Influência de Jorge Mendes na nova estrutura do Sporting

Não é uma questão de dinheiro, mas sim de acreditar ou não no projecto que se quer desenvolver. Se o Sporting não acreditar em AVB então só tem de dar 1 M€, tenha ou não muito dinheiro, porque dar início a um projecto nestas condições é condená-lo ao fracasso e isso vai custar muitos milhões de euros ao clube, não vai ser nem 1 nem 2 nem 5, vão ser muitos mais.

Eu acho que AVB e o Sporting assinaram o pré-contrato (partindo do pressuposto que o fizeram) de boa fé com cada uma das partes a acreditar genuinamente na outra e no que juntos podem alcançar, e portanto não o vão desfazer porque alguém acena com um milhão de euros, na vida as coisas não funcionam assim de forma tão linear.

Mas sendo o Costinha quem lidera a mudança no futebol leonino, será um contra-censo ele não escolher o treinador. Escolhe tudo, menos o treinador? Isso não fará sentido.

Que venha algum competente, e o resto é conversa.

Ninguém te diz que ele não aprovou o treinador… aliás, ele pode ter aceite o convite precisamente por saber quem viria a ser o treinador. Não vejo onde está o contra-senso.

Contra-senso seria aceitar o cargo sem perguntar o mais básico ou sem anuir na escolha.
Contra-senso seria já estar no cargo, saber da escolha pelo rascord, manifestar-se contrário e continuar em funções.
É que não estamos a falar da senhora da limpeza, mas do treinador.

Mesmo constituindo 1 contra-senso, qualquer destes cenários até é possível, mas entramos no domínio do delírio e da esquizofrenia (que até tem sido o padrão desta época…)
Até podemos achar que Costinha actuou daquela forma com Barbosa/Izmailov para ver se era demitido porque, no fundo, era contrário à escolha de AVB e queria bater com a porta.

Permite-me discordar:

O facto de existir uma correlação positiva (correlação ou “coeficiente de correlação” é um termo estatístico usado para descrever a força e direcção da relação linear existente entre duas variáveis aleatórias), neste caso Jorge Mendes é empresário de grande parte do plantel do FCP em simultâneo com vitórias na LC e UEFA, não implica causalidade, ou seja, não é possível dizer-se que foi por causa de Jorge Mendes que o FCP venceu tudo e mais alguma coisa. Esta diferença entre correlação / associação e causalidade é bastante significativa.

Não digo com isto que Jorge Mendes não seja competente, pelo contrário, acho que é dos empresários portugueses mais competentes que temos. Mas o facto de estar associado não significa que tenha sido a causa… no caso do Porto, eu estou convencidíssimo que a causa chamou-se Mourinho, aliás, posso inferir isso recorrendo à frequência de correlações positivas entre Mourinho e troféus. Quando a frequência é elevada, a associação é mais forte e “verdadeira”. :wink:

Falaste, falaste… O que disseste, afinal? Discordas de quê, afinal? :think:

Se não percebeste lê com mais atenção, não é?

Costuma acontecer aos cérebros vermelhos… ::slight_smile:

Estás equivocado.
Se houve momento onde Mendes foi importante para o foculporto foi justamente na saída de Mourinho e de uma série de jogadores do clube.

É errado dizer que foi Mendes quem planeou o foculporto para as duas épocas em que conseguiram sucesso fora de portas. Mais, se formos a analisar bem a história observamos que nessa altura a espinha dorsal deles era constituída por jogadores provenientes de equipas menores do nosso campeonato, mercado esse que nos últimos 20 anos foi sempre dominado pelos corruptos e onde eles não precisavam da ajuda de ninguém para se movimentar.

Aquilo que aconteceu nessa altura e que ligou JM ao foculporto foi sim um corte radical imposto pelo clube aos seus jogadores relativamente ao Veigarista. JM ganhou poder pois recebeu muitos desses jogadores para a sua carteira mas em momento algum foi ele que criou a base que viria a conquistar a Europa. JM sempre foi um empresário com quem o foculporto trabalhou. Só e apenas. Nada mais do que isso.

