Influência de Jorge Mendes na nova estrutura do Sporting

Cada vez mais é notório a influência de Jorge Mendes na estrutura de futebol do Sporting.

Começou com a ajuda no mercado de inverno, passou depois pela ligação ao Costinha, entretanto temos a mudança de jogadores importantes para a carteira da Gestifute (Miguel Veloso e Djalo), fala-se também que está no processo de contratação do novo treinador, sendo uma das principais razões para o nome de André Villas-Boas estar tanto na berra, tem o seu nome presente em todos rumores de futuras contracções para a próximo época, bem como aparece também associado à contratações de (esperamos) futuras estrelas, como é o caso do Diogo Salomão, até já se fala que tem na manga um novo director para o departamento médico.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1533420
http://dn.sapo.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1532747
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000214-0000-0000-0000-000000000214&contentid=E8F88038-C0CA-4AAE-BB5E-94625A190976
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=07FBEFE5-1104-4FFA-AFED-241B9A75F51E&channelid=00000012-0000-0000-0000-000000000012
http://www.rr.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=76&did=97666

Abro assim a discussão para falarmos sobre este tema, para que se diga sobre os benéficos e desvantagens da sua participação no futebol do Sporting.

eu aguardo com grande expectativa a proxima temporada.

sabe se que qualquer empresario o que quer é lucro. Os que dizem que não, é porque são hipocritas.

O que me agrada no Jorge Mendes é simples: é o melhor empresario/ gestor de carreiras deportivas na europa na minha opnião. conhece muito bem esse mercado. A gestifute tem em carteira jogadores bem interessantes mas tambem tem relações preveligiadas com clubes/ outros empresarios.

O scp continuará apostar na formação e faz muito bem mas tem que pensar que tem que ter todos os anos um plantel tao bom ou melhor do que a concorrencia. A situação financeira é fragil mas temos algo que o empresario jorge mendes quer, que é o passe dos nossos principais jogadores. Uma coisa seria, se o Jorge mendes fosse estilo José Veiga, ai sim estaria mesmo preocupado.

O scp bem ou mal, lançou ja 2 melhores jogadores do mundo, a sua formação é reconhecida.

Penso que o negocio entre este empresario e o scp vai ser, vender os passes do moutinho e veloso onde o empresario/ grupo que os representa é a Gestifutee e introduzir na equipa jogadores que pertencem á gestifute e a outros grupos de empresarios que tem boas relaçoes com o senhor jORGE mENDES para valorizar os seus passes.

eu aposto nos seguintes jogadores:

• Geromel
  • Rodriguez
  • Quaresma
  • Bruno Gama
  • Manuel Fernandes
  • Hugo Viana
  • Diego da Silva Costa
  • Danny

é o meu feeling

Penso que já existe mais de um tópico que aborda este assunto em específico, mas pode ser que dê para fundir quando for encontrado.

Seja como for, no sei se é isto a que o McCandless se referia com as medidas de JEB que passavam pela intervenção de “uma empresa externa”. Se sim, penso que é um erro de todo o tamanho, porque não é razoável que a actividade central do Sporting seja completamente delegada na Gestifute. Aceito parcerias estratégicas, alianças, conjugação de esforços e até outsourcing, mas o outsourcing serve para substituir tarefas acessórias à actividade central da “empresa Sporting”, não para um processo nuclear.

O João Pedro Silva da Centúria Leonina resumiu-o bem num comentário a uma crónica recente do João Pedro Varandas:

A opção por uma estratégia de Outsourcing nunca se faz pela necessidade de adquirir competências fundamentais. Na ausência de competências Core, uma organização pode sempre optar por adquiri-las pela via da contratação, mantendo protegido o capital intelectual considerado estratégico para o negócio.

A grande diferença entre o Outsourcing e o Insourcing tem a ver com o facto de a criação de valor também ser externalizada. Ou seja, quando uma organização coloca uma determinada actividade em regime de Outsourcing está a admitir que a criação de valor passa a ficar pertença do outsourcer, e deixa de ser sua.

