O Januário, ou muito me engano ou não vai dar nada. Tecnicamente, é o melhor extremo esquerdo da sua idade. De cabeça, é capaz de ser dos piores…não lhe auguro grande sucesso.
Plantel dos juniores para o ano(página 11 do jornal Sporting)
Guarda-redes:
Vítor Golas
João FIgueiredo
Ruben Luís
Defesas direitos:
Cedric
Mihai Radut
Centrais:
Nuno Reis
Pedro Mendes
Mateus Silva
Ricardo Alves
Defesa esquerdo:
Michael Santos
Médios:
André Martins
Diogo Amado
Diogo Rosado
Rabiu Ibrahim
Luis Almeida
Renato Neto
Extremos:
Luis Oliveira
Renato Santos
Alex Zahavi
Gregory Gorja
Avançados:
Wilson Eduardo
Henrique Gomes
José Lima(treinador): " Falta uma ou outra contratação"
Alguém conhece o Gregory Gorja? Não faço ideia de quem seja…
2 avançados? E damos de mão beijada o Diogo Ribeiro, que marcou 13 golos em 937 minutos o ano passado?
Fogo! Pelas minhas contas o Januário há-de ter uns 17 anos. Se ele tem tanto potencial assim, não há ninguem na Academia que lhe trabalhe o aspecto psicológico? O rapaz não há-de ser nenhum marginal . . .
Bem, sendo esta a composição do plantel, ficam aqui algumas notas!
Aquele que era o 3º guarda-redes do ano passado e que agora estaria no 2º ano de junior, foi embora: Nuno Silva.
Todos os outros que este ano estão no 2º ano de juniores ficaram no plantel (Victor Golas, Mihai Radut, Pedro Mendes, Michael Santos, Rabiu Ibrahim [está um ano avançado em termos de idade], Diogo Amado, André Martins, Diogo Rosado e Wilson Eduardo).
Dos 20 jogadores que sobem do 2º ano de juvenis para o 1º ano de juniores, eu tinha dito no 1º post deste tópico que os que poderiam ficar no Sporting eram: Ruben Luís, Nuno Reis, Pedro Rodrigues, Ricardo Alves, Luís Almeida, Alexander Zahavi, Cédric Soares, Renato Neto, Januário Jesus, Renato Santos, Diogo Ribeiro e Henrique Gomes.
Falhei no Pedro Rodrigues (estranho pelo facto de só termos o Michael para defesa esquerdo), no Januário (quando a cabeça não tem juízo …) e no Diogo Ribeiro (muito estranho, mas o Lima lá saberá). Também falhei no Luís Oliveira pois achava que ele não iria ter a oportunidade de integrar o plantel, e afinal vai ter essa oportunidade.
Esse Gregory Gorja não faço a mínima ideia de quem seja e qual a nacionalidade.
Em relação ao potencial da equipa, penso que é um plantel fortíssimo. Mais forte do que o desta última época, pois a equipa parece-me extremamente consistente a nível de qualidade em todos os sectores e em todas as posições (excepto o defesa esquerdo mas espero que o Michael me desminta). Nesta última época, a equipa não era tão forte a nível de potencial, mas como era muito “rodada” (a maioria era de 2º ano), acabou por ser campeã muito justamente.
Neste próximo ano, o meu medo é a grande juventude da equipa com 50% do plantel no seu primeiro ano de juniores. Pelo contrário, o Benfica tem muita gente no 2º ano de juniores e até se deu ao luxo (?) de mandar embora grande parte da equipa campeã de juvenis (os gajos continuam a dar tiros nos pés - aliás, há lá 2 ou 3 que eram muito bem apanhados para nós 8)).
É sobretudo por esta diferença de maturidade que fico um pouco mais reticente em relação ao favoritismo para a próxima época.
No entanto, estou confiante que o amadurecimento de jogadores como o Victor Golas, Rabiu Ibrahim, Diogo Amado, André Martins, Diogo Rosado e Wilson Eduardo, pode criar um núcleo fortíssimo, sendo este núcleo mesclado e complementado com a inegável categoria de muitos dos ex-juvenis. Espero que estes juniores de 2ºano que já têm a experiência de serem campeões nacionais de juniores, coloquem humildade e espírito de equipa nos ex-juvenis que só não foram campeões o ano passado porque para isso é preciso trabalhar e não basta apenas a qualidade individual e o potencial futebolístico (que está lá todo).
Pois - eram esses mesmos.
Essa foi a equipa mais espectacular e bem trabalhada que vi em todos os escalões. São todos muito trabalhadores e empregam bem o epíteto do Sporting: Esforço, Dedicação, Devoção para atingir a Glória. Toda a gente dava no início do ano o Benfica como o grande candidato à vitória no campeonato por força da bela equipa que realmente têm, mas na verdade e fruto de muito trabalho, foi a nossa equipa a mais forte. No início da fase final, tiveram dois tropeções, mas não tremeram e mostraram toda a sua raça para provar que mereciam ser campeões. E foram-no com toda a justiça. Também provaram que para serem bons jogadores e formarem boas equipas, não basta existir qualidade técnica e que é precisa muita dedicação (que sirvam de exemplo para alguns colegas mais velhos)
Emmanual Mayuka born 21st November,1990 in Kabwe,Zambia is a Zambian football striker who currently plays for Sporting CP.He made his international debut in 2007 when Zambia faced off with Mozambique. (…)
in Wikipedia
E este jogador que supostamente estava a caminho do nosso plantel de júniores? Alguem faz ideia de que é feito dele? nem informações ha se chegou ou não a fazer testes
Só espero é que o Januário continue ligado ao Sporting(o que acho pocuo provável) e tenha sido emprestado a um clube qualquer.Primeiro dispensámos o M.Rui,agora temos o caso do Januário…nao nos podemos da ao luxo de dispensar dois jogadores com o potencial destes dois…dispensar os jogadores é o caminho mais fácil mas o Sporting tem de fazer tudo para recuperar estes jovens.
Não quero acreditar que o André Martins e Diogo Rosado não vão fazer pelo menos a pré- época com os seniores! Deixamos de apostar na formação? Ou será que eu tinha razão quando disse, que só apostávamos na formação por necessidade? Será que quando temos dinheiro fazemos o mesmo que os outros, ou seja compramos ? Vamos outra vez mudar de de orientação , quando podemos ter mais frutos ? E depois se o resultado for nem ganhamos, nem formamos!? Neste caso a minha tolerância é zero!
S Guerreiro: Assim sendo em vez de termos 30/60 jovens que não estão na formação, nem no plantel, andam emprestados por aí … teriamos 100/200? Tudo tem custos e os que estão a ser formados estão a ser avaliados a todos os niveis, os que passam cá par fora[campo] e os que dia a dia trabalham, os aspectos psicológicos, de grupo, de trabalho diário, de comportamento escolar e social, etc,etc. Para se ser um profissional com futuro no Sporting tem de se saber estar e ter um minimo aceitável em todos estes aspectos que não se mostram aos sócios e adeptos.
Temos de aceitar estas decisões pois elas não são tomadas de animo leve e muitas levam meses ou até mesmo anos a ser decididas, mas têm de ser decididas.
É raro vermos um jogador dispensado do Sporting na formação a ir para um rival ou para um grande clube europeu. O contrário já não se pode dizer o mesmo[caso de clubes rivais que dispensam os miudos na formação e vão parar a outros rivais].
Já que falas no Januário, porque é que a época passada não falaste em somente 7 campeões de juvenis subirem a juniores, não é estranho numa equipa que é campeã juvenil? Os outros miudos andam pelo Odivelas, Naval, Académica e por aí fora … no global estão a ter sucesso ao nivel do clube, mas provavelmente nos próximos tempos não se irão ouvir falar muito. Espero contudo que tenham sucesso profissional e consigam no minimo ingressar nos clubes séniores [O Pedro Miranda já vai dando os seus passos no Odivelas e tem capacidade para dar outro salto], o Luisinho parece-me que também se tem saido bem na Académica e gostam muito do miudo … mas terá certamente de ganhar outro fisico, porém para uma Académica com a sua humildade terá concerteza a sua oportunidade.
@eroscp: O Adrien também estava no plantel de juniores 2007/2008, o Patricio também e por aí fora. Temos de ter calma, além disso, começar a época sénior com um Rui Patricio, Daniel Carriço, Adrien Silva, João Moutinho, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Yanick Djaló … seria o sonho de muitos clubes europeus ter todos estes jovens jogadores formados no seu clube a singrar no seu plantel principal todos juntos. Não é para todos e maior prova que esta que o Sporting aposta na formação e tem dado frutos, não sei … mas em Portugal desconheço maior prova. Quanto aos miudos que fales, prezo-os muito e irão ter a sua oportunidade concerteza, mas temos de ir com calma e fazer com que sejam eles a dar os passos maior que a perna, seria sinal que têm condições para dar.
Em relação ao que o dmalmeida refere numa reflexão do que será o plantel 2008/2009, quero fazer também eu algumas análises.
Para mim, defensivamente temos de novo um grande sector, do melhor dos ultimos anos. Como eu previa o Lima irá apostar no Cedric a lateral direito, já o vi jogar nesta posição e impressionou-me. A posição de raiz dele é a médio ofensivo, mas sejamos claros … nessa posição temos muitas pérolas e sendo elas de 2º ano, as apostas são óbvias, na próxima época em relação ao Cedric logo se verá, como decorrer esta época e possivelmente poderá em situações de jogo ou lesões/expulsões fazer a sua posição de formação. Esta defesa, no meu entender é globalmente, do melhor das últimas épocas, com 2 centrais que se destacam perante os restantes, Pedro Mendes e Nuno Reis.
O Meio campo continua fortissimo, será mais um sector onde as palavras serão poucas para descrever este sector. E se a época passada quis dar-se mais oportunidades a jogadores de 2º ano, bem como a infelicidade de pequenas lesões, esta época, irá concerteza ser a do miudo que está no meu avatar. Vai concerteza espalhar todo o seu brio, todo o seu perfume e todo o seu futebol, que chega a impressionar de tanto talento que flui por ali.
Em relação a extremos e avançados, temos extremos velozes, com técnica e inteligentes, temos avançados com faro para o golo. Wilson a época passada fez 2160 minutos e marcou 16 golos, jogos estes contabilizados com campeonato e fase final. E temos o Henrique Gomes que é junior de 1º ano e foi o artilheiro seleccionado para subir a junior. Foi o melhor marcador da equipa juvenil com 1417 minutos jogados e 17 golos marcados.
O Gorja se não estou em erro é um atleta que esta época esteve em testes na Academia, pelo que me parece é um extremo que também poderá jogar a avançado. Para ficar neste fortissimo plantel, terá de ser uma mais valia, vamos ver o que nos diz esta pré época.
O Lima diz que falta uma ou outra opção para fechar o plantel. Parece-me claro que vem um lateral esquerdo para a equipa junior, para discutir o lugar com o Michael e poderá vir também mais um avançado ou até mesmo um central ou extremo.
Temos um plantel fortissimo e não estou nada de acordo a quem diz que falta maturidade a este plantel. Pelo contrário, considero-o mais maduro que a da época passada. Os juvenis que sobem são miudos com maturidade muito acima da média, inclusivé 2 deles tiveram minutos no plantel de junior, mesmo sendo juvenis, o que diz bem da sua maturidade. Experiencia é algo que também não faltará … digo mesmo que estou desejoso da bola rolar neste plantel pois para mim vão dar ainda mais alegrias que esta excelente época que passou.
Nota: Não falei no sector dos guarda-redes porque parece-me natural que o Golas continue com o seu lugar na baliza, sem descurar tempo para o Ruben Luis, que é desde há muito apontado na Academia como um futuro guarda-redes do plantel do Sporting. Vamos ver se a sua altura[não tem nem perto nem de longe a altura do Golas] lhe vai permitir isso ou não.
Por fim este plantel parece-me muito equilibrado em todos os sectores e com muita força para uma época forte que aí vem.
Alguém me sabe dizer o que se vai fazer do Paez esta época? Antes das lesões, li por aqui que na Academia estavam muito satisfeitos com ele.
Será colocado em algum clube da 1ª Liga?