E fazes tu muito bem. São imensas as vezes em que tento defender lá o meu clube e sou silenciado. Alguns posts comento porque acho interessantes, principalmente ao nível de opiniões de users. Mas alguns dos posts dele são aberrantes relacionados com o Sporting, e há lá users que atacam constantemente o nosso clube. Sinceramente, não sei como é que ninguém fecha aquilo.
Sejamos sinceros, neste momento o Ilori é superior ao neto, pelo menos em termos de rendimento.
O visão de mercado não me interessa, não perco tempo com isso.
Sinceramente, não percebo porque é que o Ilori é superior ao Neto. Quer dizer, teoricamente é. teoricamente o Ilori pode ser um central de topo europeu. Na prática, dizem que o Neto perde mais a posição apenas e só porque esse ainda tenta ir aos fogos. O Ilori nem quer saber. O Neto faz mal, porque tenta tapar um buraco abrindo outro. Mas o outro a cagar-se para aquilo…
Há que perceber é porque é que um central certinho como o neto, que sempre foi certinho na selecção, que jogou a bom nível na última época do anterior clube até ser afastado (sem ser um central de topo europeu) e que até entrou bem na equipa, mesmo sem jogar nos cinco ou seis meses anteriores anda tão perdido em campo. Ele, o Coates, o Rosier, o Acuña, o Borja… Deve de ser uma virose.
O Neto, simplesmente, precisa de ser bem orientado. Peca por excessiva agressividade, mas não é tosco. Agora, passa de titular de uma boa equipa da Rússia, para um grande de Portugal, acredito que viesse com ideia de ser titular. Não o conseguiu. Mas numa linha defensiva que é mais uma montanha russa do que “linha”, propriamente dita, é difícil até para o melhor central do mundo.
E não… Ilori não é superior a Neto. Por muito que eu nem seja grande fã do Neto.
Na questão dos centrais, acho que Coates é imensamente desvalorizado para tudo aquilo que faz em campo, sofre por ter sido o tal a querer ir a todas em momentos de pura anarquia na nossa equipa e ter entrado com uma falta de ritmo gritante. Quando perdermos Coates, vamos valorizar Coates. É assim com “n” de jogadores há muitos anos. Infelizmente.
Quando disse superior, disse apenas em termos de rendimento. Sei das qualidades do Neto, aliás quando ele veio para o Sporting fiquei bastante satisfeito. Mas tem-me desiludido, e as exibições têm sido fracas. Neste momento, em termos do que tem feito, o ilori parece-me ter subido um degrau.
Ilusão de óptica. O Ilori é inconsequente. Nem arrisca cortes, nem sai da posição, é um jogador a fazer apenas número e de vez em quando comete erros infantis. O Neto tem jogado numa lógica de querer sair às bolas, de jogar mais no arrisco, fica mais exposto e aí consegue cometer mais erros, acabando por ser infeliz. Basta adoptar o comportamento do Ilori e fará bons jogos, mesmo que continuemos a somar golos, a defender mal e a sair mal em posse.
Exacto… tanto o Ilori (como o Silas, já agora) tiveram a sorte de terem apanhado uma sequência de clubes inconsequentes nas suas linhas ofensivas, criando quase dificuldades zero à nossa linha defensiva. Veremos quando a qualidade “aumentar” e as coisas apertarem a sério.
E o sempre falado BF, que agora por acaso (ou não…) não é falado.
Tudo jogadores que transitam da anterior direcção. Coincidência? Quantos sobrarão depois de mais essa razia? Ou melhor, quantos sobram que se aproveitem (fora formação)? E que outros rappers, lesionados ou reformados os substituirão?
O Neto é um elemento muito competente para terceiro central (como aliás se viu na pré-época), mas que se afundou por falta de confiança e por ter sido preterido pelo Ilori.
Tem bastante mais qualidade do que a que tem mostrado, é um central certinho, que não é tosco, que lê bem o jogo, antecipa-se muito bem por causa dessa boa leitura e é relativamente rápido. Pelo menos é esse o Neto que conheço do Zenit.
O problema não está na defesa (embora falte um guarda-redes), está na ausência do Battaglia e do Bragança (este por troca com o Miguel Luís), na ausência de pelo menos um extremo com qualidade para o Sporting e de pelo menos um avançado-centro também com essa qualidade.
O Ilori é bom é na bancada, e mesmo assim ocupa um lugar. O Neto, apesar de estar num momento menos bom, consegue ser melhor em tudo. Gostava de perceber o que vê o Silas no Ilori…
Sobre o Coates, quando ele sair não se queixem. Dos melhores centrais que passaram pelo Sporting neste século, é incrível a facilidade com que muitos o têm como “dispensável”. É que o Mathieu está nos últimos meses de contrato (e não renova, parece-me) e o Neto e o Ilori não são melhores.
No entanto, parece-me evidente que há movimentações no sentido de vender o uruguaio e ir buscar o brasileiro do Santos.
Há aqui um forista a insistir ad eternum na ideia de vender o Coates, por acaso faz todo o sentido quando do lote de capitães dois já estão na última época (Bruno Fernandes e Mathieu) ir por nossa iniciativa vender o terceiro.
É isso, depois fica a capitão o Renan, o Eduardo Quaresma, o Rosier, o maluco do Acuña, o Wendel, o “rescindi Battaglia” ou o Plata, o Camacho, o Jovane ou o Luiz Phellype.
Há sportinguistas que mereciam que se tomassem decisões dessas só para verem no que dariam, mas custa-me defender isso porque quem pagava era o Sporting.
Não consigo entender quem bate na tecla de vender o Coates. É que parecendo que não é o jogador mais antigo do Sporting, ninguém está na equipa principal há tanto tempo como ele. Eu sei que ele não é brilhante e que tem algumas limitações, mas para mim as vantagens de ter o Coates são superiores aos custos (e aqui não estou a referir-me só ao custo financeiro).
É um jogador de nível da seleção uruguaia (que tem bons jogadores), um dos capitães, um grande profissional, um dos poucos titulares com mercado que não rescindiram, um jogador com uma estampa física enorme (mais de 1,94m penso) e que até contribui no ataque e com golos mas que ao contrário dos Onyewus e Luisões desta vida tecnicamente até é bom.
Quando apanhou um bom treinador parecia um centralão, bruxo.
E mesmo assim, há gente a querer promover a continuação da delapidação do Sporting prosseguindo com a venda de mais um dos poucos bons jogadores que ainda restam e que nem renderá aos cofres do clube fortuna nenhuma.