Luis Filipe Vieira - O Princípio da queda

Tem um edit na minha mensagem a dizer que já percebi.
Mas é normal que as pessoas comecem a contar desde a última vez que se sagrou campeão,Maio/Junho 82 até Maio de 2000.

Ok. Assunto do jejum encerrado. Vamos torcer para um bom repasto esta época.
Voltando ao tópico “A queda do LFV”, alguém me sabe explicar como é que com a máfia trip ainda em acção quem está sob ataque cerrado são o FCP e o Boavista e os lamps vão fazendo papel de virgem ofendida? Porque é que não há casos na imprensa a propósito da justiça desportiva, e da cível, no referente ao “apito encarnado”? Será que os grupos Pintinho&Major se vão deixar destruir sem que os lamps os acompanhem? Se no CJ há aparentemente 3 trips, 3 lamps e um dos nossos, como é que isto pode estar a acontecer? E o nosso foi o que o presidente tentou escovar! A minha lampionite aguda está a infectar a sério… Aguardo explicações.

Quantos benfiquistas achas tu que existem no Norte do Pais? Meia duzia?

O Benfica 'e um clube muito bem representado nas principais cidades do Norte do pais. Alias, em algumas deles, como Braga por exemplo, 'e o clube com mais adeptos.

Alem disso, vivo em Coimbra, uma cidade maioritariamente benfiquista embora com uma forte presenca sportinguista tambem.

Portanto, 'e por demais obvio que nao preciso ir a Lisboa para conhecer os “verdadeiros” benfiquistas, como tu sugeres.

Ja tu por outro lado, nao fazes a mais pequena ideia de como 'e a massa adepta portista, por motivos mais que obvios.

Devo dizer que o teu comentario foi pouco inteligente, com todo o respeito…

Depois, no actual momento e desde ha uns anos a esta parte, a rivalidade Porto-Benfica 'e maior que a Sporting-Benfica, por varias razoes. Em primeiro lugar, o Sporting perdeu muitos adeptos nos ultimos 20 anos. Em segundo lugar, o FC Porto tem dominado o futebol portugues nos ultimos 25 anos, sendo o principal alvo a abater por parte do Benfica. Em terceiro, a rivalidade Sporting-Benfica esta muito pouco presente nas cidades com forte presenca portista. Por exemplo, eu nao conheco um unico sportinguista que viva a Norte de Coimbra que deteste mais o Benfica que o Porto. Ja os adeptos portistas, estejam eles onde estiverem, sao sempre anti-benfiquistas.

Admito que em Lisboa a rivalidade Sporting-Benfica seja sempre muito maior, por motivos HISTORICOS. O mesmo se passara em cidades dominadas por Benfica e Sporting (cada vez menos).

'E como digo, basta conhecer a massa adepta portista para desviar logo a atencao para o FC Porto em vez do Benfica.

Nao tenhas a mais pequena duvida!

LOL… conheces muitos portistas em Lisboa? Conheces muitos benfiquistas em Lisboa?.. :hand: Espera, deixa-me adivinhar… tu não vens muito a Lisboa, pois não?

A rivalidade Sporting-Benfica é muito maior que as outras por motivos históricos - ora, por que outro motivo poderia ser? Logicamente que é por motivos históricos! Se num campeonato ao acaso a luta pelo Campeonato estiver reduzida a Sporting e Porto, é óbvio que o grande rival dessa época é o Porto… tirando isso, por motivos de história, entra pelos olhos dentro que a grande rivalidade é Sporting - Benfica. Por muitas vezes que digas que o inimigo/rival/whatever é o Porto, a verdade é que o arqui-rival é e sempre será o Benfica - a história assim o determina, é quase genético e “imprinted” na essência de ser Sportinguista.

Agora, tu podes ter os teus exemplos e achares que lá por não gostares dos portistas que os Sportinguistas têm de os eleger como o alvo a abater. Isso é a tua conclusão, o teu feeling e não tenho problema nenhum com isso, mas não venhas meter um atestado de burrice (como tens estado a fazer) à maioria dos Sportinguistas só porque elegem o Benfica como o seu grande rival. Eu conheço poucos portistas e benfiquistas do Porto, tu conheces poucos portistas e benfiquistas de Lisboa, só que, ao contrário de ti, eu conheço muitos mais Sportinguistas que tu em Lisboa que é onde está a maior fatia dos Sportinguistas - como é que te arrogas então o direito de achares que os Sportinguistas do sul é que não vêm bem a coisa?

