Futebol Espanhol - Parte II

no dia em que o messi não tiver esse “ambiente protegido” ou “uma equipa que carbure em pleno sempre”, ou que tiver que lutar por isso e mantiver o nível que apresenta na melhor equipa da história do futebol… aí podes dizer “à boca cheia” que estamos perante o melhor de todos os tempos.

porque, por alguma razão, o nível é bem diferente quando sai do barça e joga pela argentina (onde mantém um nível alto mas bem distante do que apresenta no clube).

podes argumentar que na selecção todos jogam menos, o nível de entrosamento individual e colectivo é, objectivamente, menor e tem impacto nas exibições do rapaz. mas, no mínimo, fica a dúvida se o seu rendimento será o mesmo no dia em que, todo o envolvimento que faz dele o melhor do momento, o obrigar a provar que consegue o mesmo sem esta super equipa.
a mesma dúvida que me leva a aguardar ansiosamente pelo próximo trabalho do pep. mesmo que a minha admiração e enorme respeito pelo catalão me leve a crer que fará um trabalho de excelência para onde quer que vá (agora se voltará a conquistar o nível patenteado no barça? aí… duvido).

depois Maradona…

Maradona foi campeão do mundo numa altura em que a selecção argentina era ele, burruchaga, valdano e… um grupo de bons rapazes. bons jogadores, inegável, mas não um grupo de campeões do mundo certamente. foi ele o campeão do mundo em 86. praticamente sozinho e contra equipas/selecções muito (mas mesmo muito) superiores aos argentinos.

e normalmente o argumento napoli aparece porque o que ele conseguiu lá não tem comparação. convém não esquecer que foram campeões contra um super milan e numa itália que tinha a melhor liga do mundo por larga distância.

mas a minha opinião sobre o génio é esta:

para mim a diferença entre messi e Maradona é (entre outras) esta:

messi precisa da equipa para que o seu génio venha ao de cima.
Maradona, com o seu génio, fazia com que a equipa viesse ao de cima.