E o Cruijff?!!! Um dos melhores de sempre? Para mim estava acima de Zidane e Ronaldos.
Lionel Messi.
Eia o Papin já nem me lembrava desse, grande máquina também, mais um ponta de lança que viamos tudo para imitar.
No Sporting adorei o Balakov e o Bruno Fernandes… quem ficou me ficou entalado por nao ter visto jogar foi o Douglas… todos os que o viram acharam-no top
Esse é o melhor.
De facto, esse meme é engraçado.
Sem as pilhas Xavi e Iniesta, a coisa correu muito mal pela seleção, onde ganhou apenas tudo que havia para ganhar…
Como já ganhou antes, fazendo sempre parte dos grandes favoritos.
Já Espanha sem tradição de vitórias ganhou dois europeus e um mundial.
O domínio do Barcelona na champions também coincide com o auge da dupla Xavi / Iniesta. O domínio começa a desaparecer com a saída desses jogadores.
É o futebol, ou não?
Ninguém ganha sempre, o favorito nem sempre ganha. O melhor vai, à partida, ganhar mais vezes…
Agora, acho piada a malta ainda bater nessa tecla do Xavi e do Iniesta quando o Messi já ganhou o que ganhou após essa fase (e mesmo durante…). Mas enfim, é algo que já nem devia perder tempo a discutir, já passou essa fase. É desfrutar da fase final que está prestes a terminar, mais época, menos época.
O Messi foi um jogador de eleição. Se tivesse de escolher um jogador para uma equipa de topo absoluto, muito provavelmente podia optar por ele.
Já se tivesse de escolher para uma equipa com grandes objectivos, mas sem ser topo absoluto, tinha outras preferências.
É assim que o analiso.
Totalmente legítimo. São opiniões.
Eu estava a discutir mais o meme que não faz sentido absolutamente nenhum, só isso.
O melhor jogador que vi jogar…tecnicamente…(E sou fã incondicional do Ronaldo fenómeno, cresci com os golos dele e era o meu ídolo), foi o Ronaldinho Gaúcho. Adorava o Maradona, Balakov, assim como gosto do Cristiano e também acho o Messi estratosférico, e claro…o baixinho Romário também foi um daqueles de eleição para mim, tal como o Ruud Gullit e Marco van Basten. No entanto…O Ronaldinho Gaúcho é aquele que para mim representa o futebol de rua ao seu mais puro nível aliado à magia. O verdadeiro entretainer. Ir ao estádio, ter o Ronaldinho na tua equipa…e mesmo que a equipa não ganhe, o bilhete está sempre pago.
Há um video/ resumo do jogo em que acabou com a carreira do Michel Salgado, brutal. Foi uma exibição épica, foi aplaudido no final por Madrilenos inclusive (foi no Bernabéu)
Ele e o Cruiffj foram os dois únicos jogadores do Barcelona a serem aplaudidos por madridistas no Bernabéu. Poderia ter havido um terceiro, Maradona, mas devido ao seu mau feitio não foi.
Esse ninguem gostava, foi mal tratado ate por colegas de equipa
E o Goikoechea teve aquelas entradas animalescas sobre ele.
Ha um documentario sobre a carreira dele no Barça e esse jogo é destacado, alem do Goicoxea tens outros mas o mais incrível é ninguem da equipa o defende, acho que nunca vi um jogador tao isolado em campo, e logo quem
Esse senhor, pura e simplesmente, mudou o futebol.
Não trouxe só o seu futebol. Trouxe a sua filosofia!
Foi jogador, treinador e dirigente. Como treinador, não foi a última bolacha do pacote, mas inspirou muitos a tornarem-se o que são/foram. Guardiola é o expoente máximo, mas há outros.
Enquanto muitos estavam (alguns ainda estão) na eterna luta entre os extremos de futebol de rua vs catenaccio, esse senhor apareceu com uma coisa chamada “Futebol Total”. Que mais não é do que colocar uma equipa de virtuosos a jogar simples. Porque, segundo o próprio, “jogar simples é a coisa mais difíci do Mundo”, só ao alcance dos melhores.
Johan Cruijff veio trazer a ideia de que jogar simples é jogar bonito. Porque não é só o receber e passar. É receber bem para poder passar rápido, decidindo rapidamente. E quem recebe faz o mesmo… E assim sucessivamente, até perto da baliza adversária, para depois, aí sim, finalizar com classe e inteligência. É muito mais bonito do que ter uma equipa de mancos, comandada por um malabarista que faz tudo sozinho. E ainda mais bonito do que ter uma equipa de armários que vence pelo porte físico.
Se não tivesse existido um Johan Cruijff, o futebol de hoje em dia seria seguramente pior.
Não digo que foi o melhor de sempre. Mas foi alguém que marcou, de forma indelével, o que é o futebol bem jogado.
Alguns nomes, não necessariamente por ordem de mérito:
Maradona
Ronaldo
Messi
Figo
Zidane
Romário
Ronaldo Gordo
Cristiano
Messi
Ronaldinho
Neymar num dia bom
Zidane
O meu top 5. E custa-me muito deixar o Henry de fora deste top. Só me recordo de ver futebol europeu desde 2000 ou 2001.