Liga NOS 2016-17 [18ªJ] Marítimo 2-2 Sporting CP [21/01 | 18:15]

Força Sporting! :clap: :clap: :clap:

Raramente faço este exercício do próximo 11 com este nível de detalhe, mas neste momento complicado e onde vamos ter mais um jogo de elevada dificuldade vou fazê-lo e explicar porquê.

A minha proposta é a que está abaixo e tem em consideração dois pontos que me parecem fundamentais.

1 - O Sporting neste momento não pode jogar em 4-4-2 puro. Os titulares do centro do meio campo não estão em condições de assegurar serviços mínimos, a equipa fica altamente fragilizada do ponto de vista defensivo e vamos mais uma vez para um jogo onde o adversário nos vai cair em cima da mesma forma que o Chaves (ou pior) e teve mais dias de descanso. Não é vergonha nenhuma jogar assumidamente em 4-3-3 ou 4-2-3-1 como forma de muscular o meio campo e espero que JJ tenha noção disso. Pese a comparação, um pouco como o que foi feito na equipa B para se começar a ganhar jogos ainda que essa alteração táctica tenha vindo também com a entrada no 11 do Matheus. Para se fazer um paralelo completo dado o nível das equipas e escalões tínhamos também que ter o Messi a deambular entre a esquerda e o centro, mas parece-me que a alteração táctica (no mínimo para este próximo jogo) é inevitável.

2 - A “renovação” ou a “preparação” da próxima temporada tem que começar já. Antes e neste jogo. Não podemos pensar que depois da eliminação da Taça as coisas não podem ficar piores. Podem e muito. O Sporting tem pela frente 3 jogos altamente complicados nos próximos 15 dias e a jogar o que jogou em Chaves não ganha nenhum. E isso sim pode resultar em algo impensável e lançar o caos completo, até para as eleições. É importante, para além dos ganhos que daí virão dado o momento psicológico dos que têm jogado, que a renovação comece e que essa imagem seja passada para dentro, mas principalmente para fora. Minimizará os danos caso as coisas corram mal (a pressão será bem menor caso já se esteja a investir em algo que possa ser útil na próxima época) e será uma aposta ganha caso corram bem dando aos adeptos motivos adicionais e até inesperados de satisfação.

Banco: Beto, Esgaio, Semedo, William, Elias, Matheus, Alan Ruiz.

Destaco destas opções:

1 - Meio campo a 3 como escrevi acima. Palhinha com uma missão muito mais defensiva, Adrien um pouco mais subido e encostado à esquerda para ajudar a fechar esse lado sem ter que fazer todo o vaivém do costume e Bruno César à frente destes dois ajudando nas lutas a meio campo, tentando tabelar com os alas e municiar Bas Dost. Tem que “rolar” alguma cabeça depois dos episódios recentes e para mim não há dúvidas que é a de William. Muito à frente da de Adrien. Palhinha está com ritmo e entrava no 11 de forma muito mais protegida num meio campo a 3.

2 - Empis titular na lateral esquerda. Marvin deixou de contar, Jefferson lesionou-se em Chaves e Bruno César neste momento é necessário no meio campo. Alguns podem torcer o nariz dizendo que isto não é mais do lançar um miúdo às feras, mas o que é facto é que devemos estar a falar do jogador da B que até por aqui é mais vezes referido como o mais preparado para subir aos AA. Ritmo não lhe falta dado que tem jogado quase sempre e psicologicamente tem um perfil aguerrido e combativo. Acredito que mais rapidamente faria tudo para ganhar o lugar reconhecendo a oportunidade do se amedrontaria com o contexto.

3 - Schelotto titular. Está finalmente recuperado e Esgaio por muito que o contexto seja complicado não consegue dar garantias e psicologicamente não vai ser ele a dar um “murro” na mesa. O italiano não estará totalmente sem ritmo dado que vinha jogando antes da lesão e com um meio campo mais povoado também acredito que não seja apanhado tantas vezes em dificuldades lá atrás. E com um Bas Dost um pouco mais “desacompanhado” como proponho, será fulcral a profundidade dos laterais e a sua capacidade de cruzamento.

Notas menores: Patrício é naturalmente o titular do campeonato, Paulo Oliveira mantém o lugar relegando Semedo para o banco, Gelson e Bas Dost neste momento são intocáveis. Resta Campbell, que para mim joga de inicio na ala esquerda embora não me opusesse ao Matheus nessa posição.

