Primeiro, quero dizer que gostei bastante da vossa discussão. Concordo com algumas coisas que o @Lou disse e com outras ditas pelo @Pearljammer.
Tento acompanhar este tópico e é por demais evidente que o @Pearljammer é um defensor acérrimo do João Pereira. Eu não tenho ódios nem amores a jogadores do Sporting, embora admita que há jogadores de quem gosto mais e outros de quem gosto menos. É perfeitamente normal. Mas o que tento sobretudo é defender os interesses do Sporting.
Fiz esta introdução, para dizer que, às vezes, devemos deixar os ódios/amores de lado e, por isso, pergunto ao @Pearljammer: achas que o João Pereira tem estado bem? É que eu tenho posts neste tópico a dizer bem dele (houve uma altura em que estava numa grande forma), mas acabo por ter mais posts a criticá-lo do que a elogiá-lo. E tudo porque acho que ele tem estado bastante mal e não está na sua melhor forma.
Se fez falta no último jogo? Provavelmente. Mas também sei que a derrota não passou pelo Arias, nem a vitória passaria pelo João Pereira (em condições normais, mas nunca saberemos). Quanto à discussão, também acho precoce dizer que o Arias é melhor que o João, mas arrisco a dizer que o miúdo vai ser muito maior do que o JP!
Mas até aqui, não disse nada de novo. Quero é acrescentar algo que não foi dito e que acho que deveria ser reconhecido pelos defensores do JP: O JP ataca bem e defende mal e digo mesmo que não tem qualquer interesse em defender. Isto porque corre à maluco para o ataque, perde a bola e vai a andar para a defesa. E é isto que me irrita profundamente no JP: a sua cabecinha. Tem 28 anos e, por vezes, comporta-se como um puto. Pá, não sei… É uma questão de atitude. Porque é que só utiliza a muita raça que tem para reclamar (sejam árbitros, adversários e até com colegas de equipa) e para atacar e não para defender? Acho que o JP sofre com o momento da equipa e acaba por tentar resolver tudo sozinho… É um mistério.
O que eu sei é que o Arias dá-me todas as garantias e numa coisa parece-me ser melhor do que o JP: inteligência táctica (principalmente, a nível de posicionamento). De resto, ainda é muito cedo para dizer. Quem sabe se ele também não é um “arruaceiro”? :twisted:
É típico. Teremos de ficar sem João Pereira para sentir a falta dele… enfim… um dos melhores laterais direitos dos últimos anos, o titular da selecção, mas não é suficiente para o Sporting.
Em determinados tópicos acho que falta exigência dos adeptos para com determinados jogadores, noutros, têm de ser os melhores do mundo, senão não servem… vá-se lá entender.
Recordo-te que ele é titular por exclusão de partes com motivos ridiculos (pelo menos quando é o PB com outros jogadores é isso que dizem). Chateado com Bosingwa, Silvio lesionado e não se percebe bem porque não convoca o Miguel.
Além do mais, acho que é opinião da maioria que ele é o elo mais fraco da defesa (titular) da selecção.
Mas ele é mais que bom para o Sporting!
Podemos é ter igual por menos despesa, e ainda fazemos lucro com a sua venda.
O Bosingwa já não é o que foi, se dizes que o JP é o elo mais fraco da defesa da selecção, o Bosingwa é o elo mais fraco na defesa do Chelsea, não me tem impressionado… de todo. Silvio não é superior a nenhum dos dois anteriores, mas é bastante competente, ficamos bem servidos no banco.
Nem vou comentar o Miguel e o seu peso a mais.
JP é o melhor da selecção por mérito próprio e deveria ter estado no jogo contra a Espanha no Mundial 2010, em vez do Ricardo Costa.
apesar dos vários maus desempenho consecutivos que teve tem qualidade. encontra-se neste momento a melhorar e no jogo de seleção esteve bem. a sua chamada é merecida
Estou a ver que para ti, devia ter escrito “defesa titular”, porque não chegaste lá.
Espero que esteja no seu melhor amanha e que para bem dele, jogue o Rinaudo.
Vejo muitas críticas ao Sílvio e não percebo porquê. Não o achando brilhante, tem muita qualidade: acho é que se valorizam as coisas erradas…
Não é particularmente rápido, fantástico no 1x1, não está habituado a driblar nem a pôr-se com correrias inúteis para a frente e para trás, não é raçudo nem mostra os dentes…
Ainda assim, tem um óptimo posicionamento defensivo, sabe-se relacionar bem defensiva e ofensivamente com os colegas, boas decisões com e sem bola, garante manutenção e critério na posse de bola á equipa…
Enfim, não tem raça nem transporta muito jogo. O que não deixa de o tornar melhor jogador que o João Pereira. Espero que o Paulo Bento não o perceba a tempo.
