Juniores 2015/16

Concordo que nunca saberemos à partida se um treinador que tem sucesso em equipas de menor “nome” o terá em equipas como o Sporting, isso acontece com treinadores e jogadores, mas uma coisa sei, muitas vezes é necessário arriscar e dar oportunidades a quem merece, e o que vi este ano em Alcochete foi a entrada de muita gente sem qualquer experiência no futebol de formação, apenas nome, e aí já parece fácil e consensual arriscar.

O exemplo do treinador do Loures que já tinha aqui dado a meio da época (antes de ser Campeão) é apenas um exemplo daquilo que eu defendo serem as pessoas que eu quero na nossa Formação:

Competência
Experiência
Bom Futebol
Vitórias
e SIM!
Sportinguismo

Sinceramente não é isto que tenho visto nas escolhas recentes, não quero mais marutas nem boas mortes.

Alguém sabe alguma coisa do miúdo do Vizela ?

Acho que está praticamente certo :great:

Entrevista absolutamente fantástica por parte do Boa Morte à BOLA (podem ver no tópico que está no Camarote)… devia ser lida por todos os Sportinguistas para colocarem a “pressão certa” nas camadas jovens.

Não podes pôr aqui a entrevista sff?

:arrow: :arrow:

Muito boa entrevista. Fiquei parvo com o que ele contou sobre a ida a Londres e sobre o estado em que ele encontrou os juniores (a parte dos 12 minutos a correr é hilariante).

Gostaria que ele permanecesse, mas as ambições de LBM não passão por continuar no futebol de formação.

PS: Uma chapada de luva branca ainda para todos os “sportinguenses” que disseram cobras e lagartos da entrada dele na Academia.

[b]«Os meus métodos chocaram algumas pessoas» – Luís Boa Morte 10:28 - 22-05-2015[/b]

O treinador Luís Boa Morte, que foi contratado para a equipa B e assumiu os juniores do Sporting em Outubro, reconheceu que ficou algo surpreendido com o que encontrou a nível da falta de atitude e empenho, algo que não existia quando era jogador.

«Nunca foi assim. Por isso os meus métodos chocaram algumas pessoas. Estamos todos no mesmo barco. Quando o Sporting perde, seja primeira equipa, B ou formação, temos de tomar as dores uns dos outros. E quando o Sporting ganhar, a alegria é de todos. Tenho de ficar feliz quando os sub-15 vencem o campeonato. Não posso pensar que faço o meu trabalho e não quero saber do resto», afirmou Luís Boa Morte, em entrevista a A BOLA.

http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=4&id=550402

Muito boa entrevista. Põe o dedo na ferida nalgumas coisas. Não nomeia ninguém (nem tem que o fazer), mas alerta para alguns dos problemas existentes. Como é possível não estar a formação toda no seixal no jogo que dá o campeonato aos iniciados…

[member=11127]Miguelalmeida:

Conheces o Gonçalo Tavares, que passou pela nossa formação e joga agora no Belenenses?

[hr]

Quanto a treinadores, alguém conhece o trabalho do Pedro Cunha do Rio-Ave, do Pedro Duarte do Braga e do Luís Castro do Guimarães? :think:

[member=19812]Ehrmantraut

Não conheço. Eu só conheço os da minha geração, e os que são de uma acima e de uma abaixo. De resto, o meu conhecimento é quase nulo.

Eu conheço um miúdo que jogava este ano nos juvenis A do Real de Massamá e gostava imenso do treinador, e os jogos que vi da equipa pareceu-me ter umas ideias bem delineadas.

[member=19812]Ehrmantraut

Eu conheço relativamente bem o Pedro Duarte. Dos jogos que vi dele (ainda foram bastantes, mais a temporada passada do que esta) ele gosta muito do 4-4-2 losango, com médios interiores e com os laterais a fazer o corredor todo, especialmente o lateral esquerdo (isto na época passada) que é muito bom jogador e já falei dele por aqui (Zé Manel, júnior mas está nos B´s. Em algum jogos também chegou a jogar o Núrio). Foi assim o ano passado e este ano continua igual, mesmo tendo jogadores fortes para jogar a partir das linhas (prefere jogar com um jogador mais posicional e outro completamente a deambular na frente de ataque)-

Não sei se por indicações de gente acima dele (deve ser mais por aqui), se não, mas a equipa jogava muito para o resultado. Muito coesa defensivamente, ocupava de forma perfeita os espaços e os adversários praticamente não conseguiam criar oportunidades, apostando depois nas transições, onde eram fortíssimos, pois também tinha jogadores de muita qualidade na frente (Joquinha - também já falei por aqui, o Nene, o Gil Dias - que está no Mónaco) que desequilibravam facilmente. Pelo menos em jogos grandes era quase sempre assim e do que vi esta ano, também com equipas superiores (Porto, por duas vezes), a coisa não muda muito. Cheguei a assistir a jogos com o Vitória, onde eram disputados taco a taco e até gostei do que vi, a equipa não tinha medo de ter a bola, de subir com vários jogadores, jogava bem mais solta.

