Acho que é óbvio que foi uma piada. Quanto ao Benedito e ao futsal leonino não é preciso ser grande seguidor para se estar minimamente por dentro, somos enormes e qualquer Sportinguista um pouco mais atento sabe quem é o João Benedito.
Tem graça, fui cortar o cabelo a coisa de um mês, mais ou menos, dias antes de começar o playoff(é assim que se chama?) com o benfica. O cabeleireiro era benfiquista daqueles cínicos, topei-o rápido, e quando ele me falou das finais do futsal disse-lhe que se o Sporting marcasse primeiro tavá ganho porque o benfica não está habituado a dar a volta a resultados e que nós estávamos habituados a lutar por resultados. Dito e feito,semanas depois fomos campeões tal como eu falei. Moral da historia, o que me falta em conhecimento de futsal sobra em saber a garra que o Sporting e o verdadeiros Sportinguistas têm.
JOÃO BENEDITO SAI PELA PORTA 10 A
Por Jornal Sporting
01 Jul, 2016
FUTSAL
O capitão de equipa de futsal do Sporting CP, João Benedito, terminou uma carreira de 20 anos de dedicação ao Clube
A porta de saída é a mesma que é reservada aos campeões, já que o currículo do mítico guarda-redes responde da melhor maneira ao carinho que os Sportinguistas sempre lhe conferiram. Não por acaso. São mais de meio milhar de jogos, muitos deles a ostentar a braçadeira, defendida com a mesma garra “leonina” com que viveu a sua passagem por Alvalade. Destaque para a época de 2012/13, na qual conseguiu alcançar o seu melhor registo de leão ao peito com 35 jogos, 33 vitórias, um empate e apenas uma derrota.
A sua saída é, portanto, pela porta grande 10 A, que simbolicamente deixou de estar apenas associada ao futebol e passou a ser uma referência no universo de todas as modalidades leoninas. A decisão de acabar a carreira foi pessoal e o Sporting CP só lhe deseja o melhor para o futuro.
A família Sportinguista está, por isso, agradecida pelo esforço e devoção demonstrados que levaram o Clube, em particular a sua modalidade do coração, aos mais altos patamares desportivos.
Obrigado, João.
20 ANOS DE SPORTING DE JOÃO BENEDITO
Números:
558 JOGOS
2 GOLOS
434 VITÓRIAS
59 EMPATES
65 DERROTAS
Palmarés:
9 CAMPEONATOS NACIONAIS
4 TAÇAS DE PORTUGAL
4 SUPERTAÇAS
1 TAÇA DE HONRA
NÚMEROS POR TEMPORADA
1995/96
7 jogos, 5 vitórias e 2 derrotas
Títulos: -
1996/97
2 jogos, 1 vitória e 1 derrota
1997/98
41 jogos, 34 vitórias, 5 empates e 2 derrotas
1998/99
26 jogos, 23 vitórias e 3 derrotas
Títulos: Campeonato Nacional
1999/00
21 jogos, 15 vitórias, 2 empates e 4 derrotas
2000/01
27 jogos, 21 vitórias, 5 empates e 1 derrota
2001/02
40 jogos (1 golo), 24 vitórias, 9 empates e 7 derrotas
Títulos: Supertaça de Portugal
2002/03
28 jogos, 23 vitórias, 2 empates e 3 derrotas
2003/04
30 jogos, 27 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
2004/05
41 jogos, 32 vitórias, 1 empate e 8 derrotas
2005/06
38 jogos, 33 vitórias, 4 empates e 1 derrota
Títulos: Campeonato Nacional e Taça de Portugal
2006/07 – Playas de Castellón (Espanha)
2007/08
29 jogos, 19 vitórias, 5 empates e 5 derrotas
Títulos: Taça de Portugal
2008/09
30 jogos, 16 vitórias, 7 empates e 7 derrotas
2009/10
39 jogos, 29 vitórias, 5 empates e 5 derrotas
2010/11
42 jogos, 35 vitórias, 3 empates e 4 derrotas
Títulos: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça de Portugal
2011/12
40 jogos, 28 vitórias, 6 empates e 6 derrotas
2012/13
35 jogos, 33 vitórias, 1 empate e 1 derrota
Títulos: Campeonato Nacional e Taça de Portugal
2013/14
21 jogos (1 golo), 16 vitórias, 3 empates e 2 derrotas
Eu não digo que o Francis não mereceu, é obviamente merecido…apenas digo que o Benedito tem outro significado para a maioria dos Sportinguistas, como símbolo do Clube.
Agora também concordo que se pôs a jeito relativamente ao que referes…e para não ir à gala teria de justificar de alguma maneira… agora o que originou e onde começa e acaba a culpa de uns e de outros, não consigo avaliar…
Espero honestamente que o Joao Benedito nao faca agora o contrario do que sempre disse.
Que se lembre que o clube esta e vai estar sempre acima de qualquer jogador ou ex-jogador, treinador, dirigente e mesmo presidente.
Colocar o ponto final numa carreira, nunca e uma decisao facil de tomar, e acredito que a nivel emocial seja dificil de digerir, e apenas e so por isso nao dou tanto valor a forma como o proprio decidiu comunicar a sua saida do clube em dia de aniversario e de forma a deixar as portas totalmente abertas para todo o tipo de especulacoes, que em nada, mas mesmo nada contribuem para o bem do clube.
Que descanse, e que pense muito bem nas decisoes que vai tomar num futuro proximo. Que nao deite por terra tudo aquilo que construiu na sua longa carreira no clube.
Pelo que ouvi, parece que foi o Benedito que tera pedido para terminar a carreira.
Nao vejo grande polemica até agora.
edit: esteve ausente da gala, é possível que haja alguma coisa para negociar ainda como prêmios de jogo, campeonato…digo eu à sorte, nada do outro mundo. Continuo a dizer que não vejo polemica e que o Sporting não é uma instituição de caridade.
Um grande obrigado ao Benedito por tudo o que deu ao Sporting. Um símbolo do clube.
Agora sem querer saber se saiu contente ou chateado, acho que o pessoal devia de deixar de idolatrar quem quer que seja. Com facilidade os ídolos podem-se “partir”
Parece evidente que o Benedito decidiu tomar um rumo diferente do Sporting actual. Cada um é livre de efectuar as suas escolhas (felizmente!) mas se for verdade, será difícil de digerir a sua posição. O Sporting sem guerras não era o Sporting.
A alguns o cartel roquete vai dar á volta…agora quero ver é nas eleições se eles ainda conseguem fazer trafulhice nos votos.
Nota: O Sportinguistas que analisem tudo o que foi feito desde o roquete ao godinho lopes e tirem as suas conclusões, mas que foi muito baixo foi…e agora voltam ainda com oferndas maiores, claro que depois quem paga é o Sporting e os seus sócios. Sou sócio e se estes senhores voltarem a assumir o Sporting deixo de pagar quotas e acabou se o futebol e dedico me á pesca.
Acho que é óbvio que algo correu menos bem neste processo
Fico triste e lamento, pois o João é um símbolo do Sporting, não de hoje, de sempre
Desde a debandada, à qual ele resistiu, os anos croquettes, as milhentas dificuldades e inferioridade em relação aos rivais a que nos remeteram… João foi mais forte que tudo isso
E difícil tomar partidos sem saber a estória toda, e este Leão merece no mínimo essa justiça, o benefício da duvida
Agora eu também espero que esta pessoa, que sempre foi inteligente, ponderado, Leal, e Leão, com mais ou menos razão, com mais ou menos justiça, com mais ou menos ingratidão, pense muito bem a “espada” que vai agarrar
Porque meus amigos, por mais injusticado que possa ter sido. Por mais razão que eu a nível pessoal lhe possa dar, a partir do momento que o João Benedito escolher o lado oposto ao dos interesses do Sporting (que tenho a certeza que ele não o fará), eu sei muito bem qual o lado que vou estar.
Com muita pena, mas se optar por um caminho contrário ao que foi toda a sua carreira, eu, assim como a maioria dos Sporting vamos tomar partido. E é aqui que não lhe perdoarei, a criação da fenda que alguns tentaram explorar
Uma coisa eu sei, NUNCA mais os croquettes voltarão ao Sporting, nem o João, nem ninguém lhes abrirá a porta.
TODOS os que tentaram serão esmagados sem misericórdia
Obrigado por tudo ETERNO CAPITAO
Contamos contigo Sempre, mas DO NOSSO LADO!
Há um momento em que ele está com a taça ao pé do autocarro e a apresentadora vai lá perguntar se está emocionado, nota o que ele diz e até há um silêncio curioso.
E na altura pensei que o que disse sobre ser campeão no Sporting ser inesquecível e único era recado interno, mas também pode ter conotações de despedida.
Já escrevi o que tinha para escrever no Orgulho Leonino sobre o João Benedito.
Escrevo apenas aqui mais umas linhas, porque parece-me que se está a entrar por um caminho perigoso e escorregadio, por aqui, há um medo encapotado em que o João Benedito seja aquilo que agora é, um Sócio Activo e Exigente.
Eu desejo inteiramente o contrário, e na direcção e nos seus seguidores cegos não deveria existir esse medo, foi o próprio Bruno de Carvalho que o pediu e exigiu quando venceu as eleições.
Aliás se algum dia ele quiser candidatar-se a Presidente do Sporting tem todo o direito de o fazer pois é Sócio há muitos anos. O mesmo direito que assistiu a Bruno de Carvalho.
Se nunca o fizer, será mais um Sócio do Sporting mas com uma História como Atleta inigualável.
Aliás este processo para mim tem algo de errado, todos já o perceberam, e um dia saberemos o que realmente aconteceu, até lá vou apenas cruzar duas ideias, uma é a tal frase do Bruno de Carvalho, onde afirma, que atura o maior filho da mãe 100 anos desde que seja útil ao Sporting.
A minha pergunta é simples, sabendo que um dos desejos do João (e de muitos dos Sócios) era jogar no novo Pavilhão, porque falhou esta simples renovação!?
A outra é Quem é o filho da mãe no meio desta história?
E se for o João porque não aturá-lo mais um ano!?
(Vamos continuar a especular provavelmente mais uns tempos neste tópico, por duas razões, por um lado queremos saber a Verdade neste processo, por outro até preferíamos não saber e que a história ficasse por aqui)
edit: O prémio carreira é Justo na Gala Honoris Sporting, mas tal como o post no facebook do João, se calhar não foi no momento certo e adequado, pois isto não deve ter sido um processo inteiramente pacífico
Espero ver no futuro, algo mais, como por exemplo um Jogo de Despedida no novo Pavilhão (comparando com o Yordanov por exemplo merece muito mais)
Espero sinceramente que tudo se resolva e que o Sporting saia Forte e Unido, mas nunca deixarei de estar Agradecido aos Atletas que nos dão Tudo e por uma simples razão, o Clube é feito por eles, por isso aquela frase de que os atletas passam e o clube fica e na realidade uma enorme hipocrisia, pois são eles que com o seu esforço e conquistas vão construindo a História de um Clube
Foste capaz de ir buscar uma frase numa entrevista de muitos dias atrás antes desta situação para retirar completamente uma frase do Presidente do contexto (que assim de repente até é bem clara - referia-se ao empresário Jorge Mendes!) e associá-la de forma totalmente abusurda a este assunto…
Really? Estás mesmo a tentar ir por aí?
Depois fazes uma pergunta, mas evitas outras… Tipo: quais eram as condições para o Benedito jogar mais um ano? Condições físicas? Condições monetárias que ele exigia para essa época? Condições após o fim da época?
Assim de repente acho que não estás apenas a especular… estás a ensombrar - com alguma má fé - pessoas como Miguel Albuquerque e o Presidente, santificando o Benedito no meio desta história da qual ninguém sabe de facto o que se passou.