Legislativas 2009

Vou acompanhar com distanciamento (figurada e literalmente). O mais provável é vir a haver uma maioria de esquerda no Parlamento e uma maioria relativa do PS, o que não deixa espaço para uma iniciativa presidencial de promover a formação de um governo de direita (não estou a usar “centros” pelo meio a bem da síntese). Deve resultar um governo minoritário (mais provável) ou de coligação, no qual não deposito grande fé. O mais interessante das eleições serão as primeiras semanas depois do acto.

O mesmo se aplica em relação ao PPD/PSD. A dimensão da votação que conduzirá ao segundo lugar poderá levar MFL a ficar em boa posição, a ficar fragilizada ou a demitir-se. Nestes dois últimos cenários o mais provável é termos o regresso de múmias do cavaquismo ou do inefável PSL (se entretanto não perder em Lisboa) para o assalto (imediato ou a prazo) dos cargos de liderança. Ver alguém como Pedro Passos Coelho ou Paulo Rangel a serem entronizados como líderes seria surpreendente.

O mais importante é que quem tiver o direito de exercer o voto e estiver em condições de o fazer não falte.

Já fui cumprir o meu dever e o meu direito. :wink:

Já votei! já teve melhores dias, mas provavelmente vivemos numa das melhores democracias do mundo!

quantos países se orgulham de ter uma eleições tão calmas?

As 9 da manha estava a votar :angel:

Foi engraçado o momento em que Sócrates pediu desculpa aos jornalistas por se ter atrasado uns minutos a ir votar. Quem o viu e quem o vê. :wall:

Também já lá fui, espero contribuir para a afirmação do CDS-PP como terceira força política no nosso país.

Está feito. Aqui na parvalheira a afluência não se compara com o deserto que foram as Europeias.

Não estou de acordo com o que dizes em relação ao PSD e à MFL. Para mim se o PSD não ganhar ela terá de se demitir. Ainda que se demita depois das autárquicas ( e mesmo assim acho que depende do resultado ) não vai haver volta a dar à situação… Um PM cansado, com mais do que uma classe “contra” ele, com uma crise a afectar as contas ( que pode jogar contra ou a favor dele ), etc…

O meu voto foi para o PSD mas confesso que foi um pouco por exclusão de partes. O plano para o país e o programa eleitoral podiam ter sido melhores, podia ter havido mais cuidado nesse aspecto mas na minha opinião um governo PSD seria melhor que um governo PS e não voto nos outros partidos ( fora os pequenos mas aí a razão é outra ) devido aos conteúdos programáticos. Acho que o PS vai ganhar e acho que durante 1 ano vai haver calma, depois disso espero muita, muita confusão e muitas complicações para o país. Infelizmente.

Já agora, aqui na Mealhada notei uma afluência razoável mas não mais que isso.

Mealhada é tradicionalmente PS, não é?

É. Nas autárquicas então vai ser qualquer coisa como 70% - 30% no concelho. Tenho ideia que nas legislativas a coisa é mais moderada.

É pena que exista quem insista em fazer campanha. E nas legislativas, vota-se em partidos. É distracção, por certo… :wall:

Mais de 40 por cento dos eleitores votaram até às 16:00, menos do que em 2005

Até às 16:00 votaram 43,3 por cento dos eleitores, segundo os dados da Direcção-Geral da Administração Interna, uma taxa de afluência inferior a 2005, quando, à mesma hora, já tinham votado mais de metade dos eleitores inscritos.

http://www.lusa.pt/lusaweb/

Para mim se se confirmar uma abstenção acima dos 40% , fica afastada a hipótese da maioria absoluta do PS.

A hipótese de maioria absoluta? Mas exisitia? Com a abstenção a um nível alto isso vai afectar a votação do PS mas não será por isso que não terão maioria absoluta acho eu…

Para haver maioria absoluta do PS seria necessária mais uma semana de campanha recheada com os comentários da MFL. Ela foi sem dúvida a maior impulsionadora de um partido que estava completamente na mó de baixo eleitoralmente devido à sua posição de fragilidade consequente da acção governativa.

Para mim a abstenção é um factor essencial nestas contas , porque com uma baixa abstenção , mais íríam votar no PS , com maior abstenção menos votam no PS.
Tendo em conta o avanço do PS em relação ao PSD devido à fraca campanha deste partido e devido tambem aos partidos BE , CDU E PP terem os seus eleitorados mais fixos.
É normal que menos gente a ír votar penalize mais o partido que vá ser o mais votado por uma questão de proporção , porque serão mais votos a não entrar no PS do que os que não entram nos outros partidos.

Se tivesse votado, tê-lo-ia feito no PS ou no BE. Talvez neste ultimo pra ver se o panorama político abanava um bocadinho.

Sei muito bem que estou a falar antes das urnas fecharem e estou-me borrifando para esse facto, porque não sou militante de qualquer partido nem faço campanha a pedido dos ditos cujos.

Como funciona exactamente a maioria absoluta? Mais de 50% dos votos?

Maioria absoluta dos assentos na Assembleia. Se forem 230 (não vou agora procurar), 116 chegam.

Normalmente cerca de 43% dos votos permitem obter a maioria absoluta, dependendo da distribuição pelos círculos eleitorais, que são de dimensão desigual.

O resto vais ter de procurar no Google. Particularmente útil são as expressões “círculos eleitorais” e “Método de Hondt”.

Não estou a conseguir apanhar a emissão da RTP online. :wall:

Alguém sabe de algum “site” que transmita “streams” de canais televisivos portugueses?

Agradecido. :great:

Edit: a TVI 24 parece que vai estar sempre online e tem emissão em directo sem menção de cortes. E sempre tem o MST que eu gosto de ouvir. Não fico assim muito mal servido, até porque é essencialmente para ver a cara dos perdedores e ganhadores da noite.