João Morgado Fernandes e WL Partners no gabinete de Comunicação

O Sporting fez duas contratações para liderar a comunicação do clube, contratações essas que vão entrar em funções já esta semana, de acordo com o que foi possível saber.

João Morgado Fernandes, segundo informações de fonte oficial leonina, foi contratado para reforçar a área de relacionamento com a imprensa, ficando com o cargo de coordenador do gabinete de comunicação.

Trata-se de uma pessoa com larga experiência, tendo sido por exemplo diretor adjunto e diretor interino do Diário de Notícias, antes de enveredar por uma carreira de assessoria: foi assessor de José Sócrates, por exemplo, tendo também trabalhado com o ministro das Obra Públicas Mário Lino e com a Mello Saúde.

João Morgado Fernandes vai assumir portanto o papel que era até aqui desempenhado por José Quintela, estabelecendo-se este apenas como vogal da direção.

O novo coordenador de comunicação vai ter no entanto uma empresa acima dele.

Trata-se da WL Partners, agência de Luís Bernardo, antigo jornalista da TVI que mais tarde foi assessor de imprensa de António Guterres e também de José Sócrates.

A WL Partners vai ficar responsável por definir e implementar uma estratégia comunicativa.

Bruno de Carvalho, de resto, explicou a contratação da WL Partners numa missiva enviada aos membros do Conselho Leonino, à qual o jornal Público teve acesso.

«Depois dos tristes episódios de Dezembro/Janeiro (e da forma preocupante e desgastante como somos tratados diariamente pela Comunicação Social e Opinion Makers) decidi que chegou o momento de promover uma mudança importante para o Sporting. Através da contratação de uma empresa de comunicação especializada em relações com a comunicação social e gestão de crises», referiu.

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/joao-morgado-fernandes/sporting-faz-duas-contratacoes-para-o-departamento-de-comunicacao

Ponto positivo: Foi identificado o problema e foram tomadas medidas para o resolver.

Ponto negativo: Continuam a existir bufos no Conselho Leonino.

Não, Talvez, Não, Talvez.

Não entendo. Então como não fazia parte dos quadros do Sporting podia ter enxovalhado o clube à vontade, é isso? Não havia necessidade de mostrar respeito nenhum. Aliás, enquanto não assinar pode ter esse comportamento, correcto? Como não faz parte dos quadros…! Por exemplo, se assinar depois de almoço pode ainda nesse dia, enquanto espera pela sobremesa, espezinhar o clube à vontade. Depois disso não, claro. Deve ser isto.

Entendo que é mais importante a competência para a função que a filiação clubística, mas não entendo que alguém que agride o Sporting daquela forma despudorada possa menos de dois anos depois ser um funcionário do clube, e ainda por cima com as responsabilidades que vai ter.
Uma coisa é ser lampião ou tripeiro; outra é faltar ao respeito ao Sporting na sequência de um mau resultado do clube do seu coração.

Enfim… não apresenta um bom cartão de visita mas a direcção lá sabe o que faz. Espero que nos prove, para além de qualquer dúvida, que merece de facto a função.

Contratar par Director de Comunicação um gajo que goza com o Sporting no facebook não lembra ao careca.

Parece-me uma tentativa de combater fogo com fogo, pode ser que resulte.

É como contratar a Ângela Merkel para governar a Grécia.

Existem certas actividades que não devem ser feitas em outsourcing, a “gestão de crises” é uma delas.

E também não me parece que o perfil dos principais nomes seja o ideal para a função em causa.

Mas nem tudo é mau, o Luís pode ajudar nas conferências de imprensa (sim, é o mesmo):

https://www.youtube.com/watch?v=93LhNOEncxE

Vale o que vale, mas pelo menos é a opinião de alguém dentro da área em causa.

Acredito no Presidente como sempre acreditei e como tal se o mesmo escolheu a pessoa não vai ser nunca por um post de facebook que eu vou criticar, que siga, mas é em frente e que deixem de atrapalhar o clube com as trampinhas do costume, a alguns tudo serve para criticar.

ahahaha sempre teve um grande sentido de humor esse malandro

O Sporting necessita claramente de mudar algumas coisas na sua comunicação, desde o “spin” que é lançado na imprensa (e nisso alguém que foi assessor de um primeiro-ministro é certamente experiente e influente) até à gestão de timings, conteúdos e abordagens a determinados temas.

Por isso, o perfil do João Morgado Fernandes é o perfil “ideal” para o cargo. Mesmo que alguém tenha descoberto (ou fabricado) um pretenso posto no facebook com 2 anos em que ele se dirige ao Sporting de modo mais jocoso.

Chama-se João ou José?
Se for João, o título do tópico está errado

É João. O título do tópico está errado.

2 Notas:

  1. É visivel a necessidade de sermos acessorados nesta area e colocar algum travão. A comunicação a nivel institucional necessita de ser assegurada por profissionais e por pessoas conhecedores deste sector. Estes 2 perfis apresentados, cumprem integralmente estes requesitos, para além de terem bastante experiencia e terem já acessorado uma pessoa como José Socrates. Quem já acessorou José Socrates, tem mais que estofo e experiencia necessaria para acessorar qualquer um.

  2. Sobre a pessoa escolhida… Confesso que não me agradou o Post do face, mas… confio na escolha do Presidente e espero o maximo profissionalismo deste senhor.

O Sporting precisa de bons profissionais, sejam Sportinguistas ou não. E a comunicação do clube, embora tenha evoluido muito, não está a 100%. Sendo especialistas em comunicação e gestão de crises, mais contente fico.

Aqui, a única coisa realmente importante é se tem a confiança do Presidente. Se sim, vamos a isso.

Boa sorte e Parabéns.

PS: Quantos de vocês diriam que não a uma proposta do carnide? Eu não diria. A não ser que tivesse outra do Sporting.

Independentemente do passado, da filiação clubística, do gosto pessoal, estamos a falar de um profissional que pelo curriculum é competente, assim só tem de colocar essa competência ao nosso serviço numa área onde estamos realmente deficitários! Agora, não li o post deste senhor no facebook mas pelo que li por aqui não nos é favorável… azar vamos confiar em quem merece a nossa confiança… BDC!

O Sporting já não trabalhava com uma agência de comunicação? Que era a mesma que tinha tratado da candidatura de BdC?

E a gestão das redes sociais? Não era essa agência de comunicação que a fazia?

Vale o que vale, mas aqui fica a (boa) opinião deixada no Fb por alguém da área e Sportinguista - Rui Calafete:

Luis Bernardo é uma boa aquisição para o Sporting. Consultor experiente por quem tenho simpatia. Uma vez realizámos um belo programa sobre comunicação na SIC-Mulher, no "Elas em Marte" da Ana Marques. O novo director de comunicação, João Morgado Fernandes, também é experiente. É um pontapé do presidente no amadorismo que reinava na comunicação do Sporting. Desejo boa sorte porque o clube bem precisa de ter poder na comunicação e ter gente que perceba quem tem poder na comunicação.

SL

Claro! Acharia era estranho por o fazerem visto a falta de respeito que eu já demonstrei por tal instituição ao longo dos anos (e não tenho a presunção de me considerar o melhor do mundo no meu ramo pelo que acredito que eles pudessem achar alguém da cor deles ou no mínimo neutro para desempenhar as funções).
E depois iria ter muito cuidado para não dizer “carnide” em vez de “benfica” pois é o que normalmente faço.

Assim, espero que esse senhor vá treinando a dizer e escrever “Sporting” pois se lhe sai um “sportem”, pode ser mal intendido por muitos (claro que há outros que o iriam desculpar).

Era a young network, se não me engano. Ou foi substituida, ou ficam ambas, pois as valências podem ser complementares.