Legislativas 2024: em quem irás votar?

Percebo.

Mas olha que é preciso tomates enormes para quando tens um partido pequeno, apostaste em alguém que não o líder para Lisboa (que é tendencialmente onde os pequenos podem pensar eleger um deputado), consegues a tua primeira representação parlamentar, e ao fim de ano e pouco dizes “esta senhora não nos representa, ela vai continuar no cargo porque foi eleita, mas o Livre já não tem representação parlamentar.”

Tiveram uma segunda oportunidade, e acho que o Rui Tavares fez um trabalho bastante bom (não surpreende muito quem já o conhecia).

Resta esperar que tenham aprendido com os erros, e que não importem mais cavalos de Tróia, mas vou confiar que sim.

Além disso, é tão refrescante ter um partido de esquerda que defende a social-democracia, é progressista, pró-europeu, e não distingue ditadores de partidos de esquerda e de direita, crimes contra a humanidade de partidos de esquerda e de direita…

Quero vê-los com um grupo parlamentar, e ver o que conseguem fazer melhor. E ver se o partido começa e acaba no Rui Tavares, ou se tem mais gente de valor.

1 Curtiu

Também têm os seus pontos fracos

Rendimento garantido universal?

Legalização da prostituição e/ou do consumo de drogas?

Ser pró europeu é mandar ucranianos para a morte?

E gostava de saber que propostas têm eles para a gestão e distribuição de recursos naturais

Todos os partidos têm. A única forma de eu concordar 100% com um partido é formar eu um e fazer eu o programa, e digo-vos já, não votem nesse partido, que o gajo é um preguiçoso do ■■■■■■■, e sabe menos do que pensa que sabe.

As alternativas a apoiar a Ucrânia na guerra são a), deixar a Rússia ficar com território ucraniano, ou b) envolver a NATO no conflito. É pró-europeu querer abandonar o povo dos territórios ocupados para viver debaixo do regime russo? É que a paz é essa. É pró-europeu querer iniciar a WW3? É que ir ajudar a Ucrânia “a sério” é isso.

Não há alternativas fáceis aqui. A Rússia iniciou uma ocupação ilegal vai para 9 anos. No mínimo, enquanto os ucranianos quiserem lutar pelo que é deles, pelos compatriotas que vivem sob ocupação, quem somos nós para lhes dizer “façam paz?”

Mas pronto, debater tudo ao pormenor mantinha-nos aqui em loop durante dias. Digo apenas que não sou contra, por princípio, nenhuma das coisas que referiste. Depende da forma como for executada, e da infraestrutura de suporte para essas transformações. E não me choca nada que alguém seja contra elas todas.

Tudo o que esteja à esquerda nunca irei votar nestas eleições, mesmo que tudo o resta para votar seja opções ridículas. Objectivo pessoal é evitar PS e BE voltem ao poder

Dúvidas entre IL, Volt e AD (este último apenas pelo tema de voto útil)

Achava que o Volt nem ia concorrer.

1 Curtiu

Sugiro meterem a votação oculta. Há uns atrasados que não têm vergonha de mostrar ao que vêm, mas outros vão votar PS na mesma apesar de dizerem que não.

Bom, aqui vão os meus 5 cêntimos:

Como muitos outros, tanto a nível deste Fórum como no panorama do país, estou órfão de voto e portanto indeciso. É normal que não haja um partido com o qual me identifique na totalidade, mas neste momento posso dizer que estou mesmo perdido e por isso é que selecionei a opção “indeciso”.

Nas últimas legislativas votei na IL, coisa que não sei se farei no dia 10 de março. Estou muito desiludido com a política em Portugal e com a forma como os partidos têm abordado estas eleições, apenas com ataques constantes uns aos outros, piadas e memes em vez de apresentarem propostas concretas e mostrarem ao que vêm.

Especificamente na IL, acho que perderam muito com a mudança de liderança, o Rui Rocha é, na minha opinião, um banana e acho que o partido perde bastante pelas guerras internas (a situação da Carla Castro é um exemplo disso) e pela forma como tem feito a sua campanha (com ataques ao PS ou outros partidos sob a forma de piadas, mostra uma certa falta de seriedade, na minha opinião).

Está, e estará, para mim fora de questão votar em partidos como o Chega e o PCP.

Estou indeciso sobretudo entre a IL e o LIvre. Pode parecer algo contraditório, mas é a verdade. Vou esperar para analisar o programa de cada um e os deputados que vão concorrer pelo meu círculo eleitoral. Mas estou muito desiludido e não prevejo nada de bom para os resultados de 10 de março.

7 Curtiram

Tudo menos PS.

9 Curtiram

Não vou votar. Estou emigrado no Luxemburgo.

Livre

Sou mais um que gosta do Rui Tavares e ideologicamente estou um pouco mais à esquerda.

2 Curtiram

Para mim são todos iguais e seja quem for que lá estiver, só seguirá o que tem de seguir. Portanto, nem voto.

Para mim voto de protesto é voto nulo ou em branco.

Não ir votar, no meu entender, é sinónimo apenas de despreocupação.

Nulo ou não ires lá, é mesma coisa. Mais vale branco

1 Curtiu

Porque?

No meu distrito (guarda) só elege 3 deputados, portanto o meu voto na IL e o dos outros partidos pequenos não irá contar pra nada, pois pra eleger 1 deputado são precisos uma boa quantidade de votos, e estando aqui tudo minado por PS e PSD, nada irá mudar…

1 Curtiu

Infelizmente a democracia é assim, com o teu voto a não valer para nada

Uma questão interessante, neste momento não me parece que em Portugal funcionasse bem.
Mas com a IA e a automatação quase total que aí vem pode ser inevitável a nível global.

Se ajudar a eliminar o proxenetismo e narcotráfico concordo. Se seria eficiente para esse fim, só testando…

A mais difícil das questões. Não há resposta porque todos os cenários são horríveis. Uma guerra que nem devia ter começado, já podia ter acabado, mas continua devido ao imperialismo Anglo-saxónico e Russo.
Talvez ser pró europeu seria a UE ter uma política de defesa independente dos EUA.

1 Curtiu

A democracia é uma treta. Uma pessoa um voto é completamente absurdo. A democracia torna-se inevitavelmente na ditadura do povo. E há tantos exemplos disso…. A América Latina toda, o Trumpismo and on and on…

Mas e ter esta conversa?… quem não é democrata não é boa gente :joy:

2 Curtiram

Como sempre - Em branco.