Não vou discutir mais isto, tens um problema grave que é o de generalizares as avaliações do teu pequeno mundo sem conheceres o universo e de achares que isso te dá razão acima dos outros… já não é a primeira vez que o fazes, nem será concerteza a última, mas é o suficiente para eu terminar esta conversa aqui contigo. :hand:

Não desconfiei do teu Sportinguismo, nem achei que serias benfiquista. Apenas disse que de forma a protegeres o teu sportinguismo deves pesquisar mais neste fórum que terás muito mais cabedal para infrentar os teus “colegas benfiquistas”.

Se consideras isto um ataque, e te sentes melindrado e ofendido, é de facto um poroblema teu, e como tu proprio sugeres, podes aplicar um ignore aqui ao Je, pois não faço parte do Staff deste forum.

O que o Balakov não percebe, é que vivendo eu em Lisboa, e tendo eu no trabalho centenas de benfiquistas e apenas dezenas de tripeiros, sou muito mais atacado pelos lamp+iões do que pelos tripeiros, e isto geralmente é o que acontece em Lisboa.

Isto faz com que eu tenho “30 anos” de luta pelo Sporting contra benfiquistas ranhosos que sempre que o Sporting perde pontos, levo com eles durante 1 semana. Como é óbvio a satisfação que tenho quando o clube dos pacóvios perde pontos é também enporme e é como para eles um motivo de gozo diurante a semana seguinte.

É óbvio que mesmo ficabdo eu eufóriuco porque o rival de sempre perdeu pontos, a minha maior alegria vai para as alegrias do meu clube, ou seja, não sou anti-lampião como tu gostas de chamar a quem não pode ver benfiquistas pela frente, mas tenho-lhes um “ódio” de estimação.

O meu rival desportivo nos últimos anos é o Porto, mas o chamado “rival de café” sempre será o benfas, até leles desaparecerem, ou eu me mudar.

Tu podes não o compreender por vários motivos, mas lá por não o fazeres, andares a dizer que gostamos mais das derrotas deles do que das nossas vitórias, dizeres que somos mais anti-lampiões do que Sportinguistas, é de uma injustiça e desconhecimento tal que apenas merece … bahhh

Posso-te dizer que me custou muito mais perde ro campeonato para o benfas com a falta do Luisão do que todos os outros campeonatos para o Porto. Isto quer dizer, que me custou muito mais relacionar-me socialmente com as pessoas que me rodeiam dia a dia, porque praticamente todas ou são do Sporting ou do Benfas. Imagina o que é ter 2 Portistas a gozar com 20 Sportinguistas por um capeonato, ou teres 50 benfiquistas a gozar com os mesmos 20 Sportinguistas. Como deves compreender, e perceber a diferença é abismal, e o ódio, e vontade de vingança que cresce dentro de nós nada tem a ver com a rivalidade com o Porto.

Eu todos os dias que vou para o Trabalho tenho de passar pela etar da luz. Eu todos os dias levo com os miudos na riua a gritar pelo benfas. Semnpre que o benfas ganbha a porcaria de um campeonato, competição, ou seja lá o que for, eu tenho de levar com eles na rua, no emprtego, nos jornais, em quantidades que tu na zona norte, nem imaginas.

mas ok. Continua lá a achar que somos anti-lampiões, que eu com esse tipo de coisas vivo bem. O que me custam são mesmos os lampiões de merd*

vocês estão aqui com uma discussão que parece o sexo dos anjos.

é lógico que para o paracelsus e para o avantix custa muito mais aturar os benfiquistas porque é onde há mais.
é lógico que para o balakov custa mais aturar os tripeiros porque está onde eles estão.

é caso para dizer dah!!! (que expressão mais gay)

eu que vivo no centro custa-me mais aturar os slglorigozo porque são mais. aliás, portistas são poucos e os que são, posso garantir que têm lá uma costela sportinguista, mudaram para o porto, porque são eles que estão a ganhar e o sporting não… mas quando o sporting ganhou os 2 campeonatos há 6 anos, era vê-los com um sorriso de orelha a orelha…

mas, meus caros amigos, uma discussão como esta, realmente, não compreendo. não faz sentido. ambos prejudicam o sporting há décadas e como tal são ambos rivais a abater. a nossa preocupação deve ser apoiar o nosso sporting e deixarmo-nos de tretas.

e já agora, aproveitemos este tópico para deitar abaixo um dos nossos rivais (e porque não abrir um outro com o título “pinto da costa - o princípio da queda”?).

