Jesualdo Ferreira - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Numa das épocas foram retirados 6 pontos ao porto ( penso que em 2007/2008 ).

A qualidade média da liga portuguesa alterou muito, em pouco tempo. Quando há uma década só os melhores ou os jogadores de qualidade média alta saíam para o estrangeiro, agora cada jogador que se destaque minimamente numa equipa medíocre, tem um contrato “milionário” à espera numa qualquer Roménia, num Chipre, numa Hungria e por aí fora. Foi e é um autêntico êxodo. As equipas do meio da tabela perderam qualidade e criam agora bem menos dificuldades às mais fortes ( onde não incluo este Sporting ). Acresce a isto, apesar da subida do braga, um Sporting incapaz de ganhar aos rivais. Se houve um período que no mínimo, ganhava tantos pontos quantos os que perdia em confronto directo, agora raramente ganha qualquer ponto. Por último, nos últimos anos houve um esforço, através de financiamento alternativo ( leia-se fundos ) e de uma boa aposta na valorização de alguns activos, nunca visto em termos de investimento dos plantéis, nas equipa mais fortes em Portugal.

É natural que quer benfica, quer porto, façam mais pontos agora do que o faziam há meia dúzia de anos atrás ( apesar de que a pontuação feita pelo benfica no ano passado, não daria nem para o segundo lugar em 2008/2009 ou 2006/2007 ).

Sou de opinião que Jesualdo tinha a papinha toda feita no porto. Como quase todos os antecessores e sucessores tiveram. Teve sempre melhor plantel que os rivais. Mas conseguiu ter um grupo de jogadores que funcionasse em conjunto e que em alguns momentos cruciais, teve solidez suficiente para ter sucesso. A segunda volta de 2008/009 foi quase flawless. E só assim conseguiram o título.


Mudando a agulha… há umas semanas falava-se do futuro de Jesualdo no Sporting e a sua contratação levou a uma discussão de cariz programática e quase ideológica. E com laivos estratégicos. Como era evidente e agora se confirma, nada disso esteve em questão para GL. Balão de oxigénio, puro e simples, para um “líder” que assentou o seu “programa” em “especialistas” de futebol, contrata um plantel novo de estrangeiros, vê a sua lista implodir e as traves mestras a ruírem, descobre de repente o ADN do clube, opta por um regime presidencialista e logo a seguir dá plenos poderes a outrem, que assumiria um cargo que ninguém ( a não ser por wishful thinking ) conseguiu perceber. Nada funciona, com este tipo de postura e carácter.

Por último, Jesualdo foi longe de mais ao meter a colher em considerações que não lhe dizem respeito e numa colagem desnecessária, por excesso, a um incompetente e medíocre. Começou a fazer a sua cama.

A partir do momento em que a tua prestação como treinador vai determinar a permanência ou não do Godinho na presidência, sou obrigado a desejar-te todo o azar do mundo.

Vai-lhe acontecer o mesmo que aconteceu ao Couceiro ha dois anos atrás.
O presidente que o contrata demite-se passadas umas semanas.

Couceiro Director Geral 21-12-2010 Jesualdo Manager 19-12-2012
JEB demite-se 16-01-2011 Jesualdo Treinador 07-01-2013
Couceiro treinador 26-02-2011 Godinho demite-se ??-01-2013

Eu estou a falar aqui na Europa… deixa lá.

Co adrianse. Mourinho.

A questão é que há para tudo. Há gajos que sabiam o que era ser campeão e fizeram em dois meses uma série catastrófica, há outros que nunca tinham sido e foram.

No fundo resume-se a competência, e jesualdo, como todos teve altos e baixos, mas os altos demonstram toda a competência. O trabalho no Braga para mim vale mais do quer tudo o que fez no porco. Foi ele que verdadeiramente revirou e revolucionou o Braga que era visto como mais um na tabela.

Estavas a falar tanto da Europa com eu da China! Explicita lá então onde estavas a falar a da Europa então?

Além de que na Europa está há 1 ano e meio no Athletic Bilbao e tem mais uma passagem de uma época já há uns anos no Espanyol. Em Bilbao obteve uma prestação, tendo em conta as circunstâncias do clube, que já não era conseguida há décadas, mesmo não tendo ganho nenhum troféu. O mais ridiculo desta situação é quereres comparar a carreira de alguém com mais de 30 anos de treinador na Europa com outro que tem 2 épocas e meio a treinar na Europa, é com cada incongruência.

Mas se fosse a seguir a tua postura bastava me dizer que o Bielsa ganhou os Jogos Olímpicos na Grécia, ainda é Europa. Mas sim deixa lá, gostas de mandar as coisas para o ar para ver se pegam, corre-te é mal, mas continua lá inventar os números que quiseres.

esse mérito é do jorge jesus não do jesualdo.

o jesualdo “apenas” deu alguma consistencia ao braga, o up-grade competitivo foi, sem dúvida, obra do jorge jesus.

Dizer que foi ele que revolucionou o braguinha é passar um atestado de incompetência ao Salvador. Mas é importante referir que a seguir a ele, que em 3 anos conseguiu um quinto lugar e dois quartos, quer Jesus, quer Domingos, quer Jardim fizeram melhor. E veremos o próprio Peseiro.

