Meu caro isto não vem de um jogo (mas até podia servir de base de sustento porque mostra que na primeira oportunidade somos engolidos por equipas a sério…este não é o palco que queremos estar e fazer boas figuras?)…eu próprio tirei o chapéu ao Amorim quando ganhou o campeonato a época passada, época que como todos sabemos teve as suas peculiaridades…mas não posso aceitar este plantel fraquíssimo no segundo ano de treinador e com muitos milhões gastos em não totalidades de passes em jogadores medianos…mas está tudo louco? Credo.
Ontem foi visível que não há opções para nada.
Vou ser polémico neste comentário, mas não deixa de ser uma opinião.
Adan cada remate é um golo. Só defende zézinhos do arouca.
Não há opções para defesas centrais. Toda gente sabe que se aparece um avançado minimamente bom, Neto e Feddal dão logo barracada.
Esgaio nem dado o queria, contratamos o Gonçalo esteves que foi um achado e deviamos ter ficado com ele como segundo opção a Porro.
Jovane é jogador para entrar aos 60/70 minutos, isto porque ele fica logo cansado com 20 de minutos de jogo.
Paulinho ontem podia finalmente dar o ar da sua graça, digamos que teve azar e foras de jogo daqueles que metam essa merda no c-u, é a maior palhaçada que já vi.
NunoS sem Pote é o mesmo que Sporting sem Coates.
Que metam o Matheus Reis no cr.l.
TT é uma mer-da, não faz nada, não acrescenta nada.
Sarabia até agora tem sido espetacularmente nulo. Ele o Vinagre fazem-me logo sentir mal por termos feito o negócio com o NunoM, só me lembro de um negócio pior que este, o do RatoFernandes.
Ugarte tazonde?
Acho que o amorim tem que meter as mãos na massa porque vem aí uma tempestade.
portanto, ganhamos por causa do covid e falta de adeptos.
O nosso orçamento é baixo, é o que é, o plantel sofre, naturalmente, por essa razão. É curto e é inexperiente (dores de crescimento).
Para mim o projeto está exatamente na linha que deve estar (claro que nem todas as opções são do meu agrado, mas isso da unanimidade é uma impossibilidade real) mas este projeto (contratar pela certa, apostar na formação e ter plantel curto e competitivo) é aquilo que peço há anos. Não desisto nem desanimo `PRIMEIRA contrariedade, de certo teremos no futuro (infelizmente) muitos mais dissabores e (FELIZMENTE) muitas mais alegrias.
Por esse argumento então depreendo que se levarmos mais uma cabaz do dortmund temos apenas de dizer “ dores de crescimento”, correto?
O ano passado só jogaste para o campeonato praticamente. Tinhas os jogadores sempre frescos e em muitos jogos foi mesmo estrelinha pa ■■■■■■■.
O que aconteceu o ano passado não volta acontecer. Esquece
Se tens dúvidas disso não sou eu que vou perder o meu tempo a explicar. Bem-haja.
Foto José Lorvão/Isabel Silva
NOITE INFELIZ
Por Sporting CP
15 Set, 2021
Sporting CP perde com AFC Ajax
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, com o AFC Ajax por 1-5 na primeira jornada da fase de grupos da UEFA Champions League.
Com bilhetes esgotados e um Estádio José Alvalade lotado (dentro das limitações impostas pelas autoridades), o Sporting CP - que estreou o terceiro equipamento - entrou em campo com uma novidade no onze em relação à equipa que iniciou o desafio contra o FC Porto: saiu Sebastián Coates e entrou Gonçalo Inácio.
Os primeiros dez minutos, ainda assim, foram de má memória para os Leões. Logo aos dois minutos, o AFC Ajax inaugurou o marcador num lance de grande sorte. Antony fez o primeiro remate, a bola desviou em Luís Neto, acertou no poste de Antonio Adán e sobrou para Haller, que só teve de encostar de cabeça para o fundo das redes. Pouco depois, Antony serviu Haller no coração da área para o 0-2.
A partir daqui, o Sporting CP viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo e logo contra uma formação que trocava bastante a bola na linha defensiva mesmo com a pressão alta verde e branca, o que exigia muita paciência para o conjunto de Rúben Amorim. A reacção caseira viu-se aos 13 minutos, quando Paulinho, primeiro num contra-ataque e depois na sequência de um canto, rematou ao lado, mas deixou os holandeses em alerta.
20 minutos depois do apito inicial, novo golpe duro para o Sporting CP com Gonçalo Inácio a sair por lesão, dando lugar a Ricardo Esgaio. Seguiu-se um remate de Gravenberch para defesa de Antonio Adán e um cabeceamento de João Palhinha em zona perigosa para fora, com o médio a acertar mal na bola.
Finalmente, aos 33 minutos, Alvalade explodiu. Matheus Nunes, com um grande passe, serviu Paulinho e este rematou cruzado para o 1-2. O guarda-redes Pasveer não ficou bem na fotografia e o avançado estreou-se a marcar no primeiro jogo realizado na UEFA Champions League.
A felicidade Sportinguista, contudo, durou pouco. A pouco mais de cinco minutos dos 45, uma bela jogada do AFC Ajax deu a Berghuis o 1-3 no resultado.
Já em tempo de compensação, o Sporting CP esteve muito perto de voltar a ficar a um golo de distância dos visitantes quando Jovane Cabral cruzou para Zouhair Feddal cabecear e ficar a centímetros do golo. Ainda assim, o jogo seguiu para o intervalo com 1-3.
Rúben Amorim lançou, para a segunda parte, Matheus Reis e Pablo Sarabia para os lugares de Rúben Vinagre e Jovane Cabral e, aos 48 minutos, mais uma infelicidade para o Sporting CP. Paulinho cabeceou para o fundo das redes naquilo que seria um magnífico golo, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo depois do recurso ao VAR. Pouco depois, Antony voltou a servir para Haller apontar mais um golo, o 1-4 no marcador.
Pedro Porro teve depois duas boas ocasiões para marcar, mas na primeira acertou no poste e na segunda foi o guardião Pasveer a defender com qualidade. Pelo meio, Tiago Tomás substituiu Nuno Santos.
Era mesmo, ainda assim, um dia ‘não’ para os Campeões Nacionais, que sofreram novo golo de Haller aos 63 minutos. Foi o póquer do ponta-de-lança da Costa do Marfim.
O jogo teve pouca história até ao final para além da entrada de Daniel Bragança para a saída de Paulinho aos 77 minutos e o Sporting CP saiu derrotado por 1-5.
Os Leões voltam a entrar em campo este domingo com uma visita ao terreno do GD Estoril Praia para a Liga.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio (Ricardo Esgaio, 20’), Luís Neto [C], Zouhair Feddal, Pedro Porro, João Palhinha, Matheus Nunes, Rúben Vinagre (Matheus Reis, 45’), Jovane Cabral (Pablo Sarabia, 45’), Nuno Santos (Tiago Tomás, 60’) e Paulinho (Daniel Bragança, 77’).
Pessoal sentadinho no sofá que nem sócio é, quanto mais ir à bola ou ao pavilhão a criticar adeptos que lá estiverem e estão sempre é das coisas mais inarráveis.
Domingo há jogo em Estoril. Apareçam. Óbvio que não, porque para muitos o Sporting é mandar uns bitaites num fórum.
Welcome to the Jungle
Chapadão de realidade no Leão campeão, completamente sem argumentos para contrariar o Ajax. Daquele inaceitável buraco atrás da baliza sul à teimosia do treinador em não alterar o desenho táctico, tudo correu mal numa noite de goleada histórica e onde até a estrelinha nos virou costas
Passaram quatro anos sobre o último jogo feito pelo Sporting na Champions e, sou-vos sincero, não estava preparado para levar um choque de realidade tão forte. Não porque não esteja plenamente consciente das debilidades de um plantel fechado de uma forma com a qual discordo. Não porque não esteja plenamente consciente de que metade dos que compõem esse plantel são jogadores que dão conta do recado internamente, mas que não demoram a exibir pontos fracos se colocados perante adversidades maiores. Não porque não esteja plenamente consciente de que a experiência conta e muito neste tipo de competições e que enquanto a nossa equipa titular somava 24 partidas na competição, no onze holandês o combinado de minutos na champions dava para 170 jogos disputados.
Face a isto e mesmo sem Coates e sem Peter Potter, este meu espírito que teima em pregar-me partidas acreditava numa noite de superação, daquelas onde os patinhos feios parecem cisnes. Acontece que aos oito minutos de jogo já estávamos a perder por 2-0, no início de uma derrocada que começou e continuou pela ala esquerda do edifício, com um primeiro golo às três tabelas (ressalto e poste antes da emenda) e um segundo demasiado patético para ser verdade na forma como Vinagre se posicionou face ao pontapé longo.
Haller foi o marcador dos dois golos, Tadic andava em pezinhos de lã a espalhar magia, Antony fazia o que queria pela ala direita holandesa. Para piorar tudo, Gonçalo Inácio levou um toque, ressentiu-se da lesão e saiu em lágrimas. Chorava ele e chorávamos nós, na perspectiva de ter que escolher entre Esgaio e Matheus Reis para, durante 70 minutos, fingirem que são centrais. Entrou o nazareno que, coitado, andou por ali a tentar o melhor que conseguia.
Estávamos nós a perceber que a equipa não conseguia ligar uma jogada de ataque, quando Paulinho insistiu numa bola e aproveitou o modo isto está ganho da defesa adversária para mandar uma bufa que passou entre as pernas do redes. Renascia a esperança, aos 33, mas ainda antes do intervalo voltava a ser-nos dado do recado de que não estávamos na Liga portuguesa: Antony voltou a fazer fel do Vinagre e desta vez foi Berghuis a aparecer na cara de Adan e a perguntar ao espanhol para que lado a queria. Tudo tão simples, tudo tão fácil, que chegou a ser confrangedor a incapacidade do Sporting para lidar com o que o adversário lhe oferecia.
Para lá da genialidade de Antony e de Tadic, para lá do enorme ponta de lança que é Haller, o técnico Ten Hag ofereceu a Amorim um banho táctico. Percebendo que Palhinha e Matheus Nunes não podiam ir a todas, o holandês usou e abusou do corredor central para dar bola aos seus criativos, que apareciam entre os nossos médios e os nossos centrais. Ora, sem Coates, o Sporting não tinha um único central com capacidade para subir e tentar a antecipação ou, pelo menos, a pressão. Resultado? 1, 2, 3, 4, 5 golos sofridos, quase todos eles saindo da mesma forma.
Amorim foi teimoso e não corrigiu, tendo apenas a seu favor o momento do jogo em que a tão falada estrelinha virou as costas à equipa: logo aos dois minutos do segundo tempo, Paulinho foi buscar uma bola funda de Feddal para executar uma cabeçada perfeita. Golaço e um 2-3 que, não sabemos, muito podia ter mexido no jogo, pois foi anulado por uma unha do dedo mais pequeno. Logo a seguir e já com Matheus Reis a fazer de Vinagre, o tempero foi o mesmo: bola de Antony e Haller a aparecer isolado para o 4-1. O jogo terminou aí, mas, ainda assim, o técnico leonino não quis reforçar o miolo, ensaiando uma ajuda a Palhinha e a Matheus Nunes que será necessária frente a adversários como este Ajax.
Se na selva o Leão adapta a sua forma de caçar à presa que persegue, no futebol também o Leão tem que saber adaptar-se ao seu oponente. Não soube, nem tentou mudar para consegui-lo. Erro crasso. Welcome to the Jungle, rapazes.
Ou seja, temos 3 milhões de adeptos mas só 20 mil podem reclamar pq vão ao estádio. Está certo. E falo apenas por mim, sou sócio e não temos hipóteses de fazer 700km de duas em duas semanas.
Tipo o quê?
Obviamente que não, contudo pelos vistos os que foram e aplaudiram, são mansos, ratos, croquetes, atrasados mentais e tantas outras coisas.
Isto dito do alto de um sofá em relação a sócios que se dignaram a levantar a peida, gastar uma fortuna nestes bilhetes e que ao longo de várias décadas o fazem.
É um ganda moral.
Mas domingo há jogo. Mostrem mentalidade e movam a peida para fazer algo pelo Sporting.
Nada correu bem. Há muito a corrigir em termos emocionais mas principalmente em termos de jogo. Adán não fez uma defesa que me lembre, Neto e Feddal foram autênticos buracos (Inácio não teve tempo senão iria pelo mesmo caminho), Vinagre um jogador das distritais, Palhinha e Matheus taticamente uma verdadeira desgraça, com muito espaço entre os dois sinto que não tivemos meio campo. Faziam o que queriam ali e estavam sempre em superioridade numérica. Jovane não foi a jogo simplesmente (é por isto que talvez devessemos ter vendido o jogador e mantido o Plata por exemplo…ou até o Sporar já estou por tudo!). Nuno Santos esforçado, Paulinho muito esforçado, Porro um oásis no deserto.
Não vai correr bem com estes erros infantis. Muita insegurança e intranquilidade. Corrigir muita coisa. Mas é impossível esquecer me que foi depois do jogo com o LASK que partimos para uma época de sonho.
Volta Coates, volta Pote. Dois dos jogadores mais influentes e importantes da equipa.
Sarabia tem de ir lá para dentro e aparecer já no próximo jogo
E mesmo a liga Europa eu duvido… Plantel muito limitado. Pro tugao desenrrasca, lá fora esquece
Não. Pra ti e muitos, Sporting é só Lisboa, fácil mandar essas atordoadas, se tiveres de fazer 300 ou 400 km cada vez quisesses ir ver um jogo, depois quero ver falas assim. Só os de Lisboa e quem lá vai é que pode falar. Resto conta zero. Continuem com essa mentalidade de clube pequeno de Lisboa vão longe…
Calma. Ontem foi vergonhoso, concordo. Mas vamos esperar pela resposta da equipa em Dortmund. Ontem sofremos golos tirados a papel químico uns dos outros. A jogada era sempre a mesma. Quero ver se depois de 2 amassos europeus o Amorim e a equipa entendem como têm de jogar na europa. E não venham cá com tretas de jogadores. O Porto anda com Zaidu´s, Manafá´s, que não são as maiores estrelas mundiais, mas que crescem nesses ambientes. Falta-nos fazer crescer os jogadores nestes ambientes. Eu por mim irei esperar por Dortmund para ver a nossa actuação. Depois cá estarei para tirar as devidas ilações.
No próximo jogo lá iremos novamente estar a sofrer e a vibrar com a equipa. Nós somos da raça que nunca se vergará. Não há hipótese.
Mas muito do que aconteceu ontem tem de ser bem visto, avaliado. Muita coisa tem de mudar. Somos o campeão nacional em título. Andar a fazer figuras destas na Europa? Há que mudar mentalidades e tirar o discurso de pequeninos. Temos menos armas? Temos de correr o triplo e suar o quádruplo. E isso ontem não aconteceu. A camisola é para suar. É isso que exigimos sempre aos nossos jogadores. Se assim for, contem connosco para estar sempre ao lado deles e nunca os deixar cair
Tiro na água.
O Sporting para mim é nacional e internacional. Acompanho equipa praticamente em todos os jogos. Como muitos. E não é de um ou dois anos. Há décadas que o faço.
A mentalidade não é certamente essa de chamar mansos e ratos a quem aplaudiu. E estou completamente tranquilo com isso que não o fiz. Simplesmente acho medíocre referir a sócios ou adeptos dessa forma.
Tens muitos jogos então noutros pontos do país para ir mostrar a mentalidade certa.
Cuidado com essa afirmação, a ultima vez que alguém proferiu algo parecido, a exigir sentido de responsabilidade aos jogadores, foi o que se viu!!!
Para mim o Ruben Amorim demonstrou ontem a sua total incapacidade tática.
A culpa da derrota pesada foi toda dele e da tática, e players, utilizados.
Acabou-se o estado de graça dele.
Não comparemos o Porto com o Sporting
No Porto todos jogam atrás da linha da bola, todos fecham dentro, todos participam do jogo.
Vires jogares para a CL com 5 gajos enterrados na linha de área e 2 médios isolados a 10m 1 do outro, só podia dar goleada.