E tu tens a típica atitude do “Portugal é Lisboa”, tão patente na capital e que muitas vezes é motivo de referencia noutras zonas do país. A expressão “Portugal é Lisboa” não nasceu do nada…

Basicamente estás a dizer que os benfiquistas de Coimbra, Braga e Porto são pouco relevantes. Os que interessam são os de Lisboa. Pah mas Portugal não é Lisboa, ao contrário do que tu pensas.

Já quanto aos portistas, gostava de saber quantos portistas conheces tu em Lisboa. Grande parte da minha família é de Lisboa e, regra geral, cada um é capaz de conhecer meia duzia de portistas, “se tanto”. Tu não fazes a mais pequena ideia do que representa a massa adepta portista, porque não conheces portistas em número suficiente para isso. Já eu conheço muitos benfiquistas, por isso estou À vontade para formar uma opinião acerca deles.

Mais, não faz qualquer diferença nesta discussão conheceres os sportinguistas de Lisboa (ao contrário de mim) porque isso não interessa ao caso. O maior rival histórico do Sporting é e será sempre o Benfica e é óbvio que a esmagadora maioria dos sortinguistas de Lisboa vê o Benfica como principal rival.

O que estamos a discutir é:

• qual o actual maior rival do Benfica? (eu digo que é o Porto, seguramente)
  • qual a massa adepta mais facciosa e fanática? (eu digo que é a do Porto, seguramente)

Tu não estás em condição de responder à ultima questão, porque não conheces um número significativo de portistas (sejam eles de onde forem). E a primeira só poderás responder parcialmente, tal como eu (conheces os benfiquistas de Lisboa, eu conheço benfiquistas do Norte, ambos conhecemos benfiquistas em número significativo, mas não conhecemos amostras de todo o Universo benfiquista).

Será assim tão difícil perceberes a diferença?

E quanto à rivalidade, é óbvio que historicamente a rivalidade Sporting-Benfica sera sempre maior, até porque são 2 clubes da mesma cidade e que ainda por cima é a capital. Porém, em termos práticos, a rivalidade Porto-Benfica é na actualidade maior que a rivalidade Sporting-Benfica.

A questão aqui, tal como um outro forista tão bem disse, é que os sportinguistas dão muito mais atenção ao Benfica que vice-versa. O Benfica está preocupado com o FC Porto, basicamente. A rivalidade com o Sporting está e estará sempre lá, mas a preocupação deles é com o clube que tem dominado o futebol português desde o início da década de 80.

Compara as guerras Porto-Benfica que têm existido com as guerras Sporting-Benfica (nas ultimas duas décadas, entenda-se)… Nem há comparação!

Avantix, eu compreendo perfeitamente que, sendo tu do Distrito de LIsboa ou de uma outra zona repleta de benfiquistas, é normal que detestes mais o Benfica.

O que eu não percebo (e não estou a falar de ti em particular) é aquele sentimento de “o Benfica é o clube a abater” num contexto em que basicamente o Benfica não ganha nada (inclusive até tem ficado atrás de nós) e um outro clube (corrupto, diga-se de passagem) tem coleccionado títulos atrás de títulos.

O Sporting está na posição em que está por causa do FC Porto, não se iludam. O FC Porto é o principal responsável pelo enorme declínio do Sporting nos últimos 20 anos e é sem dúvida o alvo a abater.

Agora, é claro que vocês, não conhecendo portistas, não chegam a criar uma rivalidade como a que têm com o Benfica. Mas racionalmente deveriam compreender que o principal rival actual do Sporting é o FC Porto e se queremos ser os melhores, é com o FC Porto que temos de nos preocupar.

Que me dizes tu das dezenas de sportinguistas que já foram vistas a festejar os títulos do FC Porto nos Aliados, só porque “não foi o Benfica a ganhar”. Achas isso um comportamento normal? Ainda se fosse festejar o título do Boavista, porque “não foi nenhum dos rivais a ganhar”, mas mesmo assim ainda seria estranho… quanto mais festejar o título do principal inimigo futebolístico do Sporting (e remeto para a definição de “inimigo”).

