Luis Suárez - UD Almería (Fabrizio Romano)

Agora que o Psycho falou bem dele é que o fórum vem abaixo…

1 Curtiu

Desses todos, por 20 fixos, talvez só o Ugalde.

Há uns anos falou se q estaríamos interessados nele (se não me falha a memória estava no Granada).
Na altura, parecia um bom jogador, entretanto perdi lhe o rasto.

Romulo parece mesmo craque.

2 Curtiram

Depois da analise que fizeste sobre as dificuldades que o RB vai ter em adaptar alguns jogadores a ideias e a princípios de jogo que não são os seus normais, achas que o LS encaixa no modelo do Rui Borges?

E quando eu digo encaixa é cumprir uma função sem grandes adaptações e de forma natural. E tendo em conta também as condicionantes da Liga Portuguesa onde o ataque à profundidade vai ser negado mais vezes de que o LS gostaria ou estava habituado.

Gosto muito do Harder, mas está abaixo do Pavlidis e do Samu. Ainda não está ao nível do primeiro. Do segundo há alguma margem para debate, mas dou vantagem ao “espanhol”

Acredito que com os minutos que o Samu teve, poderia ter números comparáveis.

E acho que dos 3, é o que tem mais potencial e que vai ser melhor jogador.

1 Curtiu

Sim, acho que por 20+5 se fazia pelo Rómulo.

Eu acho que, embora sejam jogadores claramente diferentes, acho que estão igualmente próximos do perfil do Gyo. O Rómulo, como dizes, é um jogador com outra pujança para segurar de costas e ganhar duelos puramente físicos/de choque, enquanto que o Suárez é mais móvel e tem um perfil de movimentação mais parecido com o do Gyo, particularmente nas deambulações para a esquerda. Também acho que os 2 são mais associativos que o Gyo, e com outra facilidade para descobrir colegas em associações mais frontais - no caso do Gyo a maioria das assistências são cruzamentos rasteiros quando deambula. E depois têm ambos vários pontos de contacto com o sueco - volume de dribles, finalização, facilidade a explorar o espaço, etc.

Eu diria que a escolha aqui tem muito que ver com o facto de já terem o Harder, que é um miúdo de 20 anos que custou 19M, e de não quererem ter outro rapaz muito jovem ali. Daí a preferência por um rendimento mais imediato. Eu gostei mesmo muito do que vi do Rómulo, mas como já disse aqui ele é o único, dos que vi, em que basicamente só vi o melhor (não posso ver jogos da liga turca na minha ferramenta :slight_smile: ), por isso também me é complicado balizá-lo contra nomes como o Suárez e o Ivanovic

2 Curtiram

Se o Luis Suarez marcar os golos do Paulinho nessa época então não justifica o investimento na minha opinião. O Paulinho marcou 21 golos como suplente, o Suarez precisa de ter números mais elevados. Diria que, no mínimo, uns 25 golos.

E como este é em termos de jogo?
É um cavalo como o Gyo onde basta meter a bola na frente que ele vai buscá-la e partir para a baliza, ou é um jogador mais de combinações e jogo posicional?

Diria que não é tao cavalo como o Gyo apesar de ser rápido e possante, mas com mais técnica o que faz que faça melhor ou pelo menos parece, combinações e tabelas, se bem que o Gyo este último ano tenha evoluído imenso nesse aspeto. É um jogador com finalização fácil, remate forte e com golo, pelo menos esta última época teve bons números. Eu continuo a dizer o rapaz tem imensa qualidade, tem é de confirmar mal chegue, não pode andar em adaptações.

4 Curtiram

Uma coisa que gosto muito é o facto de á mínima desatenção come logo o defensor no arranque, depois finaliza bem.

Só não adoro algumas decisões a associar se com colegas, de resto é dos mais parecidos ao Gyo, sendo que tem um pontapé fortíssimo com ambos os pés, faz me lembrar um Baca/Muriel.

Rómulo ou Asllani eram opções que adorava também porque aliam a altura e capacidade física a qualidade técnica e são muito completos.

O Mikautadze é um craque mas já seria para falso 9/ Extremo Esquerdo.

2 Curtiram

Isso sim, era serviço.

Mas vamos ter que nos contentar com este columbiano, suponho.

A vantagem do Rómulo em relação ao Suarez é só mesmo a idade. No resto ficam dúvidas.
Marca golos na Turquia? Também o Edinho, o futebol turco defensivamente é uma tragédia.
Não que o Suarez me dê garantias, mas nenhum dos nomes falados é consensual.

1 Curtiu

Bem, gosto mais do gajo que o clube da fruta foi buscar mas na imprensa só se fala nele é porque deve ser o jogador que de facto o Sporting quer, olha que a fruta sem dinheiro está imitar aquilo que o Sporting fez em 22/23

Vão comprar o Rochinha e o Arthur?

1 Curtiu

Final de época 22/23 início de 23/24. Eu penso sempre no final como início de outra…

1 Curtiu

o ataque á profundidade ser negado é o que é, acabamos de vir da era de um dos melhores jogadores da história da liga e que tem 80% do seu catálogo de golos em momentos de transição e ataque á profundidade. e por acaso olhando para os treinadores das 18 equipas e para o caminho que a liga está a levar até acho que vamos ter cada vez mais espaço para isso.

quanto ao encaixe do suarez acho que é precisamente essa a razão pela qual a escolha recai nele em detrimento de outros avançados com mais perfil de área. o @Ghost já explicou e bem no início do tópico as diferenças entre o jogo de profundidade do suarez e do gyokeres mas a verdade é que, com mecânicas e eficiência diferente, o suarez tem todas as condições para ser uma referência nesse momento do jogo no nosso contexto competitivo.

