Juniores - 2024/2025

Justo. Não merecemos ir à Fase Final.

1 Curtiu

Claro que não, basta olhar pelo critério que nos deixou em 5º

Ficámos em igualdade pontual com Académico e Tondela, mas numa liguilha a 3 temos ZERO pontos conquistados contra ambos.

Totalmente merecido.

2 Curtiram

Fase de Manutenção

Sporting - 14 pontos
Belenenses - 12 pontos
Farense - 11 pontos
Mafra - 10 pontos
Casa Pia - 10 pontos
Lusitânia - 4 pontos

2 voltas, descem os 3 últimos.

Parabéns aos @Kareem_Abdul-Jabbar desta vida.

3 Curtiram

Está certo que os miúdos de qualidade estão na B… Mas num campeonato tão pouco competitivo não passar não é bom sinal.

É inaceitável. É preciso uma volta na nossa Academia, a começar pela direção. Mesmo no pessoal, tenho dúvidas acerca da qualidade de certas equipas técnicas.

A Academia precisa de levar uma grande volta.

2 Curtiram

Pedro, há muitos juniores também nos sub 23 que por isso não jogaram/jogaram pouco nos Juniores?

PS: fui ver, e nos 5 jogadores mais utilizados nos juniores temos 4 jogadores de 17 anos e 1 de 16.

Houve má gestão no geral. Mas vamos por partes:

Esta equipa de Sub-19 é normalmente composta em grande parte por Juniores de 1º ano, que este ano são 2007.

De 2007, o Sporting tem:

Na B: João Simões, Felicíssimo, Denilson, Flávio Gonçalves e Gabriel Silva
Nos Sub-23: Rafael Mota, Atanásio Cunha, Daniel Costa, Salvador Blopa, Sandro Nascimento e Rafael Camacho

Nem vou contar com o Quenda e o Iago porque não faz sentido, mas houve aqui má gestão em muitos dos jogadores. O Rafael Mota foi pouco utilizado nos Sub-23 e só a partir de dezembro é que começou a jogar aqui, decisão que pecou por tardia. O Sandro Nascimento idem, tem tido poucos minutos nos Sub-23.

O Atanásio está lesionado já há algum tempo, mas enquanto não esteve devia ter jogado aqui.

Mas há outros pontos importantes:

Não é de todo comum equipas como Sporting ou Benfica terem Juniores de 2º ano (2006) nesta equipa. Este ano, por falta de qualidade para integrar os Sub-23, o Sporting tem 7 destes nesta equipa. São jogadores que estão a jogar este campeonato pela 2ª vez e deviam servir para dar mais maturidade à equipa.

Outra coisa que se fala às vezes é da subida de escalão precoce. Ora, este ano a equipa do Sporting praticamente não teve Juvenis (2008). Foram apenas 3 - Sandro Gamboa, Diego Coxi e Chris Grombahi. Se olharem para as equipas do Porto e do Benfica verão que estas usaram bem mais Juvenis e mesmo assim conseguiram o 1º lugar sem grandes problemas.

Claro que há um problema de falta de qualidade, mas mesmo com esta equipa o Sporting tinha obrigação de conseguir o apuramento sem dificuldades.

5 Curtiram

Concordo q temos que avaliar qualidade das equipas técnicas da formação .
Agora o objetivo é formar jogadores para a equipa principal fazendo subir os melhores de escalão para q com mais dificuldades consigam evoluir.
Agora se é o certo…
Nos juniores deu no que deu!.

Os que estão na B estão lá muito bem, estariam aqui a perder o seu tempo e não é isso que se pretende. Mas há jogadores que têm jogado pouco nos Sub-23 e que podiam ter sido descidos bem mais cedo.

As tuas análises são do melhor que se lê por aqui.

2 Curtiram

E do treinador ninguém fala?

Depois deste resultado, eu demitia-o na hora.

Opa, nessa análise já tinha mais algum cuidado. O José João tem demonstrado ser competente. Pegou nesta equipa no fim de novembro e fez o que já devia ter sido feito - descer jogadores como Sandro, Rafael Mota, Camacho…

1 Curtiu

Acabei de ler no record que não vamos à fase de apuramento do campeão este ano. Que se passou?

