Jorge Silas - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Se quiser manter o 3x5x2:

REInan

Coates Neto Mathieu

Ristovski Doumbia Wendel Acuña

Bruno Fernandes

Jesé                   Vietto

Assim pode ser que a coisa se faça, agora tem o problema da pressão alta (sobretudo o Jesé) que dá pouca agressividade e fraca reacção à perda da bola. Terá problemas se recorrer em demasia aos cruzamentos (tem-no feito). É uma equipa que terá dificuldades em jogar em posse num jogo de paciência, jogadores de pouca rotação. Faltará quem saiba jogar vertical / profundidade, pois o Jesé é lento e o Bolasie dificilmente controla uma bola longa. Ao meter o Luiz Phellype terá que mudar, com o Camacho terá que mudar; eu apostava no Jovane nesta ideia, o rapaz tem remate, é destemido e ataca bem a finalização.

Ou seja, é perceber qual a ideia de jogo que seja menos fraca com os atletas disponíveis. Pois considero o plantel em geral desequilibrado, com pouca qualidade em alguns sectores e demasiado dependente do que dois / três atletas podem fazer em campo.

Se já é tramado arranjar uma base de trabalho, imaginem agora estar a trabalhar elasticidade táctica englobando vários sistemas. Isto leva-me à ideia que o Silas é ainda um treinador demasiado prematuro, que teimosamente quer provar algo que ainda está longe de o ser e quer provar ser um treinador diferenciado, quando nem as bases ainda domina.

Eu falei em tempos no 4x3x3 e mantenho a mesma ideia. É uma boa base de trabalho para depois ir moldando a equipa a uma maturidade táctica necessária. Permite definir bem zonas de pressão, permite um bom condicionamento do atleta, dá para ter blocos altos, médios ou baixos. Mete jogadores na área. Se o plantel dá para isso? Que se adapte, que se procure soluções. Estar agora com outras ideias bem mais complicadas quando nem o básico dominam ou lhes é transmitido, é puro suicídio.

Está bonito.

Espero que o que vem na capa do jornal ojogo seja uma brincadeira de mau gosto

A compra de um central?

SAD do Sporting só abre cordões à bolsa se vender: eis a prioridade de Silas

SAD leonina só abre cordões à bolsa se realizar encaixe e Silas dá prioridade ao eixo, onde quer condução e qualidade de passe

O Sporting identificou o eixo da defesa como a posição prioritária a reforçar na reabertura do mercado. Tal como O JOGO noticiou em primeira mão, a administração da SAD, em sintonia com o técnico Jorge Silas, entende que devem chegar cinco futebolistas durante janeiro para suprir lacunas no plantel, mas a imprevisibilidade das condições financeiras em que estará daqui a cerca de mês e meio obrigou a fazer escolhas, a ter um plano B com outra expressão.

Se o treinador dos leões considera que para a lateral-esquerda, meio-campo e ataque (outros setores a reforçar) tem alternativas dentro de portas, na linha defensiva pretende aumentar a qualidade com um futebolista que prime pela boa condução e qualidade de passe. A ideia de Silas é ousada: quer uma equipa dinâmica e que tente desbloquear os rivais desde o primeiro momento da construção; isto compreende que no eixo conste um jogador que saiba entender e executar com bola não só saídas rápidas, mas também os apoios a jogadas mais trabalhadas. Chegando um central, Silas garante ainda a possibilidade de poder jogar com três atrás com maior regularidade sem prejuízo nos resultados. Fazendo um raio-x aos recursos internos, o técnico não encontra uma peça com este calibre, nem por forjar a nas camadas mais jovens.

Nos entretantos, a SAD liderada por Frederico Varandas tenta encontrar liquidez para poder agir com qualidade em janeiro, mas também para pagar obrigações ainda de anteriores gestões. A venda dos seus principais ativos no plantel parece ser o cenário mais exequível, neste caso nomes como Coates, Acuña, Wendel e até Bruno Fernandes, que está noutro patamar. Chegue quem chegar, parece indiscutível que o primeiro será um central.

