Procurando alguma imprensa mais imparcial, não fico lá mt animado com ele.
"O médio-ofensivo russo Marat Izmailov, de 24 anos, vai jogar a próxima temporada no Sporting, por empréstimo, segundo confirmou o FC Lokomotiv Moskva.
Grande esperança
Produto dos escalões de formação do FC Torpedo Moskva, Izmailov foi em tempos considerado uma das maiores promessas da Rússia e ganhou notoriedade aos 19 anos, altura em que se estreou na selecção principal. Marcou 20 golos em 124 jogos disputados no campeonato nas oito temporadas passadas no Lokomotiv, mas tem sido fustigado por várias lesões, facto que o levou a efectuar apenas dez jogos como titular na última época. Numa altura em que a Liga russa soma 13 jornadas, Izmailov, que renovou por quatro anos com o Lokomotiv antes de rumar a Alvalade, jogou somente 126 minutos. “O Izmailov tomou a decisão certa”, disse o treinador do Lokomotiv, Anatoli Byshovets. “Vou seguir atentamente a sua evolução e não coloco de parte a possibilidade de virmos a trabalhar novamente juntos no futuro”.
Hummm… tanta lesão… a jogar tão pouco… não vai ser fácil. Já agora, temos diversos jogadores que saem de lesões prolongadas: Romagnolli, Farnerud, Derlei… agora o Izmailov. Parece-me claro que a aposta é em promessas (excluindo do derlei) que por razões físicas ainda não vingaram. Pode ser bom… pode ser péssimo. A ver vamos.
também acho que o izmailov vai vingar no scp. quanto a jogar com 5 no meio campo acho pouco provável porque não me parece que o liedson seja avançado indicado para jogar desapoiado…
pode ser que aconteça ocasionalmente como experiência, até testando sozinho na frente o futuro pdl que aí vem que supostamente vai ter porte físico e bom jogo de cabeça.
A confirmar-se que Izmailov e Vukcevic são craques,vamos ter um meio campo de luxo.
Off Topic:Estou a ponderar pedir direitos de autor sobre a utilização do meu nome neste fórum por todo o lado.
É novo para ali é novo para acolá. ;D ;D
por acaso ja tinha pensado em algo parecido que era passar o romagnolli para 2º ponta de lança…
m. veloso
moutinho izmailov
vukcevic
romagnolli
liedson
nao sei o que dizer… depende da capacidade defensiva e de pressing do izmailov e do vukcevic…( )
em termos atacantes podemos ter um futebol espectacular estando um pouco mais reticente quanto á concretizaçao… por outro lado a equipa fica muito baixa… o que é que acham?
Mal. Nesse meio campo não há ninguém que posso fazer companhia na frente ao Liedson, e o Liedson precisa disso. O Próprio Paulo Bento o disse, Liedson nunca pode jogar sozinho na frente, não rende, não é esse tipo de jogador, e por isso esse esquema está à partida condenado à discussão aqui no fórum.
Em minha opinião vai haver ‘‘sangue’’ na luta por um lugar no meio campo, e terá de abdicar-se de alguém, o que até nem é mau. Também sou dos que acha que ao lado do Levezinho terá de haver um peso pesado … Estamos à espera do Homem …
mas nao fica a jogar sozinho… o romagnolli ficaria a fazer a posicao que tem feito o djalo… durante a epoca o djalo nunca foi um homem de area mas sim alguem que tentava abrir espaços e desequilibrar no um para um… ora para isto acho que o romagnolli tem mais qualidade que o djalo (pelo menos se mantiver os indices do final da epoca especialmente na final da taça onde apoiou muito mais o liedson e criou mais perigo que o alecssandro)…
por outro lado (apenas pelo que vi nos videos do youtube - e ja sei que o barbosa me vai dar nas orelhas) parece que o izmailov aparece muito bem na area e o vukcevic tambem finaliza bem o que pode indiciar muita mobilidade na frente aparecendo varios jogadores de tras para finalizar (o proprio moutinho ja evolui nesse capitulo)…
a unica coisa que me preocupa neste modelo é a falta de força fisica do nosso meio campo (mais do que a questao do avançado)… apesar de o nani nao ser nenhum poço de força e a equipa ter-se portado muito bem na parte final da época mesmo sem um jogador mais possante no meio campo (nao estou a contar com o veloso pois joga mais fixo… falo nos jogadores á frente dele que estao mais encarregues do pressing)…
Considero o modelo sugerido pelo Paulo Duarte perfeitamente exequível… será até pertinente recordar que a melhor época do Liedson ao serviço do Sporting foi precisamente quando o brasileiro jogava sozinho na frente, ou para ser mais preciso, era acompanhado por um elemento que primava pela mobilidade e não exactamente pelos atributos que agora se clamam como sendo ideiais para o complemento do Levezinho…
Na larga maioria dos jogos foi o muito venerado (nomeadamente aqui no fórum :P) Douala… sendo que esporadicamente também o Sá Pinto desempenhou essas funções (e também o boémio chileno, mas esse ainda menos).
A discussão já é velha, mas a verdade é que o Liedson nunca jogou sozinho na frente.
Na época do Peseiro teve vários companheiros no ataque (Douala, Pinilla, Niculae e Sà Pinto), sempre no mesmo esquema de grande mobilidade dos dois avançados, e o facto dele ter marcado mais golos nessa temporada na minha opinião tem a mesma origem do facto do Sporting sofrer muitos golos nessa altura, ou seja o esquema de jogo utilizado com a equipa muito subida no terreno, portanto sempre mais próxima da área adversária, mas também dando mais espaços para o contra-ataque adversário.
Mesmo no tempo do engenhocas o Liedson jogou preferencialmente com o Silva e agora com o Paulo Bento tem tido vários parceiros, ou seja no Sporting nunca vi o Liedson jogar como único avançado e nem me parece que tenha caracteristicas para o fazer, a mobilidade é uma das suas principais armas, metê-lo na área no meio dos defesas será torná-lo numa presa fácil.
O Liedson pode casar bem com o avançado mais possante de que se fala agora, como casa muito bem com o Derlei se este jogar mais do que fez no galinheiro o que não será difícil, mas a principal razão porque eu penso ser necessário o tal avançado com características diferentes dos que existem no actual plantel, é o facto de em determinados jogos em que os nossos adversários se fecham muito lá atrás ser necessário uma presença na área que permita à equipa optar por um tipo de jogo mais directo, coisa que se torna difícil quando os avançados tem menos de 1,80 e 70 kg
Foi quase sempre um “registo” do Sporting jogar apenas com um ponta de lança e com vários médios ofensivos, isto há uma decada e mais atrás.
Eu por acaso acho que o Liedson rende mais sozinho na frente do que mal acompanhado, e com o meio campo povoado já não precisaria de andar a cair para os flancos (salvo casos excepcionais) ou a vir buscar jogo longe da baliza adversária.
Acho mesmo, e creio que foi aqui discutido, que muito do seu pior rendimento no inicio da época passada teve que ver com esse aspecto… é a minha opinião.
O problema com este plantel é que para jogar assim, deveriam existir extremos, ou pelo menos flanqueadores, coisa que desconheço se os reforços são.
A manter o losango, então há que jogar com 2 avançados, sem dúvida, um mais fixo na área (o tal reforço) a fazer companhia ao Liedson, um pouco mais livre… mas não muito.
esse esquema assim como ta n faz mt sentido… ia ser uma grande confusão no meio campo, quanto mt uma possivel mudança pa 4-3-3 sendo que os extremos Izmailov e vukcevic (se vier) em vez de serem jogadores pa ir a linha seriam jogadores pa fazer diagonais da linha po centro, agora neste esquema tirar um avançado pa se meter outro medio n mm.
Se viram a entrevista de Paulo Bento à RTPN, ele disse com todas as letras que tinha um avançado que não podia jogar sozinho na frente e que por isso o 4-3-3 no Sporting seria impossível de momento.
Ou seja, ou próprio Paulo Bento, sabe que para maximizar Liedson o tem de colocar com outro jogador ao lado, seja em 4-4-2, seja em 3-5-2 (os únicos dois esquemas que na mesma entrevista Paulo Bento admitiu utilizar)