Jesualdo Ferreira - Treinador do Sporting Clube de Portugal

:arrow:

Maio? Isso é que era bom.
Mas porque? Vai destabilizar o grupo? Tadinhos, ganham tão pouco, se o clube for a eleições ficam tristes? Epá deixem se disso, até parece que os jogadores são crianças, são gajos pagos a peso de ouro e ficam tristinhos e desmotivados por problemas no clube ao qual eles são alheios? quando o que tem que fazer é jogar á bola DENTRO DE CAMPO e não fora, uma coisa não tem nada a ver com a outra, este presidente tem que sair IMEDIATAMENTE, eleições imediatamente para Fevereiro, porque o tempo Urge

Eu diria que o peso da influência do Mendes joga aí uma grande parte do sucesso. Há uns meses, foi apresentado o ROC do Braga, que mereceu elogios, aqui no fórum. Uma parte importante desse sucesso tem que ver com o montante pelo qual o Braga vendeu alguns dos seus atletas (Sílvio e Pizzi springs to mind). Se há dúvidas sobre o poder de influência do Mendes, recordo apenas o episódio Bebé.

O Salvador é um tipo esperto que soube tirar partido dessa simbiose? Sem dúvida. Mas também é um gajo que tem o beneplácito do Padrinho/Papa. Basta ver o chinfrim que o Salvador faz, quando é prejudicado com os de Lisboa, e o silêncio de que faz uso, quando benefício vai para o bolso do mentor.

Não tenho dúvidas sobre o metodismo do Salvador. É um gajo que manda e sabe mandar. Mas tirem-lhe lá os milhões que o Mendes lá faz chegar e ele constrói plantéis com que dinheiro?

Repara noutra situação. Eu sou do tempo em que nós tínhamos que andar a procurar por segundas linhas do nosso campeonato, para compor o plantel, e não as conseguíamos. Estou a lembrar-me de um Hélder, de um Mário Jorge, de um Paiva, de um Jorge Andrade (o avançado brasileiro), etc. E, invariavelmente, iam parar ao Porto e ao Benfica, só para que nós não os pudéssemos contratar.

Hoje, o Braga consegue comprar todas as segundas linhas, que possam ser interessantes. Contrataram o Lima, quando já se falava no interesse do Porto, quando o rapaz ainda jogava no Belem; foram buscar o Eder, de quem se dizia ter acordo com o Porto; foram buscar o Zé Luís, tido como um jogador promissor. E nós sabemos que, quando o Porto quer, o Porto tem, mesmo que seja só para chatear.

E aqui, meu caro, ninguém me convence que o Sr. Salvador só mantém aquilo controlado, enquanto o mentor o deixar.

Concordando ou não com o teu raciocínio, essas são considerações que nos cabem a nós, sócios do clube. Um treinador não tem nada que andar a manifestar publicamente a sua opinião sobre esses assuntos. Treinadores que passaram por fases de transição eleitoral num passado recente - o Couceiro, por exemplo - tiveram o cuidado de não extravasar desta maneira as suas funções. Este não teve. E reafirmo: não gostei.

Até digo mais…

Fazendo fé nos rumores de que godinho é alvo de chacota no balneário…

Eleições o quanto antes eram o melhor que nos podia acontecer. :wink:

Por acaso seria lindo. Uma lista aparecer e dizer que se ganhar o treinador será outro que não jesualdo e mudamos outra vez em fevereiro. Enfim. Genious…

Anyway, tu é que só preferes o que te convém. Fui ver o que ele disse e o que ele disse foi, para que todos saibam, que não ouviu os cânticos contra Godinho depois do golo pois o que lhe interessa é recuperar os jogadores e para isso é preciso apoio, e que os adeptos devem decidir se apoiam ou não a equipa, pois eles a única coisa que podem fazer é trabalhar mais.

Se há aqui algum gozo contigo ou quem quer que seja…enfim. O costume, para o costume

Mas que Nova época? Achas que ser nao fores à Europa tens nova época de jeito sequer? E se não a tiveres vou ver-te a insultar esse mister quando perder?

Fdx surreal está malta fala como se realmente percebem as coisas… mas depois é isto… nova época… lol ta tudo… fácil.

A sério pessoal, mas estão à espera que o Jesualdo diga o quê do Godinho?

Que diga que só fez mal ao clube e nunca devia ter entrado cá? :shifty:

Ele enquanto treinador e enquanto funcionário do clube contratado pelo Godinho, vai defender o Godinho sempre que algum jornalista fizer uma pergunta a dizer mal dele.

Isto não quer dizer que ele ache a gestão do clube por parte do Godinho boa nem nada parecido, é porque não faria sentido ele estar a dizer mal do presidente do clube que trabalha.

Jesualdo já mostrou competência como treinador e em Portugal, por isso há que lhe dar tempo, e com a experiência que tem, acho que é o melhor treinador neste momento para aguentar a equipa até final da época, e depois aí avaliaremos o seu trabalho.

