O site do STAPE já está em baixo e ainda nem são 20h…
Quais perdedores? Desconfio que se o PS ganhar com uma margem reduzida para o PSD e que se os partidos mais pequenos subirem as votações ninguém virá a público assumir que perdeu as eleições. Todos ganharam.
Há cerca de uma hora fez-se História na minha vida: votei pela primeira vez. A primeira de muitas, espero. 8)
Entre PS e PSD alguém perde naturalmente (da última vez tocou a fava ao PS). Abstenção em principio superior à das anteriores legislativas o que me parece que beneficia PCP, e os partidos mais à direita em desfavor do Bloco e PS. Espero sinceramente que os valores entre PS e PSD não sejam muito próximos porque pode dificultar e muito um governo de maioria coligado, e poderá trazer até mais problemas para decidir quem forma governo.
:great: Obrigado.
tchi… 40 e tal % de abstenção, estas pessoas que se abstêm depois não venham mandar vir com os governos quando nem leventaram o rabo para ir votar.
Sondagem diz : PS sem maioria
Tudo normal mas é engraçado como o CDS é sempre lixado nas sondagens.
Ta ganho. Objectivo cumprido. Manuela não toca na chicha.

tchi… 40 e tal % de abstenção, estas pessoas que se abstêm depois não venham mandar vir com os governos quando nem leventaram o rabo para ir votar.
:arrow:
Nem mais! Não têm paciência para se deslocarem às urnas e fazer uso de um direito de todos, mas depois mandam vir com quem lá está. E infelizmente este é um problema crónico em Portugal…

Sondagem diz : PS sem maioria
Da minha parte fiz o que podia para por uma coligação de direita no governo, já que simpatizando com MFL e defendendo os ideais do PSD, não acredito que uma maioria absoluta do PSD fosse boa para o país, já que MFL não tem estaleca para 1ª ministra, pelo menos “única” 1ª ministra. Vai daí, e tendo apreciado a forma como Paulo Portas abordou esta campanha e muitas das ideias que o seu partido defendeu, acabei por dar o meu voto ao CDS-PP, na esperança de uma aliança entre estes e o PSD. Esperemos assim que a realidade não corresponda às sondagens

Tudo normal mas é engraçado como o CDS é sempre lixado nas sondagens.
Já estava a contar com isso. Bom resultado para o Cds/PP que pode ser a 3ª força. Péssimo resultado da MFL.
Pessoalmente acho que MFL se deve demitir hoje. Pode esperar até aos resultados das autárquicas e demitir-se depois mas para mim faria mais sentido uma demissão imediata.
Estou curioso para saber se o PSD+PP juntos conseguem superar o PS… porque se sim então vai ser vida negra para o PS, caso contrário só precisa de acordos pontuais aqui e ali.
Esta visto que os portugueses estao satisfeitos com a situacao politica, uma vez que voltaram a dar a vitoria ao mentiroso Socrates!!
Depois admiram-se de Portugal pouco progredir no sentido desejado , esta vitoria do Socrates e nao so a continuacao do regime autoritario , como tambem um retrocesso para a melhoria das condicoes de vida!!
Hoje e um dia triste para quem gosta de Portugal!!
Eu por acaso não sei até que ponto é que estes resultados não alteram a política que Sócrates fará. A verdade é que a esquerda ganha força e Sócrates mostrou-se como homem da esquerda e defendeu valores de esquerda ( mentindo ou não dependendo do que se acha dos últimos 4 anos e meio ). Acho que é uma grande vitória do PS e do primeiro ministro. Face a condições adversas o que lhe dá mais valores. Não acho bom o peso que BE e PCP têm mas é uma questão de opinião.
Outra coisa também engraçada é verificar que quem rouba a maioria absoluta ao PS é o BE, porque de resto os eleitores tomaram mais ou menos as mesmas escolhas… ora reparem como é que foi em 2005:
2005
PS 45,03
PSD 28,77
PCP 7,54
PP 7,24
BE 6,35
2009
PS 36,2 - 40,4
PSD 26,9 - 30,7
PCP 6,5 - 8,7
PP 7,7 - 9,9
BE 9,0 - 11,2
Ou seja, mais do mesmo… as pessoas falam muito, mas depois na hora da verdade népias. Acredito piamente que os votos de protesto contra o PS (e que votaram neste em 2005) foram direitinhos para o BE.
Votado num Sportinguista. Não me interessa se é CDS, se é PS, se é PSD, votei CDS, apenas e só porque quis votar no meu primeiro ano como eleitor, e porque desde sempre disse que ou votaria em branco ou votaria num Sportinguista! :victory:
Estou surpreendido com o prognóstico do resultado do Bloco em principio algo perto dos 10% pensava que seriam penalizados pela abstenção e que teriam um pouco menos (entre 8% e 9%). Muito bom o prognóstico do CDS e merecem-no, talvez o partido que mais mereceria ter um bom resultado que lhe vinha a fugir…
MFL deverá vir a demitir-se depois das autárquicas porque não fará sentido criar instabilidade agora. Espero que o próximo seja o prof. Marcelo já agora não sei se alguém está a ver a RTP (eu estou a ver a SIC), o Marcelo já se pronunciou?
Parabéns a Sócrates acho que o líder mais sólido de todos os que se apresentaram a eleições.
Para coligações acho que só dará o BE, vamos ver se Sócrates avança sozinho ou se há coligação. Coisa que eu pensava que seria muito difícil de acontecer mas que ao que parece poderá não ser assim.

Outra coisa também engraçada é verificar que quem rouba a maioria absoluta ao PS é o BE, porque de resto os eleitores tomaram mais ou menos as mesmas escolhas… ora reparem como é que foi em 2005:
2005
PS 45,03
PSD 28,77
PCP 7,54
PP 7,24
BE 6,352009
PS 36,2 - 40,4
PSD 26,9 - 30,7
PCP 6,5 - 8,7
PP 7,7 - 9,9
BE 9,0 - 11,2Ou seja, mais do mesmo… as pessoas falam muito, mas depois na hora da verdade népias. Acredito piamente que os votos de protesto contra o PS (e que votaram neste em 2005) foram direitinhos para o BE.
Há um efeito que foi pouco falado ( por razões evidentes acho eu ) que é o efeito da governação “à direita” do eng Sócrates… A verdade é que tenho vários conhecidos e amigos de direita que votaram PS e acho que isso + o carisma que Sócrates tem e que MFL não tem pode dar bastantes votos perdidos pelo PSD e ganhos pelo PS. O BE e o CDS/PP são os outros vencedores destas eleições digo eu…
pronto. Agora e esperar pelo resultados oficiais lá para depois da meia-noite.
Acho interessante todos os partidos reclamarem a vitórtia. Ate o Paulo Rangel o fez na SIC.
Ou seja parece que ficam todos contentes com os resultados. Devia ser sempre assim
Não me parece que haja agora uma coligação entre o PS e outro partido, provavelmente irão fazer acordo pontuais quando for necessário passar algumas leis na Assembleia.
PSD+CDS nem melhor dos casos chega aos 116 deputados.
… e daqui a 15 dias há mais!

Votado num Sportinguista. Não me interessa se é CDS, se é PS, se é PSD, votei CDS, apenas e só porque quis votar no meu primeiro ano como eleitor, e porque desde sempre disse que ou votaria em branco ou votaria num Sportinguista! :victory:
:rotfl: :rotfl: :rotfl: