O problema foi detectado e foram tomadas medidas para o corrigir. As pessoas em causa têm currículo e muita experiência. Certamente que se movimentam bem nos meios de comunicação. É preciso termos poder na CS e este pode muito bem ser o primeiro passo nesse sentido.
Pelo que leio no inicio do tópico o Sporting Clube de Portugal contratou essas pessoas que serão geridas pela empresa WL Partners que vai ficar responsável por definir e implementar uma estratégia comunicativa, se assim for parece-me mais um sinal de profissionalismo e como tal acho bem pensado.
Força e boa sorte que façam o melhor que puderem pelo clube.
«Luís Bernardo Incapaz de compreender o jornalismo sem o ligar a interesses»
Dos dois assessores de imprensa de José Sócrates, Luís Bernardo, 41 anos (cumpridos quarta-feira), ex-jornalista, é o efusivo, o que ri e troca anedotas, o que se dá mais ao convívio, enfim, exagerando, o folião. Tendo sido jornalista, trouxe para a função de assessor de imprensa toda a sua experiência enquanto tal, como o fazem a maior parte dos assessores de imprensa. Mas a verdade é que antes do jornalismo e antes da assessoria de imprensa já andava na política. É militante do PS (secção de Queluz, Sintra) desde 1987. Dirigiu durante a associação de estudantes da secundária de Queluz. Chegou mesmo a representar a JS no Conselho Nacional da Juventude. Por inerência dessa função, teve assento na direcção da JS, então liderada por António José Seguro.
Luís Bernardo acabou por ser jornalista de forma relativamente ocasional. Entrou na TVI, no princípio dos anos 90, para escrever guiões. Mas acabou na redacção. O seu director de informação do (então) "canal da Igreja", era o padre António Rego. Foi na TVI que se cruzou com Pedro Silva Pereira, hoje ministro da Presidência, na altura editor da secção da política (e que chegou à estação pelos circuitos católicos). A certa altura, já com Artur Albarran como director de informação, integrou a equipa que investigava o caso Camarate. Pediu - segundo diz - para ser afastado quando "começaram as coboiadas". As "coboiadas" eram um jornalismo totalmente dedicado a confirmar uma tese (no caso: o atentado). Hoje, como qualquer político no activo, é incapaz de compreender o jornalismo sem o ligar a interesses políticos. Há quem não se tenha esquecido de o ver acusar jornalistas de estarem a fazerem fretes ao PSD por, na visita de Sócrates à China, estes quererem ouvir o primeiro-ministro comentar as inconveniências de Manuel Pinho sobre o trabalho barato em Portugal.
Em 1997 deixa o jornalismo. Vai para assessor do ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho. Aguenta-se dois anos no posto - mas voltaria a cruzar-se com Carrilho. Depois, em 1999, ascende à condição de assessor do primeiro-ministro, António Guterres, com quem fica até ao fim (2002). Sempre se manteve, aliás, como uma espécie de assessor informal de Guterres, mesmo quando este deixou o Governo. Ajudou-o, por exemplo, na operação que levou o ex-PM a alto- -comissário das Nações Unidas para os Refugiados.
Depois vem o pequeno deserto 2002- -2005, quando o PS passa para a oposição e o país é governado pela aliança PSD-CDS. Bernardo obteve um lugar de luxo, no hemisfério privado, no Grupo SAG, do multimilionário João Pereira Coutinho. E em 2005, tendo o PS regressado ao poder, regressa ele próprio à assessoria política, primeiro com o ministro Silva Pereira, depois transitando para o gabinete de Sócrates (com quem, aliás, já tinha feito a campanha eleitoral). No final de 2005, foi chamado de emergência para dirigir a campanha, já totalmente em perda, de Manuel Maria Carrilho à Câmara de Lisboa. Evidentemente, não fez milagres, obtendo um resultado historicamente negativo: 26,5 por cento, menos 16 por cento que o vencedor, Carmona Rodrigues. Diz que foi a primeira campanha que perdeu. Mas a verdade, também, é que foi a primeira que dirigiu.
Basicamente. A comunicação tem múltiplas valências.
O que a YN tem feito (e bem) é a comunicação operacional, diária. Gere as imagens e os conteúdos que são publicadas nas redes sociais e em instrumentos de comunicação regulares, a interação com os adeptos, etc.
Havia no Sporting um nível de comunicação, mais estratégico, nomeadamente no relacionamento com os media, na transmissão de uma mensagem mais institucional, nas relações públicas e no “spin”, que o Sporting não o estava a fazer da melhor forma, daí ter contratado esta nova equipa, o que me parece totalmente adequado.
Basicamente esta equipa vem trabalhar a comunicação ao nível do que um Cunha Vaz fazia na anterior direção ou que faz no rival do lado.
Já pedi em vários lados que me enviassem links com esse senhor a gozar com o Sporting. Mas a única coisa que tenho obtido para já é um “print-screen” com muito má qualidade de um post em que pretensamente ele escreveu Sportem.
A não ser que saibas mais alguma coisa que os restantes não sabem, além daquela tal boca de “sportem”, não entendo isso de dizeres que a pessoa em causa goza a torto e direito connosco. Já que isso dá a entender que seria alguém que estivesse sempre a gozar com o Sporting.
Todos têm direito à indignação e a não gostar, mas entrar nesse tipo de exagero… não vejo onde é que isso possa ajudar alguma coisa, bem pelo contrário.
O que é que faz o “coordenador do gabinete de comunicação” para além de ser o gajo que diz “só 5 perguntas”, “agora tu Zé” e “amanhã há treino na Academia”?
Nem eu. Fui ao perfil dele, à data indicada, e a verdade é que esse post não aparece. Por isso das duas uma, ou o apagou perante alguma celeuma que já começou a surgir, ou é tanga!
Não posso concordar com esta nova aposta. Este senhor em 2013 gozou com o Sporting. Como profissional na área sabia que um dia poderia vir cá parar nem que fosse como externo a fazer algum tipo de trabalho. Por isso não sendo do Sporting e como profissional ter feito o que fez era já carta fora do baralho. Quer dizer andamos todos indignados por algum camelo ter tido a ideia de gozar com o RP1 e este gozou connosco e já não podemos falar? Porque ? Por ter sido o nosso presidente? Então contratem também o creativo da Sagres que se lembrou de algo que deu que falar. Basta ser o BDC que a escolha é certa?
polik, li e é uma boa opinião, embora eu veja as coisas um bocadito de forma diferente, porque quero alguém na comunicação que faça o que o clube quer e não quem vá estar a ser o primeiro a picar o clube, se necessário for, é que sabes como é, eu já tenho 49 anos e na minha forma de ver eu mando tu executas, tu mandas executo eu.
Mas obrigado da mesma forma, gostei de ler. :great:
Pelo que percebi, as novas aquisições vão ficar mais ligadas à comunicação institucional e relação com os media e a Young network mais com marketing, campanhas e digital.
Aliás, nem faria sentido limpar as pessoas que estão a fazer um trabalho tremendo nas redes e no Jornal. As melhorias são vsiveis e não é aí que está o problema.
:think: pois… é que alguém já falou com o homem e / ou já confirmou a veracidade do printscreen que andou a circular…
talvez tudo não tenha passado de… (mais) manobras de desestabilização!!! ???
lembrem-se: uma mentira repetida muitas vezes é uma verdade universal… especialmente se for para ser usada contra o nosso SPORTING!!!