Iniciativa: Protesto dia 1 de Novembro (Sporting - Marítimo)

*** Esclarecimento prévio da Administração do FórumSCP ***

[b]No artigo “Perigo de Alto Risco” do jornal O JOGO (http://www.ojogo.pt/25-253/artigo829678.asp) foi escrito e passo a citar: “O Fórum SCP começou por lamentar o facto de só terem estado cerca de duas dezenas de adeptos a contestar o momento que a equipa de futebol atravessa após a chegada de Guimarães, onde empatou 1-1, e, como tal, lançou-se na divulgação da manifestação em causa para demonstrar com veemência o desejo de ruptura a que José Eduardo Bettencourt está disposto a resistir… independentemente do resultado de amanhã.”

Convém esclarecer que, em primeiro lugar, o FórumSCP não assume posições institucionais ou editoriais. Em segundo, o FórumSCP é uma comunidade com mais de 2000 membros registados e as opiniões emitidas são-no a título individual. As Regras do fórum são aliás bem claras neste aspecto: “Sendo este Fórum de Natureza Pública, o Fórum SCP, seus Administradores e Moderadores não poderão ser responsabilizados pelos seus conteúdos, sua veracidade, inocuidade ou utilidade ou pela forma como os Membros aplicam a informação aqui descrita.”.

Assim, podemos concluir que o parágrafo em questão da notícia publicada pelo jornal O JOGO constitui uma generalização abusiva e lesiva para o nome do FórumSCP, na medida em que associa a toda a sua comunidade uma acção / iniciativa que teve origem, é organizada e subscrita por apenas uma parte dos seus participantes e a título individual.

Aguardamos que o referido jornal publique uma correcção de modo a restabelecer a veracidade da informação veiculada.

/Paracelsus.[/b]

*** Fim de esclarecimento. ***

[hr]

E-mail enviado à Comunicação Social, cancelando a realização do protesto:

[b]Exmos Srs

Novamente nos dirigimos a vós, desta vez com o intuito de dar a conhecer o nosso recuo na realização do protesto marcado para o dia de amanhã. Alheamo-nos também de qualquer responsabilidade pela organização de outras manifestações que possam eventualmente ocorrer.

Pretendemos desta forma aceitar o apelo à tranquilidade sugerido pelo Sr Presidente José Eduardo Bettencourt, sabendo, no entanto, que iremos continuar a assistir ao declínio do Sporting Clube de Portugal. Garantimos assim, com este recuo, que não recairá sobre nós a culpa de futuros fracassos nem seremos usados como arma de arremesso, evitando acentuar a divisão entre os sócios, que tão proveitosa tem sido no momento de encontrar justificações, ou “bodes expiatórios”.

Estamos plenamente convictos e em sintonia com o Sr Presidente, de que os “atos de terrorismo contra o Sporting” são uma realidade e que têm sido praticados por “pessoas com responsabilidades”, no entanto constatamos que os mesmos decorrem internamente, através de uma gestão desportiva e financeira ruinosa.

Queremos também dizer que nos assenta bem a designação de “minoria ruidosa” - A minoria que paga quotas, que vai ao Estádio e vive intensamente o Sporting - porque a maioria fica em casa, desinteressada e enfadada com aquilo que é hoje o nosso clube. Um dia havemos de ter essa maioria de volta e aí lembrar-se-à, o Sr Presidente, de quão grande é o Sporting Clube de Portugal.

Gratos mais uma vez pela atenção,

Sócios e Adeptos do Sporting Clube de Portugal[/b]

Não concordo.

Tenho para mim que a melhor forma de TODOS os Sportinguistas abrirem os olhos é deixar que os mais crentes vejam o seu clube cair aos bocados sem lhes dar qualquer tipo de bode expiatório adicional. Todo e qualquer tipo de protesto será visto como uma manobra de desestabilização e entendido como causa da fraca perfomance da equipa, causa da incapacidade do treinador, causa das asneiras na gestão por parte dos dirigentes. Além disso, é bem provável que se assista ao instalar da lei marcial por breves instantes através da “guarda pretoriana” de serviço.

Repito, o melhor é não fazer absolutamente nada. É um pouco mais doloroso e um pouco mais demorado, mas servirá para cumprir o objectivo que é o de fazer com que todos os Sportinguistas percebam que isto não pode continuar assim. E digo que servirá porque estou absolutamente convicto que a “pouca sorte” da equipa vai continuar enquanto prosseguirem no comportamento avestruz.

Eu penso que qualquer tentativa de protesto neste momento seria 1 forma de eles usufruirem de mais uma desculpa para os maus resultados, para fazer algo é como se fez ao Materazzi, ai sim fomos Leões e metemos tudo e todos em sentido!
Agora deixem as águas rolarem que mais cedo ou mais tarde a dupla PB vai-se afundar, ontem foi talvez o maior sinal da instabilidade e o Bentolas não o escondeu como até agora o havia feito, portanto tou como o Paracelsus, o melhor protesto mesmo é ficarmos em casa e o estádio às moscas!

