José Eduardo Bettencourt Presidente do Sporting C.P - Parte 1

como eu te entendo… (tantas vezes me tem passado isso pela cabeça) :-\

:clap:

Atenção, para que fique bem claro, que eu não elogiei (e no fundo, não apoio) a reacção de JEB (volto a salientar que não é nem foi o meu candidato nas últimas eleições), apenas que a compreendo, vindo de quem vem, e por mim a relativizo. A tua opinião é a tua opinião, tal como eu tenho a minha, que penso estar ali bem explicita.

Mas no ponto do protesto vs resposta, volto a frisar com um exemplo (que atenção, não quer dizer que seja o caso de hoje, nem vou individualizar com algum jogador): se eu fosse jogador do Sporting, e tivesse a minha consciência tranquila de que me esforcei ao máximo e dei o melhor de mim no jogo (tivesse sido este mau, assim assim ou razoável), e depois, no regresso ao meu país, fosse esperado por meia dúzia de adeptos que gritam (e me incluem - pior, se especificassem - nos insultos) «chulos» etc… provavelmente não iria gostar. E responderia. Alguma reacção eu teria. Mas isso seria EU, que não sou muito de institucionalizar relações humanas, nem de ignorar certas coisas, nem de me deixar ficar…

O “adepto” antes de o ser, é uma pessoa, um humano, tal e qual o “jogador”. O respeitinho é bonito e válido para ambos os lados. Se o jogador/dirigente quando não agrada ao adepto, tem de estar preparado para a critica, o adepto também tem de estar preparado para ouvir ou “manter diálogo” com quem decidiu protestar, se este decidir retorquir.

Mal ou bem, para o mal e para o bem, JEB tem mostrado que é essa a sua forma de estar. Mesmo nesse mundo suis generis que é o futebol, onde é fácil dar-se mal.

Já agora, uma excelente crónica do Rui Santos onde coloca umas questões muito pertinentes:

[size=15pt]À volta do Titanic[/size]

Quem são os responsáveis pelo facto de o Sporting “formar” jogadores como Luís Figo, Simão, Quaresma e Cristiano Ronaldo e não realizar operações de transferência, vulgo “encaixes”, compatíveis com o valor e o potencial manifestado por esses atletas à data das respetivas vendas?

Quem são os responsáveis pelo facto de esses jogadores, nalguns casos, se terem transformado em “ativos” preciosíssimos de clubes rivais, à escala nacional? Quem são os responsáveis pelo facto de o Sporting não conseguir realizar dinheiro com vendas de jogadores que, entretanto, se revelam apostas falhadas? Quem tem a responsabilidade, neste momento, de fazer a regulação (possível) do mercado nacional e internacional? Quem olha para ele e quem toma as decisões? Quem são os responsáveis pela compra de atletas caríssimos (como foi o caso de Tello), que rendem pouco, desportivamente, enquanto permanecem em Alvalade e no momento da saída já não são investimento para se tornarem em desesperada despesa que é imperativo libertar? Quem é o responsável pelo regresso de Rochemback?

Quem são os responsáveis pelo facto de se deixar confundir o treinador do Sporting - que, independentemente de se chamar Paulo ou Barnabé, deve ser visto como alguém que vai ter uma passagem pelo futebol (mais ou menos duradoura, conforme as circunstâncias), naturalmente com as suas ideias e capacidade de decisão – com a política desportiva, global, do clube, cuja definição deve colocar os interesses do “clube”, na proteção dos seus “ativos”, acima dos interesses ou do estilo ou da personalidade de qualquer treinador, se a respetiva SAD, evidentemente, souber o que está a fazer?

Quem são os responsáveis pelo facto de o Sporting, agarrado à ideia de não haver dinheiro para contratações (mas haver dinheiro a rodos para pagar a administradores, ao qual se devem somar prémios por desempenho sem qualquer sentido), parecer totalmente incapaz de se mexer no mercado, para dar ao treinador, aqui e ali, algo que ele precisa?

Quem são os responsáveis pelo facto de o treinador, apesar do desgaste acumulado, absolutamente natural, diria, por erros próprios, mas sobretudo por deficiências conceptuais e estruturantes, ter sido chamado a dar a cara por tudo o que diz respeito ao “futebol do Sporting”, enquanto as “eminências pardas” ficam no seu recato, a gerir os silêncios, as suas incapacidades e a atacar quem (os) critica?

Paulo Bento tem efetiva responsabilidade em não conseguir nem agregar o grupo que comanda nem tirar dele o rendimento desportivo exigível. O Sporting não pode ser o porto de abrigo de uns quantos senhores que, alapados às suas posições de privilégio, não dão nada ao Sporting. Só lhe exigem. Só o usam para se promoverem, defendendo o indefensável. Mas Paulo Bento, não obstante ter sido achado como o rosto da postura (cinzenta) de uma SAD, não poder ser observado como único responsável por inoperâncias bem mais latas. Nem ele nem Pedro Barbosa.

