Juniores 2008/2009

A geração de 1989 acabou a sua formação e está pronta para os desafios dos seniores.
Os jogadores que estão nesta situação são os seguintes:

André Filipe Martins (1989-10-12) - Guarda-Redes
Rui Figueiredo (1989-09-04) - Defesa Direito
Tiago Pedrosa (1989-06-15) - Defesa Direito
Vinícius Golas (1989-06-22) - Defesa Central
Weliton Matos (1989-12-08) - Defesa Central
Jorge Abreu (1989-03-29) - Defesa Central
David Santos (1989-02-19) - Defesa Esquerdo
André Santos (1989-03-02) - Médio Defensivo
William Owuso (1989-09-13) - Médio Ofensivo / Avançado
Marco Matias (1989-05-10) - Extremo Direito
Bruno Matias (1989-03-04) - Extremo Esquerdo
Vivaldo Arrais (1989-06-28) - Médio Ofensivo
Luís Paez (1989-12-19) - Avançado Centro

Ou seja, 90% da equipa que se sagrou hoje campeã nacional, é da geração de 1989. Destes que aqui estão e numa primeira análise, julgo que o Sporting deverá manter ligação contratual (independentemente de serem emprestados, ou ficarem no plantel dos seniores nem que seja para jogarem na Liga Primavera) os seguintes jogadores: Rui Figueiredo, Weliton Matos, Jorge Abreu, André Santos, William Owuso, Marco Matias, Bruno Matias e Vivaldo Arrais. Destes, os que eu me sentiria mais inclinado para dar uma oportunidade na pré-época seriam o Bruno Matias e o William Owuso.

Os jogadores que são de 1990 e 1991 e que se manterão (em princípio) no plantel de juniores do próximo ano, são os seguintes:

Victor Golas (1990-12-27) - Guarda-Redes
Nuno Silva (1990-01-24) - Guarda-Redes
Mihai Radut (1990-03-18) - Defesa Direito
Pedro Mendes (1990-10-01) - Defesa Central
Michael Santos (1990-06-04) - Defesa Esquerdo
Rabiu Ibrahim (1991-03-15) - Médio Centro
Diogo Amado (1990-01-21) - Médio Centro
André Renato Martins (1990-01-21) - Médio Ofensivo
Diogo Rosado (1990-02-21) - Médio Ofensivo
Wilson Eduardo (1990-07-08) - Avançado Centro

Os juvenis que para o ano serão juniores de 1º ano, são os seguintes:

Ruben Luis (1991-06-27) - Guarda-Redes
Jorge Bernardo (1991-09-25) - Defesa Direito
Nuno Reis (1991-01-31) - Defesa Central
Filipe Paiva (1991-05-10) - Defesa Direito
Pedro Rodrigues (1991-01-14) - Defesa Esquerdo
Ricardo Alves (1991-05-09) - Defesa Central
Carlos André (1991-04-08) - Defesa Central
Luís Almeida (1991-01-12) - Médio Defensivo
Sérgio Marakis (1991-11-11) - Médio Centro
Luís Carlos (1991-01-29) - Médio Ofensivo
Alexander Zahavi (1991-01-21) - Médio Ofensivo
Cédric Soares (1991-08-31) - Defesa/Médio Direito
Renato Neto (1991-09-27) - Médio Centro
Januário Jesus (1991-06-22) - Extremo
Luís Oliveira (1991-06-09) - Extremo
Sérgio Simões (1991-04-26) - Avançado
Renato Santos (1991-10-05) - Extremo Direito
Diogo Ribeiro (1991-01-14) - Avançado Centro
Henrique Gomes (1991-03-23) - Avançado Centro
Bruno Silva (1991-05-04) - Avançado

Como dá para perceber pela lista de juniores de 1º ano que para o ano serão de 2º ano, na próxima temporada iremos ter uma equipa muito jovem. Eu não conheço muito bem a equipa de juvenis, mas como nem todos estes de 1991 poderão subir para os seniores (não podemos ter um plantel muito extenso), aqueles que me parecem melhor preparados para prosseguirem no clube são: Ruben Luís, Nuno Reis, Pedro Rodrigues, Ricardo Alves, Luís Almeida, Alexander Zahavi, Cédric Soares, Renato Neto, Januário Jesus, Renato Santos, Diogo Ribeiro e Henrique Gomes.

