Ela não tem um único comício marcado para toda a campanha… Ela não é uma política ( ou uma pessoa até ) empolgante. A imagem que passa é de uma burocrata conservadora. A imagem do actual primeiro ministro é totalmente diferente. Os debates vão ser interessantes… Estou para ver se a senhora Manuela vai para a mesa com números, relatórios, estudos e tudo mais para trocar argumentos com o “eng.” Sócrates.
Não é politica profissional? Essa é para rir, então é o que?
Não lhe conheço outra ocupação que não politica.
Não faz joguinhos de bastidores? Então o que é levar um individuo (António Preto) na lista que controla todo o aparelho do PSD Lisboa e que é conhecido como o homem da mala .
Competente? viu-se enquanto foi ministra da educação e depois como ministra das finanças, o negócio com o Citigroup foi o expoente maximo da competência.
Voto PS … a oposição extremista não é por mim considerada e a oposição central é um vazio de ideias assustador. Aliás eles têm uma ideia que se resume a isto: O estado serve para legislar, investir e regular, deixando a execução de serviços fundamentais para o bem estar da sociedade nas mãos da ambição materialista e trituradora de um mercado selvagem e instável, fugindo desse modo, à responsabilidade de garantirem condições mínimas de dignidade àqueles que se encontram em condições sociais precárias, as vezes desumanas. A sua intenção de privatizar o Seviço de segurança Social é um exemplo paradigmático, que põe até em causa princípios fundamentais da constituição.
A iniciativa privada é legitima e faz parte da natureza humana, mas como sociedade somos um todo, como sociedade crescemos e prosperamos como um todo.
Tenho alguma dificuldade em entender o badalado conceito “capacidade política”. O que é isto, mesmo? É ser corrupto, ágil nos bastidores, falar a verdade a mentir? Ou é ser competente, ter ideias?
E gostaria de desmistificar uma situação muito triste que tem passado, pelos mais incultos apenas, nos dias que têm passado: O PSD não defende o Estado Mínimo, nem muito menos o fim do SNS ou da Segurança Social. Tanto o SNS como a Segurança Social, o conceito, a utilidade, são intocáveis e nenhum partido político tem coragem para tentar acabar ou “fundir” com qualquer outro meio. E é bastante triste esta constante pressão sobre o PSD, tentando colocar o partido em fusão com os neo-liberais fanáticos, culpados pela crise internacional.
Mas uma coisa sei. Sei que este estado financeiro e económico em que nos encontramos, se assim continuar, dará azo a duas situações:
Chega-se à conclusão que não existe dinheiro nem manobra financeira e sobe-se os impostos brutalmente. E qual é a conclusão? Asfixia-se a Economia e pobreza alastra-se, a classe média desaparece.
A outra, mais grave, pedirá a intervenção do FMI ou do BCE (embora me pareça que esta instituição nunca tenha feito tal). Quando isto acontecer, vão ver o chamado “ESTADO MÍNIMO”. Sempre que o FMI “entra” numa Economia, da-se o seguinte: desmantelamento do Estado; aumento dos Impostos sobre as classes baixas e médias (a alta mantem-se inalterada porque, como bons liberais que são, entendem que a riqueza gera riqueza e para tal acontecer não se pode “cortar” aqueles que podem e sabem investir); o fim do Estado Social; o despedimento massivo de funcionários públicos; a “destruição” das leis laborais, com o objectivo de liberalizar a Economia, deixando o mercado à mercê das suas envolventes.
Tenho muita dificuldade em posicionar-me no espectro político (uma coisa sei: não sou de direita) - penso que sou Centro, dado que reconheço méritos e ideias de ambos os lados - mas gostaria de desmistificar outro mito, muito falado pela esquerda radical (BE e PCP). Gostam muito de defender o SNS e a Segurança Social, mas ambos os conceitos foram idealizados e postos em prática pela direita, mais concretamente Bismarck. Comparando ambos os lados, muito genericamente, aprecio a característica mais sensível da esquerda e a ideia de liberdade da direita, GENERICAMENTE falando.
A Esquerda, muito mais do que a Direita, tem de pensar no seguinte: com a queda da natalidade (factor extremamente importante para a sustentabilidade da Segurança Social) e com a crescente dificuldade do Estado em cumprir as suas funções, como é que planeiam financiar a Segurança Social e, noutro aspecto, o SNS? Como? Infelizmente, tal é uma miragem, vergonhosamente posta em prática como verdade absoluta.
Das poucas certeza económicas que existem, esta é uma delas: O Estado Português, a máquina estatal, é ENORME, GORDA, INEFICIENTE E “CHUPA” MUITO A QUEM CRIA OU TENTA CRIAR RIQUEZA.
Tendo em conta os programas eleitorais disponíveis, saliento o seguinte: os programas eleitorais do PSD, PS e do CDS-PP são exequíveis, ao contrário daqueles apresentados pelo BE (vergonha ideológica, meramente utópica) e do PCP (que, ideologicamente falando, está “excluída” de qualquer participação de governação a nível nacional). Mas dou uma salva de palmas (muito tímida, porque detesto comunistas e bloquistas [trostkystas e stalinistas]) ao facto de, agora, com muita “dor”, falarem das PME’s. Afinal, existem!!
Em relação ao muito debatido “Bloco Central”, esse “monstro”, demonstra o que a maioria das pessoas pensa, isto é, as diferenças entre todos nós, a maioria, são mínimas, apenas divergindo neste ou naquele ponto. O problema neste “Bloco Central” não é a parecença entre os intervenientes, é a raíz dos partidos e a mentalidade sanguessuga dos políticos profissionais, a eterna batalha da “minha pilinha é maior do que a tua”. Mais do que em qualquer outro momento, chegou o tempo de responsabilizar estes dois partidos. E penso que o Bloco Central, tendo em conta as especificidades do momento actual, poderia servir para esse efeito.
Keynesianismo não é ter um modelo de Estado como aquele que existe cá em Portugal!!
O problema para resolver o Desemprego passa por MAIS ECONOMIA e não MAIS ESTADO.
Não lhe conheces outra ocupação que não a política, porque ela tem 68 anos e é reformada, por isso neste momento dedica-se exclusivamente à política. Mas se não conheces o currículo dela facilmente o encontrarás na net e e verás que ela nunca foi uma política profissional no sentido em que: a sua carreira profissional foi maioritariamente fora da política, não subiu na vida à custa da política, e nunca precisou da política para viver, ao contrário de 90% dos actuais deputados e dos últimos primeiro-ministros sejam eles de que partidos forem.
Vou votar obviamente PS e se duvidas tivesse, ontem ficariam dissipadas!
Os debates frente a frente não serão mais que pequenas mini-series do filme que se viu na AR nos ultimos 4 anos! Os que querem fazer e fazem e os que não querem que se faça!
Foste contratado para fazer marketing para a senhora? :lol:
Assim de repente relacionado com a senhora lembro-me de um célebre caso das acções que nem cotadas em bolsa estavam a serem dadas como garantia do pagamento de dívidas fiscais e de ver o Vilarinho nessa altura a dar um trambulhão de cu quando tentava chutar uma bola…
Não tenho qualquer simpatia por ele, mas creio que num debate com Sócrates ela possivelmente sairá a perder. E isso é que é triste, ter uma oposição que não consegue fazer frente a um governo tão fragilizado. :arrow:
Fazendo aqui o papel de advogado do diabo , pois ontem o Sócrates deu realmente uma imagem diferente desses debates , parecia um menino de coro de igreja bem comportadinho , sorridente o que contrasta claramente com a sua postura nos debates da AR , que quando alguma matéria não lhe cheirava … , Ai , que me estão a insultar.
Nisso concordo com a Ferreira Leite que já disse hoje que foi uma boa representação , para mim tudo o que não é verdadeiro e natural sôa-me a falso , mas as campanhas são mesmo para isso , para vender os políticos aos eleitores , só falta embrulharem o Sócrates e porem-lhe um lacinho. :lol:
Quanto ao que eu vi , que só vi um bocado , na parte referente à Ferreira Leite esteve bem , vê-se que a nível político a Manuela vai ser entalada , mas ela tem trunfos para usar , como a economia , a questão do TGV , a falta de apoio deste governo às Pmes , o conluío com as grandes empresas , veja-se o exemplo da Mota Engil.
O Freeport como se sabe não vai ser usado , a corrupção é matéria tabu nesta campanha eleitoral.
Mas há outra questão que pode ser aproveitada pela Ferreira Leite que é a questão do casamento dos homossexuais , duvido que todos os potenciais eleitores do PS aprovem isso.
E referindo o Maquiavel como parece que alguns do Psd parece que gostam , o Socrates se fosse esperto deixava caír isso , ainda para mais devido ao passado recente e a ligação do PS à história da Casa Pia e rumores sobre homossexualidade , é que uma das armas de Maquíavel era a intriga política.