Eu vejo as coisas do seguinte modo:
Sporting - portugueses
Benfica - castelhanos
FC Porto - muçulmanos

A rivalidade histórica é entre os portugueses e castelhanos, mas no “fim do dia” têm que se unir para derrotar um inimigo comum, mais poderoso (os muçulmanos). Após a batalha com este adversário, portugueses e castelhanos voltam à velha rivalidade.

Nada mais falso, eles preocupam-se e muito, tentam é não o demonstrar para que não se lhes veja a “fraqueza”, onde vivo a amostragem é típica da zona de Lisboa e o ódio que as lamparinas têm pelo Sporting é por demias notório, em qualquer café se podem observar sempre muitas galinhas a assistir a jogos do Sporting e a comemorar efusivamente os golos dos adversários (quando os há).

É o mesmo tipo de rivalidade que existe entre o Manchester City e o Manchester United, por exemplo. Não podem um com o outro, torcem sempre pela derrota do vizinho, mas lá pro fim do dia os adeptos do Manchester United estão é preocupados com o Chelsea, o Arsenal e o Liverpool.

Já me foi dito por um adepto do ManUtd que o clube que mais detesta é o Manchester City.

Convém diferenciar rivalidade de adeptos com rivalidade de clubes. Não pode existir rivalidade de adeptos numa zona que só tenha adeptos de um dos clubes. Em Lisboa, praticamente não há portistas e como tal quando o FC Porto vence praticamente não se houve barulho nenhum e benfiquistas e sportinguistas não serão incomodados. O mesmo se passa no Porto quando o Sporting ganha. Como são muito poucos, os portistas não se sentem incomodados. Já quando foi o Benfica campeão, havia muitos benfiquistas nas ruas, inclusive centenas nos Aliados e a própria claque dos SD (mais uns quantos adeptos soltos) foi pros aliados tentar distribuir pancada (mais um exemplo do facciosismo dos adeptos do FC Porto).

Se bem me lembro em 99/00 eram muitos a festejar nas ruas do Porto, não chegou foi a existir conflito com os sd.

Tambem não me parece que sejam assim tão poucos os adeptos do Sporting no Porto em particular ou no norte em geral, quando a equipa está em alta os estádios enchem e não acredito que seja tudo de Lisboa e arredores + claques, tem de estar lá muita “massa” adepta do norte.

Continuo a achar que o Sporting é a maior força desportiva nacional e ninguem me convence que o recreativo tem mais adeptos que o nosso Sporting, por mais estatísticas e outras coisas que me apresentem.

E achas muito bem, ainda que, ao contrário do que dizes, são as próprias estatísticas que dizem que o Sporting é a maior potência desportiva em Portugal e uma das maiores da Europa.

Os números não enganam. O segundo clube europeu com mais vitórias no conjunto das modalidades, o clube com mais atletas ou ex-atletas medalhados nos JO em todo o Mundo.

Não desvirtues os factos que eles estão escritos e bem escritos.

Isso que referiste é o que tu estás a discutir… lê com mais atencão os posts anteriores e irás verificar que estávamos a falar do porquê da rivalidade Sporting - Benfica ser muito maior que Sporting - Porto (por outras palavras, porque é que a maioria dos Sportinguistas deseja e continuará a desejar que o Benfica perca antes do Porto) e que essa relacão não se irá alterar só porque sim ou porque tu assim o queres.

E o facto de não se alterar não significa que tenhamos palas, sejamos burros ou tenhamos pensamento regional, como tu apregoas e insinuas… significa sim que não conheces os Sportinguistas em geral e fazes juízos errados sobre os mesmos.

Paracelsus, não haverá nenhum sportinguista em todo o Mundo que ache que a rivalidade Sporting-Porto é maior que a rivalidade Sporting-Benfica. Eu jamais me atreveria a dizer uma barbaridade desse tamanho. Aliás, entre Sporting e Porto a única rivalidade que existe é aquela que resulta do facto de serem dois clubes que lutam pelos mesmos objectivos. O que eu estou a tentar demonstrar é que actualmente a rivalidade Benfica-Porto é maior que a rivalidade Benfica-Sporting e os adeptos do FC Porto são os mais facciosos.

Como tal, digo eu (e não sou o único deste fórum a dizer) que os sportinguistas dão demasiada atenção ao Benfica, mais do que eles merecem e certamente mais que a atenção que os benfiquistas dão ao nosso clube.