Se juntarmos estes nomes aos juniores de 1º ano, ficamos com uma equipa muito forte, apesar de como já referi, muito nova.
A não ser que hajam algumas contratações, é esperada uma fase final difícil, já que muitos dos melhores jogadores do Benfica desta época que agora termina serão juniores de 2º ano na próxima época.

Digam o que acham sobre estes jogadores e se pensam que seja necessário o reforço de algum sector.

O Mário Rui a que te referes penso que seja o lateral esquerdo do Juvenis.
Já não está ligado ao Sporting: assinou pelo Valência.

E o Hugo Fernandes também já não é do Sporting. Está numa equipa em Inglaterra, o Fulham, salvo erro.

Ok, obrigado Regio e Ricardo
Já hoje confirmei isso lá em Alcochete.

E vocês, destes Juvenis que conhecem, quais é que vocês acham que devem subir aos Juniores?
E já agora, concordam com os jogadores de 1989 que eu refiro que devem ter oportunidade de continuar com vínculo ao Sporting?

----------------------------------Vítor Golas-----------------------------------------
Radut/Cedric----Pedro Mendes--------------------Nuno Reis-----------Michael—
---------------------------------D.Amado------------------------------------------
----------------------André Martins------Rabiu Ibrahim----------------
------Diogo Rosado-------------------------------------Cedric/Wilson----
-----------------------------Wilson/Diogo Ribeiro--------------------

Parece-me bem prometedora esta equipa. Espero sinceramente que não venham mais Vinicius que tapem o lugar a grandes valores como o Nuno Reis.

Dmalmeida, só discordo num ponto em relação à tua análise…não descartava para já o André Martins(Gk). Dava-lhe um ou 2 anos no futebol sénior para ver a sua evolução e depois é que decidia se continuava ou não. Dos juvenis que vão subir, acho que o Cedric e o Nuno Reis,pelo menos têm qualidade para fazerem parte do 11 inicial regularmente, enquanto que o Januário, o Diogo Ribeiro e o Luis Almeida podem fazer muitos minutos…

João, vão ter de existir obviamente alguns jogadores que sobem este ano que vão fazer parte do 11. Repara que dos juniores que para o ano serão de 2º ano, apenas existem 10 jogadores. Existe só um central e não existem extremos. Portanto, haverão vários juniores de 1º ano (ex-juvenis) a jogar na próxima temporada.

Não era isso que eu discordava…só discordava contigo sobre o André Martins(gk). Não o achaste com potencial suficiente para ter sucesso? eu sinceramente não o acho muito inferior ao Vítor Golas,são ambos muito prometedores

Eu sei que não era nisso que discordavas de mim :great:
Só quis complementar a tua opinião sobre as oportunidades para os juniores de 1º ano.

Em relação ao André Filipe Martins, talvez concorde que tenha sido um pouco injusto com ele, ao não incluí-lo na lista de jogadores a manter sob contrato. Nem sequer sei se o contrato dele vai já terminar ou não.
Só não o incluí, porque infelizmente não podem subir todos e o Sporting provavelmente não terá capacidade financeira para manter toda a gente sob contrato e talvez porque conheço melhor o potencial daqueles que listei pois vi-os mais vezes que o André. Sobretudo na fase final, o José Lima confiou mais no Victor Golas e por isso só vi o André nos últimos jogos da 1ª fase. Naquela lista, escolhi 8 dos 12 que são da geração de 1989. Se calhar, o Sporting nem manterá contrato com tantos.

Se a lógica fosse a qualidade, não duvido que, com todo o respeito que tenho por eles, o Tiago Pedrosa, o David Santos e o Vinícius fossem os primeiros a ter que procurar outro clube. Mas infelizmente, como já se viu no caso Allison/Sebastião Nogueira, tenho medo que o Vinícius vai ter uma oportunidade em vez do Jorge Abreu, o que é extremamente injusto porque o Jorge é um jogador com bastante futuro. Aliàs,no meu entender, desta geração só os 3 que referi ao início terão muita dificuldade em afirmar-se ao mais alto nível porque são realmente muito limitados.

