João Benedito termina a carreira no Sporting

Acho que é óbvio que foi uma piada. Quanto ao Benedito e ao futsal leonino não é preciso ser grande seguidor para se estar minimamente por dentro, somos enormes e qualquer Sportinguista um pouco mais atento sabe quem é o João Benedito.
Tem graça, fui cortar o cabelo a coisa de um mês, mais ou menos, dias antes de começar o playoff(é assim que se chama?) com o benfica. O cabeleireiro era benfiquista daqueles cínicos, topei-o rápido, e quando ele me falou das finais do futsal disse-lhe que se o Sporting marcasse primeiro tavá ganho porque o benfica não está habituado a dar a volta a resultados :wink: e que nós estávamos habituados a lutar por resultados. Dito e feito,semanas depois fomos campeões tal como eu falei. Moral da historia, o que me falta em conhecimento de futsal sobra em saber a garra que o Sporting e o verdadeiros Sportinguistas têm.

Claramente ele queria renovar e o Sporting não quis, ficou aborrecido mas isso vai passar…

JOÃO BENEDITO SAI PELA PORTA 10 A
Por Jornal Sporting
01 Jul, 2016
FUTSAL
O capitão de equipa de futsal do Sporting CP, João Benedito, terminou uma carreira de 20 anos de dedicação ao Clube

A porta de saída é a mesma que é reservada aos campeões, já que o currículo do mítico guarda-redes responde da melhor maneira ao carinho que os Sportinguistas sempre lhe conferiram. Não por acaso. São mais de meio milhar de jogos, muitos deles a ostentar a braçadeira, defendida com a mesma garra “leonina” com que viveu a sua passagem por Alvalade. Destaque para a época de 2012/13, na qual conseguiu alcançar o seu melhor registo de leão ao peito com 35 jogos, 33 vitórias, um empate e apenas uma derrota.

A sua saída é, portanto, pela porta grande 10 A, que simbolicamente deixou de estar apenas associada ao futebol e passou a ser uma referência no universo de todas as modalidades leoninas. A decisão de acabar a carreira foi pessoal e o Sporting CP só lhe deseja o melhor para o futuro.

A família Sportinguista está, por isso, agradecida pelo esforço e devoção demonstrados que levaram o Clube, em particular a sua modalidade do coração, aos mais altos patamares desportivos.

Obrigado, João.

20 ANOS DE SPORTING DE JOÃO BENEDITO

Números:

558 JOGOS

2 GOLOS

434 VITÓRIAS

59 EMPATES

65 DERROTAS

Palmarés:

9 CAMPEONATOS NACIONAIS

4 TAÇAS DE PORTUGAL

4 SUPERTAÇAS

1 TAÇA DE HONRA

NÚMEROS POR TEMPORADA

1995/96

7 jogos, 5 vitórias e 2 derrotas

Títulos: -

1996/97

2 jogos, 1 vitória e 1 derrota

1997/98

41 jogos, 34 vitórias, 5 empates e 2 derrotas

1998/99

26 jogos, 23 vitórias e 3 derrotas

Títulos: Campeonato Nacional

1999/00

21 jogos, 15 vitórias, 2 empates e 4 derrotas

2000/01

27 jogos, 21 vitórias, 5 empates e 1 derrota

2001/02

40 jogos (1 golo), 24 vitórias, 9 empates e 7 derrotas

Títulos: Supertaça de Portugal

2002/03

28 jogos, 23 vitórias, 2 empates e 3 derrotas

2003/04

30 jogos, 27 vitórias, 1 empate e 2 derrotas

2004/05

41 jogos, 32 vitórias, 1 empate e 8 derrotas

2005/06

38 jogos, 33 vitórias, 4 empates e 1 derrota

Títulos: Campeonato Nacional e Taça de Portugal

2006/07 – Playas de Castellón (Espanha)

2007/08

29 jogos, 19 vitórias, 5 empates e 5 derrotas

Títulos: Taça de Portugal

2008/09

30 jogos, 16 vitórias, 7 empates e 7 derrotas

2009/10

39 jogos, 29 vitórias, 5 empates e 5 derrotas

2010/11

42 jogos, 35 vitórias, 3 empates e 4 derrotas

Títulos: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça de Portugal

2011/12

40 jogos, 28 vitórias, 6 empates e 6 derrotas

2012/13

35 jogos, 33 vitórias, 1 empate e 1 derrota

Títulos: Campeonato Nacional e Taça de Portugal

2013/14

21 jogos (1 golo), 16 vitórias, 3 empates e 2 derrotas

Títulos: Campeonato Nacional e Taça de Honra

2014/15

14 jogos, 13 vitórias e 1 derrota

2015/16

8 jogos, 8 vitórias

E eu não gostei da sede de protagonismo do Benedito em dia de aniversário do Clube ao fazer um post no FB de teor dúbio.

O Francis foi Campeão Europeu pelo Sporting e medalhado em Europeus/Mundiais e JO. Bem que mereceu a homenagem de ontem.

SL

Eu não digo que o Francis não mereceu, é obviamente merecido…apenas digo que o Benedito tem outro significado para a maioria dos Sportinguistas, como símbolo do Clube.

Agora também concordo que se pôs a jeito relativamente ao que referes…e para não ir à gala teria de justificar de alguma maneira… agora o que originou e onde começa e acaba a culpa de uns e de outros, não consigo avaliar…

MUITO mal o Benedito. Há coisas que não se fazem, e esta é uma delas. :cartao:

obrigado capitão!

não sei se ja foi aqui referido, mas deveriamos fazer um jogo de despedida… no novo pavilhão…

Espero honestamente que o Joao Benedito nao faca agora o contrario do que sempre disse.
Que se lembre que o clube esta e vai estar sempre acima de qualquer jogador ou ex-jogador, treinador, dirigente e mesmo presidente.

Colocar o ponto final numa carreira, nunca e uma decisao facil de tomar, e acredito que a nivel emocial seja dificil de digerir, e apenas e so por isso nao dou tanto valor a forma como o proprio decidiu comunicar a sua saida do clube em dia de aniversario e de forma a deixar as portas totalmente abertas para todo o tipo de especulacoes, que em nada, mas mesmo nada contribuem para o bem do clube.

Que descanse, e que pense muito bem nas decisoes que vai tomar num futuro proximo. Que nao deite por terra tudo aquilo que construiu na sua longa carreira no clube.

Cheira-me que isto não vai ter desenvolvimentos positivos mas pronto…

O Benedito lá saberá o que é melhor para si.

Obrigado por tudo João.

Não me desiludas.

Pelo que ouvi, parece que foi o Benedito que tera pedido para terminar a carreira.

Nao vejo grande polemica até agora.

edit: esteve ausente da gala, é possível que haja alguma coisa para negociar ainda como prêmios de jogo, campeonato…digo eu à sorte, nada do outro mundo. Continuo a dizer que não vejo polemica e que o Sporting não é uma instituição de caridade.

Não foi normal por mais que se diga o contrário… algures a meio do seu post existe a frase “Não me quero alongar muito mais sobre este assunto” …

Nos festejos do título não houve aliás sinais de despedida, nem naquele discurso na Praça do Centenário…

Algo não bate certo…

Um grande obrigado ao Benedito por tudo o que deu ao Sporting. Um símbolo do clube.

Agora sem querer saber se saiu contente ou chateado, acho que o pessoal devia de deixar de idolatrar quem quer que seja. Com facilidade os ídolos podem-se “partir”

Mais uma vez, Obrigado João e felicidades

Só deixa de ser ídolo se ele quiser … quando “reaparecer” que não deixe de ser o Benedito de sempre…

Parece evidente que o Benedito decidiu tomar um rumo diferente do Sporting actual. Cada um é livre de efectuar as suas escolhas (felizmente!) mas se for verdade, será difícil de digerir a sua posição. O Sporting sem guerras não era o Sporting.

O futuro confirmará, ou não, esta ideia.

A alguns o cartel roquete vai dar á volta…agora quero ver é nas eleições se eles ainda conseguem fazer trafulhice nos votos.

Nota: O Sportinguistas que analisem tudo o que foi feito desde o roquete ao godinho lopes e tirem as suas conclusões, mas que foi muito baixo foi…e agora voltam ainda com oferndas maiores, claro que depois quem paga é o Sporting e os seus sócios. Sou sócio e se estes senhores voltarem a assumir o Sporting deixo de pagar quotas e acabou se o futebol e dedico me á pesca.

Acho que é óbvio que algo correu menos bem neste processo

Fico triste e lamento, pois o João é um símbolo do Sporting, não de hoje, de sempre

Desde a debandada, à qual ele resistiu, os anos croquettes, as milhentas dificuldades e inferioridade em relação aos rivais a que nos remeteram… João foi mais forte que tudo isso

E difícil tomar partidos sem saber a estória toda, e este Leão merece no mínimo essa justiça, o benefício da duvida

Agora eu também espero que esta pessoa, que sempre foi inteligente, ponderado, Leal, e Leão, com mais ou menos razão, com mais ou menos justiça, com mais ou menos ingratidão, pense muito bem a “espada” que vai agarrar

Porque meus amigos, por mais injusticado que possa ter sido. Por mais razão que eu a nível pessoal lhe possa dar, a partir do momento que o João Benedito escolher o lado oposto ao dos interesses do Sporting (que tenho a certeza que ele não o fará), eu sei muito bem qual o lado que vou estar.
Com muita pena, mas se optar por um caminho contrário ao que foi toda a sua carreira, eu, assim como a maioria dos Sporting vamos tomar partido. E é aqui que não lhe perdoarei, a criação da fenda que alguns tentaram explorar
Uma coisa eu sei, NUNCA mais os croquettes voltarão ao Sporting, nem o João, nem ninguém lhes abrirá a porta.
TODOS os que tentaram serão esmagados sem misericórdia

Obrigado por tudo ETERNO CAPITAO
Contamos contigo Sempre, mas DO NOSSO LADO!

Houve sim.

Há um momento em que ele está com a taça ao pé do autocarro e a apresentadora vai lá perguntar se está emocionado, nota o que ele diz e até há um silêncio curioso.

E na altura pensei que o que disse sobre ser campeão no Sporting ser inesquecível e único era recado interno, mas também pode ter conotações de despedida.

Já escrevi o que tinha para escrever no Orgulho Leonino sobre o João Benedito.

Escrevo apenas aqui mais umas linhas, porque parece-me que se está a entrar por um caminho perigoso e escorregadio, por aqui, há um medo encapotado em que o João Benedito seja aquilo que agora é, um Sócio Activo e Exigente.

Eu desejo inteiramente o contrário, e na direcção e nos seus seguidores cegos não deveria existir esse medo, foi o próprio Bruno de Carvalho que o pediu e exigiu quando venceu as eleições.

Aliás se algum dia ele quiser candidatar-se a Presidente do Sporting tem todo o direito de o fazer pois é Sócio há muitos anos. O mesmo direito que assistiu a Bruno de Carvalho.
Se nunca o fizer, será mais um Sócio do Sporting mas com uma História como Atleta inigualável.

Aliás este processo para mim tem algo de errado, todos já o perceberam, e um dia saberemos o que realmente aconteceu, até lá vou apenas cruzar duas ideias, uma é a tal frase do Bruno de Carvalho, onde afirma, que atura o maior filho da mãe 100 anos desde que seja útil ao Sporting.

A minha pergunta é simples, sabendo que um dos desejos do João (e de muitos dos Sócios) era jogar no novo Pavilhão, porque falhou esta simples renovação!?

A outra é Quem é o filho da mãe no meio desta história?
E se for o João porque não aturá-lo mais um ano!?

(Vamos continuar a especular provavelmente mais uns tempos neste tópico, por duas razões, por um lado queremos saber a Verdade neste processo, por outro até preferíamos não saber e que a história ficasse por aqui)

edit: O prémio carreira é Justo na Gala Honoris Sporting, mas tal como o post no facebook do João, se calhar não foi no momento certo e adequado, pois isto não deve ter sido um processo inteiramente pacífico

Espero ver no futuro, algo mais, como por exemplo um Jogo de Despedida no novo Pavilhão (comparando com o Yordanov por exemplo merece muito mais)

Espero sinceramente que tudo se resolva e que o Sporting saia Forte e Unido, mas nunca deixarei de estar Agradecido aos Atletas que nos dão Tudo e por uma simples razão, o Clube é feito por eles, por isso aquela frase de que os atletas passam e o clube fica e na realidade uma enorme hipocrisia, pois são eles que com o seu esforço e conquistas vão construindo a História de um Clube

C.U.M. C.A.T.A.N.O… ::slight_smile:

Foste capaz de ir buscar uma frase numa entrevista de muitos dias atrás antes desta situação para retirar completamente uma frase do Presidente do contexto (que assim de repente até é bem clara - referia-se ao empresário Jorge Mendes!) e associá-la de forma totalmente abusurda a este assunto…

Really? Estás mesmo a tentar ir por aí?

Depois fazes uma pergunta, mas evitas outras… Tipo: quais eram as condições para o Benedito jogar mais um ano? Condições físicas? Condições monetárias que ele exigia para essa época? Condições após o fim da época?

Assim de repente acho que não estás apenas a especular… estás a ensombrar - com alguma má fé - pessoas como Miguel Albuquerque e o Presidente, santificando o Benedito no meio desta história da qual ninguém sabe de facto o que se passou.