir os relatos do Grande Sporting.
O Galinho era show

3 Curtiram

O Iniesta também foi quando ganharam 0-4 no Bernabéu

1 Curtiu

Eu também me lembro bem. Venceram justamente. Não foram inferiores em jogo nenhum (exceto no primeiro, talvez, frente à Arábia), mesmo jogando um futebol muito baseado na crença e no “berro”.

Então na final, não fosse o Otamendi a fazer borrada e tinha sido limpinho, limpinho, sem espinhas. Meteu água e deu vida à França, que empatou logo de seguida.

1 Curtiu

Lionel Messi foi escolhido como o maior jogador da história do futebol pelo jornal espanhol Marca.

9 Curtiram

a argentina no mundial de 2022 teve mais penaltis em 7 jogos do que o nº de penaltis que existiram em todos os jogos do europeu de 2024…

No minimo estranho, n?

e dos 5 penaltis, quantos é que foram claros como água??? assim de repente, só o da holanda…

1 Curtiu

Um jornal de Madrid a dar um prémio destes ao Messi?.. :thinking:

No Euro tivemos um total de 10 autogolos e no Mundial apenas dois. Será que esta stat quer dizer alguma coisa? São estatísticas, apenas.

A Argentina até podia ter tido 20 penalties, isso quer dizer bola. Desde que seja bem assinalados, como foi o caso (recordo-me de um mais duvidoso, creio que frente à Polónia e até tenho ideia que o Messi falhou). O ano passado, o Sporting também foi a equipe com mais penalties a favor para o campeonato…

O Mundial foi justamente ganhou pela Argentina. Com um futebol aguerrido e muitas vezes na força e no grito (e pouco vistoso), conseguiram ser sempre superiores aos adversários que foram apanhando.

Não vejo qual é a história, aqui.

O Messi é, no mínimo, um dos melhores jogadores de todos os tempos, goste-se mais, ou menos. Foi formado numa equipa espanhola, e teve toda a carreira ‘essencial’ na Liga Espanhola.

É um prémio inteiramente justo, como seria se fosse entregue ao Cristiano ou ao Maradona…

Depois, é subjetivo.

considerar como GOAT, um gajo que faz a carreira “toda” num clube daqueles… a mim, custa-me.
mas sim, é dos melhores de sempre, mesmo com essa (IMO) condicionante.

foi um privilégio assistir à carreira dele e do CR7. não só pela qualidade de ambos, como pelos números que, suspeito, não vá ver serem batidos na minha vida.

2 Curtiram

Não estava a falar da justiça ou de concordar ou não com o prémio. Não estava era à espera que um jornal de madrid pró Real Madrid o fizesse. Esperava uma coisa dessas mais vinda de um Mundo Deportivo ou Sport da Catalunha.

1 Curtiu

É sempre complicado definir o melhor da história dado a diferença do futebol na altura do Pelé para a actual. Na altura do Pelé não havia o cuidado médico que há hoje para o tratamento de lesões e mesmo a nivel de nutrição ou preparação fisica nao se pode comparar com a actualidade também não havia o scouting e análise de equipas como há hoje…é uma realidade bastante diferente (e para pior) quando se compara quando o Pelé jogava para a realidade actual onde jogam Messi/CR7.

1 Curtiu

Por acaso reparei logo nisso do jornal ser de Madrid. Mas se o CR7 tivesse saido normal do Real Madrid seria dele o premio. Acho que é mais uma alfinetada ao CR7.

Já o Maradona na sua época jogava contra equipas ultra defensivas, com marcações cerradas, num período em não se protegiam os artistas e valia tudo, até partir pernas.

Muitas das entradas que agora são vermelho directo nem amarelo eram nos anos 80.

2 Curtiram

Maradona e o melhor de sempre, Messi nem nos 3 melhores quanto mais ser o melhor… Enfim…

3 Curtiram

Se jogasse agora marcava o triplo dos golos. Até pela baliza dentro entrava.

Lembro-me de ver e acho que foi num jogo de selecção ou pelo Barcelona em 1982, ele passava mais tempo no chão devido a tantas faltas. Algumas via-se ele saltar como uma mola tal a violencia.

Nos anos 80 para tras era comum jogadores sofrer fracturas nas pernas.

1 Curtiu

A celebre forma como o Goiktchea lhe parte a perna e o simbolo maximo disso…

3 Curtiram

É verdade que os defesas tinham permissão para serem bem mais agressivos, mas por outro lado era um futebol com equipas bem mais desgarradas, em que o foco de cada jogador na defesa era controlar ao máximo o ‘seu’ homem.

Por isso o tratamento inicial até podia ser mais agressivo, mas ao superarem esse jogador inicial os craques tinham autênticos oceanos de espaço para correr. Basta ver o golo icónico do Maradona à Inglaterra, que mostra todo o talento ridículo dele mas ao mesmo tempo como ninguém nessa altura defendia de forma remotamente colectiva.

Contra equipas com coberturas mais próximas e muito mais compactas, fazer coisas daquelas torna-se exponencialmente mais complicado. E a evolução que houve nesse sentido até nos últimos 10 anos foi enorme - basta ver que o golo do Messi mais parecido a esse do Maradona foi mesmo no início da carreira, ao Getafe.

De resto, a questão que dá nome a este tópico tem sempre um problema de definição, que se vê nas respostas. É o jogador com mais rendimento? Com mais impacto? Com mais troféus? O nosso preferido?

Da forma como eu vejo isto, a comparação com eras muito anteriores é imensamente complicada. Dos que já pude ir ver vários jogos para trás, o Maradona e o R9 (no pico, que foi curtinho) eram completamente diferenciados, como foi o Zidane talvez num patamar muito ligeiramente inferior.

Mas para mim a questão acaba por ser relativamente simples. Há 3 áreas chave no ataque - que são quase sempre os jogadores considerados nestas discussões. Passe, drible e remate. Que depois englobam todo um mundo de coisas, como criatividade, decisão… mas acho que servem de microcosmo.

E o Messi tem, para mim, um argumento claro para ser considerado o melhor de sempre em todas as 3. Ano com 91 golos, jogador que historicamente mais superou os seus golos esperados; um catálogo de passes de morte no mínimo a ombrear com os melhores 10 da história e um talento Maradoniano a rasgar gajos no drible.

A conjugação de qualidades dele é de tal forma única que, para mim, facilita a resposta à questão. Depois pronto, podem vir as narrativas, os clubes, os troféus, os ‘roubos’. Mas se eu pudesse escolher um jogador, de qualquer era e de todos os que vi jogar, para jogar na minha equipa, era sempre ele. E estou convicto de que nunca mais vou ver nada igual, apesar de querer muito estar enganado

2 Curtiram