para mim esta discussão tem a ver com saber quem é para mim e para vocês o maior génio de todos os tempos. como é óbvio vamos opinando sobre aqueles que tivemos a oportunidade de ver jogar. o meu pai fala-me do di stefano como sendo algo que nunca mais viu e, para ele, nem mesmo comparável ao pelé.
eu dos que vi, como já referi aqui, coloco Maradona a um nível de genialidade que não vi outro chegar.
ser o melhor no melhor clube do mundo ou numa das melhores equipas de todos os tempos é ter a tarefa muito facilitada.
agora ser campeão do mundo com uma “equipinha” e campeão, em itália (naquela itália, note-se) com o napoli… :
é isso que gostava de ver nos génios de hoje. essa capacidade de se sobrepor à equipa, ao colectivo. ou melhor… a capacidade de, pela sua qualidade individual, arrastar jogadores banais para patamares (leia-se títulos) de excelência.
não estou aqui a atribuir prémios carreira, nem de profissionalismo. apenas para realçar a genialidade. e aí, nenhum outro sequer andou/anda lá perto:
[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=EvHYl8TVk6c[/youtube]