Sem fazer nada andamos há muito tempo… E os resultados são visíveis…

Esta SAD só faz alguma coisa com pressão… Não despedem o PB porque não querem ficar mal com o homem. E não têm competência para arranjar outro treinador.

Ao organizar um grande protesto era um favor que fazíamos à SAD…

Cada mês que passa o clube fica 75 mil euro mais pobre, indirectamente vai perdendo receitas e desportivamente continua a afundar-se…

Que ninguém compareça ao jogo com o Marítimo.
Estou cansado de dizer isso.

As coisas não mudam enquanto tivermos sempre > 15 mil pessoas no estádio.

Que ninguém compareça ao jogo, independentemente de haver ou não uma manifestação.

Quanto mais protestarem mais isso será usado como arma de arremesso por parte de JEB e trupe de comentadores nos jornais e TV para acentuar a divisão entre Sportinguistas.

Da última vez que não houve protesto viu-se pela primeira vez lenços brancos em Alvalade no final do jogo e porquê? Porque os tais sócios que acham que têm sempre razão e que o que interessa é manter as aparências a qualquer custo apanharam-se sozinhos (os restantes já nem metem lá os pés) a terem de comer um futebol da treta com um resultado da treta… e tendo percebido que estão a ficar sozinhos e sem “energúmenos” para culpar, começaram a perceber que também eles têm de fazer alguma coisa… porque se calhar o clube chamado Sporting que luta pelo título talvez não seja assim tão eterno como sempre julgaram que seria… se calhar não é assim tão boa ideia eleger vezes sem conta uns badamecos quaisquer que usem gravatinhas e lhes dêem o canto da sereia para assegurar um futuro risonho… se calhar não é assim tão agradável a ideia comer e calar à espera que o bocadinho de treino e de sorte resolva os problemas por artes mágicas.

A desorientação é grande, mas o entrincheiramento será ainda maior caso existam protestos veementes por parte dos tais que JEB descreve como residuais de 5%. Sejam pacientes, lembrem-se que o Sporting vai jogar a seguir com Marítimo, Rio Ave e Benfica nos próximos 3 jogos para a Liga e como tal acho até que nem vai ser preciso esperar muito (até porque a sorte costuma proteger mas é os audazes).

Vou só citar uma “posta” que deixei ontem no topico do P. Bento e verificar que não errei por muito!

Um favor à SAD? O que eles querem é que Paulo Bento ande por lá muitos anos para poder camuflar a sua própria incompetência

Já o escrevi aqui: quando sair um saem todos

É preciso sair alguém que em Março 2009 disse isto:

[b]Bettencourt não é candidato [/b]

José Eduardo Bettencourt anunciou que não é candidato a presidente do Sporting, quebrando um tabu que se arrastava desde o início da semana. “Lamento que se tenham gerado algumas expectativas que não tinham razão de ser. Não fui eu que criei essas expectativas. Tenho pena de não corresponder a este desafio e congregar este clã de sportinguistas. Não tenho capacidade para responder a esse desafio. Se tivesse, a Comunicação Social teria sabido directamente por mim.”

No entanto, Bettencourt não nega que vacilou na decisão. ‘Está-se sempre indeciso quando se ama uma causa. Tenho outras responsabilidades. Não posso brincar com os sportinguistas e alimentar-lhes expectativas infundadas, nem com os meus 4500 funcionários do Banco, que me perguntavam se ia deixá-los.’

Bettencourt foi mais ao fundo da sua não-candidatura. ‘Este cargo obriga a uma disponibilidade total. Gerir um clube hoje é demasiado complexo, é como gerir um governo de um país. Não é para qualquer pessoa. Devia encontrar-se uma forma de esta actividade ser desenvolvida a tempo inteiro’, concordando com a remuneração aos elementos do Conselho Directivo.

E em Maio do mesmo ano (pasme-se) apresenta-se como candidato do Sporting Clube de Portugal

Que prometeu 4 a 5 jogadores e mais tarde pede desculpa por não ter tempo para planear a época

A solução para mim passa desde já pela oposição fazer “campanha” (compreendo que o Movimento Ser Sporting e o Sr. Paulo Pereira Cristóvão no momento estejam “indisponiveis” pois não foi facil serem injuriados e ter visto o seu nome em causa)…alguém dentro do universo sportinguista que seja reconhecido por todos - aqui reconheço não ter nomes - que comece a meter o dedo na ferida, alertando para esta situação em que se encontra ter sido prevista, alertando para a urgencia de uma auditoria externa às contas do clube, fazer ver a todos (sim porque as eleições e a última AG - pelos inumeros comentários de foristas - provaram que continuam a haver muitos que defendem esta estrutura) que foi esta direcção que decidiu escolher renovar contrato com P. Bento (quando o contrato dele ia expirar)

Também não concordo. O ano passado tentou-se fazer uma coisa parecida depois da calamidade de Munique e apareceram 6 pessoas. E protestos com pouca adesão reforçam o argumento de que só uns lunáticos radicais é que não querem ver que estamos no caminho certo (ou, na versão mais deprimente mas igualmente auto-ilusória, no caminho possível) e que a “maioria silenciosa” está com o presidente e com o treinador.