O Jogo

https://twitter.com/J_silas10/status/1198361634227605505?s=20

1 Curtiu

A zona central da defesa é dos poucos setores que eu acho que nao deve ser reforçado lol

Eu acho que a compra de um central é também uma prioridade. Por mim, vendia o Coates, comprava um central de referência (o que tenho lido do Gustavo Henrique, parece ser bom), ficava com mathieu, + central, + ilori, vendia o neto e subia um da sub 23.

Sim… Temos dois bons centrais, um razoável, um mau. Temos na formação outro de qualidade á espera de oportunidade. Despachamos Demiral e Domingos Duarte… A prioridade é contratar um central.

Fechem o tasco.

:joy::joy::joy::joy:
Com esse talento todo já estive mais longe de acreditar que és o próprio Frederico Varandas :joy::joy:

Refuta a minha opinião, dá a tua, em vez de dizeres baboseiras.

Portanto com todos os problemas que temos a prioridade é ir buscar mais um central.

Faz todo o sentido vindo desta estrutura topo di gama.

Prioridade porque? Temos dois bons centrais, mais um que precisa de ganhar confiança e ainda temos jovens com potencial. Ainda há o Borja que numa ideia de três centrais pode ser o terceiro do lado esquerdo. A prioridade tem que ser um extremo e um avançado, se é que vale a pena estar a gastar dinheiro em Janeiro, um mercado muito difícil. Espero que o Silas esteja a ver a precariedade do sector ofensivo.

Faz todo o sentido…temos de nos reforçar em janeiro para lutar pela manutenção. Este Sporting assim exige.

Acho que o Coates pode sofrer um upgrade, o mathieu também penso que no verão vai ter que ser contratado alguém para o substituir, acho o ilori superior ao neto neste preciso momento (acho o neto um “flop”) e penso que podemos aproveitar um dos nossos bons valores da sub 23. O Gustavo Henrique pode ser uma oportunidade de negócio, e claro… o ponto de lança acho prioritário.

Não respeito a tua opinião o suficiente para me dar a esse trabalho.
Um tipo que diz o que tu dizes acusar-me de dizer baboseiras é um elogio.
Além de tudo isso não é necessário refutar nada, o que tu escreves é tão ridículo que basta isso. Só.

Com esse discurso, diria que a opinião ridícula não será a minha. Mas pronto, é o que temos.

1 Curtiu

É. O que temos é que é a segunda vez que me pedes para argumentar. Sabes o que aconteceu na primeira? Argumentei e tu ignoraste. Quando te fui perguntar o porquê de teres ignorado tu dizes que nem sequer me tinhas respondido a mim. Quando te mostrei que de facto te dirigiste a mim voltaste a ignorar.

És um troll, não passas disso. E por isso é que responder à porcaria que debitas só se for para a ridicularizar.

Não me recordo dessa situação. De qualquer das maneiras, não estou aqui para ser troll, nem pretendo dizer porcaria, portanto peço imensa desculpa por essa situação. Saudações leoninas, e vamos voltar à discussão sobre o nosso treinador/plantel.

PREPARAÇÃO PARA O PSV

Por Sporting CP
24 Nov, 2019

EQUIPA PRINCIPAL

Cristián Borja integrado após síndrome gripal

A equipa principal do Sporting CP retomou este domingo a preparação para o jogo da Liga Europa frente ao PSV. Cristián Borja, recuperado de um síndrome gripal, já esteve à disposição de Silas no treino que decorreu na Academia Sporting.

Rodrigo Battaglia e Fernando trabalharam integrados com o restante plantel mas sob vigilância médica.

Pedro Mendes e Matheus Nunes, que ontem foram utilizados no jogo dos sub-23 em Braga, cumpriram a parte inicial do treino tendo depois realizado trabalho de recuperação.

Os jovens João Ricciulli (defesa), Tomás Silva (médio) e Hugo Cunha (guarda-redes) foram esta manhã chamados ao treino da equipa principal.

Jovane Cabral fez treino condicionado no relvado, enquanto Renan Ribeiro e Sebastián Coates realizaram tratamento e ginásio.

Para amanhã, pelas 10h, está marcado novo treino na Academia Sporting à porta fechada.

1 Curtiu