É preciso, enfim, criar uma cultura de responsabilização no Sporting e não fazer como a avestruz. Não é de leão. Quem decide?

Fonte: http://www.record.pt/noticia.aspx?id=2eed0676-e89a-4490-b5bc-df2222cb20b5&idCanal=00000124-0000-0000-0000-000000000124
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Este merece-me toda admiração e respeito por ser dos poucos, ou talvez o único, dentro do universo da imprensa desportiva portuguesa a não branquear tudo aquilo que se passa no Sporting, e a ter a coragem de apontar os problemas e questionar a forma como o clube tem sido gerido.

O vídeo da chegada ao aeroporto até que foi engraçado. O JEB e o PB pareciam um casalinho, um a soluçar: “Vês pá, eu não te disse?? O que é que eu te disse??” e depois vem o namorado proteger: “Oh pá tá calado pá”.

Vai td bem no reino do Leão…

:arrow: :arrow: :arrow:

Compreender o JEB nesta situação? Ele se fosse um gajo inteligente só tinha era de sair do grupo e ir lá falar com os adeptos, explicando-lhes que a situação não está fácil, mas dando uma mensagem de esperança e apelando a que todos remassem para o mesmo lado. Mas não, a época das eleições já lá vai há muito e como tal ele pode-se dar ao luxo de mandar todas as JEBardices que lhe apetecer. Agora, até já anda caladinho que nem um rato, promove uns títulos nos jornais para “inglês ver” e depois fica tudo como está. E depois ainda ‘exige’ que todos os adeptos acatem isso como carneirinhos.

Volto a dizer: gostava de o ver fazer aquilo que lhe vi hoje no foculporto ou até mesmo sem a protecção policial.

Que grandes vitórias são essas que viste em 26 anos de vida? É que eu tenho 36 e, infelizmente, não me lembro assim de tantas. A não ser que te estejas a referir aos 2 últimos campeonatos.

De facto seria interessante,eu digo que apanhava na boca.

Olha, eu com 18 anos vi o Sporting pela primeira vez campeão! Imaginarás que tipo de alegria terá sido?!
Além disso, esse facto fez com que para mim aquilo que se calhar para ti é uma pequena vitória, para mim seja motivo de extase: assim de repente lembro-me do 4-1 ao Newcastle, do jogo em Alkmaar, das inumeras vitórias contra os labregos vermelhos e contra os corruptos, etc!!!

Ou seja, tudo isso no período do “triste espectaculo que esta elite dirigente tem dado ao longo de 14 anos de governação”.

Sim, eu pelo menos (acho que) compreendo. Repito, não apoio nem desculpo os termos menos respeitosos na conteúdo de como ele reagiu, mas percebo porque ele reagiu. O problema é que há os que não reagem, os que reagem assim assim, e os que reagem assado. E digo mais: não foi a primeira vez e não irá ser a última em que ele fará algo semelhante com “o adepto”, seja para o bem seja para o mal.

Este não é o presidente que eu queria, mas agora que ele lá está, faço um esforço por entender a dita personagem.

:arrow: :arrow:

O Sporting Clube de Portugal, neste preciso momento, depois desta triste panóplia de resultados, está em guerrilha: lá dentro vs cá fora!

Faço-vos a seguinte confissão: já nem sei se é pura incompetência ou teimosia ou se, simplesmente, eles pensam realmente que estão a fazer tudo o que podem.

Acho que é mesmo um caso de Autismo!

Incompetência. Inabilidade para a gestão desportiva. Gerir um clube é parecido mas não igual a gerir uma empresa.
A componente emocional é muito forte num clube. E tem sócios. Algo que eles ignoram. Porque nas empresas não os há. Apenas há accionistas.

Concordo contigo em tudo.

Acorda Sporting!

comprender esta atitude para mim e impossivel …

se ele tentasse falar ou dar uma explicaçao fosse o que fosse e lhe tivessem respondido mal ai ate comprenderia agora desta maneira? que va brincar aos presidentes mas e no santander

para mim chega de tanta incompetencia, se ja nao gostava dele entao a partir do que se passou hoje nem pintado o apoiarei na direcçao do meu clube muito menos a presidente …

nao consigo perceber o porque de ainda nao ter despedido toda a equipa tecnica, nao percebo como olha para a equipa e nao trata de a reforçar, nao percebo ou melhor ate percebo, uma pessoa que se candidata por favor e sem a minima noçao de um projecto da nisto …

para mim basta …

E diziam quando estava a decorrer a campanha que o JEB era o homem ideal para o cargo de presidente do Sporting clube de Portugal, olha veja-se como está a ser.

Exactamente o mesmo que eu. Acrescento outros bons momentos como a vitória da taça de Portugal ao Marítimo com dois golos de Iordanov; o primeiro apuramento para a champions frente ao Beitar de Jerusalem; a vinda de Schmeichel que eu nem queria acreditar que o melhor guarda-redes do mundo assinava pelo Sporting; entre outros.