Mas olha que é preciso tomates enormes para quando tens um partido pequeno, apostaste em alguém que não o líder para Lisboa (que é tendencialmente onde os pequenos podem pensar eleger um deputado), consegues a tua primeira representação parlamentar, e ao fim de ano e pouco dizes “esta senhora não nos representa, ela vai continuar no cargo porque foi eleita, mas o Livre já não tem representação parlamentar.”
Tiveram uma segunda oportunidade, e acho que o Rui Tavares fez um trabalho bastante bom (não surpreende muito quem já o conhecia).
Resta esperar que tenham aprendido com os erros, e que não importem mais cavalos de Tróia, mas vou confiar que sim.
Além disso, é tão refrescante ter um partido de esquerda que defende a social-democracia, é progressista, pró-europeu, e não distingue ditadores de partidos de esquerda e de direita, crimes contra a humanidade de partidos de esquerda e de direita…
Quero vê-los com um grupo parlamentar, e ver o que conseguem fazer melhor. E ver se o partido começa e acaba no Rui Tavares, ou se tem mais gente de valor.
Todos os partidos têm. A única forma de eu concordar 100% com um partido é formar eu um e fazer eu o programa, e digo-vos já, não votem nesse partido, que o gajo é um preguiçoso do ■■■■■■■, e sabe menos do que pensa que sabe.
As alternativas a apoiar a Ucrânia na guerra são a), deixar a Rússia ficar com território ucraniano, ou b) envolver a NATO no conflito. É pró-europeu querer abandonar o povo dos territórios ocupados para viver debaixo do regime russo? É que a paz é essa. É pró-europeu querer iniciar a WW3? É que ir ajudar a Ucrânia “a sério” é isso.
Não há alternativas fáceis aqui. A Rússia iniciou uma ocupação ilegal vai para 9 anos. No mínimo, enquanto os ucranianos quiserem lutar pelo que é deles, pelos compatriotas que vivem sob ocupação, quem somos nós para lhes dizer “façam paz?”
Mas pronto, debater tudo ao pormenor mantinha-nos aqui em loop durante dias. Digo apenas que não sou contra, por princípio, nenhuma das coisas que referiste. Depende da forma como for executada, e da infraestrutura de suporte para essas transformações. E não me choca nada que alguém seja contra elas todas.
Tudo o que esteja à esquerda nunca irei votar nestas eleições, mesmo que tudo o resta para votar seja opções ridículas. Objectivo pessoal é evitar PS e BE voltem ao poder
Sugiro meterem a votação oculta. Há uns atrasados que não têm vergonha de mostrar ao que vêm, mas outros vão votar PS na mesma apesar de dizerem que não.
Como muitos outros, tanto a nível deste Fórum como no panorama do país, estou órfão de voto e portanto indeciso. É normal que não haja um partido com o qual me identifique na totalidade, mas neste momento posso dizer que estou mesmo perdido e por isso é que selecionei a opção “indeciso”.
Nas últimas legislativas votei na IL, coisa que não sei se farei no dia 10 de março. Estou muito desiludido com a política em Portugal e com a forma como os partidos têm abordado estas eleições, apenas com ataques constantes uns aos outros, piadas e memes em vez de apresentarem propostas concretas e mostrarem ao que vêm.
Especificamente na IL, acho que perderam muito com a mudança de liderança, o Rui Rocha é, na minha opinião, um banana e acho que o partido perde bastante pelas guerras internas (a situação da Carla Castro é um exemplo disso) e pela forma como tem feito a sua campanha (com ataques ao PS ou outros partidos sob a forma de piadas, mostra uma certa falta de seriedade, na minha opinião).
Está, e estará, para mim fora de questão votar em partidos como o Chega e o PCP.
Estou indeciso sobretudo entre a IL e o LIvre. Pode parecer algo contraditório, mas é a verdade. Vou esperar para analisar o programa de cada um e os deputados que vão concorrer pelo meu círculo eleitoral. Mas estou muito desiludido e não prevejo nada de bom para os resultados de 10 de março.
No meu distrito (guarda) só elege 3 deputados, portanto o meu voto na IL e o dos outros partidos pequenos não irá contar pra nada, pois pra eleger 1 deputado são precisos uma boa quantidade de votos, e estando aqui tudo minado por PS e PSD, nada irá mudar…
Uma questão interessante, neste momento não me parece que em Portugal funcionasse bem.
Mas com a IA e a automatação quase total que aí vem pode ser inevitável a nível global.
Se ajudar a eliminar o proxenetismo e narcotráfico concordo. Se seria eficiente para esse fim, só testando…
A mais difícil das questões. Não há resposta porque todos os cenários são horríveis. Uma guerra que nem devia ter começado, já podia ter acabado, mas continua devido ao imperialismo Anglo-saxónico e Russo.
Talvez ser pró europeu seria a UE ter uma política de defesa independente dos EUA.
A democracia é uma treta. Uma pessoa um voto é completamente absurdo. A democracia torna-se inevitavelmente na ditadura do povo. E há tantos exemplos disso…. A América Latina toda, o Trumpismo and on and on…
Mas e ter esta conversa?… quem não é democrata não é boa gente