Legislativas 2024: em quem irás votar?

Eheheheheheheheheheh

Falando simplesmente da esfera do futebol, este é o único setor da sociedade onde gajos que falham um pontapé na bola são arrasados e um adepto que diz isto está simplesmente a dar uma opinião.

Fodasse…

Podemos alterar o voto depois de termos votado?

Ainda não me decidi. Há partidos, a maioria, que estão excluídos à partida. Em relação aos restantes só tomarei uma decisão final depois de ver as listas, ler os programas, e ouvir os debates.

1 Curtiu

E acho que se deve esclarecer que isto é para dizer em quem vão votar, não em quem se identificam mais.

Há diferença.

Se tiveres a tua morada do CC no Luxemburgo, podes votar no consulado.

SL

Ele está se a referir ao sistema eleitoral do nosso país, julgo seja isso…
Em parte tem razão. Os círculos distritos são uma treta. Não representam nada pois como diz a constituição os deputados representam o país e não os círculos. Quando se diz que " vou votar no costa" é mentira. Vai sim votar é no candidato do partido por aquele distrito.
E com o critério da população os círculos do interior ficam prejudicados com o metodo d hont .
Círculo único nacional resolvia a questão. Mas políticos não tem interesse em mudar isso.

Falando do meu distrito, se não votares PS ou PSD, teu voto vai pro lixo, só serve pra contagem total nacional mais nada…

1 Curtiu

O mais provável é ser no AD.

Cheio de dúvidas. PS, BE, PCP, Livre, excluídos logo. Vou estar entre o Chega e a AD, sendo que tenho também ponderado a IL ou Juntos Pelo Povo.

Nenhum candidato no círculo Madeira me entusiasma. Um voto na AD ou Chega será semelhante, nenhum destes vai validar governos de esquerda. Os Juntos Pelo Povo são a oposição na Madeira e um voto de reconhecimento dá-lhes confiança (mas são tipos que podem bem validar um Governo de esquerda).

1 Curtiu

Bem verdade. Portalegre elege 2. Nas últimas elegeu 2 PS e este ano estará entre a mesma coisa ou PS e Chega a dividir os deputados.

Que cenário de merda para votar. O meu voto não vai valer de nada. Só um círculo nacional ou então círculo nacional + do distrito resolviam o problema.

Círculo de compensação também resolveria o problema.

Nunca o PS e o PSD vão permiti que isso aconteça, porque são esses o partidos que beneficiam do Método D’Hondt

3 Curtiram

Mas é por pensamentos assim que não se altera nada. Há muitos partidos, até sem assentos parlamentares, com quem te podes identificar e fazer a diferença.

A IL, Livre, Chega e Pan são partidos que só agora chegaram ao parlamento e há muitos outros que sem votos não chegam lá

O problema não é tanto o Método D’Hondt, são os círculos eleitorais minúsculos onde só se elegem dois ou três deputados. Mas cada capelinha neste país quis ter o seu representante, mesmo que isso signifique que grande parte dos votos desses círculos vão para o lixo.

Diria que caso aches que o país está na merda, o que é na verdade factico e não uma questão de opinião pessoal, deves votar em qualquer coisa que não os partidos que contribuíram para o estado actual das coisas, ou seja:

Por ordem, evitar votar: PS, BE, PCP e por último PSD.

Outra coisa que gostaria de dizer porque há malta que parece não perceber isto:

Política não é futebol, não se escolhe um clube para defender até à morte!!

A política e em especial a democracia exige que as pessoas se informem e que desenvolvam uma opinião consciente para depois escolher “a melhor”. Dá trabalho? Dá, mas tentaste utilizar o SNS ultimamente? Pagas impostos? Pronto então sabes que é um trabalho que tem que ser feito.

Obrigado.

1 Curtiu

Únicos podem resolver e mudar isto são os que beneficiam dele, mas claro não vão querer mudar. Atual método eleitoral afasta as pessoas e contribuí também pra elevada abstenção. Á 100 anos atrás, até posso compreender este método, o regime queria controlar e certificar se da implantação da república, mas atualmente…

Falo da democracia mesmo. É uma treta mesmo. Há muitos sistemas políticos possíveis. Este é bastante estupido.

Uma pessoa um voto significa que se viveres numa aldeia de 200 pessoas em que 10 vão à escola e são minimamente letrados e os outros 190 andam a beber vinho tinto de pacote, vão eleger sempre um tipo do pacote para dirigir. É o bem comum? Não, é a democracia.

Basta pensar. Mas como vivemos num país traumatizado por “Abril” é isto. Nem discussão há. Nos EUA já há discussões efectivas sobre o tema e ainda bem. A ditadura dos números é isso mesmo… uma ditadura. Depois espantam-se com os Bolsonaros, o maluco ea Argentina, o Trump e como o PS ganha eleições com maiorias absolutas.

1 Curtiu

Concordo completamente contigo, não é que tenhas de dar hipóteses a todos os partidos porque há alguns em que há diferenças irreconciliáveis. Eu devo votar IL, voto neles em todas as eleições desde 2019 porque sou liberal no geral, mas se o PSD ganhar ou o PNS fizer um bom trabalho nestes próximos 4 anos votarei num desses partidos. Neste momento, para mim, até é tentador votar na AD mas, por agora, mantenho a intenção de voto na IL.

Existe formas de “controlar” a democracia. As pessoas têm de perceber que o funcionamento democrático não se esgota só nas eleições porque senão seria meramente uma tirania da maioria. É veres agora o caso do PS, apesar de ter maioria absoluta o governo caiu. A escolha do povo não “reinou” muito tempo. A nossa democracia pode ser muito imperfeita e pode ser melhorado em muita coisa, mas entre isso a ter um sistema autoritário prefiro o que temos.

Também gosto muito da IL e no geral acho que partidos novos são importantíssimos para o nosso país, temos o sistema cheio de teias de aranha e de vícios antigos!

Fiquei no entanto um bocado desmotivado com a IL com o que aconteceu após as últimas eleições acho que foram um bocado infantis e deram um tiro nos pés, ainda assim espero que sejam só dores de crescimento e que saiam mais fortes desta fase.

1 Curtiu

Mas não há apenas “branco ou preto” isto é ditadura ou democracia, autoritarismo ou democracia. Por exemplo Roma era uma Republica.

O método que temos no Sporting, longe de ser perfeito ainda é melhor do que um sócio um voto.
O “povo” infelizmente não sabe muitas vezes no que está a votar. Votam porque sim, porque “ são todos uns ladrões”, porque “sempre votei neles”, porque a “direita é o diabo (este António Costa é só rir), porque agora o Pedro Nuno vai aumentar os reformados e o salário mínimo e os professores e todos… porque para o “povo” o estado é algo exógeno… ninguém paga… pagam “eles” os “ricos” e assim está bem… e chamam a isto Democracia :roll_eyes:

Fim de offtopic desculpem.

Hoje já lhe dei uso, obrigado :slightly_smiling_face:

Tu não queres é viver em democracia lol

Queres viver numa Autocracia

Quem é que determina o grau literário ou de inteligibilidade das pessoas fdx? És tu?

Tem juízo
Não és mais que ninguém
És igual aos outros todos