Jorge Silas - Treinador do Sporting Clube de Portugal

De nada serve ser o melhor sistema táctico para este plantel se depois há falhas na sua operacionalização. Nesta fase, ninguém deverá saber bem que ideias é que o Silas tem. Mudamos com frequência o sistema de jogo, mudamos de identidade de jogo para cada adversário, estamos muito inconsequentes e irregulares.

O melhor sistema é aquele que o treinador dominar e conseguir operacionalizar em campo, com os jogadores a saberem interpretar as dinâmicas. E dentro desta ideia tenho sérias dúvidas que o 3x5x2 seja mesmo o melhor.

1 Curtiu

O Silas dá ideia que gosta de jogar nos níveis mais dificeis.
O 3.5.2 é um dos esquemas mais complexos para implementar correctamente numa equipa. Qd funciona é super elástico, mas as dinamicas necessárias são complexas.
Eu comparo o Silas com o Paulo Bento. O Paulo Bento tb era um treinador inexperiente qd pegou no Sporting. Mas teve o tacto de comecar a trabalhar modelos mais simples, o 4.4.2 losangulo é muito mais facil de implementar.

1 Curtiu

Eu gosto da ideia da versatilidade tática que o Silas quer implementar. O problema é que sem pré-época é muito complicado. Mas andamos a jogar francamente pouco. Fui ver o jogo a Tondela e foi das coisas mais dolorosas que alguma vez observei num estádio de futebol. Pode ser que ainda nos surpreenda. Quanto ao 4-4-2 losango, por acaso, não sendo treinador, sempre achei que era um sistema dificil de implementar também, devido às dinâmicas necessárias para funcionar a 100%.

O Silas pode querer implementar o que quiser. Não temos um trinco digno desse nome, nem um 8 a jogar com qualidade. Os alas não sabem atacar convenientemente, defender aproveita-se o Acuña. Temos 3 centrais dignos desse nome, se falta um, lá se vai a táctica. Não temos um extremo que se aproveite e temos um PL, no máximo, razoável. Que táctica é que se faz?

1 Curtiu

O problema do trinco é grave. Não sei se partilham da mesma opinião, mas acho que o Silas tem feito algum trabalho com o Doumbia. Esteve num crescendo nos últimos jogos. Se vier o tal Gustavo Henrique e o Coates não sair, acho que ficamos com bons centrais para ativarmos o 3-5-2. A questão dos extremos é mais complicada. Se o diogo brás se afirmasse… O ponta de lança é inscrever o pedro mendes, e tentar sacar um no mercado de Inverno. Eu até sou apologista de vender o Luiz, 10M era bom negócio, e ir buscar um ponta de lança digno do nome. Pedro Mendes + 1, com o bolasie a poder também fazer a posição.

Com a frente de ataque molengona e pouco ativa que temos, a coisa defensivamente será sempre periclitante.

Precisamente, a qualidade individual de muitos jogadores neste momento deixa muito a desejar.

Doumbia seria sempre um projecto para crescer, ao lado de um grande trinco, que é o “centro” por onde toda a equipa se deve guiar. Fez os últimos 45m com um melhor nível, de resto, não lhe tenho visto nada de diferente.

Alguém na sua perfeita inteligência dá 10M por LP?

O tal Gustavo Henrique… duvido. Coates não sair? Não sai pela falta de capacidade negocial que temos.

O Pedro Mendes é um bom projecto mas vai ser mais um para queimar se a equipa não melhorar. Não há equipa a jogar, não há PL que resista.

Não gosto de falsos PL a fazer de PL.

O plantel está pessimamente estruturado. Ponto. Não há volta a dar.

Este enganou me bem enganado…JESÉ PEÇA NUCLEAR NA ESTRATÉGIA DE SILAS.

Até me enoja o Silas pensar assim…Um boémio, mau profissional, notivago etc…e depois apostam na juventude.

Preciso de elições rápido…pa ando tão saturado de pagar quotas para um clube gerido por incompetentes.

O Jesé foi um tiro ao lado. Longe vão os tempos do Jesé do Real. Mas em forma, era claramente um jogador diferenciado. O problema é que ele já não está em forma ha 4 épocas.

FERNANDO JOGA OS SEUS PRIMEIROS MINUTOS
Por Sporting CP
22 Nov, 2019
EQUIPA PRINCIPAL
Silas orientou treino de conjunto

A equipa principal do Sporting Clube de Portugal realizou na manhã desta sexta-feira, na Academia Sporting, um treino de conjunto frente à UD Vilafranquense, equipa de Vila Franca de Xira que actua na Liga Pro.

A grande novidade da sessão foi o avançado brasileiro Fernando que participou nos últimos 15 minutos do treino de conjunto.

Jérémy Mathieu marcou o golo do Sporting CP no empate por 1-1, sendo que Silas, ao ter já disponível a grande maioria dos jogadores, esteve sempre muito interventivo e testou soluções e dinâmicas que pretende ver aplicadas na equipa.