É por esta razão fundamental que as actividades que as organizações colocam em regime de Outsourcing são, na esmagadora maioria dos casos, actividades com baixo (ou até nenhum) valor acrescentado. Tipicamente, actividades ou processos de suporte ao negócio, nunca o próprio negócio.

Quando uma organização recorre ao outsourcing para uma actividade de suporte, procura com isso que a busca pela eficiência passe a ser um problema do outsourcer. O outsourcer recebe assim esse desafio, que troca por ausência de risco, na medida em que a actividade tem de ser desempenhada de forma continuada, dando origem a contratos de longa duração. Como o fornecimento da actividade ao mais baixo custo possível pode pressupor uma descida na qualidade do serviço prestado, as organizações negoceiam quase sempre níveis de serviço, em que o custo sobe com a qualidade prestada. Poucas são as vezes em que a vantagem competitiva fica do lado de quem externaliza.

A grande questão é que o Outsourcing externaliza não só a criação de valor mas também o controlo estratégico da actividade, na medida em que o capital intelectual passa a estar fora da organização. É por este motivo que NUNCA, mas NUNCA, se deve externalizar uma actividade ou um processo Core do próprio negócio.

As organizações que o fazem perdem rapidamente todos os factores de diferenciação, capital intelectual ou controlo estratégico, e num instantinho ficam FORA do negócio.

Organizações medíocres produzem resultado medíocres.

Que tem isto a ver com o Sporting? Veremos em futuros desenvolvimentos desta reflexão.

Se a ideia é tornar JM o Director Geral do Sporting para a área do futebol, e do ponto de vista puramente profissional, reconheço a validade da opção.

Se, tal como o comentário do JPS que o Para aqui deixou, a questão passa por não saber fazer em casa, e portanto ter de “entregar” o processo para fora, estou em absoluto desacordo.

O grande problema é que acredito, pelo menos por agora, mais na 2ª hipótese.

Até agora, ficámos a ganhar com esta sinergia Sporting-Jorge Mendes. Aparentemente, e isto tendo em conta que não sabemos até que ponto é que o Sporting esteve realmente interessado em adquirir Rúben Micael, poupámos 3 milhões de euros em Rúben Micael, que não tem sido uma mais-valia no plantel do Porto, e comprámos Pedro Mendes, universalmente reconhecido como o melhor reforço desta época.

Além disso, o repertório enorme, e de enorme qualidade, de Jorge Mendes é uma vantagem excepcional. Sporting = jogadores da formação; Jorge Mendes = jogadores de enorme qualidade, experientes.

À partida o JM não está nisto para perder dinheiro e desvalizar jogadores, por isso interessa-lhe que o Sporting ganhe. Esta parceria corresponde à entrada de um investidor privado no futebol profissional. Pode servir para colmatar a deficiente movimentação do Sporting no mercado. O óbice poderá ser a estabilidade da equipa, porque a um empresário de futebol interessa movimentar jogadores. Tenho mais receio pelo que possa acontecer no final de uma época vitoriosa que antes, podendo o Sporting não conseguir manter a estrutura da equipa se demasiados jogadores estiverem “outsourced”. Se não se desvirtuar a formação, se não se transformar o Sporting num entreposto de jogadores, se não se acabar com a inclusão de jogadores da formação na equipa e sua valorização, pode dar certo. Cabe a Bettencourt defender os interesses do Sporting e compatibilizar ambos os interesses.

Parece-me que este interesse do JM tem muito a ver com a Formação, está ali uma mina de ouro e ter exclusividade na sua exploração deve ser a ambição de muitos, isto por si só seria preocupante mas há várias situações que me deixam relativamente descansado, uma delas é saber que o JM não faz maus negócios, muito pelo contrário, por aí acho que a salvaguarda é suficiente, por outro lado ele é empresário de muitos jogadores de qualidade, desta forma o Sporting passa a ter acesso a vários com os quais só poderia sonhar noutro contexto, com uma defesa intransigente dos interesses do Sporting esta parceria tem tudo para nos ser benéfica, mas só o será se existir, efectivamente, uma defesa intransigente dos interesses do Sporting! :arrow:

E essa é a grande dúvida que se coloca.

A defesa dos reais interesses do Sporting, infelizmente, não tem sido apanágio no clube.

:arrow: :arrow: :arrow: Sem dúvida. Mas parece que se começa a desenhar no horizonte uma estratégia. É pena que não haja mais informação por parte da Direcção. Acho que se impunha uma grande entrevista do JEB no Jornal do Sporting a esclarecer todos os sportinguistas da estratégia que está a ser seguida com vista a criar um Sporting campeão.

Uma parceria é(deve ser), por definiçâo, positivo para todos os envolvidos.
Resta saber se realmente este aproximar a Jorge Mendes(e vice-versa) é uma parceria ou se esta co-operaçâo tem outros contornos.

Jorge Mendes está nesta parceria com o objectivo de angariar os jovens da nossa formação para o seu portefólio, o Sporting para beneficiar desse mesmo portefólio. Simples.

Analisando a competência do clube para comprar jogadores, esta parceria é bem-vinda.

Tem de se perceber também que em negócio (porque afinal falamos também de negócio) a estratégia deve ser discutida sempre internamente e só depois, quando já estamos numa fase mais avançada, poderemos a comunicar mas claro sem mostrar tudo.

Não me incomoda nadinha a influência de Jorge Mendes no Sporting. Se se confirmar, acho mesmo que só pode ser boa.

Antes de mais, Jorge Mendes não faz Paulos Barbosices, ou Veiguices Jardelescas.

É um dos mais respeitados empresários mundiais do momento, e representa normalmente grandes jogadores por alguma coisa. Os negócios que faz são, em regra geral, muito bons para os clubes e para os jogadores envolvidos, quer compradores quer vendedores. Juntando isso ao facto da equipa de Jorge Mendes estar constantemente atenta e a querer alargar a sua lista de representados a cada vez mais bons jogadores, disso pode beneficiar o Sporting. Se de facto Jorge Mendes está mesmo a influenciar o Sporting, estamos com sorte.

Relembro só que o Nani tinha uma cláusula de rescisão de 20 milhões de Euros. Negociado por Mendes, já depois de ter chegado a acordo verbal para um novo contrato com o Sporting, conseguimos aquele que é quanto a mim o melhor negócio de sempre da história do clube, vendendo o jogador por 25 milhões de euros, valor acima da cláusula de rescisão. Que melhor exemplo podemos ter, por um lado, da capacidade de Mendes como empresário de futebol, e por outro, pela sua capacidade de beneficiar sempre todas as partes do negócio. Tem sido essa a grande capacidade que tem levado à afirmação do Mendes, e isso só pode beneficiar o Sporting.

:angel:

Nâo é bem como ele diz, o Nani tinha uma clausula de 25M, mas Mendes foi importante antes disso porque o Nani pouco tempo antes de sair(± 1 ano, talvez menos) renovou o contracto com o Sporting(onde a nova clausula foi negociada). Sem essa renovaçâo de contracto, o Sporting tinha ficado sem o jogador na mesma, que já começava a despertar como sendo um grande talento, e tinha recebido 0,00 de $$ tb ::slight_smile:

Mais uma influência na estrutura

http://www.rr.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=76&did=98010

Nuno Dias é o novo Director de Comunicação do Sporting 01-04-2010 10:53

Jornalista desempenhava as funções de comentador na RR e SportTV, depois de “passagens” pelo jornal desportivo A Bola ou pela empresa de Jorge Mendes, Gestifute. Esta quinta-feira de manhã já esteve na Academia, em Alcochete.
Nuno Dias é o novo Director de Comunicação do Sporting. O jornalista abandona desta forma a Rádio Renascenca onde, há meses, desempenhava as funções de comentador.

Nuno Dias, que ocupa assim a vaga deixada em aberto com a saída de Alvalade de António Sousa Duarte, já assumiu o cargo. O novo director de comunicação já marcou presença no treino desta manhã, na Academia de Alcochete. Nuno Dias surgiu acompanhado do director do futebol leonino, Costinha, e esteve à conversa com Carlos Carvalhal durante algum tempo. Nuno Dias conversou também com José Eduardo Bettencourt e com o dirigente leonino, Pedro Mil-Homens.

Na sua carreira, Nuno Dias pertenceu ainda aos quadros do jornal A Bola, de onde saiu para trabalhar na empresa Gestifute de Jorge Mendes. Para além da RR, o jornalista colaborava neste momento com a SportTV.

Daqui a nada o JM até o novo Paulinho traz para Alcochete.

:lol: :lol: :lol:

E um bocado triste que um clube que se apregoa de grande e diferente, tendo um presidente com carta de pesados, nao seja capaz de ter competencias internas para gerir o seu proprio futebol, tendo de recorrer a um intermediario, cujos interesses so o proprio os conhecera… A caravana vai passando e mostrando todo o seu podre esplendor… :arrow:

Facto: nos dias que correm os empresários são figuras incontornáveis, mais que não seja porque quase nenhum jogador prescinde de ter um, logo os clubes são obrigadores a negociar por intermédio deles.

Outro facto, não existem muitas actividades no mundo, onde o melhor é português. E o Jorge Mendes, é na actualidade, o melhor e mais conceituado empresário no mundo do futebol.

Foi com Jorge Mendes ao lado que o FCP construiu umas melhores equipas dos últimos anos (técnico incluído) que venceu em Portugal tudo o que havia para ganhar mais uma UEFA e a LC. No rescaldo dessas duas épocas, ainda encaixaram em vendas qualquer coisa como 130 Milhões de Euros.

Tendo o Sporting a possibilidade de ter esta figura a colaborar na reconstrução do plantel só se fossemos estúpidos é que recusávamos.

Por outro lado o Jorge Mendes quando faz estas “parcerias” a intenção dele não é brincar ao futebol. Ele sabe que para serem bem sucedidas existe uma condição fundamental: sucesso desportivo. É o sucesso desportivo que valoriza os jogadores e permite-lhe negociá-los para os campeonatos de Inglaterra, Espanha ou Itália com vantagens financeiras para ele e para o clube vendedor. O negócio reside exactamente aqui, montar equipas vencedoras, valorizar os jogadores e vende-los. Se isto me preocupa ? Absolutamente nada. Tomara eu que o Moutinho, ou o Veloso quando saírem de Alvalade para o estrangeiro, levassem no currículo um ou dois campeonatos ganhos em Portugal ao serviço do Sporting!

Ele distinguisse dos demais pela forma séria como lida com os clubes. Tenho a certeza quase absoluta, que se quando Luís Figo estava no Barça, se o empresário dele se chamasse Mendes em vez de Veiga aquele episódio não tinha acontecido. E baseio-me em dois factos:

• A forma como o Ronaldo se transferiu do Man Utd para o Real Madrid. A bem, e com uma transferência recorde para os cofres dos ingleses, depois de mais uma época de luxo do CR9.

• A transferência do Nani para o Man Utd é outro bom exemplo e foi salientado pelo Soares Franco no devido tempo. Semanas antes, o Sporting tinha chegado a acordo com o Mendes para prolongar o contrato com o Nani, que na prática significava a passagem da clausula de rescisão dos 20 ME para os 25 ME, com o respectivo aumento salarial. Entretanto surge o Queiroz com um saco cheio de dinheiro para o levar (mais o Andersson do Porto). O Mendes só aceitou fazer negócio com o Man Utd depois de ter a garantia deste que pagariam os 25 ME, e os não os 20 ME que constavam do contrato ainda em vigor, de forma a honrar o compromisso anterior assumido.

Um Veiga ou um Barbosa, fariam isto? Definitivamente não ! Por isso o primeiro está falido, o outro perde jogadores todos os dias, e o Jorge Mendes tem as portas abertas em todos os clubes do mundo.

Já chega de mediocridade, e de contratações que envergonham um clube como o Sporting. Espero que a chegada do Costinha e o respaldo do Mendes, seja o principio de um tempo novo no nosso clube.