Nos aspetos defensivos/táticos parece-me ser muito competente, o Braga (especialmente o ano passado) estava muito bem trabalhado nessas vertentes. Em termos psicológicos também me parece um treinador competente, aquela equipa do Braga jogava com uma alma e energia imensa. Tenho é alguma duvidas no processo ofensivo, até porque não vi assim muitos jogos contra equipas onde tem de obrigatoriamente assumir o jogo (exceto com o Vitória).

Tenho algumas duvidas se seria o ideal para este cargo, mas também não o descartaria, de todo.

[member=19594]Pedro Gomes

Conhecias o trabalho do Artur Jorge nos juniores do Braga? Eu tenho um colega que joga comigo, que jogou lá com ele, e diz que na última palestra do ano os pôs a chorar a todos. Pelo o que sei, psicologicamente deixava a equipa sempre muito forte e decidida. Em termos técnico ou tácticos, não conheço nada.

Conheço de nome apenas Miguel, também já me falaram bem dele. Mas não conheço nada acerca do resto.

Está sem clube neste momento depois de uma passagem pelo Tirsense, na temporada passada, pelo que vi no zerozero.

Espero que venha um bom extremo (i.e., que esse Bruno Fernandes do Vizela tenha talento!) e que venha um médio de características criativas, com rapidez, habilidade técnica e visão de jogo.

De resto não precisamos de mais ninguém, creio, eventualmente pode vir um lateral-direito para concorrer com o Araújo…

Não sei se o lateral-esquerdo dos júniores vai ser o Empis. Se não arranjarem ninguém realmente bom para a B não me importava de apostar já nele para a B, jogando com o Moutinho nos júniores…

Para extremo, conheço um bom jogador que este ano atuou no Merelinense. Chama-se Dinis Gomes, destro foi dispensado do Braga no inicio desta temporada sem se saber bem as razões e acabou por ir para o Merelim, que este ano disputou a Honra e não a Nacional como é costume. É muito rápido, ágil e com uma capacidade de desequilibrar fantástica. Adora diagonais, furar as defesas dos adversários tabelando com os colegas e é muito inteligente.

A equipa do Merelim este ano era formada por, essencialmente, jogadores de 1º ano (apenas 4 de 2º, sendo que 2 deles não eram titulares) e mesmo assim fizeram a dobradinha conquistando campeonato e taça. O Dinis foi um dos melhores marcadores, marcou cerca de 18 golos e foi o grande destaque da equipa. Há vários vídeos do Merelim no youtube e mesmo pelo facebook, mas deixo aqui o golo que marcou na final da Taça que mostra bem o seu tipo de futebol:

https://www.facebook.com/100003223368026/videos/p.779340478850057/779340478850057/?type=2&theater

Outro vídeo, onde se vê a facilidade com que consegue ultrapassar no 1vs1 o seu adversário direto:

https://www.facebook.com/100003223368026/videos/p.764780333639405/764780333639405/?type=2&theater

Por último deixo aqui num belo remate fora da área, de livre direto:

https://www.facebook.com/100003223368026/videos/p.744125452371560/744125452371560/?type=2&theater

Fala-se no interesse do Gil Vicente e do Guimarães, mas se nos conseguíssemos antecipar, tínhamos aqui um bom reforço para a equipa de júniores.

ja temos treinador?

Este já não será. Erro.

“INFORMAÇÃO AOS SÓCIOS E SIMPATIZANTES
Vem a Direcção do S.G.Sacavenense comunicar que chegou acordo para Treinador do Futebol Senior, época 2015/16, com o Senhor Luis Miguel Castilho da Silva Morais.
Votos de uma boa época desportiva com as cores do SGS.”

Falaram-me que o treinador do belem seria forte hipotese… alguem confirma??

O Leonardo Almeida não vai fazer parte da equipa para o ano. Despediu-se dos colegas no Instagram. Não sei é se será por empréstimo ou se vai embora de vez.

Já foi aqui falado que vai por empréstimo para um clube do Norte, entre os quais poderá estar o braga