Luis Filipe Vieira - O Princípio da queda

Eu não choro as vitórias do FC Porto como vocês choram as do Benfica…

Como já disse várias vezes, estou em muito melhor posição para comparar a massa adepta desses 2 clubes. Vocês em Lisboa praticamente não conhecem portistas. Eu no Distrito do Porto conheço muitos benfiquistas, apesar do FC Porto ser de longe o clube mais representado. E digo, sem quaisquer dúvidas, que os adeptos do FC Porto são bem mais facciosos e fanáticos que os do Benfica.

Vocês não conhecem essa realidade, por isso é que distribuem o vosso “ódio clubístico” em 90% para o Benfica e 10% para o FC Porto.

O Porto domina o futebol português e é o principal culpado pela posição em que se colocou o Sporting nos últimos 25 anos.

O vosso anti-lampionismo moldou-vos o senso da realidade neste capítulo. É como se costuma dizer, o futebol cega, são poucos os que conseguem uma visão realista e isenta. Eu não fujo à regra, mas faço os possíveis por ser o menos parcial possível.

Por exemplo, acredito piamente que, no GERAL, e reforço a palavra GERAL, o Benfica não foi beneficiado no ano em que ganhou o único campeonato. Foi levado ao colo nas últimas jornadas, mas na primeira volta foram bem prejudicados numa série de jogos, incluindo os jogos contra o FC Porto e 3 jornadas consecutivas em que levaram golos em fora de jogo. Bem sei que nenhum de vós se lembra disso, mas não é por isso que esses lances deixaram de existir.

E sim, bem sei que o golo do Luisão foi irregular. Aliás, já o disse várias vezes neste fórum. E lembro-me do golo mal anulado ao Sporting no Sporting-Braga e os 3 (!!) golos em off-side do Nacional que nos tiraram a Liga dos Campeões.

Mas ver os dois lados fica sempre bem… os vossos argumentos são os mesmos que usam os nossos rivais quando falam dos 17 penaltis que tivemos em 2001-02. Recorde de toda a história do futebol portuguÊs e com larga vantagem! Convenhamos que é motivo suficiente para benfiquistas e tripeiros colocarem em causa a justiça do nosso título (que, a meu ver, foi inquestionável).

Paracelsus e Avantix, já venho fórum há mais de um ano, já desde os tempos do velhinho fórum, embora esteja registada há menos que isso, sei que são mais que muitas as suspeitas de benfiquismo que há acerca de qualquer user que tenha uma opinião menos anti benfica.

Dei a minha opinião, há ali um botão que diz ignorar, façam-no se quiserem.

Também deve haver um que diz “banir”, se for o caso, paciência, não devem faltar fóruns onde se possa ter opiniões divergentes da maioria.

Sinceramente é de uma pessoa perder a vontade de participar. ???

So posso concluir que anda por aqui gente muito jovem , e entao como e obvio nao passaram pelos tempos que quando o benfica ganhava nao havia televisao!!

Dizer que os adeptos do Porto sao mais fanaticos que os do benfica e desconhecer na totalidade esta realidade!!

Tudo era feito atravez de compadrio, nao acerdito que o benfica paga -se a arbitros, era tudo "natural "
como diz o Verdilhao, mas nao deixava de ser menos mafioso que o porto e hoje, antes pelo contrario, o tal sistema adoptado pelo benfica e bem pior a todos os niveis!!

Eu nao me esqueco , quando jogava o Humberto Coelho no benfica bastava levantar o braco para o arbitro marcar fora de jogo!!

Tudo o que tinha a ver com reformas do futebol portugues, auxilios governamentais aos clubes, presidentes da federacao , dirigentes conotados com o benfica que tudo faziam para prejudicar o Sporting!!

Imaginem que Portugal chegou a ter como seleccionador nacional o Seabra que nunca jogou a bola nem nunca treinou nenhum clube , mas so por ser benfiquista foi o escolhido!!

A comunicacao social, desde os jornais desportivos, televisao tudo era feito com o intuito de ajudar os lampes, arbitros irradiados por se provar ajudar o benfica, jogadores do sporting nao iam a seleccao em detrimento de jogadores do benfica etc!!