Sinceramente acho q estão a exagerar, parece-me q existe uma relação com o J.mendes mas n acredito q ele tenha a influencia q se diz, nunca vi tanto alarido por o scp numa epoca contratar varios jogadores representados por gilmar veloz, ou qd se foi buscar 6 ou 7 jogadores a russia por entremedio de P.Barbosa.

Até ontem nos jornais qd se falava da ida de AVB para o SCP diziam q isso se devia ao facto de ter excelentes relações com J.Mendes agora q o SCP ja confirmou q n vem ja é por J.Mendes nao querer…

Não viste, pelo menos aqui no fórum, porque certamente ainda não andarias por cá, mas olha que sobretudo a relação com Veloz levou a muita discussão na altura!

Mas não pelas mesmas razões, o problema de muita gente com o Gilmar Veloz era a suspeita que existia de existir gente no Sporting a “encher os bolsos” em conluio com o este, nas transferências de vários jogadores! :idea:

Também, se calhar sobretudo isso, mas o facto de parecer que ninguém levantava o cú da cadeira e preferia entregar a prospecção a gente exterior também foi abordado muitas vezes.

Foi sim sr., mas isso ainda hoje é abordado, mais por desconhecimento que por outra coisa qualquer! :arrow:

Como o tópico referente ao jogador está “trancado”

André Santos renova contrato

André Santos prepara o grande salto na sua ainda curta carreira. Tal como O JOGO há muito tempo noticiou, o trinco cedido pelo Sporting ao Leiria já recebeu carta de chamada a Alvalade, mas as mudanças não se ficam por aqui. O jovem de 21 anos vai ampliar o contrato com a SAD leonina, por ora válido até Junho de 2012, e está em vias de passar a ser agenciado pela Gestifute - empresa do empresário Jorge Mendes, hoje com larga influência no futebol verde e branco.

Até há poucas semanas representado pela empresa Soccer Entertainment and Media Group, o centrocampista proveniente dos escalões jovens leoninos aguardou pelo término da ligação e tem tudo praticamente acordado para passar a ser jogador da Gestifute, tendo à sua espera a renovação de vínculo.

Aqui está um belo exemplo de contrapartidas para o Jorge Mendes.

Porque a sua ajuda não vai ser com certeza de graça e nada melhor que ser agente de jovens promissores que lhe possam dar uma belas comissões em futuras transacções.

Se belas comissões = belos negócios para o Sporting, nada contra! :great:

exacto!! é que o jorge mendes consegue fazer transferencias mais caras e ainda arranjar reforços de qualidade.

enquanto o gilmar veloz dos brasucas apenas o liedson se aproveitou

o único senão disto tudo, ou pelo menos aquele que mais me preocupa é o facto de ficarmos reféns de um empresário. Esta parceria tem sem dúvida, algumas coisas boas. Agora, imaginemos um plantel totalmente “pertencente” ao Jorge Mendes e ainda outro cenário hipotético, imaginemos que por alguma razão o Sporting entra em rotura este empresário. Com um plantel completamente nas mãos dele e numa situação de rotura, como serão as negociações para renovar contratos? Nunca gostei de exclusividades, mas parece que é para aí que caminhamos.

Outra coisa que me preocupa, é que o sporting se torne num entreposto onde serão colocados jogadores caros, mas que ninguém quer.

Claro que as coisas a funcionar correctamente…podermos tirar grandes benefícios, o problema é se as coisas dão para o torto, e como todos sabemos temos um presidente muito inocente nos assuntos do futebol.

Sei que há grande expectativa em torno desta cooperação, mas no entanto sabendo quem é a pessoa que ocupa neste momento a presidência do Sporting, fico preocupado. Desculpem não ficar entusiasmado mas tenho sido habituado ano após ano a que o clube do meu coração seja delapidado.

É algo que também me preocupa…