Parecido com ele, em Portugal, só o Cédric Soares, que não estando ainda ao mesmo nível, bem que o pode ultrapassar pelo tremendo potencial que tem pela frente.
Gonçalo tu nãio vês propriamente “críticas” ao Sílvio
Vês apenas feedback a afirmações de como o Sílvio está muito, muitos furos acima do João como jogador, como se fosse de outro “campeonato”.
Mesmo quem gosta do João Pereira deve considerar o Sílvio, pelo menos, um jogador que se aproveite. Agora não é superior ao João no conto geral, mas de todo!
Vi desconsiderações ao valor do rapaz. Que, sim, acho superior ao João Pereira. Não no lado técnico, talvez nem no físico, mas no mais importante do jogo…
E com isto não digo que o João Pereira é mau. Desportivamente (o resto já passou, por assim dizer) nunca o apreciei - mesmo nos seus tempos áureos no SCP -, mas reconheço-lhe algum valor. Não fui do 80 ao 8.
Ainda assim, o Sílvio é um tipo de lateral que eu pessoalmente aprecio muito mais (acho que pode chegar a um clube maior que o Atlético de Madrid). E cujas características, num colectivo que prime pela organização, são muito mais interessantes.
Características que, volto a dizer, me parece que o Cédric Soares comunge. Se a ideia for pedir a um jogador para pegar na bola e jogar a 200/h (desconsiderando por vezes o critério), então o JP será o ideal, porque tem qualidades nesse registo.
Goncalojbcorreia, não leves a mal, porque a minha intenção não é ferir-te em nenhum aspecto, mas desculpa lá poderia até deixar passar, mas não me sentiria bem, como sou honesto tenho que dizer aquilo que sinto, pedindo como é evidente desculpa porque a conversa nem sequer é comigo, mas como te considero um excelente forista e como penso que também tens consideração por mim, decidi dar a minha opinião, mesmo sendo completamente contrária á tua.
Certo é que não sei se gostas ou não de João Pereira, mas não acho justo que digas que Sílvio é superior, porque não o é, nem de longe, nem de perto, bem sei que não o disseste directamente, mas disseste isto que passo a citar” Enfim, não tem raça nem transporta muito jogo. O que não deixa de o tornar melhor jogador que o João Pereira. Espero que o Paulo Bento não o perceba a tempo.”
Paulo Bento vai perceber sempre que João Pereira é muito, mas muito melhor que Sílvio, porque o é, e porque entrega a todos os jogos uma raça inigualável, seja por quem for no nosso clube e no nosso país.
Por amor de Deus antes falavam em Bosingwa, como Paulo Bento lhe deu para trás agora vem Sílvio, desculpa lá, mas João Pereira honra como poucos a nossa camisola, repito como poucos, e é de longe o melhor de Portugal e não estou a vender uma opinião, pois ele é de facto e sem favores o melhor.
Volto a pedir desculpa, mas tinha que te dizer isto, é mais que hora de defendermos o que é nosso e ainda mais quando se trata de João Pereira ou Rui Patrício que nas suas posições são de longe os melhores de Portugal.
Sem problema algum, estás á vontade para dares a tua opinião, logicamente não vou levar a mal!
Para mim, o Sílvio é superior. Na minha ideia do que é um bom jogador, e um jogador com as características ideais, ele está mais próximo que o JP.
E por questões de competências defensivas e de temperamento, creio que seria melhor aposta para uma competição como o Campeonato Europeu de Futebol.
Volto a dizer: espere que o PB não ache o mesmo, porque quero é que o SCP saia beneficiado, e sairá se o João Pereira for aposta para a Selecção Nacional.
Em relação á raça, eu próprio salientei que o Sílvio não era um jogador de raça, de ritmo frenético e de “alta voltagem”. No final, tudo depende da importância e do valor que damos a isto, não é?
O Bosingwa é uma espécie de JP mais velho. Mesmos problemas a nivel de inteligência, percepção e equilíbrio, a mesma velocidade, entrega, ritmo… As características são idênticas, sendo que o Bosingwa tem ainda mais problemas ofensivos…
Quanto ao defendermos o que é nosso, acho que é um moralismo evitável. Defendeste e defendes todos os nossos jogadores? Sem excepções? Por serem nossos?