Para quem tem 40 anos como eu e obvio que tinha muitas mais coisas para dizer .

Continuo a acerditar que o sistema benfiquista e bem pior que o portista, e numa altura destas com a ansia que tem de ganhar , e muito perigoso!!

Eles so nao tem ganho mais porque na verdade tem cometidos muitos erros, porque as ajudas exteriores continuam bem patentes, senao vejamos o ultimo campeonato que ganharam ,2 vezes que participaram na liga dos campioes quando deveria ter sido o Sporting!!

Ainda havera tanta coisa para desvendar em relacao a este clube mafioso que e o slb!!

Posso saber de que terra és?

Eu expliquei porque disse isso e não tenho a mais pequena dúvida a esse respeito. Os adeptos do FC Porto são indiscutivelmente mais fanáticos e facciosos que os benfiquistas do Norte. E olha que ainda há MUITOS benfiquistas no Norte…

E já que falas em corrupção, achas que o Sporting também se valeu do “sistema” até ao início da década de 60, altura em que era o clube com mais títulos em Portugal? Se disseres que sim, manténs a coerência. Se disseres que não, mostras uma total falta de isenção.

Ah, antes que me esqueça…

Gostava de dizer que acho muito curioso que menosprezem por completo o historial do Benfica dizendo que foi à custa de corrupção. Dizemos actualmente o mesmo do FC Porto. Afinal, só o Sporting é que ganha com justiça? E se nem o Sporting o faz, será que algum campeonato é ganho com justiça?

Mas o mais engraçado é que argumentam que as vitórias do Benfica remontam já há várias décadas e, portanto, já têm pouco valor. Porém, ainda receiam o sistema que supostamente o Benfica dominava há 30-50 anos atrás. Será que se esqueceram que o FC Porto domina o sistema há 25 anos? São 25 anos, meus caros, nem o Benfica conseguiu um domínio tão duradoiro. A diferença é que o Benfica lá ia ganhando uns campeonatos nos períodos de domínio do Sporting e do FC Porto, daí ter mais que os outros.

Mas o domínio do FC Porto já ultrapassou o do Benfica. E vocês continuam com a mesmas tretas do “benfica isto” e “benfica aquilo”… O principal adversário do Sporting actual é o FC Porto e é o FC Porto que temos de derrotar se queremos ser campeões.

Porque a mim não me basta ficar à frente do Benfica… :whistle:

Impressionante, porque acho que nunca aconteceu em relação a algum forista: neste tópico, concordo com tudo o que disse o Balakov2007. :arrow:

Nesta zona entre Aveiro e o Porto até se pode considerar que estamos no “Grande Porto” se formos a atender à clubite dos colegas de trabalho, amigos e familiares. Isto está um caos! Por tudo isso, o meu principal adversário também é o Fóculporto. E é contra a hegemonia do Fóculporto que o Sporting tem que lutar. Custa-me ver a equipa perder com o Fóculporto e todos acharem “normal”… A rivalidade com o Fifica é só isso mesmo: rivalidade. E não pode (não devia) toldar os sportinguistas.

Dá-lhe, Balakov! :arrow:

[b]Equipamentos para 2008/2009 vêm do céu[/b]

Os novos equipamentos do Benfica para a época 2008/2009 foi transportados pelo paraquedista Mário Pardo, conhecido praticante de queda livre, que saltou de um helicóptero e aterrou no Parque Eduardo VII, em Lisboa.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=794614&idCanal=11

Há coisas fantásticas ;D

não há?

Não me parece que te tenhamos ofendido.

O que é ofensivo é afirmar que não se acredita que o SCP não tenha sido beneficado sem se documentar antes sobre os períodos da história do futebol português. E aí é notório que praticamente tudo o que o Sporting conquistou foi com muito esforco e dedicacão e o no nosso período áureo foi porque tínhamos sem dúvida os melhores jogadores de Portugal.