Os protestos devem a ocorrer no sítio para o qual onde as câmaras de TV já estão viradas: dentro do estádio. Estádio a menos de metade da capacidade, lenços brancos, tarjas e cartazes escritos com humor negro (estilo cartaz do ProTrunks), pateadas e assobios perante mais uma pobre exibição da equipa (não mudando nada, alguém acredita que vá ser diferente?). 20 mil neste registo não escapam aos olhos e à pena dos jornalistas, por muita auto-censura que pratiquem. E com o bónus de, pelo menos durante 90 minutos, a direcção, o treinador e os jogadores não se poderem esconder.

A capacidade de encobrir o estado deplorável a que o futebol do Sporting chegou tem limites. Exploremo-los.

O problema nao esta nos protestos mas sim na sua dimensao, enquanto forem so duas dezenas a manifestar o seu desagrado é obvio que isso nao incomoda o JEB, nem incomodaria qualquer presidente.

Uma grande manifestaçao, bem publicitada, bem organizada, com cartazes na grande lisboa, com conversas com os nucleos, com a maior divulgaçao possivel na internet e claro, com divulgaçao no meio de abrangencia de cada um de nos e o canario ja cantava de outra forma.

20 nao fazem grandes estragos…estivessem la 1000 e a historia seria outra, estivessem la 700 a insultar o Paulo Bento em perfeito coro e a historia seria outra, estivessem la 300 a prometer porrada ao Paulo Bento e a historia seria outra…

mas a verdade é que so la vao 20 ( que merecem todo o meu respeito, em tom de agradecimento) e como tal é bastante facil fazer disso gato sapato pelos dirigentes…

É altura de mostrar que nao estamos anestesiados como a equipa de futebol…

eu vou a Lisboa para esse protesto…e nao vou sozinho!

Isso é tudo muito bonito depois quando chega o momento da verdade somos sempre os mesmos 20 30 ou 40. Ganhem VERGONHA

SL

eu acho que o maior protesto era o pessoal ir todo ao estádio mas não entrar, ficar cá fora pacificamente a falar do velho Sporting…

com isto demonstravamos que o Sporting está vivo e bem vivo e ao mesmo tempo que esta equipa está no caminho da destruição caso não haja medidas urgentes!!

Isso já foi feito há 2 anos pela grande Juventude Leonina e depois entrou tudo aos 60 minutos. SAUDADES

SL

Epa isto eu ja ca venho dar umas ideias que tive a pensar :arrow:

Conto la estar quando o autocarro chegar tambem :cartao:

Curiosamente, essa foi a ultima vez que a Juventude Leonina se manifestou, daí para a frente, só palmas para a mediocridade e insultos para quem não se sente bem com este sporting!

Se não conseguirem mais de 50 nem vale a pena irem. O mais provável é verem uns meninos de uma certa “casinha” a olhar para vocês com caras de mau e a dizer que estamos a sujar o nome do sporting, como eu já presenciei por mais de uma vez!

Ter a claque debaixo da asa é o melhor antídoto contra manifestações e o JEB pode ser uma merda de dirigente desportivo, mas parvo não é!

Foi a ultima ? Tens ido ao estádio ?

SL

Estou de acordo.

Apenas sugeria que o protesto fosse feito antes do jogo começar e que para além do Bento e do Barbosa,fosse direccionado a quem é o responsável e o principal culpado. BETTENCOURT.

Para além disso,ninguém ir ao jogo. Deixá-los lá a eles sózinhos.

Lembro-me de há uns anos em Bucareste,os adeptos do Dínamo terem feito o mesmo durante vários jogos,concentrarem-se e ficarem cá fora e por fim até petardos já atiravam lá para dentro.

Foi remédio santo…

Mas que foi menino? ve la como falas que nao me lembro de me conheceres seja de que lado for.

Fui bastante coerente e demonstrei a minha admiraçao para quem la tem estado…

E nao te admito que me enquadres seja em que plano for, olha que esta.

E mais, se julgas que é assim que entusiasmas e convences colegas sportinguitas a acompanhar e colaborar nesses protestos estas bem enganado.

Ganha juizo que isto nao é uma competiçao, temos que nos aglomerar, e nao é com expressoes como essas que vais seja onde for.

Menino ? Mas eu insulteite ? Apenas referi que era bom que todos fossem a essas manifestações mas que infelizmente nunca vão mais que 20 30 ou 40 e esses são por norma sempre os mesmos. Não te enquandrei em plano nenhum nem disse se ias ou deixavas de ir a essas manifestações

SL