(só um aparte; acho hilariante as pessoas considerarem 6-10 golos numa equipa de fim da tabela de uma liga de topo uma “época de flop”. as cabeças já tão completamente deslocadas da realidade quanto a números e estatísticas e não enquadram o facto de uma equipa de fim da tabela da liga espanhola ter pouco volume ofensivo e de péssima qualidade. nas últimas duas épocas na 1a liga por exemplo o luis teve 39 e 41 remates respetivamente. era suposto marcar 25 golos? para enquadramento o gyokeres este ano fez 150 remates na liga e marcou 27 sem pênaltis . e para enquadramento extra o samu, que é um excelente jogador que já faz a diferença num contexto de 1a liga nessa mesma época na mesma competição fez 8 golos com o dobro dos minutos que o luis que na “época de flop” fez 6 em 900 e poucos minutos (0,59 p/90).

não é nada surpreendente que jogadores em equipas fracas, contra defesas de elite e com pouco volume que conseguem estes números quando envolvidos numa dinâmica ofensiva de grande, contra defesas fracos e aumentando o volume de remates 3/4/5X comecem a disparatar números.

já agora seguem números prévios de avançados que foram melhores marcadores da nossa liga a marcarem menos que o suarez em contextos semelhantes e menos que o suarez em contextos competitivos mais fracos

image

e segue também o top 30 misturado entre 1a liga portuguesa e a fraca 2a divisão espanhola segundo dados opta( que mete 8 numa hipotética liga de 20). os mesmos dados que metem a 2a divisão espanhola num patamar competitivo semelhante á liga sueca, dinamarquesa e ligeiramente abaixo da turca. The Strongest Leagues in the World: Insights from the Opta Power Rankings | Opta Analyst (claro que têm de ser levados como referencial e não como verdade abosluta)

(não tou a dizer que vai ser o melhor marcador da liga ou que isto é matemática 1+1; não é. mas alguns dos relatos que se fazem aqui sobre a carreira ou sobre a falta de provas dadas do jogador são fantasiosos)

8 Curtiram

O possível sucesso, ou não, deste jogador por cá (ou qualquer outro já agora) também vai depender muito do contexto que vai encontrar e no qual se vai integrar.

A nossa desconfiança tem mais a ver com os fracos contextos que temos tido nas últimas épocas, onde até alguns jogadores que viriam a ter carreiras razoáveis à posteriori aqui falharam à grande (sem “googlar” lembro-me do Pinilla e do Caicedo).

Há contextos vencedores onde é mais fácil chegar e marcar e há contextos de merda onde se chega e por mais qualidade que se tenha nem à lei da buja se lá vai.

Que é como quem diz é completamente diferente apanhar um Sporting de Peseiro, Vercauteren ou João Pereira de apanhar um Sporting de Amorim.

Será que vamos conseguir finalmente ultrapassar o loseirismo crónico que tanto nos tem atormentado nas últimas décadas? Será que vamos finalmente ultrapassar esse paradigma e entrar numa era de vitórias e tranquilidade?

O que é certo é que na última época conseguimos vencer um segundo campeonato seguido contra todas as expectativas, contra tudo e contra todos.

Rui Borges ainda não (me) convenceu, e o facto de ir mudar a táctica não me deixa entusiasmado, a equipa anda há 5 anos a jogar duma maneira e o plantel está formatado para jogar dessa maneira. Tem-se ganho tudo o jogar dessa maneira, mudar na minha opinião é um risco. Para quê inventar?

Mas resumindo a ideia que o texto já vai longo: se o paradigma de vitórias estiver já plenamente entranhado este jogador vai ter sucesso e marcar alguns golos. Claro que nunca tantos como aquele que vem substituir.

Saber lidar com essa pressão também não será fácil, terá o jogador capacidade para isso?

3 Curtiram

Por caso o Rómulo tem 1,93 de altura para o jogo aéreo e ainda tem bónus de marcar bem livres , era um 2 em 1 , dos jogadores dentro do orçamento era este que escolhia .

Fora do orçamento Kristovic ou num risco muito alto o Fergusson mas aqui teriamos de contratar 2 avancados , caso o irlandês falhe por problemas físicos temos o suplente .

Sobre o Suarez é o perfil ideal , temos que reconhecer que isso é um facto , mas tentava um negócio tipo Conceição pagar um emprestimo primeiro, tipo 5M€ e depois no ano seguinte se mostrar rendimento comprar o pass, claro o valor do empréstimo seria esbatido na compra final.

A opção empréstimo com opção de compra seria muito mais “barata” mas o Almeria não vai alinhar nisso.

Se tivesse uma bola de cristal para prever futuras lesões, diria que o jogador ideal dos ideais era o Fergusson (juntamente com Delap mas esse já foi vendido)

Este sim merecia um investimento entre 25M€ e 30M€ se não tivesse lesões futuramente.

1 Curtiu