A propósito da discussão sobre a importância da altura dos defesas centrais, lembrei-me da dupla de centrais mais baixa que tivemos nos últimos tempos: Caneira (1,78m) e Polga (1,82m).
Na época de 2006/2007, a nossa última boa época e em que ficámos a 1 ponto do título, utilizámos esta dupla de centrais na segunda metade da época, com o “labreca” na baliza.
Em 11 jogos, sofremos DOIS golos, mesmo defrontando corruptos, orcs e orcs do norte.
Resultado: tivemos a defesa menos batida do campeonato (nos outros jogos a dupla foi Tonel+Caneira ou Polga+Tonel, sendo que o Tonel não é propriamente um “gigante”).
Claro que estão aqui outros factores envolvidos no facto de termos sofrido tão poucos golos… mas fica aqui um exemplo que demonstra que dois defesas centrais não muito altos (e que estão longe de poderem ser considerados Cannavaros) podem coexistir numa defesa eficiente.
Ao assumir o jogo e com a subida do bloco, se levarmos com bola nas costas dos “tais centrais altos”, vai ser um mimo ao contra ataque dos adversários.
Centrais querem-se bons, sobretudo isso. BONS, tenham maior ou menor altura.
então e o Bottinelli, é baixo e bom ou baixo e mais-ou-menos? :mrgreen:
(o Pekerman ainda agora veio defender este passo na sua carreira, tecendo rasgados elogios ao jogador… mas também o que é que ele havia de dizer? :inde:)
Alguém paciente que faça as estatisticas.
Mas foram bastantes…
Aliás, uma coisa que me irrita é que vários desses golos foram humilhantes pela forma fácil com que se impôes fisicamente no meio da nossa defesa.
Não é só a altura, é a capacidade de choque…
PS:
Mas agora o americano (se tiver em condições) já vai começar por isto na ordem…
O que se devia estar a discutir neste tópico é se o argentino é realmente bom. Eu não o conheço e gostava era de ter a opinião de quem realmente o conhece.
Se cada vez que o Sporting traz entulho do mais evidente para o ataque ainda consegue existir pessoal a apoiar porque “o Liedson também era desconhecido!” (o que é mentira!), parece-me claro que aqui também apoiariam qualquer contratação de um central com menos de 1,85m porque o Ricardo Carvalho é bom.
A não ser que vá sair algum dos quatro centrais do plantel do Sporting, não faz sentido ir buscar mais um. Dêem as voltas que queiram dar, não faz sentido um plantel com 5 centrais, tendo em conta a realidade do Sporting, do campeonato português e as aspirações que o Sporting tem, ou deveria ter.
Mas ninguém tá a dizer que tem que ser todos altos.
Nós estamos a dizer que temos 1 alto e 3 baixos e vamos buscar mais outro.
Não era melhor tem um alto e possante para substituir o Onyewu qd ele n tivesse por exemplo?
Por isso que gostava que o Torsi tivesse ficado.
Lembro-me de dois do Cardoso pelo menos sem pensar mt.
Então o Falcão faz gato sapato da nossa defesa.
Um deles foi na sequência de um pontapé de canto, em que o Evaldo simplesmente não salta. Outro, ganhou no ar ao Polga (youtube.com/watch?v=5pevSvpbpxk - 2:51), e nesse sim, a lógica do central alto pode prevalecer.
E agora ao que interessa e deixando de lado os centímetros do tipo e do Cardozo, Luisão e derivados que não vamos a lado algum. É bom ou nem por isso?
P. S.
Voltando aos centímetros… :mrgreen: … no ano passado o SCP tinha a equipa mais baixa e mais leve da liga. Era a 10a equipa mais baixa da Europa. Era inteligente resolver este problema.
P.S. 2
Antes que alguém fale do Barcelona… peço que primeiro olhem para os executantes e para os 70 a 80% de posse de bola por jogo.
sempre pensei que esta época com um treinador em condições fosse para valorizar o Carriço… :inde:
mas não estou a gostar nada desta politica de gestão dos jogadores da Academia…