venha daí o TGV …e o magalhães é que a vida não está fácil e eu daqui a três anos vou precisar de um emprego, por isso oh zé toca a investir na informática e novas tecnologias
Bem, acho que dá para fazer um balanço, com 4 deputados dos círculos nos estrangeiro para apurar.
Maioria de esquerda, mas impossibilidade de coligações. A 3 seria impossível a nível de entendimento, a 2 (PS com qualquer um dos outros) não seria fácil mas parece matematicamente longínqulo e não deverá concretizar-se. A hipótese mais viável será um governo minoritário, mas não irá certamente ter o mesmo impacto do primeiro de Cavaco ou o primeiro de Guterres, porque estes quando entraram estavam a subir, e o PS está em queda. E o PR também não promete fazer a vida fácil ao Governo. Avizinham-se tempos difícieis para o Governo e para o País.
Péssimo resultado de MFL. Se o PS perdeu a maioria absoluta (o que foi mau para o Partido), as transferências dos muitos votos perdidos para o PSD foram muitíssimo pequenas. Está para ver o que acontece nas Autárquicas e Europeias, mas ainda esta noite já terá correlegionários a mexer-se para a derrubar. Pode argumentar-se que Durão Barroso chegou ao poder em circunstâncias semelhantes, e até PSL herdou a pasta. Mas francamente provou que não tem jeito nenhum para fazer oposição.
Isto é o que retiro de mais importante. O resto ver-se-à nas próximas semanas.
Pois, se fizerem as contas vê-se que só coligando-se com o CDS/PP é que o PS consegue a maioria no parlamento (mais de 116 deputados). A única alternativa a isso seria o PSD. Isto vai ser giro. :twisted:
Pois, os finais em Portugal. ;D Mas não vai mudar grande coisa mesmo com os outros 4… o PS vai continuar a precisar do CDS para formar maioria no parlamento, já que nem com BE nem CDU o conseguirá fazer.
A imagem clara do tipo de eleitorado do CDS: votam no acessório e no embrulho!!! Ridiculo!!! :wall: :wall: :wall: :wall:
O Portas só engana quem se deixa enganar por aquela pinta de defensor dos fracos e oprimidos, aquele bronzeado fantástico, aquele capacete de beto seduz muita gente… principalmente os velhotes e os putos que votam pela primeira vez!!! O Portas gosta muito das feiras onde costuma fazer campanha com muitos sorrisos e beijinhos aos populares mas que depois no programa do seu partido pretende atacar precisamente essas pessoas: consegue de facto algo surpreendente!!
Muitos esquecem-se do legado do CDS quando integrou o governo, nomeadamente os submarinos e o caso Portucale e do abate dos sobreiros, por exemplo!!
O BE ficou aquém daquilo que era projectado, mas não deixa de ser uma vitória estrondosa para um partido jovem, conseguir duplicar a votação relativamente às ultimas eleições!!! Curiosamente, do pessoal que conheço, principalmente a malta jovem (leia-se, não crianças) votava quase toda no BE. Até o meu pai, um antigo JCP convertido ao Cavaquismo na década de 80. :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
Por ultimo, felizmente o Alentejo ainda continua a ser um bastião da esquerda!! Orgulho nisso!! :dance:
Isto é fácil de fazer um rescaldo!
O vencedor embora sem maioria absoluta é claramente o PS. Para isso muito contribuiu um PSD com uma líder amorfa, que tendo tudo para desalojar o homem do lugar nunca mostrou preparação e genica para isso.
De resto, embora o BE tenha subido a sua votação, não há dúvida de que o PP foi o grande beneficiado destas eleições. A sua subida permitiu-lhes ficar numa terceira posição em termos de deputados que, mais importante do que isso, lhes permite ser o único partido a par do PSD a aprovar as propostas governamentais.
Prevejo ainda que durante um ano e meio a coisa na AR até poderá andar agitada mas que que se irá aguentar. Agora o PS tem uma batata quente nas mãos. Tem de decidir quão forte irá atacar as presidenciais, se enfrenta ou não de frente o actual presidente porque caso este seja eleito não duvido que ele tirará o tapete debaixo dos pés ao PM.
Eu disse aqui há umas páginas atrás que o mais certo era o PS sem maioria absoluta ir piscar o olho muitas vezes ao CDS, e cada vez acredito mais nisso!!!
Porque apesar de PS+BE+CDU terem um total de 127 deputados (faltando saber ainda 4), e portanto estarmos perante uma maioria de esquerda no Parlamento, será muito complicado conseguir consensos nessa zona, porque não sendo apenas um problema português, historicamente as várias sensibilidades da esquerda sempre tiveram grandes dificuldades em se entenderem!!
Acho que dentro do cenário de minoria saiu o melhor vencedor possível. Sócrates é aquele que se assemelha mais a um grande líder esperemos que consiga levar a governação o mais longe possível, mas este resultado eleitoral é trágico para o país. Acho que vamos todos aprender uma lição, um partido que vence as eleições com praticamente 1/3 dos votantes não terá muitas condições de governar até porque lhe falta moleta e valores eleitorais se levantarão.
Não acredito em coligação com o CDS porque resultaria numa catástrofe eleitoral na eleição seguinte, seria o admitir do PS virado à direita e BE e PCP cresceriam ainda mais, a solução passará por um acordo com alguém e aí venha o diabo e escolha… vida muito complicada para Sócrates. Em termos funcionais a melhor solução seria a coligação com CDS mas parece-me impossível, o povo não o compreenderia e com alguma razão.
Não sei como foram as outras sondagens mas a da eurosondagem (para a SIC) foi uma vergonha, só falhou no mínimo (porque ainda falta apurar deputados) por quatro deputados o limite superior dado inicialmente.
Ferreira Leite fará bem em levar o partido até às autárquicas depois terá que sair qualquer que seja o resultado que em principio será favorável ao PSD.
Derrotados da noite PCP e PSD os outros estão de parabéns especialmente o PS e Sócrates que é sem dúvida um grande político.