Este vai acabar por ficar porque o que me é dado a entender é que, ao contrário dos outros todos, é este que manda no Godinho no que diz respeito ao futebol. Por muita trampa que faça, nada lhe acontecerá, até porque tem boa imprensa.
jmlima
7 Janeiro , 2013 22:04
3
Vou abrir a licitacao, dura 4 meses e 2 semanas.
Decisão óbvia. Não acho que houvesse grande alternativa a despedir Vercauteren e nomear Jesualdo - pela simples razão que acho que mais ninguém aceitaria vir para o Sporting neste momento. Escrevi isto a seguir a derrota com o Paços e mantenho-o:
Mas no dia em que este s porting começar a jogar para o pontinho, fechadinho lá atrás, contra os Paços Ferreira desta liga (cenário que eu espero nunca ver nesta vida), deixa de perder jogos. Só descem 2, o Sporting não será um deles.
Vinha a pensar nisto, ao mesmo tempo que deva graças por actualmente só descerem duas equipas. Só que eu não diria “nunca na vida” - pelo contrário, diria “já!” É a única alternativa que nos resta esta época. É demasiado tarde para esperar. Sempre pensei que, com a qualidade dos jogadores, mesmo no meio da mediocridade se ganharia mais ou menos o que se perderia - ou seja, o que aconteceu nas últimas quatro ou cinco épocas. Ora, neste momento, temos duas vitórias em 13 jogos. Isto nem sequer é registo de meio da tabela - é mesmo de descida de divisão.
Se a equipa continua a abordar os jogos desta maneira durante muito mais tempo - diria que o ponto de não-retorno é a dupla jornada em casa com Beira Mar e Guimarães na viragem do calendário - o que é (ainda) uma probabilidade remotíssima pode rapidamente deixar de o ser.
Se nos deixamos cair numa luta pela manutenção, por paradoxal que possa parecer, estaremos em desvantagem contra clubes que estão mais do que batidos nessas lides - o Vitória de Setúbal, o Beira Mar, o Gil Vicente, a Académica, etc. Nem o público, nem os jogadores, nem o treinador, nem os dirigentes do Sporting têm qualquer experiência de luta pela manutenção. Enquanto os jogadores e adeptos daqueles clubes sabem que uma derrota fora não é o fim do mundo e que o mais importante é ser capaz de fazer um “bounce back” rápido para recuperar no jogo seguinte em casa, cada derrota do Sporting lança o caos e a desorientação e faz regressar tudo à estaca zero.
Ainda por cima, o calendário é traiçoeiro. Os últimos nove jogos são em “sanduiche”: incluem confrontos decisivos com o que serão rivais directos na luta pela manutenção intercalados com uma recepção ao Porto e saídas à Luz, a Braga e a Paços de Ferreira. Imagina o ambiente em Alvalade contra o Setúbal, o Moreirense, o Olhanense ou o Nacional depois de uma derrota desmoralizadora contra o Benfica ou o Porto, ou de mais uma visita “negra” a Braga ou à Mata Real. À mínima contrariedade (um golo sofrido primeiro ou até um 0-0 que se prolonga demasiado) e é o descalabro em campo e na bancada. Se chegamos aí a precisar desses pontos, estamos fritos.
Impedir isto implica ir buscar já um treinador tuga experiente (ou pôr o Jesualdo à frente da equipa) . Alguém que saiba de trás para frente as manhas da luta pela manutenção e que seja familiar até à medula com as equipas que a jogam. Implica se calhar deixar alguns jogadores mais talentosos no banco ou até na bancada, substituídos por aqueles que, tendo menos talento, são mais regulares e têm maior disponibilidade física e resistência mental. E, se calhar, trazer agora em Janeiro um ou dois jogadores com este perfil e com esta experiência.
Se o fizermos, acho que aí até será possível chegar ao 5º lugar (acho que o 4º morreu hoje). Está tudo tão indefinido que um par de vitórias consecutivas dá a volta à classificação. Agora, se não mudarmos nada, estaremos mesmo a testar a sorte.
É este o programa de Jesualdo: escolher um núcleo de jogadores fiáveis, dar prioridade total a introdução de um mínimo de competência defensiva e de resiliência mental na equipa principal e afastar o risco de despromoção antes do último quarto do campeonato. Quanto a Godinho, se tiver um pingo de vergonha na cara, deve apresentar a sua demissão no próprio dia em que a manutenção for assegurada.
Felizmente, acho que não duras ai nem 2 meses, porque isto tem que acabar
Domingos Paciência - 7 meses
Sá Pinto - 7 meses
Franky Vercauteren - 3,5 meses
Se o padrão se mantiver Jesualdo é corrido a meio de abril!
Estou a estranhar o Engodinho ainda não ter mandado já comunicado a despedir o Jesualdo também …
E bom que dure ate ao fm da época…caso contrario e porque a situação da equipa e gravíssima…
Neo-Fox:
Domingos Paciência - 7 meses
Sá Pinto - 7 meses
Franky Vercauteren - 3,5 meses
Se o padrão se mantiver Jesualdo é corrido a meio de abril!
Em Abril já estamos na fase da esperança da próxima época.
É o plano.
Long shot, odds 5 ou 6
Vou no mais provável, 1 mês e 3 semanas, odds 1,50
Aposto que dura - de 2 meses
“Em comunicado à CMVM a direcção do clube leonino dá um voto público de confiança a Jesualdo Ferreira”.
Alguém que faça um daqueles contadores, onde se vê quantos dias passaram sem que o pepsodente seja despedido.
Sigurd
7 Janeiro , 2013 22:13
16
Dura uns dois meses, no máximo. Até à revolução.
Valckx
7 Janeiro , 2013 22:14
17
Mais um para ser indemnizado daqui a umas poucas semanas.
Deve ser treinador à força e daqui a uns tempos vem com os mesmos discursos para salvar o pescoço. Rumo à queda final desta direcção, já não têm mais por onde fugir.
Pelo menos já não descemos de divisão lol
Eu disse, que mantendo o FV, iamos parar à 2º divisão, assim mantenho a esperança de pelo menos ficarmos na 1º liga.
Claro que despedindo o FV não é solução para os problemas todos, mas acredito que pelo menos com o Jesualdo (mesmo não sendo grande fã dele) vamos já jogar alguma coisa à bola…
Força Jesualdo, põe o Sporting a jogar à bola sff, que já vejo há demasiado tempo o Sporting a não jogar à bola. :great: