Tottenham quer levar Palhinha
Ingleses de Nuno Espírito Santo dispostos a avançar com 20 M€, valor que não satisfaz. Sporting aponta para a cláusula

O mercado de verão está a aproximar-se do fim e os emblemas com maior poderio financeiro começam a concretizar os seus investimentos mais avultados. É neste cenário que, sabe Record, o Tottenham de Nuno Espírito Santo se mostra disposto a avançar para a aquisição do passe de Palhinha, uma das pedras nucleares do Sporting.
Até dia 31 de agosto a SAD terá de negociar um dos seus principais ativos – é ponto assente –, numa lista onde consta o nome do médio-defensivo, mas também os de Matheus Nunes, Nuno Mendes e ainda de Pote, o do artilheiro em última instância. Com o foco no camisola 6, a época expressiva pelos leões originou uma forte valorização do seu passe, reforçada com a sua utilização no Euro e aumentou o número de interessados nos seus serviços. Nuno Espírito Santo, técnico dos spurs, é um deles, quer ver o compatriota em Inglaterra, mas sabe que a operação será exigente.
O clube londrino ainda está a analisar todas as condições necessárias para avançar rumo à mesa das negociações, mas neste momento não quer gastar mais de que 20 milhões de euros, um valor está bastante aquém das expetativas da Direção do Sporting. Recorde-se que o jogador, de 26 anos, renovou até 2025 em outubro último e que está blindado por uma cláusula de 60 milhões de euros. Querendo negociar, e tal como o nosso jornal já adiantou, por valores próximos desta cifra, não está excluída a hipótese da SAD em admitir objetivos acima de um valor fixo, permitindo prazos mais largos para atingir o ‘bolo’.
Entre o sonho e a renovação
Palhinha nunca escondeu o sonho de experimentar a Premier League e, aos 26 anos, sente-se preparado para qualquer desafio, ainda que o discurso esteja completamente focado para o leão e a uma época de grande exigência.
Já o Sporting vê nesta eventual saída um… problema, pois a par de Pote, o 6 será o elemento mais complicado para substituir dadas as caraterísticas. Aliás, Rúben Amorim já o sinalizou como uma das peças intocáveis no atual plantel, não obstante de saber que não existem intransferíveis. A ideia até passa por renovar. ..
SAD tem Matheus Nunes na ‘montra’
O Sporting está obrigado a vender para equilibrar as suas contas e, se tiver a possibilidade de optar, o médio Matheus Nunes aparece na ‘pole position’.
O luso-brasileiro, de 22 anos, implicou um investimento a rondar 1 milhão de euros mas, entretanto, já foi de tal forma valorizado que a SAD pretende assegurar um encaixe de 20 milhões de euros com o seu passe (tem 100% dos direitos). Aliás, Frederico Varandas até garantiu que verba paga ao Sp. Braga por Amorim (10 M€) seria ressarcida com a transferência deste ativo.
A nível desportivo, a saída do camisola 8 também não provocaria tantas dores de cabeça ao treinador pois, ao contrário de Palhinha ou Pote, no plantel há outros jogadores que possam fazer a mesma posição com um rendimento muito similar.
É certo que com a saída de João Mário, para o Benfica, o jovem acabou por agarrar a titularidade no clube leonino, somando em 2021/22 duas exibições de qualidade, na Supertaça (Sp. Braga) e com o Vizela. Contudo, e como Rúben já admitiu, tem outras opções válidas como Daniel Bragança, Tabata e, agora, Ugarte.
Cobiçado pelo Everton entre outros clubes ingleses, Matheus Nunes também possui o passaporte português, dado que também lhe pode abrir a porta em outros mercados, neste caso nas principais ligas da Europa.
Dário Essugo ganha espaço
A prioridade do Sporting passa sempre por encontrar soluções internas, nos escalões de formação, e a posição de médio-defensivo parece estar assegurada a médio prazo com Dário Essugo. Aos 16 anos, o jovem já é profissional, e até já se estreou na equipa principal, na época passada, diante do V. Guimarães. Na pré-temporada, Rúben Amorim não hesitou em levá-lo para o estágio no Algarve e, ao longo da época, irá treinar regularmente com o plantel principal, jogando, depois num escalão inferior, ao que tudo indica na equipa B. Em Alcochete restam poucas dúvidas que será o futuro seis…