Luis Filipe Vieira - O Princípio da queda

o sporting não tem que estar a lutar pela verdade desportiva e contra a corrupção porque não lhe compete fazê-lo.

para isso existem instituições que têm esse dever. o sporting fez aquilo que lhe competia no momento certo e pela voz de dias da cunha, que denunciou publicamente aquilo que se passava no futebol português há vários anos, para não dizer décadas. a partir daí e no momento em que as entidades responsáveis começaram a investigar e a julgar essa gente, o sporting não tem nada que se meter porque não é da sua competência. se se concorda ou não com os castigos aplicados, não importa para o caso porque não é o sporting quem decide nem vai lá dar palmadinhas no rabo aos juízes que estão a decidir só porque foram muito brandos.

da sua competência é resolver os problemas de tesouraria, formar boas equipas em todas as modalidades, criar novas equipas e manter o seu estatuto de maior potencia desportiva nacional, que diga-se de passagem, anda um pouco pelas ruas da amargura, salvo algumas excepções.

se existe alguma coisa para denunciar que ainda não é do conhecimento público nem está a ser investigado, então aí sim, o sporting que arme um 31 de todo o tamanho. mas se não há nada, então que fique no seu lugar e a resolver os seus próprios problemas.

A partir do momento em que o Sporting tem sido a maior vitima do sistema, acho que deveria ser o mais empenhado em por fim a esse dito sistema…

Se houve alguem prejudicado com o poder que o FC Porto ganhou no futebol portugues, foi indiscutivelmente o Sporting. Como tal, nao faz sentido absolutamente nenhum que deixem este guerra para os outros.

Seremos sempre uns anjinhos… Depois queixem-se dos 2 campeonatos em 25 anos… (por muitos problemas que possamos ter, nao fosse o sistema teriamos uns 7-8 campeonatos nesse mesmo periodo, o suficiente para continuarmos a ser o numero 2 em historial futebolistico e o suficiente para mantermos a nossa massa adepta intacta)

Então mas isto é típico de um Presidente que dedica uma hora por dia ao Clube que preside e que não tem “feitio” para andar nisto de reclamar e a aborrecer-se com os outros. :mrgreen:

Este ‘pormenor’ da ausência de defesa dos interesses do SCP na Liga é só uma ponta do iceberg, já que essa ausência é, infelizmente, muito mais generalizada.

Para mim é, infelizmente, muito claro.

1. O “sistema natural” era, e é, dos lamps.
  2. O Sporting foi comido muitos anos pelos lamps.
  3. Os trips montaram uma “máfia anti-natural” e conseguiram dar cabo do sistema.
  4. O Sporting continuou a ser comido muitos anos, mas agora pelos trips.
  5. Quando a máfia dos trips perder mesmo força, o sistema dos lamps vai voltar e o Sporting voltará a ser comido pelos lamps.

Tendo que optar, prefiro ser comido pelos trips. Sempre estão mais longe… :-[

Para mim é, infelizmente, muito claro.

1. O “sistema natural” era, e é, dos lamps.
  2. O Sporting foi comido muitos anos pelos lamps.
  3. Os trips montaram uma “máfia anti-natural” e conseguiram dar cabo do sistema.
  4. O Sporting continuou a ser comido muitos anos, mas agora pelos trips.
  5. Quando a máfia dos trips perder mesmo força, o sistema dos lamps vai voltar e o Sporting voltará a ser comido pelos lamps.

Tendo que optar, prefiro ser comido pelos trips. Sempre estão mais longe…

Nao podia concordar melhor, alias esta e uma tese que continuo a argumentar ha muitos anos e continuarei, mas pelos vistos o anti-portismo por vezes e tanto que por vezes faz as pessoas se esquecerem do que os lampes sempre fizeram ao Sporting!!

Não temos garantia absolutamente nenhuma que pondo fim ao sistema tripeiro será o Benfica a assumir o novo sistema. Aliás, o mais provável é o Sporting começar a deter a hegemonia do futebol portugues caso o FC Porto comece a cair.

Depois, tenho pena que este anti-lampionismo desvirtue o verdadeiro amor ao Sporting. Quando o Benfica supostamente dominava o sistema, o Sporting seguramente ganhava mais de 2 campeonatos em 25 anos. Vocês chegam ao ridículo de sugerir que é preferível ser o FC Porto a ganhar em vez do Benfica mesmo que isso signifique o Sporting ganhar ainda menos. Expliquem-me onde está o sportinguismo nesse raciocínio.

O Benfica não me mete medo. Neste momento, e apesar de tudo, as coisas continuam a favor do FC Porto. Já são 30 anos de domínio portista, já ultrapassou a duração dos períodos dominados pelo Benfica e pelo Sporting. E vocês preferem que assim continue para não correrem o risco de ver o Benfica começar a ganhar.

Reality check para todos vós, sportinguistas de Lisboa. O número de benfiquistas que eu conheço no Distrito do Porto é MUITO superior ao número de portistas que vocês conhecem no distrito de Lisboa. Portanto, estou bastante seguro quando digo que os adeptos do FC Porto são MUITO mais fanáticos, facciosos e bairristas que os do Benfica. Se um dia algum de vós acabar por vir viver para o Norte, perceberá isso e mudará a imagem que tem do Benfica\Porto.

Ora aí é que meteste a palavra certa 8). Isto não se explica, para um Sportinguista, se o Sporting não ganha, só uma coisa interessa a seguir: é que o Benfica não ganhe.

Não dá para explicar, faz parte da essência de um Sportinguista. Se vivesses em Lisboa e respirasses o ambiente do Estádio de Alvalade todos os dias, percebias logo isso.

A essência de ser um sportinguista passa por torcer sempre pelo melhor para o Sporting. Quanto muito, só depois virá a rivalidade com o Benfica e mesmo assim isso não se aplica a todos os sportnguistas. Não estás à espera que um sportinguista do Distrito do Porto ande a torcer pelo FC Porto nos jogos contrao Benfica pois não?

Já o disse, os adeptos do FC Porto são os mais facciosos e fanáticos de Portugal e é pena que vocês estejam totalmente a leste desse facto.

Mas como disse, ser sportingista é querer que o Sporting ganhe! Ponto final! Se no domínio do Benfica o Sporting ganhou 6 campeonatos e no domínio do FC Porto o Sporting ganha 2 campeonatos, é óbvio que um verdadeiro sportinguista estaria menos insatisfeito no primeiro caso.

Preferes ganhar 2 campeonatos em vez de 6 se isso significar ser o FC Porto campeão em vez do Benfica? Isso, meu caro, não é ser sportinguista. É ser anti-lampião com (quanto muito) uma simpatia pelo Sporting.

Não foi isso que eu disse… o que eu escrevi foi que, “se o Sporting não ganha”, a esmagadora maioria dos Sportinguistas prefere ver o Benfica a perder num Benfica - Porto… não há volta a dar a isto, é mais forte que nós.

É lógico que ver o Sporting a ganhar é sempre a prioridade número 1.

Isso já compreendo. A rivalidade no futebol existirá sempre.

Sporting-Benfica
Benfica-Porto
Barcelona-Real Madrid
River Plate-Boca Juniores
Corinthians-São Paulo
Flamengo-Fluminense
etc etc

Mas o que eu quero dizer é que o Sporting tem TODO o interesse e mais algum em pôr fim ao sistema tripeiro. E mesmo na eventualidade do Benfica assumir o sistema (coisa em que não acredito), o Sporting sairá ainda a ganhar relativamente à situação actual.

Nem mais nem menos do que aquilo que eu penso.

E com a agravante, de que, bem ou mal, uma “máfia” do norte é sempre denunciada - não querendo com isto dizer que tem algum efeito prático, a denuncia. Já uma “máfia” controlada pelos lampiões jamais é denunciada, pois eles controlam a comunicação social - e isso é incomparávelmente pior do que aquilo que se passa com o fcp.

Por isso prefiro perder para o porto do que para os lampiões. É tão simples quanto isto.

Caro Balakov2007,
Afirmas “…ter pena que o meu anti-lampionismo desvirtue o meu verdadeiro amor ao Sporting…”.
Percebo a tua pena, mas não tenhas medo que isso não me acontece.
Será que não é o teu anti-tripismo que te faz temer isso?

Eu não entendo. Vocês parecem mais interessados no mal do benfica do que no bem do Sporting.

Enquanto não conseguirem por o ódio desmesurado de lado não conseguem ver que quem anda a minar isto tudo, desde há muitos anos, é o Porto. E, na minha opinião, eles aproveitam-se desta posição do Sporting para fazerem do futebol português a miséria em que se encontra.

A sério, ninguém aqui gosta do benfica, mas lutemos contra a verdadeira corrupção, feita pelo Porto.

Os órgãos da FPF e da Liga, está tudo minado por essa gente. Este exemplo do Gonçalves Pereira é só uma amostra do verdadeiro poder deles.

Bolas!Lutemos contra a corrupção em primeiro lugar, contra o benfica é em campo.

Se bem que lutar contra a corrupcão é TAMBÉM lutar contra o Benfica - não me esqueco do Campeonato que ganharam com roubo atrás de roubo, das manobras habilidosas do LFV aos árbitros sempre que pode, da forma como têm passado impunes por cima de todas as regras (e ainda me lembro da fantochada que foi a CML baixar as calcinhas para se fazer o Estádio da Luz e dos lampiões quererem um estatuto de privilegiados só por serem o clube que são). Se há Clube tão corrupto como o Porto, esse clube chama-se Benfica - tem é tido tipos menos inteligentes que os do Porto nos últimos 25 anos e só por isso não estão no poleiro. Portanto, lutar contra o Benfica é o dever de qualquer Sportinguista, por tudo o que de ruim essa instituicão simboliza.

Que ganhe o Sporting… e não há nada a fazer… corrupto por corrupto, prefiro que perca o Benfica. :twisted:

Caro Buffy,
Se pensas que é apenas em campo que teremos que lutar com os lamps estás tremendamente enganado. E é muito mais difícil lutar contra o sistema dos lamps do que contra a máfia dos trips.
Para perceberes resumo assim:
Era uma vez um país em que a grande maioria dos agentes desportivos era naturalmente lampiónica e este naturalmente quer dizer que não precisava de ser comprada (com dinheiro, presentes ou fruta) para beneficiar os lamps pois esse era “naturalmente” o seu desejo. Não acredito, por exemplo, que aquela falta não marcada sobre o Ricardo, e que deu aos lamps o único campeonato que venceram nos anos mais recentes, tenha sido comprada. E como é que alguém pode provar a intenção do árbitro? Até aos anos 70 era tudo “naturalmente” assim. Para não ser demasiado escandaloso, e para ir alimentando o povo, deixavam o Sporting ganhar de 4 em 4 anos.
Apareceu depois o Pintinho que, face à mudança geral do país e a um forte sentimento regionalista, conseguiu montar uma eficaz máfia anti-sistema. Quando o Pintinho cair vamos outra vez levar com os lamps. É certo que agora os jogos são todos televisionados, há vários jornais desportivos diários, etc, etc, e assim eles vão estar muito mais controlados.
Mas vai ser ainda mais deplorável. Pelo menos, para a minha sensibilidade. Um vendido à máfia até me pode fazer alguma pena. Pode ser um desgraçado nas mãos deles, porque lhes deve um tremendo favor (uma operação a um filho paga no estrangeiro, por exemplo), porque o ameaçaram (pode acontecer algo de muito desagradável à sua linda filha, por exemplo), etc, etc.
Um lamp do sistema é “apenas” um nojento que favorece os lamps, simplesmente porque é lamp, ou porque, como são mais, é melhor para o sistema em geral.
Tens alguma dúvida que todo o sistema em geral prefere uma vitória dos lamps a uma nossa? Como eles são muito mais e muito mais básicos, há sempre mais jornais a vender no dia seguinte, mais jantaradas, mais cerveja a correr, etc, etc, etc…
Mete-me nojo ver os lamps-de-Estado nas televisões, sempre armados em virgens ofendidas pelos diabos do Norte.
A conversa já vai demasiado longa. Espero que tenhas percebido um pouco melhor porque sou Sportinguista e também mais Anti-Lamp que Anti-Trip.

Compreendo perfeitamente os vossos argumentos.

No campeonato de 2005, o Sporting perdeu-o naquele jogo na luz, é verdade, mas não nesse lance. Na altura barafustei até não poder mais, mas vendo o lance agora, não passa de uma ricardada das grandes. Na altura revi o jogo, uns dias depois, e mais a frio percebi que o perdemos durante todo o jogo, já que o empate nos era mais favorável, eles naquele lance foram felizes e pronto…

Quanto à “máfia lampiónica”, não reconheço “qualidades” a LFV para ela existir, pelo menos da maneira como vocês a pintam. Até porque o homem, com esta campanha toda, só se arrisca a que procurem os podres dele todos.

Penso que não nos podemos colar a esta imagem de coitadinhos, deve ter havido algum período na história em que o Sporting foi favorecido.

Como clube grande, o Sporting deve assumir uma posição firme e implacável contra a corrupção.não importa se tivermos que estar do mesmo lado que LFV, é preciso por isso um bocado de lado.

Eu fico preocupada quando vejo aqui comentários do género “deixem-nos lá serem corruptos, desde que lixem os lampiões”.

Não vos enoja aqueles fdp’s ganharem ano após ano graças a favores constantes, de TODO o lado? Bem, se calhar é por ser do norte que sinto mais isso, eles a vangloriarem-se por ganharem graças ao presidente nojento que têm.

Durante este tempo eles só querem saber como se hão-de livrar das provas, não estão interessados em mostrar que são inocentes!

Quanto à imprensa, o que eu vejo, é aquela corja toda a estragar-lhes os negócios. E mais, a mais nenhum treinador de nenhum clube perguntam tantas vezes se usa este jogador ou aquele, lembrem-se da questão dos pontas de lança (o que eu me ri com isso). Claro que o objectivo é vender, e também sabem lamber a botinha de vez em quando.

Vamos ficar do lado certo caramba. Combater este lixo que anda a destruir o futebol português e a manchar a nossa imagem.

1. Luisão salta com Ricardo na pequena área - Luisão toca em Ricardo - Luisão comete falta. Não há volta a dar a isto.
  • LFV quer ser um PdC, mas de Lisboa. Todo o seu estilo é esse, desde o “ninguém brinca com galinhas”, passando pelas conferências de imprensa em directo no jornal das 8 ou pelas afirmações da melhor contratação do ano ser o tipo benfiquista que foi eleito para a direcção da Liga até às ameaças de dificultar a vida aos jornalistas se não continuarem com a boa imprensa ou a aoferta do presente do não-sei-quê ao árbitro não-sei-das-quantas. É claro que PdC é um tipo mais esperto e inteligente que LFV, e o que este faz é brincar aos cowboys comparado com aquele. Mas que não haja dúvidas que um é o mestre e o outro o aprendiz, mas da mesma estirpe.

• Não conheço nenhum período da história em que o Sporting tenha sido favorecido de forma semelhante ao Porto e Benfica.

• Enoja-me a forma como o Porto por vezes ganha e enoja-me a forma como LFV tenta sempre que as galinhas sejam mais beneficiados que os outros.

• Associar-nos a LFV e ao Benfica é associar-nos ao sistema corrupto II, só que em vez de apito azul passa a apito vermelho. Portanto, o Sporting não se deve associar a nem um nem outro e ter esperança que uma alma mais iluminada e corajosa os meta no seu devido lugar.

http://www.youtube.com/watch?v=BttgRLrfB0k Não toca em Ricardo.

Quanto à corrupção, paciência, continue-se com ódios que impedem de ver a verdade…

Em todos os períodos da história há clubes mais beneficiados, não caio na conversa de que somos uns santinhos que praqui andamos a lutar contra tudo e contra todos, isso é utópico.

Já outro dia, numa discussão com colegas benfiquistas, eles falaram da nossa conversa dos tempos do Salazar e quanto a números de títulos fiquei sem argumentos, até me vim embora lol.

Já os últimos 25 anos têm sido dominados pelo sistema “do” Dias da Cunha. É isto que tem que acabar.

Caso haja mais tarde uma investigação ao benfica, muito bem, luta-se contra eles também. O Sporting quer, deve querer, a verdade desportiva.

Até lá, que hajam mais 5-3 :slight_smile:

Eu vejo-o a tocar, nao tenho culpa que nao vejas.

Quanto ao resto, umas leituras ao binomio Benfica- Salazar nao te ficavam mal para nao dizeres esse tipo de inverdades (o SCP beneficiado pelo Salazar? :lol: :lol:)

Meu Deus … o desconhecimento é tanto que é normal que te vás embora rapiadamente. Segue o conselho do Celsus e faz algumas pesquisas por aqui, e depois vai ter com os teus “colegas benfiquistas” e dá-lhes uma tareia …

Mas é preciso realmente querer saber, para se conseguir.

Quanto ao lance do Luisão e Roicardo, tens neste mesmo fórum várias imagens que provam inequivocamente que o Ricardo é tocado. Faz um favor ao teu Sportinguismo e procura, não te irás arrepender.