Mesmo que haja eleições antes do final da época, continuo com a opinião que o melhor é aguentar Jesualdo até final e depois decidir o que fazer.

Sobre perder os jogos para o GL cair, eu quero sempre que o Sporting ganhe como disse noutro tópico, mas neste momento tenho de admitir que se no próximo jogo o Sporting perder significa que o GL demite-se, se isto fosse verdade, então com certeza era a favor da derrota do Sporting, mas se também significasse ao mesmo tempo que se o Sporting ganhasse o GL não se demitia e não era destituído na AG.

Por isso são muitos se’s, e nós não podemos saber o que pode acontecer. Porque os apoiantes do GL só deixam de ser apoiantes do GL no momento em que o Sporting garantisse a descida de divisão e mesmo assim não sei…ainda diziam que a culpa era dos jogadores e não do presidente, inventariam qualquer coisa assim ::slight_smile:

Falando por mim, que fui quem criticou aqui as suas declarações, tentarei explicar melhor: o Jesualdo é treinador; é um funcionário do clube, não um funcionário do Godinho. Acharei sempre mal que um treinador (este ou outro) comente decisões da exclusiva responsabilidade dos sócios (e legitimadas pelos estatutos), como a convocação de AGs extraordinárias, ou a marcação de actos eleitorais. Não quero que ele fale mal de Godinho; não levo sequer a mal, como é óbvio que elogie o homem que o contratou.
Mas tecer considerações sobre actos eleitorais extravasa as suas competências. Se um jornalista “fizer uma pergunta” que responda como Couceiro respondeu enquanto foi treinador durante o último período de convulsão eleitoral: “não comento nada que não tenha a ver com a equipa”.
É pedir muito?

Compreendo o teu ponto de vista e concordaria com ele, noutras circunstâncias. Teria sido preferível que o Jesualdo se tivesse abstido de fazer o comentário. No entanto, consigo perceber a interpretação que ele faz do momento do clube, que o tenha levado a dizer o que disse.

O Jesualdo arrisca muito, quer queiramos, quer não. É bem possível que esta época acabe com a nossa pior classificação de sempre, já para não falar no cenário mais catastrófico que muitos de nós temem. As eleições vão mexer com o resto da nossa época. Resta saber se para melhor, se para pior. Mas que pode piorar, pode.

Sendo o Jesualdo um gajo experiente, que conhece muito bem o que é o futebol português (o jogado e o não jogado), eu suponho que ele queira criar bases de estabilidade, que permitam começar a ganhar jogos e pontos. Provavelmente, irá seguir a via da blindagem do grupo de trabalho, reduzindo o número de pessoas que podem gravitar à volta da equipa, etc., etc… Os clichés do costume. Parece-me perfeitamente aceitável que ao Jesualdo, perante a tarefa que tem em mãos, a mudança dos corpos sociais, em pleno andamento da época, se assemelhe a um novo terramoto que pode minar qualquer coisa que ele tente implementar.

A alteração das chefias, em qualquer organização, traz sempre mudanças. E ninguém nos garante que quem vier a seguir assegure ao Jesualdo determinadas condições que ele pode ter conseguido agora, por ter vendido a ideia como sendo importante ou essencial.

Portanto, apesar eu também achar que um funcionário se não deva pronunciar sobre estas questões, nestes termos, consigo perceber que podem existir condicionantes que o levaram a dizer o que disse.

E recuperando aquela frase do permanente estado de guerra, quer-me parecer que criar-se já uma onda de críticas, por conta destas declarações, acabem por dar razão ao homem, no que estado de guerra permanente a que ele fez referência.

Compreendo-te RPS e faço das minhas palavras as do sotnas :arrow:

sotnas,

Até sou capaz de ficar convencido pela tua interpretação do raciocínio do Jesualdo, mas deixa-me pegar neste ponto:

Se é este receio que o motivou para manifestar a sua opinião de que um acto eleitoral nesta altura seria prejudicial, o que é que o impede de, uma vez o acto eleitoral marcado, manifestar preferência por um dos candidatos - aquele que lhe garante essas mesmas condições? Há aqui um potencial para a slippery slope que não me agrada.
O princípio de que um técnico de futebol não se deve pronunciar nestes termos sobre actos eleitorais no clube que o emprega parece-me importante. E se até sou capaz de compreender os motivos que o terão levado a violá-lo, acho que havia motivos melhores para ficar calado.

Só peço ao Jesualdo o 5º lugar e consequente apuramento para a Europa. Acho que não é pedir nada de especial. Não estamos envolvidos em mais nenhuma competição, temos no mínimo o 4º melhor plantel da liga (para mim até temos o 3º), e o 5º lugar está a 6 pontos. Temos Janeiro para dar os retoques que forem precisos.
Com o belga não acreditava simplesmente porque nunca senti que tivéssemos treinador. Sempre o achei meio perdido e sem noção de onde estava. Completamente desfasado da realidade.
O Jesualdo é uma raposa velha. Sabe as manhas todas do nosso futebol, tem muitos anos disto. É verdade que não é um génio mas é um gajo minimamente competente. Acredito que vai conseguir levar-nos a evitar o pior lugar da história. Quero ter esperança nisso. O que ele diz do Godinho ou das eleições não me interessa desde que faça o trabalho dele de forma competente.
A seu tempo o Godinho terá o que merece. A assembleia está para breve, mas devemos sempre torcer para que o Sporting ganhe, mesmo com este palhaço como presidente.

