João Pereira

Eu diria que é o principal motor, ponto.

É por onde começam a maioria dos ataques da equipa, sem ele, mais perdidos ficam.

Eu, que me conto entre os críticos de JP, meto modestamente a viola no saco. Apesar de ser um jogador altamente irritante, quer pelas incontáveis quezílias, quer pelas desconcentrações e desposicionamentos defensivos, o jogo do Bonfim veio provar a sua preponderância na lateral direita.

Fez falta no processo ofensivo. Havia alturas em que estávamos a atacar e o Arias ficava na defesa. Lembro-me de ver o João a sprintar ao longo da lateral direita.

Mas pronto…um amigável da seleção é mais importante… :inde:

Com o João em campo, o Miguelito tinha acalmado logo.
Que volte cheio de raça e garra para o jogo com o Manchester City.

É caso para dizer, “eu avisei”. Onde andam os foristas que argumentavam que tínhamos melhor no banco, que ele não valia nada?!
Pois, esses só sabem apontar o dedo.

Grande João.

Ainda queriam q tivesse sido vendido logo em Janeiro… Isso é que era chorar! ::slight_smile:

Defensivamente, não senti falta nenhuma dele. É certo que se sentiu isso nas combinações de ataque, principalmente devido à falta de entrosamento do Arias com os colegas.

Quinta-feira, espero que esteja bem.

Eu nunca disse que ele não valia nada, mas disse que o Arias não lhe ficaria atrás se o substituísse… tens alguma coisa a apontar ao Arias? Não ataca tanto como o João Pereira? Talvez não… mas não dá tanto buraco na defesa como dá o João Pereira. Se calhar uma fusão ao melhor estilo do Dragonball seria a solução ideal… :lol:

Embora não pareça, pelos jogadores fracos que temos, o processo defensivo não é o nosso maior problema. Claramente o que não existe no Sporting é processo ofensivo e o pouco que existe muito se deve ao JP, que embora não agrade a muitos fez uma falta enorme no jogo de ontem, até porque o vitória ataca muito pouco.
O JP é um jogador muito importante contra 90% das equipas da nossa liga, mas como não temos um substituto a altura tem de o ser contra 100% das equipas contra quem jogamos.

Que venha cheio de garra para morder o rabo aos ingleses!

BoRa João!

90 minutos de um jogo contra “todo poderoso” Setúbal, não são, nem nunca serão suficientes para analisar um jogador.

Já é o segundo jogo a titular. E uns 2/3 a entrar como suplente.

Não foi tão eficaz ofensivamente como no primeiro jogo a titular, porque não tinha ninguém na direita.
O Izmailov nunca lá ia, o Elias não existiu praticamente (só dei por ele quando levou amarelo) era o flanco só para ele coitado.
Arias e Carrillo seria muito mais proveitoso para ambos. O Arias não dá tanto buraco na defesa como o JP, e a atacar é menos suicida.
O JP arrisca, e claro que quando se arrisca ou se petisca…ou se morre.
Neste momento prefiro o seguro e eficaz Arias, que o “gun ho” João Pereira.

Sem contar que o Arias é de longe mais rápido que o JP. (ou então posiciona-se bem melhor e faz crer que é) e mais alto.

Brutal! :xock: :xock: :xock:

Tão rápido que o contei pouco mais que um par de vezes no ataque contra o Setúbal.

Não teve ninguém na direita? Teve “tanto” como o João tem tido em todos os jogos, ou só um é que é prejudicado?

Também eu sou mais rápido se apenas tiver de fazer sprints de 50 metros, o João tenta ocupar a lateral toda, daí a clara preferência da equipa em atacar pela direita quando ele está em campo.

Enfim, já vale tudo para denegrir este jogador. Ainda vai dizer que é um dos mais lentos do plantel. :lol: :lol:

Eu gosto muito do Arias e auguro um futuro risonho para ele, mas no preciso momento, nem há comparação possível. Um é um jogador feito o outro está a começar a amadurecer agora e ainda em muito que pedalar para jogar no campeonato português a um nível exigente. Até o Cédric que voltará no fim da época tem “muito mais lugar” que ele no 11 inicial do SCP de momento.

O Izmailov começou a jogar há um par de semanas, por isso sim, o João tem tido outros companheiros à frente dele (Carrillo, Capel, Pereirinha, Matias). E sim também sofre quando não os têm. Mas tendo em conta que o Arias fez dois jogos, um com Ala Direito e outro sem ninguém à frente dele, em que o primeiro jogo foi dos melhores (senão o melhor em campo) e neste esteve ok, sendo a par do Insua o melhor da defesa acho perfeitamente natural dar-lhe esse desconto.

E quando falo em rapidez falo no sitio onde ela é (mais) necessária, ou seja, a defender. E a recuperar terreno o Arias (parece-me) ser mais rápido. Mas como eu disse, pode até nem ser mais rápido, mas posiciona-se melhor em campo.

