Eu não choro as vitórias do FC Porto como vocês choram as do Benfica…
Como já disse várias vezes, estou em muito melhor posição para comparar a massa adepta desses 2 clubes. Vocês em Lisboa praticamente não conhecem portistas. Eu no Distrito do Porto conheço muitos benfiquistas, apesar do FC Porto ser de longe o clube mais representado. E digo, sem quaisquer dúvidas, que os adeptos do FC Porto são bem mais facciosos e fanáticos que os do Benfica.
Vocês não conhecem essa realidade, por isso é que distribuem o vosso “ódio clubístico” em 90% para o Benfica e 10% para o FC Porto.
O Porto domina o futebol português e é o principal culpado pela posição em que se colocou o Sporting nos últimos 25 anos.
O vosso anti-lampionismo moldou-vos o senso da realidade neste capítulo. É como se costuma dizer, o futebol cega, são poucos os que conseguem uma visão realista e isenta. Eu não fujo à regra, mas faço os possíveis por ser o menos parcial possível.
Por exemplo, acredito piamente que, no GERAL, e reforço a palavra GERAL, o Benfica não foi beneficiado no ano em que ganhou o único campeonato. Foi levado ao colo nas últimas jornadas, mas na primeira volta foram bem prejudicados numa série de jogos, incluindo os jogos contra o FC Porto e 3 jornadas consecutivas em que levaram golos em fora de jogo. Bem sei que nenhum de vós se lembra disso, mas não é por isso que esses lances deixaram de existir.
E sim, bem sei que o golo do Luisão foi irregular. Aliás, já o disse várias vezes neste fórum. E lembro-me do golo mal anulado ao Sporting no Sporting-Braga e os 3 (!!) golos em off-side do Nacional que nos tiraram a Liga dos Campeões.
Mas ver os dois lados fica sempre bem… os vossos argumentos são os mesmos que usam os nossos rivais quando falam dos 17 penaltis que tivemos em 2001-02. Recorde de toda a história do futebol portuguÊs e com larga vantagem! Convenhamos que é motivo suficiente para benfiquistas e tripeiros colocarem em causa a justiça do nosso título (que, a meu ver, foi inquestionável).