Liga dos Campeões 26/27 | 1.ª Jornada Fase de Liga | Sporting CP 3-1 Galatasaray SK [09/09 | 20h00]

O Leão nem fez pré-época.
É um preguiçoso que desperdiça o seu talento… tem 22 minutos jogados e mal treinou ainda.

Isso de medir pilinhas e que tens vida para ir aos jogos todos, não é para mim.
O que eu digo é que o facto de achares que alguém confiante no seu Sporting é um basófe igual aos rabolhos, é simplesmente triste.

Se tu não tens confiança na tua equipa, isso é um problema teu.
A mim, deixas-me dar a minha opinião e dizer que, sim, confio plenamente na minha equipa e que não tenho medo absolutamente nenhum de um Galatasaray que só é grande na Turquia.
Estão em quê, para aí 60º lugar do ranking?

0 medos.
O único “medo” a ter-se aqui, é se jogarmos com medo ou demasiado respeito pelo adversário.
É só assumirmos o jogo como se fosse um Braga desta vida, ir para cima deles sem medos, como fizemos com o BODE.
É frustrante como tantas vezes precisamos de sofrer primeiro para FINALMENTE jogarmos como podemos e devemos.

E é por isso que eu quero a equipa a tratá-los todos por “tu”.
Carregar nos gajos. Logo. De início!

Os 5-0 ao BODE, que eu também disse aqui que iam acontecer, não foram uma coincidência.
A diferença aí é que jogámos já como um Leão encurralado e que não tem qualquer hipótese a não ser LUTAR.
Arrancámos desde o início com sangue nos olhos, e fizemos aquele que, para mim, foi a melhor exibição que alguma vez vi do Sporting.
Acredito que genuinamente, naquela noite, ganhávamos a qualquer equipa do mundo.
Fosse o PSG (que também caíram aqui :wink: ), fosse quem quisessem.

É ESSE o Sporting pelo que eu torço e sonho!!
O Sporting que sabe o que vale e que vai para cima, desde o início, sem respeito/medo nenhum de ninguém!

Medo têm de ter os oponentes que vêm a Alvalade!

Olha, aqui apanharam-me.
É que tinha visto quando foi o calendário e o mercado não tinha fechado, que o plantel deles valia menos que o nosso.
Como o Rafael Leão assinou e AINDA está avaliado em 50M€, agora valem mais :laughing:
Apesar de que os nossos números ainda estão desatualizadíssimos (2M€ o Flávio :rofl: ), faço mea culpa.

Mas reforço: Leão vale 50M€ e Osimhen vale 75M€. Só aqui estão 125M€ do plantel deles, num gajo que nem pré-época fez e noutro que não vai jogar.
Estão completamente inflacionados, e nós ainda muitíssimo nivelados por baixo.

E isso de terem 0 estreias na UCL não foi o que quis dizer, mas o número de contratações novas no plantel.

De resto, 0 medo dos resultados fora destes senhores:

Sem ser ganharem 3-0 a um Ajax fraco, isto foi o que fizeram o ano passado, mais alguns empates.

Resumindo: Somos a melhor equipa e, fosse eu o treinador, o mindset era o de ir para cima deles. Sem medos, joguem como sabem jogar.
Estes gajos vão dar espaço nas costas que nem vai ser bom!

1 Curtiu

Diria que vai ser algo assim:

Rui, Ivan, Zeno, Inácio, Maxi, Sergi, Doumbia, Geny, Zalazar/Silas A., Flávio, Suárez/Fotis

Pessoalmente ia com o Silas Andersen a fazer dupla com o Altimira e o Doumbia mais adiantado, mas acredito que o Zalazar possa jogar.

Entre Suárez e Ioannidis, qualquer um tem qualidade para começar o jogo, é uma questão de gestão do treinador para estes 3 jogos numa semana.

Suarez parece-me certo.
A dúvida sobre a possível entrada do Silas no 11 deve ser com o Flávio - olhando para os minutos que cada um teve no sábado.

Entendo que, mesmo com a grande prestação que fizemos ano passado, algumas pessoas ainda sejam reticentes com o “Sporting Europeu”. Mas o Galatasaray está bem longe de ser algum colosso europeu. É jogo para ganhar.

Aliás, e podem vir buscar isto lá para janeiro para me ■■■■■ a cabeça. Mas isto vai ser assim.

Vitória vs Galatasaray
Empate vs Lens
Vitória vs LASK
Vitória vs Shakhtar
Empate vs United
Derrota vs Roma
Derrota vs Barça
Empate vs City

12 pontos.

Vai ser a minha estreia em Alvalade em jogos de champions, porra já não consigo pensar noutra coisa

7 Curtiram

Eu já sou sportinguista há muitos anos e isto fede a golo do Deniz Gul.

2 Curtiram

Eu acho que inevitavelmente ainda vamos perceber que, muitas vezes, a resposta não é Suárez ou Ioannidis, mas Suárez e Ioannidis…

Isto só não é uma realidade mais comum porque implica sentar Doumbia, Flávio ou Zalazar.
Porque acham mesmo que perdemos qualidade sem bola com estes dois em simultâneo…?

O Zalazar ainda não impressionou, infelizmente, e tem sido titular mais por estatuto que por rendimento.

Eu adoro o 4-2-3-1, mas facilmente me apaixono por um 4-2-4!

Rui/Kaique

Maxi
Inácio
Zeno
Fresneda

Altibusquets
Doumbia/Silas

Flávio/Zalazar/Nuno (esquerda)
Geny/LG/Zalazar (direita)

Ioannidis (ligeiramente mais recuado, recebe de costas)
Suárez (mais avançado, 1ª linha de pressão e maior explorador da profundidade).

Aliás, tenho para mim que sempre que estivermos “oh pai, oh pai” à procura do golo, é assim que alinharemos…

Ainda ficamos com um banco de luxo cheio de alternativas fisicamente fortes.

Temos uma boa equipa que ainda não carbura o que pode, mas isto é um jogo Champions onde a intensidade é superior e onde os erros se pagam muito caro.

Eu acho que o RB vai com precauções defensivas extra, ie, Silas e Altimira no meio e Doumbia na ala-esquerda.

1 Curtiu

Estou expectante para perceber como esta equipa joga num jogo de alto nivel
Vamos conseguir perceber melhor alguns comportamentos que teremos para o resto da epoca a nivel de jogos grandes

Entendo e concordo com tudo. Só não concordo com Altimira e Silas no meio, acho que pode dar raia… Por duas razões, não têm minuntos juntos praticamente e jogam ambos na mesma posição, atropelam-se.

Mas acho que é isso que vai acontecer.

Leões preparam estreia na UEFA Champions League

Por Sporting CP
07 Set, 2026

Equipa Principal

Amanhã há treino aberto à comunicação social e conferência de imprensa

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal trabalhou, nesta segunda-feira, na Academia Cristiano Ronaldo com vista à estreia na UEFA Champions League 2026/2027.

O pontapé de saída está marcado para esta quarta-feira, às 20h00, diante do Galatasaray SK no Estádio José Alvalade.

O foco está, por isso, nesse jogo e amanhã há treino aberto à comunicação social, a partir das 10h00, em Alcochete. Já a antevisão ao encontro feita por Rui Borges e um jogador, ainda a definir, será feita em Alvalade às 14h30.

Boas e más memórias contra clubes turcos

Por Sporting CP
07 Set, 2026

Equipa Principal

Leões vão-se estrear em embates com o Galatasaray SK

Pela primeira vez, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai defrontar, às 20h00 desta quarta-feira, 9 de Setembro, o Galatasaray SK para a primeira jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

O Estádio José Alvalade vai ser o palco de um duelo inédito, mas os Leões têm uma história de dez jogos oficiais - divididos em duas competições - contra clubes oriundos da Turquia e algumas memórias são boas, mas outras nem tanto.

O primeiro jogo entre Sportinguistas e turcos aconteceu em Setembro de 1993. Na primeira mão da ronda inaugural da então chamada Taça UEFA, o emblema verde e branco deslocou-se a İzmit e empatou sem golos. Participaram nesse encontro jogadores como Stan Valckx, Krasimir Balakov, Luís Figo, Sergey Cherbakov, Paulo Sousa ou Jorge Cadete.

O Sporting CP, então treinado por Bobby Robson, conseguiu resolver a eliminatória na segunda mão em Alvalade. Jorge Cadete inaugurou o marcador bem cedo e, já na metade final, Pacheco aproveitou a saída incompleta do guarda-redes contrário para fechar as contas em 2-0.

Dez anos depois, também para a Taça UEFA, mas na segunda ronda, novo encontro com turcos. Desta vez, ainda assim, o desfecho foi bem mais triste.

O adversário foi o Gençlerbirliği SK e o Sporting CP de Fernando Santos empatou a uma bola (golo de Liedson) em Ankara na primeira mão. Em Alvalade, o descalabro: derrota pesada por 0-3. Para além do já referido Liedson, o conjunto contava com Ricardo, Beto, Anderson Polga, Rui Jorges, Pedro Barbosa, Fábio Rochemback ou João Vieira Pinto.

A competição já se chamava UEFA Europa League quando, em 2015, o Sporting CP encontrou o Beşiktaş JK na fase de grupos. Em Istambul, na segunda jornada, os Leões empataram 1-1 com golo de Bryan Ruiz.

Na sexta e última ronda, os turcos colocaram-se na frente do marcador já na segunda metade por intermédio de Mario Gómez, mas a resposta Leonina foi muito forte e, com golos de Islam Slimani, Bryan Ruiz e Teo Gutiérrez, o resultado virou para 3-1.

O encontro ficou na memória, também, pelo gesto de Teo Gutiérrez no festejo do seu golo: o colombiano utilizou a lata de spray do árbitro para deixar uma mensagem destinada à mãe, que celebrava o seu aniversário.

Saltamos para 2019/2020, época em que, nos 16-avos-de-final da UEFA Europa League, o Sporting CP defrontou o İstanbul Başakşehir FK.

Em Alvalade, triunfo por 3-1 com golos de Sebastián Coates, Andraž Šporar e Luciano Vietto. Tudo parecia bem encaminhado, mas a segunda mão, na Turquia, foi negativa.

Com nomes bem conhecidos, como Martin Škrtel, Gaël Clichy, Demba Ba ou Robinho, o İstanbul Başakşehir FK conseguiu vencer por 3-1 e levar o jogo para prolongamento, onde fez o 4-1 e eliminou o Sporting CP.

Finalmente, os últimos embates contra turcos aconteceram num reencontro com o Beşiktaş JK em 2021/2022 e para a fase de grupos da UEFA Champions League. Desta vez, o domínio Sportinguista foi total.

Na terceira jornada, em Istambul, Sebastián Coates inaugurou o marcador, os locais empataram, mas o defesa uruguaio bisou pouco depois. Ainda na primeira parte, Pablo Sarabia fez o 3-1 e, perto do apito final, Paulinho fechou as contas em 1-4.

Logo na ronda seguinte da competição, foi o Beşiktaş JK a ir ao Estádio José Alvalade, mas o resultado não mudou muito: 4-0 para o Sporting CP, agora com um bis de Pedro Gonçalves e, mais uma vez, golos de Paulinho e Pablo Sarabia.

No total, o Sporting CP soma cinco triunfos, três empates e duas derrotas em dez jogos contra clubes turcos. Às excelentes vitórias juntam-se, também, desaires duros, mas os Leões procuram alimentar o domínio histórico já esta quarta-feira no inédito duelo com o Galatasaray SK.

não acredito muito que isso aconteça. Primeiro, porque, tirando os jogos de pré-época, pouco utilizou Silas + Altimira. Depois, porque colocar o Silas implicaria retirar o Flávio, Doumbia ou Zalazar, numa altura em que a equipa começa a ganhar rotinas e confiança.

1 Curtiu

Regresso do Rafael Leão a Alvalade… não esquecer de dar a “recepção” que esse FdP merece…

12 Curtiram

Se for Altimira e Silas no meio concordo plenamente, Altimira num jogo destes precisa «companhia» por perto de quem utilize mais o contacto físico. Já Doumbia mais adiantado está na praia dele como se destacou aliás em Itália e cá no início da época.
Já achar que isto vai acontecer, eu acho que não vai acontecer nada disto.
Pois a sair alguém, penso que RB nunca iria tirar o Flávio num jogo destes e agora, já Zalazar, acho intocável para RB, e bem.

2 Curtiram

Nem seria descabido, até pq no banco depois haveria o sotiris e o pedro lima para recompor essa zona do campo. :nerd_face:

Jogue quem jogar é jogo para ganhar.

Seja por meio zero ou o que for.

1 Curtiu

Um bocado inquieto, não por o Galatasaray ser “peso-pesado” (apesar de um adversário forte, não será das melhores equipes do Grupo), mas porque, jogando em Alvalade, em tese seria jogo para tentarmos vencer.
Mas teos uma equipe “em construção”, e a nossa defesa (leia-se, centrais e GR) não me inspira muita confiança.
Mas ou acabará 1-0 ou 2-1!

SL

1 Curtiu

Tremendamente pessimista . O Galatasaray tem uma belíssima equipa. Em contrapartida, o nosso meio-campo (e as avenidas nele criadas) não me inspira confiança .

1 Curtiu