Os Leões alinharam de início com: Luís Maximiano (Diogo Martins), Valentin Rosier (Loide Augusto ao intervalo), Luís Neto (Jérémy Mathieu), Tiago Ilori, Marcos Acuña (Gonçalo Costa ao intervalo), Idrissa Doumbia (Matheus Oliveira ao intervalo), Marcus Wendel (Miguel Luís), Bruno Fernandes (Eduardo ao intervalo), Luciano Vietto (Yannick Bolasie ao intervalo), Rafael Camacho (Tomás Silva) e Luiz Phellype (Fernando).

Cristán Borja não participou no treino de conjunto devido a uma gripe, enquanto Jesé Rodríguez está completamente recuperado do problema físico que apresentava e realizou apenas trabalho físico específico no relvado.

Rodrigo Battaglia deu seguimento ao plano traçado, ficando apenas no ginásio, e Jovane Cabral fez treino condicionado no relvado. Já Renan Ribeiro e Sebastián Coates realizaram tratamento e ginásio.

Stefan Ristovski e Gonzalo Plata regressaram esta manhã à Academia Sporting e fizeram trabalho de recuperação.

A equipa goza amanhã um dia de folga, voltando ao trabalho no próximo domingo, pelas 10h, num treino à porta fechada na Academia Sporting.

Parece a pré-época… os resultados não interessam para nada, mas contra o Estoril leva-se na boca, contra um Vilafranquense, ainda que a testar ideias, rotinas, etc… não se consegue mais do que 1-1?

1 Curtiu

https://twitter.com/DTransferencias/status/1197830824038715392?s=20

Eu se fosse o Vasco Faísca não me comprometia já… a probabilidade do Silas continuar na próxima época parece-me reduzida, pelo menos do que vi até agora. De qualquer das formas não percebo esta estratégia de ir buscar antigos jogadores de meio de tabela para adjuntos. Será que nao da para ir buscar ninguem com experiência, nem que seja para adjunto?

Levar 3 do Estoril e empatar com o Vilafranquense. Categoria!

Ah, eram amigáveis, já sei…

Este silas deve ser da mesma cepa que o fivelas…se tal for, nunca mais elogio nenhum Mister em Alvalade, sem trabalho feito.

Não acho piada nenhuma a essa suposta elasticidade do Silas quanto aos esquemas tácticos. Mas não acho piada a tanta variação. Muito menos acho piada a essa variação nesta altura, quando se devia privilegiar a estabilização dos sectores até poder fazer as alterações necessárias em Janeiro.

Compreendo que o Silas se sinta tentado em apostar no 3x5x2. Um gajo olha para os defesas do plantel e a coisa percebe-se. O Mathieu cabe que nem uma luva como central do lado esquerdo. O Borja também dá uma perninha aí. O Coates é um gajo razoável com bola para jogar no centro. O Ilori há 5 anos atrás tinha potencial para ser o central do lado direito. O Neto dá uma perninha a render o Coates e o Ilori. O Acuña encaixa que nem uma luva enquanto ala esquerdo. O Ristovski e o Rosier também podem aparecer como alas.

Conseguimos ocupar 5 lugares no 11 com 5 jogadores razoáveis. Daí para a frente restam 3 jogadores decentes: Vietto, Bruno Fernandes e Wendel. O problema do Silas começa aqui! Precisa de 3 jogadores para o meio campo e de 2 avançados. Se colocar o Bruno Fernandes demasiado afastado da baliza é uma estupidez. Se o avançar demasiado no terreno tem dificuldades em conciliá-lo com o Vietto. Se o colocar ao lado do Vietto na frente, necessita de 2 médios - que não tem - para acompanhar o Wendel.

O homem não tem equipa. Mas um treinador extraordinariamente bom já tinha encontrado uma alternativa. Já tinha recorrido aos sub-23 ou já tinha congeminado uma merda qualquer para equilibrar a equipa. No Sporting CP isso não acontece. O que vemos é um deserto de ideias de um gajo que não consegue fazer coisa nenhuma com a pouca coisa que tem.

Já tou a ver que na liga Europa vai ser para vir de saco cheio.

Nem contra o colosso vilafranquense

Esta para mim é a principal dificuldade do nosso plantel…

É a principal dificuldade do plantel, mas o Silas, até ao momento, também ainda não engendrou coisa alguma para a resolver. Eu como a ideia do 3x5x2 e compreendo o porquê dele a querer implementar. O Sporting CP desfez-se dos extremos/avançados que tinha e tem sérias dificuldades em adoptar um esquema táctico.

Montar a linha defensiva com os actuais jogadores não deveria ser uma dor de cabeça. Arranjam-se 3 centrais competentes e temos alas competentes. O Acuña é talhado para isso e os outros dois podem ser trabalhados nisso. A questão é com os outros 5 e, nesse aspecto, o Silas ainda não soube inventar nada, nem nos presenteou com nada de jeito. Colocar jogadores como o Doumbia ou o Eduardo em campo também não ajuda, porque não são jogadores especialmente móveis ou especialmente criativos. Isto também demonstra, uma vez mais, o amadorismo na construção do plantel. O Sporting CP emprestou um jogador como o Daniel Bragança (que sabe ter a bola), emprestou um jogador como o Matheus Pereira (que sabe ter a bola), emprestou um jogador como o Gelson Dala (que é extremamente móvel) e deu um jogador como o Mama Baldé (que é extremamente móvel e apto para massacrar os defesas).

Os gajos que vieram nem sabem ter a bola, nem são móveis.