Eu já me vi jogar numa cassete VHS. Estava no Milheiroense na distrital de Aveiro. Foi o melhor jogador que vi a jogar.
Eu semprei gostei do Dennis Bergkamp. Tinha um toque de bola fantastico
Acho que será mais facil determinar por eras, porque da historia seria sempre muito subjectivo e quase impossivel comparar. Posso sugerir as seguintes eras que coincidem mais ou menos com as mudanças no futebol:
- Antes de 1955, a era W-M com um exemplo do Sporting dos 5 violinos que foi o expoente maximo ao nivel nacional;
- 1956 a 1969, a tal era do futebol mais romantico e em boa parte com o 4-2-4;
- 1970 a 1990 e poucos, a era do fuetbol total e o principio do futebol um pouco mais moderno;
- 1990 e poucos em diante, mudou-se a lei do fora de jogo e onde o futebol passa a ser mais moderna e industria.
Lembram-se que desde 1925 até meados de 1990 tinha de haver dois defesas entre da linha da bola e a linha do golo para não ser fora de jogo, logo muito mais dificil em passar e desmarcar. Por acaso coincide em boa parte com a existencia dos mais criativos. Não sei se o Messi seria capaz de fazer passes de rupturas com essa regra antiga porque poderia resultar em muitos fora de jogos.
O melhor jogador de sempre que o Luís Catarino da SportTV viu é o Chico Banza, Chico “Golden Ball” Banza
Antes do aparecimento destes três jogadores, o trinco era um destruidor com pouca técnica e passava a bola ao “10”. E apareceram o Redondo, o Guardiola e o Paulo Sousa.
Como dantes havia o libero que varia tudo na defesa.
Do que vi os anos 80 eram os mais difíceis para os jogadores virtuosos. Infelizmente, apesar de agora ser mais fácil, o futebol está cada vez mais táctico, científico, monótono, e comercial.
E quando não havia substituições.
O jogador aleijado?
10
Outro?
9 em campo.
E por ai fora.
É um bom ponto.
Mas daí, “das duas uma”: ou não se consegue fazer qualquer “lista” dos melhores de sempre porque o desporto evoluiu (quer as regras do mesmo, quer o progresso científico de treinos/nutrição/whatever) e não se poderá comparar um jogador que começou a carreira em 2000 com um jogador que começou a carreira em 1960, ou tenta-se fazer um esforço, tendo em consideração exactamente a evolução que entretanto se verificou no desporto.
Dou um exemplo relativamente à NBA: sabemos que a NBA mudou as regras para contrariar o poderio de postes como Wilt e, posteriormente, Shaq. Existiram grandes jogadores (Oscar Robertson, Jerry West…) que passaram a carreira sem existir o lançamento de 3pts (que notabiliza, por exemplo, o Steph Curry, que hoje em dia toda a gente considera como estando no Top-10 de sempre da NBA ou perto).
Para mim, tem-se que ter em consideração, também, o dominio que os jogadores tiveram dentro da sua era (onde todos jogavam com as mesmas regras, os mesmos métodos, etc.).
Por isso é que eu sempre considerei dos melhores de sempre jogadores como o Pelé, o Garrincha e o Distéfano. Depois vieram jogadores como o Messi e o Ronaldo, que durante cerca de 20 anos “controlaram” o futebol mundial… E antes deles Maradona, que brilhou intensamente nos anos em que foi o melhor jogador do Mundo.
Tudo considerado, Pelé, Garrincha, Maradona, Méssi e Ronaldo fazem o meu Top-5.
MEsmo considerando que o futebol que se jogava na melhor altura de Messi/Ronaldo era pouco comparável aos tempos de Pelé/Garrincha/Distéfano.
SL
o real goat do futebol de nome ele Ricardo “fucking GOAT” Esgaio
Jean Jacques Missé Missé!
Falando em grandes jogadores, um dos melhores 6 que vi jogar:
https://x.com/90sfootball/status/1857846095507751084
Andava ali a brincar com o meio-campo do Milan, parecia fácil…
Nessa altura, ao ver o Ronaldo jogar em perguntava-me: mas o que é isto?!!!
Cada um teve o seu momento, lembro-me de ver o Cristiano Ronaldo marcar um golaço em que levanta a bola com o calcanhar e finta o Piqué.
O Messi também já marcou golaços, tal como o Maradona e outros.
Que jogaço esse
melhor? fábio silva
No outro dia apanhei na televisão um apontamento sobre ele.
Iniesta um dos melhores da sua era e um dos mais subvalorizados.
Não tem o marketing do Zidane.
E coloco o acima do francês.
É subvalorizado porque coincidiu com um extraterrestre em campo que o ofuscava continuamente. Mas sem Iniesta dificilmente o Messi tinha sido o que foi. É um craque. Um dos melhores jogadores de sempre.
Quando era miúdo, talvez o Ronaldo brasileiro, o tipo era uma máquina.
Os jogadores estão sempre à mercê da equipa onde estão, dos treinadores, das lesões, dos agentes…
Pela consistência, pelos números e pelo alto nível, terá de ser o nosso RONALDO.
O Messi esteve muito tempo no sítio onde cresceu, em “casa”. O Ronaldo foi de país em país sempre ao mais alto nível.