Concordo que nunca saberemos à partida se um treinador que tem sucesso em equipas de menor “nome” o terá em equipas como o Sporting, isso acontece com treinadores e jogadores, mas uma coisa sei, muitas vezes é necessário arriscar e dar oportunidades a quem merece, e o que vi este ano em Alcochete foi a entrada de muita gente sem qualquer experiência no futebol de formação, apenas nome, e aí já parece fácil e consensual arriscar.
O exemplo do treinador do Loures que já tinha aqui dado a meio da época (antes de ser Campeão) é apenas um exemplo daquilo que eu defendo serem as pessoas que eu quero na nossa Formação:
Competência
Experiência
Bom Futebol
Vitórias
e SIM!
Sportinguismo
Sinceramente não é isto que tenho visto nas escolhas recentes, não quero mais marutas nem boas mortes.
Entrevista absolutamente fantástica por parte do Boa Morte à BOLA (podem ver no tópico que está no Camarote)… devia ser lida por todos os Sportinguistas para colocarem a “pressão certa” nas camadas jovens.
Muito boa entrevista. Fiquei parvo com o que ele contou sobre a ida a Londres e sobre o estado em que ele encontrou os juniores (a parte dos 12 minutos a correr é hilariante).
Gostaria que ele permanecesse, mas as ambições de LBM não passão por continuar no futebol de formação.
PS: Uma chapada de luva branca ainda para todos os “sportinguenses” que disseram cobras e lagartos da entrada dele na Academia.
[b]«Os meus métodos chocaram algumas pessoas» – Luís Boa Morte
10:28 - 22-05-2015[/b]
O treinador Luís Boa Morte, que foi contratado para a equipa B e assumiu os juniores do Sporting em Outubro, reconheceu que ficou algo surpreendido com o que encontrou a nível da falta de atitude e empenho, algo que não existia quando era jogador.
«Nunca foi assim. Por isso os meus métodos chocaram algumas pessoas. Estamos todos no mesmo barco. Quando o Sporting perde, seja primeira equipa, B ou formação, temos de tomar as dores uns dos outros. E quando o Sporting ganhar, a alegria é de todos. Tenho de ficar feliz quando os sub-15 vencem o campeonato. Não posso pensar que faço o meu trabalho e não quero saber do resto», afirmou Luís Boa Morte, em entrevista a A BOLA.
Muito boa entrevista. Põe o dedo na ferida nalgumas coisas. Não nomeia ninguém (nem tem que o fazer), mas alerta para alguns dos problemas existentes. Como é possível não estar a formação toda no seixal no jogo que dá o campeonato aos iniciados…
Não conheço. Eu só conheço os da minha geração, e os que são de uma acima e de uma abaixo. De resto, o meu conhecimento é quase nulo.
Eu conheço um miúdo que jogava este ano nos juvenis A do Real de Massamá e gostava imenso do treinador, e os jogos que vi da equipa pareceu-me ter umas ideias bem delineadas.
Eu conheço relativamente bem o Pedro Duarte. Dos jogos que vi dele (ainda foram bastantes, mais a temporada passada do que esta) ele gosta muito do 4-4-2 losango, com médios interiores e com os laterais a fazer o corredor todo, especialmente o lateral esquerdo (isto na época passada) que é muito bom jogador e já falei dele por aqui (Zé Manel, júnior mas está nos B´s. Em algum jogos também chegou a jogar o Núrio). Foi assim o ano passado e este ano continua igual, mesmo tendo jogadores fortes para jogar a partir das linhas (prefere jogar com um jogador mais posicional e outro completamente a deambular na frente de ataque)-
Não sei se por indicações de gente acima dele (deve ser mais por aqui), se não, mas a equipa jogava muito para o resultado. Muito coesa defensivamente, ocupava de forma perfeita os espaços e os adversários praticamente não conseguiam criar oportunidades, apostando depois nas transições, onde eram fortíssimos, pois também tinha jogadores de muita qualidade na frente (Joquinha - também já falei por aqui, o Nene, o Gil Dias - que está no Mónaco) que desequilibravam facilmente. Pelo menos em jogos grandes era quase sempre assim e do que vi esta ano, também com equipas superiores (Porto, por duas vezes), a coisa não muda muito. Cheguei a assistir a jogos com o Vitória, onde eram disputados taco a taco e até gostei do que vi, a equipa não tinha medo de ter a bola, de subir com vários jogadores, jogava bem mais solta.
Nos aspetos defensivos/táticos parece-me ser muito competente, o Braga (especialmente o ano passado) estava muito bem trabalhado nessas vertentes. Em termos psicológicos também me parece um treinador competente, aquela equipa do Braga jogava com uma alma e energia imensa. Tenho é alguma duvidas no processo ofensivo, até porque não vi assim muitos jogos contra equipas onde tem de obrigatoriamente assumir o jogo (exceto com o Vitória).
Tenho algumas duvidas se seria o ideal para este cargo, mas também não o descartaria, de todo.
Conhecias o trabalho do Artur Jorge nos juniores do Braga? Eu tenho um colega que joga comigo, que jogou lá com ele, e diz que na última palestra do ano os pôs a chorar a todos. Pelo o que sei, psicologicamente deixava a equipa sempre muito forte e decidida. Em termos técnico ou tácticos, não conheço nada.
Espero que venha um bom extremo (i.e., que esse Bruno Fernandes do Vizela tenha talento!) e que venha um médio de características criativas, com rapidez, habilidade técnica e visão de jogo.
De resto não precisamos de mais ninguém, creio, eventualmente pode vir um lateral-direito para concorrer com o Araújo…
Não sei se o lateral-esquerdo dos júniores vai ser o Empis. Se não arranjarem ninguém realmente bom para a B não me importava de apostar já nele para a B, jogando com o Moutinho nos júniores…
Para extremo, conheço um bom jogador que este ano atuou no Merelinense. Chama-se Dinis Gomes, destro foi dispensado do Braga no inicio desta temporada sem se saber bem as razões e acabou por ir para o Merelim, que este ano disputou a Honra e não a Nacional como é costume. É muito rápido, ágil e com uma capacidade de desequilibrar fantástica. Adora diagonais, furar as defesas dos adversários tabelando com os colegas e é muito inteligente.
A equipa do Merelim este ano era formada por, essencialmente, jogadores de 1º ano (apenas 4 de 2º, sendo que 2 deles não eram titulares) e mesmo assim fizeram a dobradinha conquistando campeonato e taça. O Dinis foi um dos melhores marcadores, marcou cerca de 18 golos e foi o grande destaque da equipa. Há vários vídeos do Merelim no youtube e mesmo pelo facebook, mas deixo aqui o golo que marcou na final da Taça que mostra bem o seu tipo de futebol:
“INFORMAÇÃO AOS SÓCIOS E SIMPATIZANTES
Vem a Direcção do S.G.Sacavenense comunicar que chegou acordo para Treinador do Futebol Senior, época 2015/16, com o Senhor Luis Miguel Castilho da Silva Morais.
Votos de uma boa época desportiva com as cores do SGS.”
O Leonardo Almeida não vai fazer parte da equipa para o ano. Despediu-se dos colegas no Instagram. Não sei é se será por empréstimo ou se vai embora de vez.