Notas finais: Com este esquema começávamos a “renovação” (Empis e Palhinha de início com Matheus a sair do banco seja qual for o rumo do jogo) ao mesmo tempo que nos protegíamos melhor das contrariedades não penalizando aqueles que têm sido os melhores jogadores desta época (Gelson, Coates e Dost). William ficaria no banco (não vejo vantagens numa ausência dos convocados) e Adrien no seu lugar habitual, mas protegido e apoiado, como capitão.

A complementar esta abordagem ao jogo o ideal era começar o mencionado emagrecimento ainda antes do jogo dado que neste momento tudo conta. A confirmação da saída de Meli e a saída de um Petrovic ou de um Markovic antes de sábado eram também elas excelentes notícias.

Nem sei que 11 punha, os que entrarem que lutem pela vitória, ao menos isso que lutem pela vitória.

#derastos

Vou tentar não me ficar a dormir durante o jogo :sleep:

Nada apontar!

No papel gosto muito dessa estratégia. Se ia resultar, não sei, mas falar depois é sempre muito mais fácil…

Rui
Mama
Coates
Paulo
Empis
Palhinha
William
Matheus
Joel
Gelson
Dost

Honrem a p#ta da camisola!

on tour. seja o que deus quiser.

Beto

Lotto Coates P.oliveira Empis!

Palhinha

Adrien

Gelson. Bcesar Campbell
Dost

Esgaio
Semedo/Douglas
Rp
Matheus
Castanhos
William

Ryan Gauld / Geraldes / Podence / Iuri

Têm que ser revistos como opção para o próximo jogo

Mais um dia para sofrer. Já é sina do Sportinguista. O 11 em si não é o que me preocupa… seria a alteração do sistema táctica que está esgotado e não funciona neste momento.

[member=15855]Bruno de Carvalho anda cá ler isto, a ver se metes juízo no JJ.

Excelente pensamento, não mudava 1 vírgula :great:

Quase 100% de acordo, só trocava os extremos de lado. O campbell rende muito mais da direita para o meio e o gelson, apesar de o JJ ter posto na cabeça que à direita é que rende, torna-se penoso quando chega à linha e tem que cruzar. Sim, eu sei que ele já leva mais assistências que qualquer outro jogador da 1ª liga, mas parece-me que da esquerda para o meio, tirando cruzamentos mais a 3/4 do campo com o pé direito e a curva ao contrário a taxa de acerto ainda seria maior.

Alguém sabe quando é que a equipa parte para a Madeira?

Parece que os jogadores do Marítimo vão ter motivação extra. Schumy têm toda a rasão, e já devia ter feito isso ontem…

Sou apologista da aposta na formação, mas não tenho a menor dúvida que o Empis ia ser uma autoestrada para os adversários. na equipa B ainda ele deixa entrar n passes nas costas e a fechar por dentro e a dar cobertura ao central do seu lado é fraco.

No processo defensivo não esta minimamente preparado para ser titular na equipa A, ofensivamente é bom!

Tudo à espera do milagre.

Pessoal esqueçam. Este ano vai ser penoso até ao fim. Não vão haver mudanças repentinas nem milagres.

O sucesso é fruto de trabalho de qualidade e este ano o trabalho feito foi mau. O resultado é isto, e isto, não se muda de um dia para o outro.

Mais vale aceitar e não esperar vitórias. Se não vamos andar num ciclo de pedir a cabeça de 2 em 2 jogos.

A questão aqui é que já nem se trata de mera opção. Parece-me uma inevitabilidade onde resta tentar juntar o útil ao agradável.

O Marvin não é opção há um mês e agora que se começa finalmente a vislumbrar uma saída não faz sentido nenhum voltar às opções. O Jefferson lesionou-se no último jogo. Ainda não se sabe se é grave mas com 4 dias de intervalo entre jogos e tendo em conta a sua condição física já de si miserável diria que não tem hipótese de jogar nos barreiros. Bruno César pelo que defendi é altamente necessário no meio campo e a defender tem sido tudo menos eficiente esta época.

Fazemos o quê? Pomos o Esgaio na esquerda com o Schelotto na direita? Rúben Semedo ou Paulo Oliveira a defesa esquerdo ficando o outro ao lado de Coates?

Acho que mesmo com o risco que isso acarreta era a oportunidade para o Empis. Pelo menos para este jogo, com este contexto.

Neste contexto tem uma certa lógica, mas usar, mas não estragar…

Nota: O jefresson é um péssimo profissional.

Matheus no onze sff.

Já há boi.

João Pinheiro, o boi que nos apitou em Vila do Conde.

Qualquer um chega, o Sporting lixa-se a si proprio!