Mas nunca se sabe. O André Pires também brilhava intensamente nos juniores o ano passsado e este ano nem calçou no Massamá. O Zezinando era um fenómeno, e parece andar perdido. Esta transição é muito complicada, e atletas como o Vivaldo ou Marco Matias têm que trabalhar muito no ginásio como fez o Yannick Djaló para poderem ter sucesso. Ginásio, mas com acompanhamento directo e cuidado do Sporting pois um dos maiores talentos que já apareceu na Academia, o Bruno Filipe, perdeu-se muito por fazer exageradamente musculação, e de um ano para o outro perdeu grande parte da agilidade de pernas e velocidade que o tornavam um dos extremos mais temidos nas camadas jovens da época, e era da altura do C.Ronaldo e do Quaresma se não me engano. Pelo que me dizem, era jogador com potencial semelhante, mas foi mal aproveitado.

dmalmeida falta te o paez na geração q agr se vai tornar senior…

Obrigado Josefino!
Já lá está!

Esse Bruno Filipe é da geracao do Moutinho e do Veloso(1986).Vi o jogar uma vez pelos júniores do Sporting contra os séniores do Montijo(o Montijo venceu por uma bola a zero) e ele aí tinha uma agilidade e velocidade que lhe premitiam criar muitos desequilibrios…gostei muito dele e um jogador que jogava nos júniores do Sporting nessa altura contou-me maravilhas sobre esse Br.Filipe.Disse que ele ia ter bastante futuro no mundo do futebol…Passado um ano vejo o mesmo Br.Filipe na academia num jogo de júniores qualquer e o rapaz parecia um monstro…tinha uma pernas mesmo fora do normal,devia de ter passado noites e dias inteiros no ginásio…deixou de ser o mesmo jogador e a sua dispensa acabou por acontecer com normalidade.È por isso que eu nao sou grande adepto de mandar este e aquele “ganhar músculo”.Um futebolista nao tem de ser musculado para ter sucesso.Desde que seja um bom atleta e tenha cultura táctica e técnica tem tudo para ser jogador de futebol.

Quando os jovens atletas são enviados para “ganhar” musculo eles vão faze-lo com um programa faseado altamente profissional. São acompanhados e têm de fazer o programa diariamente, com algumas pausas estudadas para descanso muscular. É tudo muito progressivo e sempre com acompanhamento de treino de futebol normal. Isto demora semanas a ver-se alguns resultados e a paragem de “enchimento” também ela é feita com regulação.

Tudo isto é analisado e estudado consoante o atleta, a sua posição em campo, a sua Massa, estatura, idade, previsões de paragem de crescimento, tudo e mais alguma coisa. É algo feito profissionalmente, com acompanhamento de técnicos e médicos e com altas tecnologias à mistura.

Não é “mandar” encher e depois aparece na pré época que nós vemos se está pronto … lol

Os problemas do Bruno Filipe eram outros …
Ele não foi ao Europeu de Sub-17 (foi o Bruno Gama que era do escalão inferior) não foi por causa do tamanho das pernas …

Pode ter tido um crescimento muscular anormal mas acreditem que não foi por isso que ele se perdeu. :naughty:

Foi porquê então?

Quase de certeza que o Vinicius Golas vai ficar e ser titular, por causa do irmão, e também porque chegou este ano, o contrato deve ser um bocado mais longo.

De resto, acho que a equipa vai ser equilibrada, só não conheço bem a valia dos médios-centro que sobem.

Não creio que tenhamos necessidade de trazer alguém de fora, só se se proporcionar uma oportunidade especial estilo Rabiu.

O Vinicius titular? Em que equipa? Ele já não poderá jogar nos juniores na próxima época (nasceu em 1989). Ele é um ano e meio mais velho que o Victor. Não irá de certeza para o nosso plantel senior. Só se for emprestado a algum clube da 2ª liga. Não me parece ter qualidade para um clube da 1ª liga, mas espero estar enganado.

Certo dmalmeida, não ligues, tou um bocado atrofiado lol, ainda no outro tópico eu próprio tinha dito que ele era de segundo ano e agora saí-me com esta ^-^

De qualquer forma, que vamos ter que aguentar com ele vamos, há-de andar aí a rodar.

O Bruno Filipe foi para o Aves na epoca em que eles estavam na Bwin e depois foi dispensado…

Bruno Filipe está no Lousada.