Essa dos 12 milhões é uma boa questão. Caso o clube que enviou o Ventura para Alvalade tenha efectivamente adiantado a verba pelo RP1, batemos no fundo (ainda mais…). A hipótese patético de madrid, via Jorge Mendes, para fazer ponte para o norte, também não me parece de desconsiderar. Seja como for, parece estar na cara que o Patrício não passa desta época.

O Jesualdo Ferreira disse algo importante, que já tem sido defendido por cá, de nada serve estar assobiar e a tratar mal a equipa. Nesta fase e para sairmos desta espiral negativa, é importante que os adeptos protejam a equipa e concentrem-se no que realmente interessa, destituir os orgãos sociais do clube. Agora estar apupar a equipa, assobia-la desde os 5 minutos, só servirá para afundar ainda mais, por mais que custe temos que estar juntos da equipa, se não aplaudi-mos, pelo menos não assobiamos porque um grave problema do Sporting é a impaciência dos seus adeptos.

Os adeptos do Sporting vão para o estádio depositar as suas frustrações diárias na equipa porque o mal do Sporting é a equipa de futebol, não os seus incompetentes dirigentes. Querem sucesso mas não conseguem transmitir a serenidade necessária para construir uma equipa vencedora, tenho pena que o nível de exigência para com os jogadores, não seja o mesmo para com os dirigentes. Isto claro, não generalizando porque há boas excepções, mas o modus operandi costuma ser este.

Venha o próximo jogo, que se transmitir em vitória será óptimo para aliviar o negrume que assombra a equipa e aumentar índices de confiança.

Ora aqui está um ponto importante. É um cliché do costume mas não é irrelevante.
Suponho que te estejas a referir a dirigentes. Paulo Farinha Alves, Beto, Vidigal e outros que nem conheço mas que tb andam pelo departamento de futebol, cujos corredores, aliás, devem parecer a 2ª circular em hora de ponta.

Mas eu gostava era de falar da equipa técnica.
Alguém me sabe dizer qual é a composição exacta da equipa técnica do Jesualdo?
Sei que contratou 2 adjuntos mas… e os outros que vinham do tempo do Sá Pinto e do Oceano? Ainda andam por lá? Se sim devem ser mais que as mães.

Voltando atrás
Godinho e Farinha Alves não percebem patavina do caso e ofereceram a Vercauteren um contrato e deram–lhe uma equipa para ele desconhecida, por eles feita e onde o “principal”, um autêntico desgraçado que caiu de paraquedas num filme de terror, não conseguiu nem meter um único tipo como adjunto, muito menos mandar passear os impostos que vinham do passado.
Não satisfeitos com o erro primário, Lopes e Alves carregaram e deram a Vercauteren o Jesualdo, como um transversal, um treinador de treinadores, um manager e outros epítetos, demonstrativos de como os patrões estavam à toa.
Depois foi fácil. Foi só despedir Vercauteren mas ainda a tempo de destruir a equipa A e, de passagem, causar danos graves na B e que só não são irrecuperáveis porque os putos têm talento e estão em formação (com Godinho e Farinhas ALves estão mais em processo de deformação, mas enfim)

Vercauteren foi, portanto, um episódio, um pormenor. Na realidade, Sá Pinto foi substituído por Jesualdo, com o experimentalismo intercalar, mas de duração enorme, de organogramas ridículos. A gestação do substituto de Sá Pinto foi demoradíssima e demonstrou como andam à deriva e gerem aquilo de forma completamente amadora.

As anteriores eleições foram em final de Março, impediram o Couceiro de conseguir o 3º lugar? Não. E com a AG em Fevereiro as eleições devem ser em Março ou Abril, para Maio, como queres, é um mês… faz diferença? Para mim, muita. Com a confusão em que este Clube está quanto mais tempo quem vier tiver para conhecer todos os dossiers e preparar a próxima época melhor.

E agora um assunto para reflexão, visto que o próximo ano será de reconstrução, com a integração de muitos putos da B, etc, será que interessa assim tanto ir à Europa? Não estamos a falar da Champions mas da Liga Europa… O dinheiro não é assim tanto, prestígio também… chega a dar vergonha estar a jogar em alguns grupos… Não seria mais proveitoso na provável difícil situação do próximo ano estar apenas concentrado nas provas nacionais? Ou a vergonha de não ir à Europa seria bastante mais importante?

por isso mesmo nem referi esse dois.. :great:

Perdoem-me a ignorância, mas quem é Carlos Severino?