Liga dos Campeões 21/22 | F. de Grupos - 6ª Jornada | AFC Ajax 4-2 Sporting CP [07/12 | 20h]

A noticia diz que o Sporting e o PSG são possíveis adversários do R. Madrid e não que estes e o PSG são possíveis adversários do Sporting.

Portanto tens razão, o PSG não é possível adversário do Sporting.

1 Curtiu

O Sporting perder, nem que seja à lerpa, dá-me uma azia do filha da mãe. Sempre! Vitórias morais para mim valem zero.

Posto isto, o jogo de ontem foi um jogo estranho. Sem público nas bancadas, foi um jogo sem alma, e penso que isso acabou por “contaminar” a nossa exibição.

O Sporting entrou com uma equipa que tinha João Virgínia, Gonçalo Inácio, Gonçalo Esteves, Manu Ugarte, Daniel Bragança e TT, ou seja, mais de meia equipa, em que a experiência na Champions era apenas residual, só mesmo o GI é que já tinha algum traquejo.

E acabámos o jogo com o Nazinho e o Essugo que ainda no outro dia andavam de cueiros.

Não sei se foi por falta de concentração, demasiada juventude, excesso de confiança, whatever, o certo é que três dos quatro golos dos neerlandeses foram autênticas prendas no sapatinho. Para prenda já chegava o galhardete da praxe que o Luís Neto ofereceu ao Danny Blind.

O Mr RAm avisou que ia dar oportunidades a quem no plantel ainda não tinha jogado na Champions e cumpriu. E deve ter tirado as suas notas e passado uma mensagem a quem de direito, leia-se Direção.

E a mensagem, para mim, foi clara: Caro Presi, grande amigo Viana, temos aqui muita gente com potencial, muita gente que vai ser trabalhada por mim, mas se queremos crescer na Europa, é preciso mais um par de jogadores credenciados.

A apontar-lhe só tenho duas coisas: o nos ter criado expectativas sobre a forma como encarava o jogo, que podíamos inclusivamente sonhar com ganhar os milhões da vitória, e não ter mexido na equipa logo ao intervalo.

De resto, a minha confiança em RAm mantém-se intacta, aliás, até saiu reforçada porque é um Homem de palavra e fiel às suas ideias, em quem se pode confiar. Isto não se aprender com cursos de treinador, aprende-se mesmo desde o berço.

Entretanto, o Ajax passou a ser um dos meus “ódios” de estimação. Quando até o Manchester City decidiu jogar sem vários titulares porque já estava apurado, o Ajax foi para cima de nós com tudo, só não jogou com o Tadič. Ainda por cima, os nossos jogadores fartaram-se de levar porrada e há um lance sobre o Bragança que foi uma agressão que merecia um vermelho. Claro que nós não pedimos nem precisamos de favores, mas era um exemplo de FairPlay, coisa em que os neerlandeses até costumam ser exemplares.

Quanto à arbitragem, foi habilidosa. Perdoou um cartão amarelo ao mexicano do Ajax num lance de cotovelo no pescoço do nosso jogador e só o amarelou já na segunda parte, o que seria um segundo amarelo e expulsão. Além disso, perdoou um cartão vermelho numa agressão à garganta do Bragança. Se tivesse sido uma arbitragem isenta, o Ajax tinha acabado com menos 2 jogadores, mas isso era acreditarmos que existem unicórnios.

E agora fica aqui a minha avaliação da equipa (de 1 a 20):

João Virgínia (14)- RAm foi claro e disse que o jogo de ontem era como que um teste do algodão para o JV e isso podia tê-lo feito jogar sobre brasas. Surpreendeu-me, principalmente na primeira parte. Teve que levar com uma grande penalidade ainda a frio e se, aparentemente, não teve uma abordagem muito ortodoxa, o que é certo é que só não o defendeu porque aquela hesitação tirou-lhe essa possibilidade. Depois teve intervenções de grande qualidade que mantiveram a equipa na discussão do resultado. Na segunda parte, não esteve tanto em jogo, mas pareceu mais nervoso. Nos golos, só acho que podia ter feito mais no quarto, mas reparte culpas com o Ricardo Esgaio. Não foi por ele que perdemos e foi mais herói do que vilão e acho que a sua exibição foi positiva. Apenas acho que é um tudo nada baixo para a posição.