É isso que eu critico. O nosso principal adversário é o FC Porto e é contra eles que devemos lutar em primeiro lugar.

Tenho dúvidas que os benfiquistas no geral sintam neos a rivalidade que nós Sportinguistas, mas como é só um feeling aceito que tenhas razão.

Quanto ao resto estou de acordo contigo, o que tenho tentado explicar é o porquê de ser o Benfica o nosso maior rival e o porquê de essa situacão não se alterar, por muito tudo-e-mais-alguma-coisa que os portistas sejam, por muito corrupto-a-favor-do-Porto que o sistema seja, etc e tal. O Benfica é o nosso arqui-rival e acredito que sempre o será, só concebendo que no caso do Benfica ir parar à 2a divisão se comece a criar uma nova rivalidade entre Sporting e Porto.

Dizer que actualmente deveria ser o Porto é muito bonito, mas há coisas tão enraizadas e entranhadas na forma de ser Sportinguista que não dá para retirar, esquecer ou substituir no plano abstracto de uma tabela classificativa. :arrow:

Basicamente nem estavamos em desacordo, estavamos simplesmente a discutir coisas diferentes.

De todos os benfiquistas que conheço, custa-lhes mais o Sporting ganhar o campeonato que o Porto. De longe. Porque nós atentamos-lhes a cabeça. :twisted: Em zonas onde há mais portistas que sportinguistas é natural que os lampiões sofram mais com as vitórias do Porto. Em relação à arrogância dos adeptos, é ela por ela. Onde a tripalhada está em maioria, é impossível de aturar. Cá em baixo, em cada lampião há um ■■■■■■. Nem mais, nem menos.

Os sportinguistas estão dispersos pelo país. Há zonas em que são proporcionalmente mais, noutras menos. Creio que só mesmo na cidade de Lisboa é que há mais Leões que lampiursos. Na periferia, depende dos concelhos. A margem sul é de grande maioria lampiónica. Na zona saloia é equilibrado. Na linha se calhar estamos em maioria. Mas o sportinguista no geral não tem a atitude dos outros, por isso, mesmo onde somos mais, não somos tão hostis para os rivais. Isso viu-se quando a nossa gente festejou os títulos de 2000 e 2002. Não houve insultos contra ninguém, havia imensa gente na rua e portou-se tudo lindamente. Quando o Porto ganha, não vale a pena falar o que se passa no Porto. E em 2005 quando os lampiursos festejaram o título comprado, não havia mais gente na rua em Lisboa que quando o Sporting tinha sido campeão. Mas o “bedum” era mais que muito. :lol: Viu-se gente a mostrar o traseiro no Marquês e outras cenas tristes… :sick:

O LFV sempre foi um personagem obscuro, mas tem feito um grande trabalho a nível de gestão no clube vizinho (que depois balança com uma gestão desportiva simplesmente desgraçada :rotfl: ).
Será que neste momento estavamos no buraco em que estamos se tivessemos o grande sportinguista Domingos Soares Oliveira :clap:(responsável máximo pela gestão financeira dos lamps) se mudasse para o lado de cá da barricada? Sinceramente acho que estavamos melhor servidos, mas pronto, espero que um dia venha para o nosso lado a ver se consiga evitar o afundanço do barco. :frowning:

Mas no que toca ao Apito Dourado/Final, só andou para a frente graças ao desgraçado do LFV.
Essa é a triste verdade e é algo que me chateia imenso porque foi com grande orgulho que vi o DdC a dar início a este processo! :beer: Deviamos ter estado presente nessa guerra e graças ao FSF não estivemos nem agora merecemos o crédito que podia (e devia!) ser nosso.

Não tenhas. Eles estão mais preocupados com o Porto, é inegável.

Eu sou lisboeta e noto bem isso. É claro que há sempre rivalidade entre nós, mas o inimigo público nº1 deles é sem dúvida nenhuma o Porto. É com pena ver que, nós sportinguistas (no geral), continuamos a apontar as nossas armas aos lamps em vez de as virarmos para os porcos.
São os porcos (e os tentáculos do polvo) os grandes culpados por termos a falta de sucesso dos últimos 20 anos, graças a jogadas de bastidores, de corrupção, de fruta e chocolatinhos. Não lhes perdoo isso, nunca!! :cartao: