Apaixonei-me por esse Brasil, 1982 e 1986!
O de 86 já não tinha “aquela” magia, mas a equipa de 82 era fenomenal. Esqueceram-se só de levar um guarda redes e um ponta de lança…
O guarda redes era o ponto fraco no Brasil, um susto! Mesmo assim o de 1986 era muito bom.
Leandro, Óscar, Luisinho e Branco, na defesa. Na frente Éder e o pino Serginho.
O Éder tinha o pontapé canhão e o Sócrates marcava penaltis com o calcanhar.
No meu clube Bakakov e Pedro Barbosa.
No Mundo Maradona, Messi e Cr7
O guarda redes era o malogrado Valdir Peres, uma espécie Bela Katzirz. Em 86, o Brasil foi eliminado pela França nos penaltis. Uma França poderosíssima!
Sim, uma França mais completa com o Fernandez, uma continuação da França de 1984. Eu conheci muito bem essa selecção francesa porque estive em França desde 1968 até 1982. Adorei a selecção francesa de 1982!
Lembro-me bem que a selecção francesa tinha como titular o Castenada, mas Michel Hidalgo convocou o Ettori para o Mundial de 1982 que fez uma boa epoca e meteu-a a titular, o elo mais fraco da selecção…
O Castañeda não era melhor, nessa época o melhor guarda redes do mundo chamava-se Rinat Dassaev.
O Giresse e o Platini jogavam muito.
No Sporting
Balakov
Bruno Fernandes
Jardel
Nos rivais, vulgo vermes e tripas, estes ficaram na minha memória por atributos muito particulares.
Madjer …super craque
Hulk … podia ter sido muito mais jogador
André…eu sei…eu sei…
Valdo …magistral a dominar a bola
Preudhomme …guarda redes com reflexos fenomenais e muita coragem
Gamarra - brutal defesa central
Fora do burgo
Maradona - para mim o melhor jogador de sempre
CR7 - o melhor atacante de sempre
Messi - o mais criativo para uma equipa, cerebral, com técnica de jogo de rua.
Rivelino - personalidade imparável, boss as equipas onde jogou sempre.
Ajax anos 70 - fantástica equipa, futebol alucinado para a altura, com jogadores excepcionais, basicamente eram a Holada com 3 ou 4 jogadores do feyernord.
edit…e claro Ronaldinho Gaucho, como me podia esquecer do jogador mais freestyle de sempre…espectacular jogador, único !
Sim, mas estou a falar na seleção frances e não do mundo ou europa. Porque na altura muita gentre criticou a preferencia no Ettori em detrimento do Castenada na selecção francesa.
Holanda e Ajax nessa altura era uma “trip” com erva no futuro com executantes excepcionais a mando do Rinus Michels. Ainda vi essa final de 1978, sem Cruyff, mesmo assim foram a prolongamento!
Cristiano Ronaldo.
Sem qualquer dúvida, o que o homem fez é inultrapassável, o único que chegou perto foi o Messi, que era mais talentoso, mas o CR foi de outra fornada.
Eu sei, mas lembrei-me dessas competições e do guarda redes que brilhava: Rinat Dassaev. Em 82, então, foi um festival! Contra o Brasil, se não fosse ele, a União Soviética teria levado 6 ou 7.
E o Bats? Só apareceu no europeu de 84?
Por acaso gostei do Dassaev, o herdeiro do Yashin. Acho que desde uma certa lesão que ele nunca mais foi o mesmo.
Muito bom, nem me lembrava dele!
Em geral a selecção francesa nunca teve aquele grande guarda redes a serio, nem o Barthez. Mas não eram maus, bons a nivel normal.
foram a duas seguidas, vi ambas…jogavam imenso, perderam ambas de forma inglória.
Tinham um médio do Feyernord Incrível esquerdino, e claro neeskens, rep, kroll, e a lenda, eram tudo jogadores top essa equipa da holanda, e o ajax era dose.
O treinador era formidável, bem como o do bayern na altura que nao me recordo do nome., e tinha uma cara de poucos amigos, sempre muiot sério.
Memórias que ficaram, belos duelos nos anos 70, Bayern e Ajax eram mitológicos.