Eu também não duvido que a Manuela Ferreira Leite saia a perder nos debates. Mas para primeiro-ministro não é um bem-falante vendedor de ilusões o que eu procuro, enquanto eleitor. O que eu procuro é alguém com habilitações académicas e pessoais para saber lidar com o país numa situação tão complicada como a que se encontra.
Lembrando o artigo do Medina Carreira que citei no outro tópico, Portugal neste momento tem uma dívida externa de 97% do PIB e que se continuar a crescer ao ritmo dos últimos 10 anos, em 2015 será de 200% do PIB e se nos lembrarmos que será por essa altura que deixarão de entrar os milhões da UE, Portugal poderá por essa altura entrar numa irreversível bancarrota. Por isso é urgente mudar algo no imediato. E para isso, será necessária a pessoa melhor qualificada possível para essa tarefa. E na minha opinião, dos líderes dos 5 partidos o Sócrates (aparte o modesto Jerónimo de Sousa) é o líder com menores qualificações e currículo para recompor as coisas nesta fase crucial.
A mim até me custa um pouco ver pessoas que dizem que vão votar no PS por causa do Sócrates. Para mim se há razão para votar no PS é porque nos identificamos com o espaço ideológico ocupado pelo partido e pelas ideias que terá para o país. Mas nunca por um sinuoso político que tirou uma licenciatura às 3 pancadas com testes por fax, que subiu na vida à custa da política e através do típico e abominável percurso dentro dos aparelhos partidários, e que não passa de um bem aperaltado vendedor da banha da cobra que debita freneticamente promessas e ilusões. Infelizmente, o bom-senso não é o forte do eleitorado que eleição após eleição insiste em escolher o político com promessas eleitorais mais estapafúrdias e depois dos resultados desastrosos principalmente com Durão Barroso e agora Sócrates, o eleitorado já deveria estar mais do que calejado para não confiar o seu voto a vendedores de banha da cobra, mas mesmo assim parece provável a recondução do Sócrates. Aguardemos.