Luís Neto (10)- O nosso Capitão teve um jogo ingrato. Não foi uma questão de falta de pernas, mas sentiu-se que jogou nervoso, o que não se entende dada a sua experiência. LN esforçou-se por comandar a defesa com a competência que lhe reconhecemos e acabou por ajudar a secar completamente o Haller, que no jogo de Alvalade tinha feito um poker. Este viu-se no penalty e pouco mais e, em grande parte, a culpa disso foi do LN. No entanto, aquela escorregadela no lance que antecedeu o malfadado castigo máximo, o passe à queima para o Gonçalo Inácio e a forma como ataca defensivamente o lance do 3. golo, são demasiados erros. Teve lances em que ganhou devido à sua experiência, mas ontem exigia-se mais. Leva uma positiva à rasca por ter ajudado a secar o Haller.

Gonçalo Inácio (11)- Estava a jogar à Beckenbauer até… Aquela perda de bola fatal acaba por definir a sua exibição, se bem que não seja ele o único que errou. Ontem, infelizmente, houve mais colegas seus que erraram. É verdade que a bola lhe foi passada à queima pelo LN, mas revelou um excesso de confiança que lhe foi fatal. Pensou, por momentos, que estava a jogar contra a B SAD, só que não… Aquela bola era para colocar fora da área imediatamente, chutão para lá para diante e mai nada. Contudo, pensou “já fiz a merda que tinha a fazer por hoje” e acabou por recuperar a segurança que lhe reconhecemos. Uma lição que tão cedo não vai esquecer e que, como rapaz inteligente que é, sabemos que não vai repetir.

Matheus Reis (11)- De potencial dispensável, segundo os experts aqui da casa, a imprescindível. MR teve uma exibição pendular, tipo aqueles relógios antigos como o que a minha avó tinha na sala. Muito certinho, não inventa, ainda teve que levar pelo seu lado com o Antoni. No entanto, no quarto golo não esteve nada bem na forma como se fez ao lance. Não foi por ele que perdemos.

Gonçalo Esteves (14)- O menino fez uma boa primeira parte. Para quem, há poucos meses, ainda andava a jogar com os putos na rua, estar agora a jogar na Champions é um bocado como andar de carrinho de rolamentos e, de repente, o Jeff Bezos convidá-lo para viajar de foguetão. A confiança com que encarou esta chamada, sem medos, não dando lances por perdidos, trouxe-me à memória as coisas que um gajo fazia quando era teenager inconsciente, do tipo ir nadar até à bóia na praia de Carcavelos e não pensar que depois podia ficar estoirado e ver-me à rasca para regressar… O GE foi irreverente, corajoso, destemido. Não se limitou a jogar certinho, para evitar cometer erros. Quando saiu, viu-se que estava triste. De certeza que não foi pela sua exibição. Dêem-lhe mais um tempinho e vão ver o LD que vai sair daqui.

Ricardo Esgaio (10)- Sendo um dos jogadores com mais experiência, pedia-se ao RE que ajudasse o LN a orientar a defesa, já que a integração no ataque não é o seu forte. Não esteve bem nos lances do primeiro e do quarto golos. Ontem não foi um Citizen, nem sequer um Swatch, foi mais um daqueles relógios que oferecem nas Televendas. O que foi pena, pois costuma ser um dos nossos jogadores mais fiáveis, sem rasgos de génio, é verdade, mas que raramente comprometem.

Manu Ugarte (17)- Para um miúdo com 20 anos, que apenas tinha feito um jogo completo pela equipa principal, exibiu-se na Champions a excelente nível. Corajoso, lutador, teve que acorrer sozinho a tudo o que se passou no meio campo já que Bragança pouco o ajudou. Levou muita porrada, mas nunca virou a cara a luta. Joga sempre com cara de mau, talvez para mostrar aos adversários que é novo em idade, mas joga como gente grande. E joga mesmo. Foi dos melhores em todo o jogo.

Daniel Bragança (10)- É dotado de uma excelente técnica, mas só isso não chega para jogar numa equipa que faz do seu querer, do seu crer e da sua intensidade as suas principais armas. Não sei se ficou condicionado pelo lance do penalty, mas nunca foi a ajuda que o Manu Ugarte precisava naquele meio campo. Muito macio, inconsequente, levou mais do que deu. Contudo, foi alvo duma autêntica agressão à garganta que, se o árbitro fosse um gajo sério, tinha dado em expulsão. Se quiser ser solução, vai ter que ganhar mais intensidade e tirar o cabelo dos olhos. Aconselha-se um corte à Palhinha ou à Ugarte.

Nuno Santos (10)- O nosso Peaky Blinder não esteve bem. É verdade que marcou um golo pleno de oportunidade, numa excelente desmarcação a um passe fantástico do Bruno Tabata, um golo que nos punha novamente em jogo depois de um penalty sofrido a frio, mas não foi o Nuno Santos do costume. Muito trapalhão, nunca conseguiu fazer um passe de jeito, nunca meteu uma bola nos colegas, nunca criou um lance de perigo. E, para borrar completamente a pintura, ainda teve aquela perda de bola infantil que deu o segundo golo. Uma noite que seria para esquecer se não fosse pelo golo marcado. Mas, como dizem os espanhóis, Valor! Até o Tommy Shelby teve dias maus.

Bruno Tabata (18)- Foi indubitavelmente o elemento mais da equipa ao longo de todo o jogo. É verdade que foi um bocado trapalhão, mas foi por ele que os nossos (poucos) ataques criaram perigo. O primeiro remate à baliza, ainda que algo disparatado, foi dele. O passe “celestial” para o nosso primeiro golo foi dele e viu a boa exibição coroada com um excelente golo, com uma execução primorosa numa bola difícil. Acho que provou que é mais do que um dançarino de samba no Carnaval e que merece mais oportunidades.

Tiago Tomás aka TT (10)- Sejam francos, o que é que o TT acrescentou ao jogo? O que é que o TT acrescentou em cada jogo, nesta época? Pareceu sempre desenquadrado do jogo, não criou linhas de passe, não criou um lance de perigo. Corre, corre, corre mas é inconsequente. O TT é o nosso Melhoral, não faz bem, nem faz mal. É muito novo, joga numa posição difícil, mas por esta altura já devia mostrar algo mais.

Peter Iceberg Potter (10), João Paulo aka Paulinho aka Petit Paul (10) e Pablo Sarábia aka Paulo Saraiva (10)- Entraram e acrescentaram mais domínio no jogo. Ainda deu para cheirar um bocadinho do chocolate que a PSP podia ter espalhado por aquele relvado e o Petit Paul ainda teve ocasião para o falhanço da ordem. O que é certo é que, com a entrada deste trio, a equipa cresceu e marcou o 2. golo, deixando uma imagem, digamos, mais de acordo com a que sodomizou os rabolhos.

Flávio Nazinho (-) e Dário Essugo (-) - Estrearam-se nestas andanças e foi pena que não desse para sentirem o ambiente do que é jogar na Champions em toda a sua plenitude. Teria sido fantástica, de sonho, se tivesse havido público e tivéssemos ganho. Mas, calma, há mais marés que marinheiros. E tenho a certeza que estes miúdos não vão ser marinheiros de água doce.

Rúben Amorim (12)- A nota é pela coragem em manter-se fiel às suas convicções, em não falar simplesmente por falar. Disse que ia dar oportunidades aos jovens e cumpriu. Pode não ter ganho o jogo, mas estes miúdos vão “morrer” em campo pelo Sporting porque sabem que têm um Treinador que os motiva, que realmente acredita neles. Ontem, podemos ter perdido um jogo, mas podemos ter ganho um naipe de jogadores que serão muito úteis no futuro.

2 Curtiram

Jogou muito bem o GE. E teve a melhor atitude em campo.

1 Curtiu

When we were young

Com os oitavos garantidos, o Sporting foi a Amsterdão com os olhos no futuro. Da gestão do plantel ao lançamento de jovens, incluindo o juvenil Essugo, Amorim deu continuidade à política de aposta na formação e de dar oportunidades a quem luta por elas. A derrota, essa, acabou por ser natural, frente a um Ajax que apenas fez descansar Tadic

João Virgínia, Gonçalo Esteves, Gonçalo Inácio, Ugarte, Daniel Bragança, Tiago Tomás jogaram de início. Depois, entraram Nazinho e Essugo, que passou a ser o mais jovem jogador português a estrear-se nas competições europeias, e, de repente, estamos a falar de oito jogadores com idades entre os 16 e os 22 anos que, ontem, pela primeira vez, entre estreias totais ou primeira titularidade, estiveram debaixo dos holofotes da Champions. Para tentar equilibrar a juventude, havia Neto, Esgaio, Matheus Reis e Nuno Santos, num onze completamente inédito e com habituais titulares, como Adán, Sarabia, Pote, Matheus Nunes ou Paulinho a assistirem à partida no banco.

Temos um projeto a longo prazo e aproveitamos cada minuto para ter esse crescimento “. Amorim havia sido claro na conferência de imprensa de antevisão e passou das palavras aos actos. Perdeu por 4-2, é verdade, e até podia ter sido por um resultado mais desnivelado, ou não, tendo em conta que os três primeiros golos dos holandeses foram verdadeiras prendas de Natal antecipadas, mas, no final, a pergunta que se coloca é se a derrota e o dinheiro imediato que outro resultado traria valem mais do que aquilo que o Sporting pode ter conquistado ontem?

A verdade é que, lá para Fevereiro, voltaremos a jogar na Champions e, quando faltam apurar três cabeças de série, sabemos que Manchester City, Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique são nomes que podem cair-nos na rifa. Por essa altura, o choque emocional que muitos dos miúdos tiveram ontem, estará diluído. Também contaremos com Matheus, que estava em risco de ver amarelo e ficar de fora. E, até lá, sabemos que há segundas linhas com as quais podemos definitivamente contar, seja para a Taça de Portugal, seja para a Taça da Liga, seja para ausências daqueles que queremos que joguem sempre.

Ontem, numa Arena vazia por motivos sanitários, Gonçalo Esteves mostrou ter estaleca para vir a fazer real concorrência a Porro na luta pela lateral direita. Ugarte, um puto com a mania de jogar com as meias quase tão em baixo como o incrível Douglas, é definitivamente opção às ausências de Palhinha. Tabata foi uma boa surpresa no papel de falso 9, tendo como momento alto a assistência para a emenda acrobática de Nuno Santos, no primeiro golo, e a bomba, de primeira, que fez o segundo golo do Sporting, atenuando a diferença no marcador. E, já que falamos na posição 9, parece claro que Amorim não vê em Tiago Tomás um jogador para ocupar essa posição no actual modelo de jogo. Na época passada, quando o menino era a nossa única opção, o Sporting usava e abusava do ataque à profundidade. Actualmente, o técnico prefere um ponta de lança que seja forte nos apoios à transição, o que faz com que mais depressa vejamos Pote, Sarabia ou Tabata a fazer de Paulinho, relegando Tiago Tomás para uma espécie de crise de identidade a pedir trabalho específico.

Depois vieram Nazinho e Essugo. Sem vergonha, sem receio, querendo ter bola e fazer parte de algo a médio/longo prazo e dando seguimento às palavras do treinador quando, há uns oito meses, lançou Essugo na equipa principal: “ É uma mensagem para os jovens. Todos vão ter uma oportunidade. O futuro do Sporting passa por aqui “.

As palavras batem certo na passagem aos actos e, também por isso, Amorim tem o grupo consigo, do mais novo ao mais velho. Ontem, essa mistura inédita, não conseguiu impedir um Ajax sem poupanças de fazer quatro golos, mas foi a tempo de, por exemplo, fazer dois golos aos holandeses, coisa rara esta época e que permitiu a esta equipa passar a ser aquela que mais golos marcou com a camisola do Sporting, numa fase de grupos da Champions.

Diz que o futuro se constrói assim, aceitando que é preciso errar para continuar a crescer. E no futuro, muitos dos que ontem estiveram em campo irão contar a filhos e netos, sobre aquela vez quando eram novos e fizeram parte de uma equipa do Sporting que parece apostada em continuar a pintar-nos bonitas páginas na memória.

Can we climb this mountain?
I don’t know
Higher now than ever before
I know we can make it if we take it slow
Let’s take it easy
Easy now, watch it go

2 Curtiram

HISTÓRICO: O ONZE MAIS JOVEM DOS LEÕES NA CHAMPIONS

SPORTING 10:10

Por
Redação

O onze do Sporting que iniciou o jogo com o Ajax foi o mais jovem de sempre do clube de Alvalade num jogo da Champions, com média de idades de 23,36 anos, mais baixa do que os 24,05 anos registados em 2014/2015, no 0-1 com o Chelsea.

Recorde-se ainda que o médio Dário Essugo (entrou aos 81’) tornou-se no mais jovem jogador de sempre dos leões a atuar num jogo da Liga dos Campeões. Com 16 anos e 268 dias, Essugo inscreveu o nome na história dos leões e ‘tirou’ a marca a Gonçalo Esteves, que tinha batido este recorde ao ser titular precisamente nesta mesma partida.

Com 17 anos e 283 dias, o lateral-direito tinha superado o recorde de Simão Sabrosa, que havia atuado na Liga dos Campeões com 17 anos e 336 dias.

2 Curtiram

A derrota do Sporting vista lá fora: “Ajax não falhou” e Haller como Ronaldo

A análise da Imprensa internacional à derrota do Sporting nos Países Baixos, com o Ajax (4-2), em jogo da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Ambas as equipas já estavam apuradas para os “oitavos”.

De Telegraaf - Perfeição única

“Um Ajax perfeito venceu o Sporting e foi a primeira equipa neerlandesa a vencer todos os jogos da fase de grupos. Após o 4-1, o Sporting esteve perigoso aqui e ali e ainda fez um bonito golo”

Haller como CR7

“O Ajax fechou a fase de grupos em grande estilo, num jogo especial para Haller. Marcou nos seis jogos e igualou Cristiano Ronaldo, único jogador, pelo Real Madrid, que o tinha feito antes”

Espetáculo brasileiro

“Com show brasileiro, o Ajax venceu o Sporting e confirmou os 100% de aproveitamento. Antony e David Neres balançaram as redes do Sporting, que se qualificou no segundo lugar”

Jogo quente

“Com a hipótese de bater o seu recorde de pontos, os 16 de 1995/96, o Ajax não falhou. O Ajax foi melhor e criou mais, num jogo muito quente mesmo quando não havia nada a decidir”

Nem referem que jogamos sem n titulares.

1 Curtiu

Eu até gostava do Ajax, mas depois de ontem, só quero que lhe calhe o Bayern de Munique com toda a sua armada.

Quanto a nós, gostava que nos calhasse o Man United.

3 Curtiram

É impossível sair o Bayern ao Ajax, pelo menos nos oitavos.

Ora, essa é que é a grande verdade!

2 Curtiram

Meu excel…

1 Curtiu

mais “grave” que a média de idades é que se pensarmos no nosso 11 mais forte (com coates, palha, sarabia, pote, etc.) do 11 de ontém só o Inácio e o Matheus Reis seriam titulares. Jogámos com 9 miúdos/suplentes, neste nível não há milagres mas o RA sabia bem disso e mesmo assim quis jogar assim, IMO fez muito bem!

1 Curtiu

Que Rei!

Well Done Clapping GIF by MOODMAN

1 Curtiu

Agradece ao Rúben Amorim e aos nossos jogadores.

O seu modo de estar, as suas conquistas (principalmente o campeonato), a sua entrega, dedicação e união em conjunto com um discurso descontraído e descomprometido nas conferências de imprensa, em ADNs de leão e outros locais (não confundir com a falta de ambição) foram um ensinamento para a minha forma de estar.

Esse meu post foi só uma brincadeira, mas a verdade é que levo o desporto com maior leviandade, divertimento e mesmo assim sem perder o amor ao clube e a felicidade nas vitórias e a somar a isso ganhei mais foco em superar adversidades e levar uma coisa de cada vez (o tal jogo a jogo) pois é apenas isso que podemos controlar.

Transportei isso para o meu dia-a-dia e digo-te sinto-me mais solto e alegre! Agradeço a este grupo por me ter ensinado isso.

Agora sei que o meu otimismo para o desporto e vida em geral é justificado se trabalhar e suar e ao mesmo tempo saber que me posso divertir. Porque haverá sempre vitórias e derrotas, mas o processo e quem está ao teu lado será o que levas contigo!

Agora parem os violinos! :crazy_face:

2 Curtiram

1 Curtiu

Mais uma assistência do patinho feio.
Esgaio
Já vai com quantas?

Dificuldade máxima nos oitavos de final: os possíveis adversários do Sporting

“Leões” já conhecem cinco possíveis e duros adversários.

Nos oitavos de final da Liga dos Campeões não há facilidades e, confirmado no segundo posto do Grupo C, os leões não podem voltar a enfrentar o Ajax e já conhecem cinco possíveis e duros adversários (os cabeças de série - líderes dos grupos).

No Grupo A, o Manchester City de Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva terminou em primeiro e junta-se aos ingleses do Liverpool de Diogo Jota, o mais forte no Grupo B, e do Manchester United de Cristiano Ronaldo, que venceu o Grupo F.

O Real Madrid passou em primeiro posto no Grupo D e o Bayern fica como comandante do E, onde está esta quarta-feira o Benfica a tentar o apuramento.

No Grupo H, Juventus e Chelsea podem ser primeiros e talvez do Grupo G possa vir o menos colossal dos rivais: Lille, Salzburgo e Sevilha ainda lutam pela passagem.

Cabeças de série

• Manchester City (grupo A)
  • Liverpool (B)
  • Ajax (C) - não pode defrontar o Sporting por ter sido do mesmo grupo
  • Real Madrid (D)
  • Bayern (E)
  • Manchester United (F)

Segundos classificados

• PSG (grupo A)
  • Atlético de Madrid (B)
  • Sporting (C)
  • Inter (D)

Eu dali só quero o ManUnited e a seguir o Real Madrid. Os outros…já estou como diz o Amorim: não gosto de ver os meus a sofrer. E contra Bayern, Liverpool, e Shity iriam sofrer mesmo muito. Por mais que eu acredite nos nossos jogadores, sou realista a ponto de perceber que não temos hipótese contra essas equipas e perder por menos que 4 é vitória.

1 Curtiu

E o Lille?