E isto falando de jogadores. Se alastramos a conversa a outros parâmetros… bom, eu não conheço ninguém que defenda tudo o que é nosso. Conheço é quem defenda aquilo em que acredita e não rebaixe o restante existente no SCP (e eu acho bem).
Depois, porque o verdadeiro apoio se faz no estádio. Aqui, não se deve fazer nem apoio por ser nosso, nem crítica porque sim, a ideia é reflectir utilizando a razão, pelo menos para mim.
Durante os jogos, do primeiro ao último minuto, estarei sempre em defesa, muitas vezes até não justificada, do nosso ideal, da maior Instituição Desportiva Portuguesa… o SCP.
Sem qualquer tipo de maldade, já há muito que deixei de dar “valor” ás analises dos nossos jogadores por parte do ruitrind.
O raio do homem ama todos os jogadores do plantel, e tem uma opinião logo a partida muito parcial, por isso é dificil argumentar o que quer que seja. :mrgreen:
Sempre prefiro a opinião “parcial” dele (que não é bem parcial da forma como pensas), do que as mentalidades que andam aí que nos outros clubes (muitas vezes rivais) é que estão os melhores e dão sempre mais valor à relva do vizinho porque é mais verde.
Se recuares umas dezenas de páginas deste tópico vês pessoal a gabar o Maxi Pereira em detrimento do João ou outro lateral do nosso plantel.
Não muito atrás ontem (num tópico que sinceramente não me lembro qual foi) houve uma “discussãozinha” porque um par de foristas estavam só a babar tudo o que o Aimar fazia e a denegrirem o nosso Matias.
Um dos foristas até para rematar esta ideia disse e muito bem “O Aimar dá um peido é pura classe, o Matias faz alguma coisa bem é por acaso” (qualquer coisa assim). Isto num Fórum Leonino.
Resumindo aqui é o problema João Pereira, jogador com características muito boas que temos no plantel ao ponto de ser o actual titular da Selecção, mas sem deixar margem de dúvida e existe sempre os insatisfeitos do costume que vêm aqui dizer que o Maxi Pereira, Álvaro Pereira, ou o Sílvio é que são bons.
Se a opinião do Rui é parcial? Claro que é! É parcial porque ele é do SCP e tenta valorizar o que é nosso. Depois de cá estarem não vale a pena andarmos a perseguir os jogadores a torto e a direito, sobretudo se apresentam um nível de trabalho e dedicação como o pequeno grande jogador deste tópico.
Se tiverem atenção em tudo o que o forista Rui dizem encontram nuances e percebem exactamente o que ele quer dizer. Há coisa de dias disse que não concordou em ir buscar o Arias quando tínhamos cá um miúdo com o potencial do Cédric que podíamos e devíamos ter investido nele. Ao dizer isto mostra claramente que não queria a vinda do Arias, que não seria necessário. Mas desde que veio só o apoia, como todos os outros jogadores do plantel e há muita gente que não está habituado a essa mentalidade e incomoda. Incomoda porque muitas vezes faz parte da natureza humano contestar tudo.
Eu não consigo atingir completamente o nível dele. Falei muito e desgastei muito o Bojinov, mas penso que não restariam dúvidas. Foi o meu caso este ano e acredito sinceramente que seria menos um a ajudar. Mas ele nem no Bojinov desarmou porque era nosso. Não consigo ser totalmente como ele, mas não tenho dúvida nenhuma que a sua forma de estar (que é igual há de tantos que conheço pessoalmente) é a ideal para ajudar realmente a equipa e os jogadores sentirem que são apreciados e valorizados por cá e assim terem estabilidade para expor o seu melhor futebol.
Se algum jogador “pisar” as nossas Cores, ou faltar com o respeito para com a nossa Instituição, acham que o Rui vai continuar a apoiar e a dar força? Vai acontecer exactamente o contrário em dose dupla porque eu conheço bem o tipo dele e vai ser preciso muita dedicação do jogador depois para que isso seja ultrapassado/esquecido. Ou não lêem os comentários dele em relação ao Rodriguez por exemplo? Onde já disse claramente que está a mais? E o Rodriguez nem nos tem tratado como lixo nem nada, ele e o seu seleccionador nacional…
Primeiramente agradeço o facto de não teres ficado zangado.
Podia terminar já por aqui, pois já disseste que para ti o Sílvio é melhor e a mim só me resta respeitar, como tal cai por terra tudo o que eu possa dizer em defesa do João Pereira a não ser dizer que não vais ter a sorte de ver o Paulo Bento abdicar dele a não ser que o mesmo se lesione, isso está fora de hipótese de certeza absoluta. O Paulo Bento sabe muito bem o que quer.
De Bosingwa tempo perdido não vale a pena falar, nunca o achei nada e ainda bem que Paulo Bento também não acha.
Podes dizer, pois tens razão e com verdade te digo muitos dos nossos jogadores defendo porque são nossos, não me vez aqui falar de lampiões, nem de corruptos, em detrimento dos nossos, quando alguns falam que um sarrafeiro como Maxi Pereira é melhor que João Pereira tá tudo dito.
Ódio a João Pereira compreendo, pelas razões lampionicas que apresentam, mas já não compreendo quem até consegue dizer que o guarda-redes do fifica é melhor que Rui Patrício que é só o melhor de Portugal e um dos melhores do Mundo, mas tudo serve para dar valor aos outros e sempre contra os nossos.
Agora quando dizes “ e isto falando dos jogadores” é que já não gostei muito, porque essa foi um pouco uma indirecta por eu falar sempre mal dos afinadores, só te digo uma coisa, defendessem eles o nosso clube como eu defendo aqui e verias o apoio que dou aos nossos jogadores igualzinho para eles, mas como nada fazem a não ser aproveitar-se do clube e fazer asneira atrás de asneira não os defendo nem nunca defenderei, mas não interessa para este tópico é apenas para que percebas que entendi onde querias chegar com essa frase.
Se pensas que eu só defendo aquilo em que acredito estás redondamente enganado, pois defendo o Sporting e sempre defenderei, jamais colocaria uma coisa em que acredito em detrimento do mesmo, se chegas a essa opinião daquilo que eu digo então não me conheces minimamente.
Sim, tens razão o verdadeiro apoio é feito no estádio, mas isso já aqui expliquei que não o posso fazer se pudesse estaria lá sempre, seria a minha segunda casa, mas infelizmente vivo no Porto e não sou financeiramente capaz de ir a Lisboa, gostaria de ser, mas não sou.
Por último, também tento da melhor forma possível estar sempre com o nosso Sporting Clube de Portugal, conforme posso e nada mais tenho a dizer a não ser obrigado, por ao menos teres a hombridade de me responder, mesmo eu me tendo metido numa conversa que não era minha. Certo é que tenho que te agradecer, pois com muita gente digo o que quer que seja e nem a resposta tenho direito, quando se reparares cito qualquer forista e respondo a todos não existe o bom, nem o mau, nem o vilão, existem Sportinguistas, pelo menos para mim.
Ó Lou eu entendi a tua ideia, alias até frisas o facto de dizeres que falas sem qualquer maldade, mas não se diz deixei de dar “valor” às analises por parte do ruitrind. Porque as minha analises são quase sempre em defesa dos nossos tens toda a razão, mas certamente que são bem melhores que ler “julgo” dizer bem dos jogadores dos adversários em detrimento dos nossos.
Existem aqui foristas para quem cada jogador dos adversários parece valer dois dos nossos, infelizmente e pior que isso, pois tal a meu ver é ser-se mentiroso e estar a prejudicar o Sporting Clube de Portugal, pois não é verdade.
E nunca penses isso de mim, é difícil argumentar o que quer que seja comigo? Não será bem assim, porque como é evidente se me falares do Maxi Pereira, do Bosingwa ou do Sílvio em comparação com João Pereira ai tens razão vai ser difícil contrariar-me assim vai, mas se falares em Dani Alves, calas-me logo, pois a partir do momento que digo e sempre disse o João Pereira é o melhor de Portugal e continuo a dizer que é de facto não tens hipóteses de argumentar comigo, mas só isso.
Porque a meu ver o João Pereira é de longe o melhor de Portugal, alias já aqui disse muitas vezes quem me dera ter 11 João Pereira a jogar por nós. :great:
Pearljammer, obrigado, pelas tuas palavras a meu respeito o que coloco a bold diz tudo sobre o que penso e tu conseguiste compreender-me bem, é precisamente assim que penso, terminando apenas com essa do Aimar que foi de bradar aos céus, sempre a dizerem bem dos outros e contra os nossos, sempre!. :great: