Influência de Jorge Mendes na nova estrutura do Sporting

É isso mesmo. Em teoria, mesmo assumindo grande amplitude de decisão a Costinha (acredite-se ou não a sua proximidade a JM indica uma forte intervenção do empresário nas decisões estratégicas do clube), tendo um presidente (apoiado também numa boa equipa) forte, capaz e com sentido de liderança a “fiscalizar” todo o processo, estaria mais tranquilo, ainda que não fosse um grande apoiante do processo, agora sabendo que está uma “carta Cerelac” a dirigir, tudo me parece demasiado perturbador.

:arrow:

Também já tinha abordado esta preocupação noutro tópico. É que enquanto os interesses de Jorge Mendes forem coincidentes com os do Sporting, tudo bem… mas se a coisa não andar a resultar, se o treinador não quiser meter determinados jogadores a jogar ou qualquer outro tipo de situação que não seja a melhor para Jorge Mendes, então ele tentará fazer algo para mudar a situação, mesmo que esse algo não seja o melhor para o Sporting.

Basta ver a data da minha inscrição no forum para veres q ja ca tava… ???

O gilmar veloz era mto falado aqui por trazer jogadores sem qqr categoria para o SCP, posso dar exemplos de Ronny,Pupo, Gladstone entre outros, não pelo poder q tinha sobre o presidente,treinador ou D.desportivo…

Continuo sem ver essa dependencia q tds querem fazer crer, as contratações de dezembro só 1 era representado por J.Mendes (P.Mendes) e esse foi negociado directamente pelo JEB como o presidente do Rangers assimiu publicamente. Sobre J.M estar a recrutar jovens promessas do SCP não é novidade, mas o q pode fazer o SCP sobre isso? São os jogadores que escolhem o seu empresario e não o clube…

Mas partilho da opinião dos ultimos posts q se o clube fizer negocios exclusivamnete com J.Mendes pode se gerar uma situação complicada en q os interesses do empresario se sobrepoem aos do clube…

Crónica em http://www.sersporting.org/idealsporting/?p=838.

[size=12pt][b]Jorge Mendes SAD[/b][/size]

Francisco Santos Ferro, 8 de Abril de 2010 23:44

Janeiro de 2010. Novo ano. O futebol do Sporting vive nos últimos meses uma situação caótica, e o ambiente no Clube é insustentável, alimentado por um comportamento público inimaginável do Presidente do Clube e da SAD.

O Sporting não tem o mesmo orçamento para concorrer com os rivais mais directos. De facto não tem, um desses concorrentes, que até tem Sporting no nome, tem um orçamento muito inferior e está na frente da Liga.

Mas foi necessário “não termos orçamento suficiente” até Outubro de 2009. De que outro modo se conseguiria convencer os sócios a aprovar a transmissão da Sporting Comércio e Serviços para a SAD?!

Chegados a Janeiro, no auge da contestação e… quem diria? Afinal a Sporting SAD tem dinheiro para gastar, “o que for preciso”, nas palavras do Presidente. E não é que tinha mesmo? Quem diria? Explicações nem vê-las, especulações não faltaram.

A Sporting SAD, essa mesma, aquela que não tinha condições para competir com os rivais mais directos (estariam a referir-se ao Braga, ou até ao Guimarães ou ao Nacional?), afinal foi o clube que no mercado de Inverno mais gastou na Europa !!

É nessa fase que entra em cena um senhor chamado Jorge Mendes. Foi com a sua preciosa ajuda que se contratou uma pérola, certeza do futebol mundial, pela módica quantia de 6,5 M€ mais extras (normalmente os extras nestes negócios na Sporting SAD rondam os 50% do valor declarado à CMVM).

A primeira verdadeira aquisição da SAD no mercado de Inverno foi um jogador pelo qual a SAD “bateu” a cláusula de rescisão, qual clube rico. Chama-se João Pereira e, mal chegou a Alvalade, passou a ser representado por… Jorge Mendes.

É nesta fase que é contratado para Director Desportivo o Sr. Francisco “Costinha”, Sportinguista, ex-jogador do F.C.Porto, representado por… Jorge Mendes.

Entretanto a vida mexe para quatro jogadores importantes do plantel do Sporting representados pelo seu colega intermediário comissionista Paulo Barbosa:

• Miguel Veloso, o jogador do plantel com mais mercado, passa a ser representado por… Jorge Mendes;

• Yannick Djaló muda para um empresário desconhecido do grande público, quando surgiam notícias de que poderia ser representado novamente por… Jorge Mendes;

• Izmailov, até então unanimemente considerado um exímio profissional dedicado, e após ter-se recusado a ser vendido de volta para a Rússia, vê-se envolvido num caso disciplinar grave, caso esse exposto na praça pública pelo Director Desportivo da SAD, estando neste momento com um pé fora de Alvalade;

• e Caneira, jogador experiente, caro e pouco utilizado, tem os dias contados no Clube, pelas notícias que têm saído recentemente.

Jorge Mendes é ainda empresário de outra das poucas estrelas do plantel, Daniel Carriço, além de vários outros jogadores, enquanto que o seu amigo também comissionista Pini Zahavi é agente de João Moutinho, entre outros jogadores.

Um jovem jogador do Real Massamá, recente internacional sub-21, chamado Diogo Salomão, poderá estar em vias de se transferir para o Sporting. Quem é o seu empresário? Jorge Mendes…

É anunciado que o novo director de comunicação do Sporting (Clube ou SAD? Fica a dúvida…) é o comentador desportivo Nuno Dias, ex-funcionário da empresa Gestifute de… Jorge Mendes.

Tinha entretanto sido divulgado pela comunicação social que o treinador escolhido pelo Presidente para a próxima época, e com o qual já existia um pré-acordo, seria o jovem e promissor técnico da Académica, André Villas Boas.

É sabido que André Villas Boas, ao iniciar a sua carreira de treinador, escolheu ser representado por outro agente desportivo que não Jorge Mendes.

E eis que começam a surgir notícias que dão conta que o novo Director Desportivo não concorda com a escolha do Presidente.

Conclusão: o pré-acordo rubricado entre José Eduardo Bettencourt e André Villas Boas é rompido de forma amigável, ou seja, sem lugar a indemnizações para qualquer das partes (o treinador estará a caminho de que clube?… aceitam-se apostas, mas apenas a norte do Douro), abrindo caminho para a escolha do treinador por parte do Director Desportivo.

O Sporting Clube de Portugal detém, de forma directa, uma participação de 16,3 % na Sporting SAD e, de forma indirecta através da Sporting SGPS, uma participação adicional de 52,3%.

O Presidente do Conselho de Administração da SAD é o Sr. José Eduardo Bettencourt, Presidente do Sporting Clube de Portugal eleito a 5 de Junho de 2009, há quase um ano atrás.

Os sócios do Sporting Clube de Portugal, Clube que (ainda) é dono de 68,6% da Sporting SAD, não elegeram Jorge Mendes, nem elegeram Francisco “Costinha” para gerir o Clube. Os sócios elegeram Órgãos Sociais, liderados por José Eduardo Bettencourt.

Pois chegamos à simples conclusão que o Sr. Jorge Mendes trata das contratações da Sporting SAD, define os jogadores a dispensar e a vender, escolhe o director desportivo da SAD, selecciona o director de comunicação (do Clube??) e impõe a escolha do treinador, obrigando à resolução do pré-acordo realizado pelo Presidente da SAD e do Clube.

Sendo assim, faz sentido o Sr. Bettencourt ganhar 28 mil Euros mensais para subcontratar (outsourcing, para estar na moda) toda a gestão e todas as decisões na SAD?

Será isto que os Sócios do Sporting querem?

Saudações Leoninas

Esse artigo está de facto muito bom e explica de forma muito simples onde reside o verdadeiro problema do Sporting.

O artigo está longe de ser coerente e tem varios lapsos… Sobre a falta de coerencia apenas pergunto como pode alguem da lista sersporting (na qual eu votei…) criticar esta situação se foi o própio PPC a propor 1 empresario para Director Desportivo. :think:

Sobre os lapsos no artigo diz que JM manda no SCP desde finais de Dezembro e dps diz q Costinha foi contratado nessa altura (qd era Sá Pinto o DD), diz q JP foi contratado pelo valor da clausula qd na altura falou-se q a clausula era de 3.5M (embora alguns jornais tivessem dito q era 3M).
E acaba por dizer que AVB não vem pq o agente dele não era JM mas se JM já mandava no SCP desde janeiro qd é q foi o acordo com AVB em agosto?!

Acho q o pessoal está a fazer disto no cavalo de batalha contra a direcção mas até agora sinceramente não vi nada q justifique o alarido q tem feito, tenho a ideia q existe realmente uma uniao entre JM e JEB para prepararem a equipa para a proxima epoca mas isso é uma coisa banal no futebol e tanto nós como os nossos rivais ja o fazem há mto…

Eu coloco-me do lado anti-Roquete e variantes, mas não entro em orgasmos de ódio a todos os que agora estão no Sporting. JEB tem sido um fracasso, mas estou a gostar da postura do Costinha.

Em cima deles, Costinha.

Sobre o Jorge Mendes, já dei a minha opinião.

Subscrevo :arrow:

Chama-se “conflito de interesses”… Jorge Mendes continua a ser o gestor da Gestifute e em simultâneo gere a política desportiva do Sporting. No caso de PPC foi proposto que um empresário viesse contratado para Director-Desportivo. Se Jorge Mendes abandonar a Gestifute e entrar no Sporting como Director-Desportivo, então tudo bem, nada a dizer.

Isto não é rocket-science, não vejo onde está a dificuldade em compreender isto.

Mas alguem acredita que se bukovac (penso q era o nome dele) viesse para DD do SCP ia simplesmente deixar de representar os seus jogadores? Certamente que iria delegar essa tarefa a outra pessoa mas o conflito de interesses podia smp haver…

Tu dizes q o Jorge mendes organiza a politica desportiva do SCP eu só digo desde dezembro o SCP contratou 4 jogadores qts são representado por Jorge mendes? No plantel do SCP os unicos q são representados por JM são Abel, Postiga, Carriço e Veloso, Pini Zahavi tem + jogadores no plantel do SCP

Se o Jorge Mendes não organiza a política desportiva do SCP (que é uma possibilidade), então é simples, acrescentamos a palavra “se”… se Jorge Mendes organizar a política desportiva do SCP, então terá de sair da Gestifute dado o conflito de interesses. Da mesma forma que se Bukovac viesse para o Sporting eu esperaria que ele se desvinculasse da KBM (http://www.transfermarkt.de/de/kbm/details/berater_230.html) enquanto estivesse no Sporting.

A única coisa que me faz confusão é o conflito de interesses chame-se Bukovac ou Jorge Mendes. Não dá para saber se iria haver conflito de interesses com PPC porque Bukovac nem sequer entrou em funções, portanto é discutir no vazio, já neste caso de Jorge Mendes parece haver mais fumo…

:arrow: :arrow: :arrow:

Até onde eu percebi Jorge Mendes não é funcionário do Sporting e por isso não existe conflito algum.

Jorge Mendes é um empresário com relações privilegiadas com Sporting, como muitos outros clubes têm com outros e até o Sporting já as teve no passado.

Se é para existir algum tipo de entreajuda com empresários que seja com os melhores.

No caso do Jorge Mendes é só isso…fumo. Que eu saiba ele nao está na folha salarial do clube.

Todos os clubes trabalham com empresários de confiança…uns mais diversos que outros. No passado recente o Sporting era um (mau) exemplo disso com o freitas e os seus compinchas. Benfica e Porto fazem o mesmo , com parcerias sempre com os mesmos gajos e respectivas indicações. Num passado recente a coisa era ainda mais estreita.

Nenhum empresário de sucesso (no futebol) deixa a sua carreira para ser dirigente desportivo de um clube…se o faz , ou nao tem sucesso ou vai meter (muito) ao bolso.

Não tenho nada contra uma aliança estratégica com Jorge Mendes, estou até de acordo porque o considero competente no que faz e de um calibre diferente dos Veigas e Paulos Barbosas.

O que me faz confusão é ver pessoal todo contente porque Jorge Mendes “manda” no futebol do Sporting e escolhe o treinador, o director-desportivo, este e aquele e mais aculoutro e a seguir dizerem que concordam com isto, que não faz mal nenhum porque temos de deixar de ser anjinhos e mais não sei quê. Das duas uma, ou há uma aliança / preferência por Jorge Mendes - tudo bem, ou há algo mais e isso é uma ingerência no clube e configura um conflito de interesses - tudo mal (mesmo que não receba salário do Sporting).

Sou Presidente, Votante, Jogador, Accionista ou Dirigente entre escolher Bukovac ou Jorge Mendes, nem chego a hesitar.

That’s not the point… Bukovac ou Jorge Mendes, apoiarias qualquer um deles se gerissem o futebol do Sporting mas mantendo as suas posições nas suas empresas de jogadores? É esta a questão, não a que tu colocas.

a questão é que muita gente vê fantasmas onde há empresários, o SPORTING não os inventou e não os pode pura simplesmente desprezar, estão no négócio… então que trabalhe com os melhores.

O Nosso Director Desportivo é o Costinha, não é o Jorge Mendes. Vamos trabalhar com ele, de certeza e com outros, ainda neste Mercado de inverno não trabalhámos em exclusico com ninguém.

Outros queriam meter lá um empresário como director desportivo, que como é evidente ia abdiquar das suas comissões…
aliás ainda mamava a do Néne ou não? E além do Néne o Bukovac representa mais alguém?
E já agora os moldes desses negócio era como !?
para o SPORTING faço por 4M + lugar de DD
para o cagliari vai por 5M!?

Não foi isso que te perguntei, mas continua lá com a tua obsessão pelo Bukovac e o PPC que não sou eu que te vou impedir.

:arrow:

É exactamente essa a minha opinião. O problema não é a aliança, mas sim a ingerência em assuntos que deveriam ser avaliados objectivamente por pessoas sem preferências empresariais. Porque o Jorge Mendes é, antes que se esqueçam, um empresário. O que por conseguinte o vai levar a tomar decisões que favoreçam a empresa que dirige, porque é isto que os bons empresários fazem.

Aqui a questão é o que acontecerá quando uma decisão não for a melhor para o clube mas servir os interesses da Gestifute. Quando o Sporting estiver interessado em dois jogadores, sendo que o jogador A é melhor do que o B, mas o B é agenciado por Jorge Mendes e o A não. É disto que eu tenho receio, porque acredito que iremos comprar o jogador B.