Esse gajo deve ser parecido com toda a gente. :lol:
No outro dia estava a meter gasolina numa bomba de gasolina aqui em Oeiras , ao lado estava um cartaz dele , passaram umas gajas a distribuír panfletos e começaram a olhar para mim e a apontar para o cartaz e eu tive que confirmar que não era eu , e eu não me acho parecido com o gajo. :twisted:
Esse Marcos Perestrello deve ter uns traços faciais que sejam comuns á maior parte , só posso interpretar dessa maneira.
Com o devido respeito RMP, com certeza que ela tem um CV recheado mas olha que os cargos que ocupou foram maioritáriamente de nomeação politica como podes verificar pelo CV da senhora.
Como açoriana o meu voto só pode ter um destino, PS.
Depois de ver o pretendido por MFL e o PSD para os Açores, custa-me a aceitar que alguém nos Açores vote nesses personagens.
O PSD e Manuela Ferreira Leite ainda não conseguiram compreender que entre a Madeira e Porto Santo vão 40 quilómetros, mas de Santa Maria ao Corvo vão mais de 600 quilómetros, a realidade de duas ilhas que quase se tocam não é a mesma que nove ilhas espalhadas pelo Atlântico. Só a ZEE dos Açores é maior que a de Portugal Continental.
Os Açores devem ser objecto de uma discriminação positiva, devem receber mais fundos do Estado que a Madeira.
Os social-democratas de pretendem alterar os cálculos das transferências de verbas para as ilhas, de forma a “prejudicar os Açores", e isso é inaceitável.
Para os Açores é fundamental a vitória de Sócrates.
15 Novembro 2006
Discriminação Positiva para os Açores
Tenho a honra e o prazer de conhecer bem os Açores. Diria, para começar, que os açorianos são a gente mais bonita do mundo e constituirá a sua sociedade, com alguma influência do Novo Mundo, um repositório das virtudes das gentes portuguesas de antanho que povoaram as belas Nove Ilhas, as desbravaram com mil dificuldades e nos legaram com aquele esplendor que nos emociona e enche de orgulho. Os açorianos são afectuosos, lhanos, hospitaleiros, limpos, lavados civilizados…Dificilmente suportariam um “Jardim” a governá-los por muito tempo. E jamais poriam em causa a sua nacionalidade nem abanariam, com displicência madeirense, separatismos que nunca apoiaram! E se usassem o argumentário das gentes do Alberto João, boas razões teriam para exigir independências porque além do esquecimento a que foram votados ao longo da história, em tempos de Autonomia Regional têm sido discriminados negativamente em relação à Madeira. E, por muitas e evidentes razões, os Açores merecem a maior solidariedade nacional. São uma novena de Ilhas espalhadas por um largo espaço do Atlântico, a maioria distantantes umas das outras, com acessibilidades difíceis que obrigam, para servir a sua gente, a uma enorme multiplicação de estruturas e serviços, tais como Hospitais, Centros de Saúde, Serviços Sociais, Educação, Agricultura, etc. etc. e muitos recursos humanos. Porque tudo isto envolve elevados custos financeiros, tem sido a bôa gestão dos diferentes Governos Regionais, nomeadamente os de Mota Amaral, que tem superado as parcas provisões orçamentais, sem esquecer os sacrifícios da bôa gente açoriana que não vê optimizados ou implementados serviços de que carece. Em tais circunstâncias a paridade das transferências de verbas para os Açores e Madeira é um disparate, para além de ser uma gritante injustiça. Fazer discriminação positiva, aumentando, tanto quanto possível, as verbas para os Açores é até …uma questão patriótica!!
PS, Sócrates. Todo o esforço da oposição, todos os jogos de bastidores, todas as tentativas sujas de lhe tentar passar a perna só provam que o homem deve ser mesmo bom para os meter nervosos. E como a Manuela não o é, nem de perto, mantenho o voto no PS, pois acho que mudar agora iria ser pior para o país.
Como bem disse o PM ontem na entrevista, a escolha é entre Manuela ou José. O resto é paisagem por mais que eu quisesse votar noutro ou me identificasse mais com ele sentira que esse voto iria ser “inútil”.
Nunca visitei, mas confesso ter alguma curiosidade em conhecer a região.
Por curiosidade, diz-me qual é o custo de vida daí relativamente a outra região que possas conhecer?