Não digo que o Arias é dono e senhor do lugar, mas merecia MUITO MAIS do lhe têm dado. Pela qualidade que tem e pela qualidade que o João não vem (diferente de não tem, atenção) apresentando.

Edit: Vi que adicionaste texto. São opiniões. Para o ano que seja Arias e Cedric e que jogue quem esteja melhor. Seja um ou outro. Neste momento, sinto-me mais seguro defensivamente, se la tiver o arias.

Mas tens de ter em conta que quem está a treinar o plantel sabe e quer aproveitar a preponderância atacante do João para causar desiquilíbrios atacantes. Poucos atacam como ele na liga portuguesa como extremo e no futebol moderno os extremos cada vez são mais chamados a criar esses desiquilíbrios para criar linhas de passe e rupturas…

O Arias ocupa uma posição mais recuada na faixa lateral e não o vês a subir tanto, óbvio que o vais ver a ocupar melhor os espaços cá atrás e a ser mais omni-presente nessa zona. Não tem nada a ver com velocidade.

O João joga muito sobretudo nos últimos 30 do ataque, aproveitando a sua excelente forma física que lhe permite ter um ritmo constante durante 90 minutos e ser resistente a lesões. Este ainda não “partiu” desde o início da época.

Dizes que notas a rapidez no Arias onde ela é necessária (a defender). Percebo o que dizes, mas vê bem a quantidade de ataques/desiquilíbrios que fizemos pelo lado direito no último jogo. Não tenhas dúvidas que tanto o Domingos ou o Sá dizem para o João subir, subir, porque sabem que ele causa desiquilíbrios e consegue recuperar, mas é óbvio que não vai ser tão incisivo a defender dessa forma. É questão de teres um extremo mais ofensivo ou outro mais defensivo e, de momento, precisamos que os extremos criem desiquilíbrios. Ainda para mais o Insúa do outro lado, cada vez os faz menos, quando já mostrou (principalmente quando chegou), que é muito bom a flectir para o meio e a tabelar ao primeiro toque, aproveitando a sua “excelente” meia-distância.

Neste momento o lateral é o João, titular da Selecção Portuguesa, o Arias tem tempo para crescer. Mesmo assim volto a dizer que, de momento, o Cédric é muito mais lateral que o Arias.

Nem tem comparação possível, para quem viu o jogo o Arias mal se mexeu a ajudar o ataque e com isto não estou contra o miúdo, só que não tem nada de nada a ver, mesmo nada.

Até vou mais longe, um dos nossos enormes problemas nesta derrota foi faltar precisamente João Pereira, que quer gostem quer não, é dos melhores jogadores do plantel, mas de longe, na sua posição é o melhor de Portugal.

No nosso plantel conta-se por os dedos de uma mão quem é tão bom quanto João Pereira, não chega sequer a ser melhor é só tão bom, não me enganei é isto que penso.

SL

O Arias no primeiro jogo subiu tanto como o JP, alias o único (ou dos poucos) remate perigoso foi dele na quina da area para uma excelente defesa do GR adversário, porque tinha alguém com quem tabelar.
Eu acho que o 11 do Sporting deveria ser uma equipa equilibrada e não viver unicamente dos “excessos” de alguns jogadores.
Aplico isto aos excessos do JP, como aos do Capel, ou do Rinaudo.
Em que abusam de uma qualidade e as vezes dá certo, mas noutras tantas desequilibra imenso a equipa e esta época já sofremos MUITO pelos desequilíbrios que o JP provoca.
Se o resto da equipa não está preparada para a intensidade atacante do JP, seja em termos de acompanhamento no ataque ou compensação na defesa, tem de se ajustar a fluidez da coisa.
Se temos centrais lentos, se não temos médio defensivo, se os nossos MC’s são pouco dinâmicos, ou jogam demasiado à frente, não podemos ter laterais “doidos” por muito “sal” que isso traga ao nosso jogo.
E tendo em conta que o nosso ataque tem sido vergonhoso, julgo que estamos a abordar o ataque de maneira errada.

O JP é muito bom a atacar, mas não sei se o que ele nos dá no ataque, compensa o que não nos dá na defesa.
Enfim, para bem do Sporting que ele esteja em altas até ao final.
Assim é vendido por bom dinheiro e abre o caminho para alguém mais novo e melhor. (seja cedric seja arias)

Muito bem, não concordamos, mas também não precisamos concordar sempre. Entendo o que dizes.

Jogue quem jogar que faça o melhor pelas nossas cores!

:beer:

Só uma coisa. O Rinaudo aqui tem muita importância.

Naquela senda de vitórias seguidas o João construiu muita coisa pela direta e continuava a deixar espaço cá trás. Só que o argentino varria tudo e assim complementavam-se de forma fantástica. E o Schaars até consegui dar uma ajudinha.

Agora com o João a atacar com o seu dinamismo habitual e nenhum trinco digno desse nome que possa fazer alguma das suas dobras, é complicado…

Concordo em absoluto.
Quando falava no Rinaudo era mais o celebre buraco que diziam que ele deixava, quando subia à maluca e perdia a bola.