Liga 2011-12 [22ªJ | 11/03] SPORTING 5-0 Vit. Guimarães

Vai ser dificil…muito dificil…sem Insua e Carrillo mais complicado se torna!
Mas vamos lutar. Ou não fosse esta a imagem de marca deste novo Sporting de Sá :great:

3 pontos e uma exibição de raça e entrega. é o minimo que se exige

Jeffrén convocado!

Amanhã lá estarei para celebrar mais uma vitória.

FORÇA SPORTING

O treinador do Sporting convocou 19 jogadores para a recepção ao Vitória de Guimarães, em jogo a contar para a 22.ª jornada da I Liga. A partida está agendada para domingo, às 20h15, no Estádio José Alvalade.
Lista de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: Carriço, Polga, Evaldo, João Pereira e Xandão;
Médios: Schaars, Izmailov, Capel, Matias, Jeffren, Pereirinha, André Santos, André Martins e Elias;
Avançados: Van Wolfswinkel, Ribas, Rubio.

http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futconvocados_100312_89738.asp

Jeffren de volta, Arias, Renato Neto, Rinaudo, Rodriguez de fora.

Gostava de ver uma primeira parte mais profícua a nível da dinâmica ofensiva e do score, para que na 2.ª parte se pudesse fazer um jogo mais tranquilo e gerir melhor os acontecimentos e o desgaste. Penso que a exibição de 5.ª feira não deve servir como ponto alto, mas como ponto de partida, uma base para daqui para a frente melhorar.

Sá Pinto ganhou a aposta de manter os dois centrais que jogaram em Setúbal frente ao poderoso Man. City, algo que a maioria não via com bons olhos (eu incluído, apesar de não me juntar às crucificações que se fazem dos jogadores, sobretudo os defesas centrais, quando as coisas não (lhes) correm bem). Não sei se vale a pena rodar o eixo defensivo, sabendo que Evaldo deverá jogar (Insúa está castigado) e que muitas mudanças podem não resultar, por ausência do entrosamento e ritmo necessário. Na baliza, se Rui Patrício estiver bem, deve jogar, mas se houve realmente uma recaída da lesão que tinha na perna, ou outra, penso que Boeck deveria ser titular. João Pereira, até porque não joga na próxima mão da Liga Europa, por castigo, deve ser o titular, contando que esteja em condições de poder dar o litro frente ao Guimarães.

Depois, no meio campo, talvez fosse bom fazer descansar Schaars, até porque é nestas alturas que o Elias tem de fazer valer as suas credencias e demonstrar o seu valor futebolístico e assumir um papel mais influente e determinante na equipa, alternando e aproveitando ao máximo quer o internacional holandês, 5.ª feira na Liga Europa, quer o internacional brasileiro, que não a pode disputar, nesta jornada de campeonato. Carriço está num bom momento e penso que deve voltar a ser o trinco, isto se Rinaudo continuar sob precaução e em recuperação. O terceiro elemento, apostaria em André Santos, que já demonstrou que com Sá Pinto a música dele é outra. Desta forma, penso que garantiríamos um meio-campo consistente, forte, com qualidade técnica e capacidade física, capaz de se impor, recuperar e circular a bola, e com alguma dose de criatividade, improviso e imprevisibilidade.

Capel deve ser titular, até porque sem Carrillo, ficamos com limitações na ala, e lançava na outra ala Pereirinha, esperando que funcionasse bem com João Pereira e conseguissem jogadas de envolvimento, compensações, uma ala direita com presença, influência e bom desempenho. Na frente colocaria o inevitável Wolfswinkel, mas com Rubio e Ribas no banco à espreita de uma oportunidade. Neste esquema, Capel teria mais liberdade para jogar e poder apoiar mais de perto Wolfswinkel e fazer as suas diagonais ou ir até à linha de fundo para centrar.

Deste modo, no banco, estariam Matías, Izmailov, Schaars, André Martins (outra alternativa a André Santos), Jeffrén, Ribas e Rubio, além do GR, que não deixam de ser boas soluções para entrar em campo e poder melhorar o desempenho colectivo, mas resguardados para o jogo em Manchester. De qualquer modo, com este meio-campo de luxo no banco, o que se exige ao meio-campo que apontei como titular é que mostre que tem muita qualidade e capacidade e também é muito capaz na hora de jogar, e assim estaríamos a rentabilizar todos os nossos jogadores, que são muitos e muito bons, que temos para jogar no centro do terreno.

Acabei de ir ver, e da convocatória só estranho o facto de Rodríguez não aparecer na lista divulgada no site oficial do Sporting. Com apenas 3 centrais, não sei até que ponto é que se vai colocar de início as 3 únicas opções em campo (com Carriço eventualmente a trinco). Para laterais teremos Evaldo e João Pereira (só Pereirinha como alternativa válida na direita, e sem nenhuma na esquerda). Jeffrén pode ser lançado em vez de Pereirinha (suplente para a lateral direita) e balancear a equipa mais no ataque. Desse modo.

Rui Patrício

J.P Xandão Polga Evaldo

Carriço

A. Santos
                      Elias

Jeffrén Capel
Wolfswinkel

Mas com Capel e Jeffrén a revezarem-se no apoio defensivo ao meio-campo e no apoio ofensivo a Wolfswinkel, a ver se o 4-3-3 começa a funcionar ou não tem pernas para andar.
[hr]
Só para acrescentar que este jogo é tão ou mais importante de ganhar que o de 5.ª feira.

não percebo é a exclusão do Renato Neto :inde:

Também dá que pensar, mas o Renato Neto jogou, o Rodríguez não. Se no primeiro uma eventual lesão durante os minutos que jogou possa ser a razão, no segundo, só se se lesionou no treino.

De qualquer modo, penso que a opção de deixar de fora o Renato Neto prende-se precisamente com o facto de ter convocado quase todos os médios disponíveis no plantel (excepto o Renato, que foi o último a chegar, no mercado de Inverno, e teve os seus minutos frente ao City). Já o Rodríguez não consigo mesmo encontrar uma justificação, a não ser a da tal lesão no treino.

No entanto, é óbvio que fazia sentido convocar ambos os jogadores, desde que em boas condições, pela carência de jogadores defensivos nesta lista de convocados, principalmente centrais e trinco (mas também laterais). Mas também me parece que Sá Pinto vai procurar balancear a equipa no ataque, o que me parece um bom princípio para encarar este jogo, impor o ritmo e cair em cima do adversário.

Concordo :arrow:

Mas não sei até que ponto não será benefico tambem para a moral da equipa deixar tantos titulares no banco digo isto porque imaginando o cenário de perdermos com o guimarães ou fazermos uma exibição menos conseguida, não irá afectar os jogadores moralmente na quinta?
Temos sempre os 2 lados da moeda, por um lado podem ficar desgastados ou até se lesionarem, por outro está isso que acabei de referir, de modo a que apresentaria esta equipa

Rui Patrício

João Pereira Xandão Polga Evaldo

Carriço

Elias
                     M.Fernandez

Pereirinha Capel
Wolfswinkel

Apenas com a diferença do Matias Fernandez e do Elias, porque acho que o Matias pode sempre puxar um pouco mais pelo futebol atacante, embora não goste muito de o ver com o Elias, penso que não são de todo compativeis, mas como disseste e bem, será uma boa altura para o Schaars descansar e o Elias demonstrar motivos para ser titular
E o Pereirinha porque já mereçe uma oportunidade.

Sim, são variantes, incluir um dos médios que jogou na 5.ª feira no esquema, em substituição de um dos elementos André Santos/Carriço (uma alternativa até seria André Santos no lugar de Carriço, mas não iria por aí). Mas no 11 que indiquei, o eixo central é exactamente o mesmo de 5.ª feira, na defesa, no trinco, e no ponta-de-lança. João Pereira, à direita, e Capel, à esquerda, também lá estão. Evaldo e Jeffrén/Pereirinha seriam sempre apostas lógicas para suprir os castigados Insúa e Carrillo. Faço descansar precisamente quem saiu desgastado na 5.ª feira, Matías e Izmailov, e Schaars, que foi o coração da equipa no jogo todo, fazendo entrar Elias para essas funções de motor, André Santos ou André Martins no apoio e apostando na capacidade ofensiva de Jeffrén e Capel, no apoio a Wolfswinkel.

Ou seja, rodava-se o meio-campo, poupavam-se os titulares da Liga Europa, e lançava-se Evaldo, André Santos/Martins, Elias e Jeffrén. Parece-me uma solução equilibrada. Assim como a tua alternativa de incluir um dos criativos titular na 5.ª feira, se bem que eu confio que André Santos ou André Martins estejam à altura da responsabilidade, e que talvez seja sensato poupar o Matías ao máximo para a próxima 5.ª feira e não o expor (nem Izmailov, se possível, e tentando poupar Schaars).

Quanto às questões motivacionais e morais, são sempre jogos diferentes, o do Campeonato e o da Liga Europa. E eu dou mais importância ao campeonato, porque é a prova de regularidade anual. Veja-se que antes da vitória com o City, o Sporting perdeu o último jogo do campeonato, e isso praticamente não afectou a equipa na abordagem ao jogo da Liga Europa. Mesmo sendo competições distintas, têm influência uma sobre a outra, mas penso que mais a nível de disponiblidade física e momento de forma dos jogadores e da sua gestão, assim como das dinâmicas e equilíbrios colectivos na abordagem a cada jogo e a cada competição, do que a nível de motivação. Nos grandes jogos, esse factor de desmoralização e falta de motivação torna-se menos influente, ou seja, os jogadores estão normalmente motivados para jogar bem.

Continuo a pensar em equipa que ganha não se mexe.

Escolheria esta equipa, mas apoiarei qualquer equipa e jogador que o treinador Sá Pinto escolher, esta é apenas e só uma opinião.

Suplentes: Boeck, Pereirinha, André Santos, Elias, André Martins Jeffrén, Ribas e Rubio

Força SPORTING!

Rui, o Insúa está castigado.

Questiono se não será melhor o Sá Pinto meter a jogar a Defesa Direito neste jogo, o mesmo jogador que vai actuar nessa posição na quinta-feira em Manchester. É que se jogar o JP, e este não pode jogar na UEFA… quem é que, sem experiência de jogo a DD, vai poder fazer um bom jogo? É a minha principal preocupação neste momento.

e Rinaudo, ainda não está bom?

What?

Só se excluires todos os jogos exceto o de 5ª, pq tirando esse nenhum foi de luta ::slight_smile:

RP
Pereirinha
Xandão
Carriço
Evaldo
Elias
Schaars
Matias
Izmailov
Capel
Rubio

Jogo para ganhar, para entrar com tudo e fazer descansar um ou outro jogador na segunda parte. Prefiro que se apostem todas as fichas de forma a conseguir um jogo passível de ser gerido, do que outro em que se tenha que andar atrás do prejuízo e fazer do mesmo mais uma pequena batalha, como têm sido todos, invariavelmente. Isto se não houver mazelas físicas do jogo de quinta. Não gosto de poupanças na liga, mesmo se os grandes objectivos estão perdidos. Elias e Schaars lado a lado e Matias mais liberto.

Wolf no banco para arejar aquela cabeça, que precisa, de forma a reaparecer em força. Pereirinha a titular como aquecimento e teste para o jogo do City.

Rui Patrício

Pereirinha Xandão Polga Evaldo

Elias

A. Martins A. Santos

Jeffrén Capel

D. Rubio

Não tem nada que saber.

Obrigado, não me lembrava, pensava que era só o Carrillo, bem tem que ser o Evaldo não faz mal que tudo corra bem.

Muito obrigado por me avisares! :great:

Sabendo a convocatória o meu onze é:

Rui Patricio

João Pereira
Xandão
Polga
Evaldo

Carriço
Elias
André Martins

Pereirinha
Capel
Wolfswinkel

Só pouparia o Matias, o Izma e o Schaars que me pareceram os jogadores masi desgastados depois do jogo com o City
Não ponho o Jeffren a titular porque regressou apenas agora de lesão e está ainda sem ritmo mas fazia-o entrar no jogo na 2ª parte

Aposto numa vitória por 2-0 do Sporting

Força Sporting!

Há 2 anos foi assim, também no jogo das Leoas! :victory:

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=7O8AAQagASQ[/youtube]

Para grande desgosto meu prevejo que o SCP volte à formula da maior parte dos jogos desta època , lento , sem ideias , inseguro e a dar as abebias do costume que nos têm saido tao caro ! - Para este ano e apesar do desejo de sempre lutar para sermos Campeoes era previsivel que nao o conseguisse-mos , dado termos uma equipa totalmente nova , novos treinadores ; mas daì a termos que lutar para ficar em 4°/5° vai muita diferença ! - Sò de pensar que em janeiro fomos ultrapassados pelo braguinha e que estes agora estao tao perto do titulo , fico revoltado , e isto tudo numa època em que atè havia espaço para algumas experiencias , dado existirem 3 vagas para a Liga dos Campeoes ! - Dito isto estamos mais perto de sermos pressionados pelo 6° do que lutarmos por algo que seja mais que um lugar europeu para uma liga Europa , isto è triste ! - Salvam-se os adeptos que têm continuado com a equipa e continuam corajosamente a encher Alvalade , uma palavra especial para as Leoas que espero afluam hoje em massa e que terao um papel especial e mais preponderente no apoio à nossa equipa ! Força SPORTING e sem medo vao para cima do Guimaraes !