No Porto foi campeão. Sim, é verdade, mas quem não é?. Mas também conseguiu a proeza de os deixar num honroso terceiro lugar, lugar perfeitamente “habitual” para aqueles lados. E mesmo tendo ganho títulos, nunca foi bem amado por lá, muito graças a um futebol pouco cativante. Todos os anos falava-se numa possível saída.

Foi para o Málaga, foi logo corrido. Foi para a Grécia e corrido foi. Nem no seu clube do coração foi feliz.

Velha raposa do futebol, estudioso, etc, etc, etc. Podem chamar-lhe o que bem lhe apetecer, mas a verdade é que em final de carreira, não fosse a passagem pelos corruptos e nada tinha de relevante.

Apenas como nota de destaque, é interessante como no seu currículo não surgem o nome de alguns clubes que orientou nos escalões inferiores. Seria interessante ir recolher o que as pessoas desses clubes achavam dele e a forma como lhe chutaram na peida quando eram decobertas as “vitaminas” que queria dar aos seus atletas, tendo rebentado um deles.

Como é óbvio, não podia deixar passar. Mesmo já com o post informativo do @DaCunha. Obviamente que é falso, tem títulos sim. Vais dizer que são lá longe. Bem, analise-se o percurso do homem e depois cuspa-se no prato. Eu não sou capaz.

Para além disso, é reconhecido no mundo do futebol pelas suas metodologias de trabalho, dando palestras sobre o trabalho que efectua. Goste-se ou não, é reconhecido pelos seus modelos tácticos, pela forma como encara o futebol. Também é reconhecido pela forma como assume o que faz e o que quer, a forma como defende quem o defende e como se está a borrifar para Egos e individualismos nos plantéis. Com ele joga o jogador, não o nome. Deves respeitar isso, se bem te vou lendo.

Junto mais um dado: desde 1998 até hoje, tem maiores restrições a contratar jogadores que o Paulo Bento no Sporting. E esse já foi bem apertado.

Só me vens dar razão, mais do que títulos a mim interessa é o trabalho visível.

Eu disse que foi com Jesualdo que o projecto Braga começou, portanto foi ele que virou o barco para onde se queria, jj levou a outro nível.

Estás muito tenso. Estavam a falar que jesualdo fora do Porto nada venceu, na Grécia, e que mesmo no porto não contam, por isso falei no bielsa. Um tipo que ser for pela lógica que usam para dar no jesualdo nem devia ser mencionado. Mas é. Até gosto dele, como vês… A incongruência está em todos. Bom almoço.

Mas se houve alguém a referir o Bielsa neste tópico foste tu, somente.

Lol. A ingenuidade. JJ é vitaminas. É público, pesquisa.

Porto tem departamento especializado nisso.

Nunca te perguntaste pqeq com jj correm o dobro?

Podemos continuar a ser amadores nisso também, se te faz feliz.

Pois, neste fórum nunca falaram dele… Tens razão. Siga…

Falei deste tópico.

Também já falaram do Guardiola, Mourinho, entre outros tantos, porque não referes esses também?

Pesquisa tu que “vitaminas” estou eu a falar e quais as consequências que tiveram na altura. Até lá podes continuar com a tua tese imaginária. Ingenuidade, ou melhor, palhaçada, são os exemplos que citas, pois estás a falar de períodos e “vitaminas” diferentes.

E antes que escape, conheço pessoalmente o Jesualdo Ferreira e conheço muitos, muitos mesmo, jogadores e dirigentes dos diversos clubes que decidiu omitir no seu maravilhoso CV.

mas a dúvida que se coloca é qual a importância do jesualdo nesse novo rumo… é que associado a esse inicio está um novo presidente (com o qual quase todos os treinadores tiveram sucesso), uma maior capacidade de investimento, relações mais próximas com o fc porto, a queda do boavista, um novo estádio.

o jesualdo teve o mérito de estabilizar o braga e dar-lhe consistencia mas os principios de jogo que mudaram o braga são do jorge jesus.

na minha opinião acho que não faz grande sentido essa fase de estabilização no Sporting. o Sporting precisa é de ser elevado para outro nível e treinadores que o façam são raros. em Portugal lembro-me do pedroto, do mourinho e do jorge jesus.

Para dizeres que o conheces ele tem de te conhecer a ti, e portanto não és lá grande amizade para estares a difamar o teu conhecido. Também conheço gente da bola, não dá dos holofotes mas das luas inferiores. Aquilo que te digo é que as vitaminas existem, há umas melhores outras piores, bem usadas mal usadas, mas as coisas evoluem, há mais informação hoje. jesualdo e jj são da mesma fornada nesse capítulo. Sobre jj fala com os teus conhecidos do Felgueiras, se os tiveres.

O facto de o conhecer pessoalmente não é sinónimo de estabelecer uma ligação de amizade, aliás, dispenso a mesma pois não suporto o fulano. Não é pelo facto de o conhecer que me calo, aliás, até me permite tecer algumas considerações a seu respeito com conhecimento de causa.

A única boa nova é que chegado ao banco, não dura muito mais no clube.