É ler o que está em cima. Mas resumidamente, em 8 jogos contra equipas do Top 4, empatámos 2 e perdemos 6

1 Curtiu

Eu perguntava mais por uma análise abrangente, isto é, há qualidade? Não há qualidade? Algum problema geracional ou de recrutamento na formação ou até mesmo de treinadores?

Não tenho andado atento mas um clube como o Sporting não pode ficar de fora de uma fase de apuramento de campeão na formação.

1 Curtiu

Essa do avaliar os treinadores por tudo e por nada menos pelos resultados…:roll_eyes:

É muita bom mas depois andamos sempre a levar no lombo

• Má gestão dos jogadores, isto é, jogadores que deviam ter jogado nesta equipa desde o início não jogaram
  • Sobre o recrutamento, é um problema transversal do qual tenho falado e que acaba por ter algum impacto aqui. Por exemplo, a geração 2006 é fraquíssima. No ano passado eram Juniores de 1º ano e a geração já era tão curta que não chegavam para formar um plantel. Isto deve-se, na minha opinião, a ineficácia no recrutamento. Este ano fez com que fosse preciso subir jogadores 2007 para os Sub-23 que, caso houvesse 2006 para irem para essa equipa, não teriam subido.
  • A qualidade dos jogadores desta equipa não é nada por aí além, mas devia chegar para um 2º lugar confortável.
  • Sobre treinadores - estou algo exitante em culpá-los. O José João pegou na equipa no fim de novembro e, do que vi, pôs os melhores que tinha à sua disposição. Como já fez bons trabalhos anteriormente e põe as equipas a jogar bom futebol, não acho que tenha grandes culpas.
    O João Santos foi treinador até novembro. Não o conheço muito bem, mas a má gestão ocorreu sobretudo nessa altura. Não sei é se ele tem culpas diretas nisso ou se as culpas são atribuíveis a alguém superior.
3 Curtiram

O José João costuma ter bons resultados… E, mais importante, põe as suas equipas a jogar um bom futebol.

Juniores falham acesso à fase final de forma dramática

Por Sporting CP
11 Jan, 2025

Juniores

Vitória sobre o SC Farense revelou-se insuficiente (2-0)

Na 18.ª e última jornada da série Sul do Campeonato Nacional de sub-19, a equipa do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o SC Farense por 2-0, este sábado à tarde, mas não conseguiu uma vaga na fase de apuramento de campeão.

Para acabar entre os quatro primeiros classificados, os jovens Leões tinham de bater os algarvios e esperar um deslize do SCU Torreense, o que não viria acontecer – venceu o Lusitânia SC por 4-1. Além disso, dada a conjugação de todos os resultados da jornada, os juniores do Sporting CP acabaram com os mesmos 28 pontos que o Académico de Viseu FC e o CD Tondela, mas ficaram no quinto lugar devido à desvantagem no confronto directo com ambos os emblemas, que foram terceiro e quarto classificados, respectivamente.

No Estádio Aurélio Pereira, os jovens Leões tinham muito mais em jogo que o SC Farense – já estava afastado da luta pelo apuramento – e fizeram o seu papel de forma sólida. Numa primeira parte de muito ascendente e domínio, Frederico Gomes fez logo o 1-0 aos dez minutos com um pontapé rasteiro de fora da área.

Ao intervalo, com o empate que vigorava em Torres Vedras, a formação verde e branca - constituída maioritariamente por juniores de primeiro ano - ainda esteve virtualmente entre os quatro apurados, mas tudo mudou na segunda parte. Logo a abrir, aos 51 minutos, um grande trabalho do avançado Diogo Martins - da esquerda para dentro – sentenciou o 2-0 final, mas a vitória não deu em apuramento.

Assim, a equipa sub-19 do Sporting CP vai disputar a fase de manutenção e despromoção na próxima fase do campeonato.

Onze do Sporting CP: Miguel Gouveia [GR] [C], Winilson Lopes, Francisco Machado, Rafael Mota, Afonso Lee, Sandro Nascimento, Rafael Camacho, Frederico Gomes, Chris Grombahi, Rodrigo Viola, Diogo Martins