O declínio do período áureo do Sporting comeca logo com uma à galináceo, ou vais negar que tenham sido as galinhas a “desviar” um jogador chamado Eusébio, legitimamente formado numa filial do Sporting e que era suposto ter continuado ao servico do Sporting? E também vais negar a influência de Salazar ao impedir a saída de Eusébio das galinhas para estas manterem o “povo ocupado” com o futebol em vez da política? E já agora, consegues nos teus anos de vida encontrar um período de 5 anos… 5 anos apenas em que o Sporting tenha sido sistematicamente beneficiado?

Não encontras.

Com estes argumentos é difícil discutir :inde:… “estou em muito melhor posição para comparar a massa adepta desses 2 clubes”? “O vosso anti-lampionismo moldou-vos o senso da realidade neste capítulo.”?

Isso só pode ser piada… amigo, eu vivi muitos anos em Setúbal, e por essa ordem de ideias também posso dizer o seguinte: os Sportinguistas devem é desejar a derrota do Vitória de Setúbal, porque os tipos são mais fanáticos, mais mafiosos, mais isto e aquilo que os benfiquistas dessa terra. O FCPorto é do Porto, got it? Já viveste em Lisboa para comparares os adeptos do Porto com os do Benfica? Concerteza que não, caso contrário não afirmavas essas barbaridades.

Portanto, a rivalidade das rivalidades é Sporting-Benfica, a rivalidade com o Porto é secundária a esta. Claro está que na cidade do Porto não será bem assim, mas essa é a EXCEPCÃO… repito, essa é a excepcão! Não tomes a tua realidade como uma amostra significativa e não generalizes as tuas amostras, como se o pudesses fazer sem qualquer margem de erro.

Falta de isenção porquê? Eu só nasci em 77, e apenas comecei a acompanhar o futebol bem no final dos anos 80. Por isso obviamente que só posso falar desse oeríodo.
E portanto tal como o Paracelsus afirmo que nunca assisti nenhum período em que o Sporting fosse beneficiado como os orcs ou os andrades costumam ser.

O domínio do Porto não existe há 25 anos. Na década de 80 o Benfica ganhou 5 campeonatos, o Porto 4 e o Sporting 1. O domínio do Porto começa nos anos 90, aproveitando a crise no Benfica, porque o Sporting já tinha deixado de ganhar regularmente desde a década anterior. Portanto, a hegemonia portista tem quase a mesma duração que a do Benfica, que dominou desde o início da década de 60 até quase ao final dos anos 70, ou seja, 14 campeonatos entre 1960 e 1977 (quatro vezes tricampeão nacional), contra 13 campeonatos do Porto entre 1990 e 2008. Até nisso são parecidos. Só espero que a guerra entre ambos os afunde e que o Sporting APROVEITE. :twisted:

Para se entender melhor o que o jejum de 18 anos nos custou, basta recordar que o Porto tinha apenas 4 campeonatos da 1ª Divisão em 1982, o Sporting 16 e o beifica 21 (não incluo a I Liga Experimental), enquanto agora os lampiões têm 28, o porco 22 e o Sporting 18…

Uma coisa,em todos nós há um anti lampião dentro de si um pouco,mas será que nos lamps também há um anti Sporting?
É que a ideia que fica é que eles não se “preocupam” tanto connosco como nós com eles,e é isso que não gosto tanto por vezes,parece que lhe estamos a dar demasiada atenção quando eles nem querem saber tanto.Mas pode ser que esteja enganado não sou de Lisboa ou arredores portanto não sei ao certo,é apensas o que me transparece à “distância”.

Sobre o assunto do tópico,acho Vieira um Pinto da Costa vermelho na maneira de “incendiar” os ânimos,mas que percebe muito menos de futebol.

Eu leio cada coisa… Eu ainda não tinha vindo a este tópico, mas confesso que agora ao fazê-lo fiquei estupefacto!
Balakov então tu afirmas que a luta contra o sistema de Dias da Cunha foi uma treta e que o orelhas é que andou a lutar???
Quer dizer, há pessoal que afirma que eu sou demasiado crítico para com as pessoas do meu clube e tudo o mais, mas tu desta vez foste longe de mais… Dias da Cunha foi a primeira pessoa a falar em sistema em Portugal e pegou no touro pelos cornos ao dizer que o sistema era encabeçado pela pessoa do major Loureiro… Agora que as autoridades competentes e com meios de resolver isto não tenham andado para a frente é outra questão (como se viu no programa “Prós e Contras” lá com o gajo que é secretário do Desporto")…

Luis Filipe Orelhas o justiceiro??? :lol: Não brinques comigo! Ele foi a pessoa que afirmou que era mais importante ter as pessoas nos lugares certos na Liga e voilà foi campeão nessa época em que tudo se fez para que um bando de coxos ganhasse o título! Nesse ano até ao Algarve se foi jogar o campeonato, tendo o Farense descido há tantos anos… O homem que combinava árbitros por telefone, que antes do escândalo Apito Dourado era só beijinhos e abraços com o major (só o abandonou quando o último estava numa posição frágil!), agora virou santo da justiça…

Quanto à questão de como o Sporting se deve colocar nisto tudo, é muito simples! Deve-se abster! Já basta de guerrinhas e de aproximações, porque isso não nos leva a lado nenhum pois quando o fazemos o roubo de que somos alvo torna-se mais evidente, e depois temos de comer e calar! Por isso, o que o Sporting deve fazer é lutar por si e caso ache que se deva queixar, que o faça… Agora, quanto ao facto de querermos as derrotas do Benfica, tens de compreender que isso é normal porque são rivalidades antigas! Mas não é por isso que devemos achar normal uma derrota com o Porto e aí concordo contigo com a apatia por entre os adeptos quando tal acontece… Não posso concordar é que digas que só o Porto beneficiou do sistema nos 25 anos porque isso é mentira! Tanto o benfica como o porto o foram, com a diferença de que o porto mantém uma estrutura mais estável e que acerta mais nas suas opções… Se isso os faz piores que o Benfica? Obviamente que não, porque se ambos fizeram batota no passado mais recente, temos de concordar que dentro da batotice o porto tomou medidas no plano desportivo que tiveram mais sucesso, o que não deve impedir de se combater a batota aos dois, pois não é só por um ter mais sucesso que o outro, que o batoteiro falhado passa a ser mais honesto…

Atenção. O jejum foi de 17 anos. A “boa imprensa” dos outros diz isso, mas os Sportinguistas não podem cometer um erro desses.

81/82 a 99/00.
18 anos…

Foram 17 épocas sem vencer o campeonato:
0 81/82 → CAMPEÕES
1 82/83
2 83/84
3 84/85
4 85/86
5 86/87
6 87/88
7 88/89
8 89/90
9 90/91
10 91/92
11 92/93
12 93/94
13 94/95
14 95/96
15 96/97
16 97/98
17 98/99
18 99/00 → CAMPEÕES

Portanto 17 anos.

edit: ok, é discutível pois depende se contamos até ao início ou até ao final do campeonato em que nos sagramos campeões. No entanto um clube que seja campeão numa época e renova o título na seguinte, ninguém irá dizer que não era campeão há um ano, visto que o título dura até ao final do campeonato seguinte. Nesse caso só em 83 é que deixámos de ser campeões, para voltarmos a ser em 2000, ou seja, 17 anos depois.

Esse é o erro que quase toda a gente comete. Parece certo mas não está. Passo a explicar.
Um clube ganha no ano 2010/11 e volta a ganhar no ano 2012/13. Pela tua lógica são 2 anos de jejum.
Um clube ganha no ano 2010/11 e volta a ganhar no ano seguinte (2011/12). Pela tua lógica é 1 ano de jejum.
Espero que tenhas percebido que o jejum se refere aos campeonatos perdidos e que portanto entre 81/82 e 99/00 passaram 18 anos mas nós fizemos um jejum de 17 anos porque perdemos 17 campeonatos.

Este erro é tão comum que se os moderadores assim o entendessem poderiam pôr esta explicação algures e em evidência para ver se ninguém dos nossos o volta a cometer.

Acho que uma coisa são épocas outra anos.
Continuo a achar que são 18 anos,pode é ser 17 épocas.
Mas o que interessa é que Acosta e companhia quebraram o jejum. :slight_smile:

EDIT:Já percebi,só conta a partir de 83(ano em que eu nasci) a contagem,está certo.

Pela tua lógica um campeão crónico faria todos os anos um ano de jejum… :whistle: