Facto: nos dias que correm os empresários são figuras incontornáveis, mais que não seja porque quase nenhum jogador prescinde de ter um, logo os clubes são obrigadores a negociar por intermédio deles.
Outro facto, não existem muitas actividades no mundo, onde o melhor é português. E o Jorge Mendes, é na actualidade, o melhor e mais conceituado empresário no mundo do futebol.
Foi com Jorge Mendes ao lado que o FCP construiu umas melhores equipas dos últimos anos (técnico incluído) que venceu em Portugal tudo o que havia para ganhar mais uma UEFA e a LC. No rescaldo dessas duas épocas, ainda encaixaram em vendas qualquer coisa como 130 Milhões de Euros.
Tendo o Sporting a possibilidade de ter esta figura a colaborar na reconstrução do plantel só se fossemos estúpidos é que recusávamos.
Por outro lado o Jorge Mendes quando faz estas “parcerias” a intenção dele não é brincar ao futebol. Ele sabe que para serem bem sucedidas existe uma condição fundamental: sucesso desportivo. É o sucesso desportivo que valoriza os jogadores e permite-lhe negociá-los para os campeonatos de Inglaterra, Espanha ou Itália com vantagens financeiras para ele e para o clube vendedor. O negócio reside exactamente aqui, montar equipas vencedoras, valorizar os jogadores e vende-los. Se isto me preocupa ? Absolutamente nada. Tomara eu que o Moutinho, ou o Veloso quando saírem de Alvalade para o estrangeiro, levassem no currículo um ou dois campeonatos ganhos em Portugal ao serviço do Sporting!
Ele distinguisse dos demais pela forma séria como lida com os clubes. Tenho a certeza quase absoluta, que se quando Luís Figo estava no Barça, se o empresário dele se chamasse Mendes em vez de Veiga aquele episódio não tinha acontecido. E baseio-me em dois factos:
-
A forma como o Ronaldo se transferiu do Man Utd para o Real Madrid. A bem, e com uma transferência recorde para os cofres dos ingleses, depois de mais uma época de luxo do CR9.
-
A transferência do Nani para o Man Utd é outro bom exemplo e foi salientado pelo Soares Franco no devido tempo. Semanas antes, o Sporting tinha chegado a acordo com o Mendes para prolongar o contrato com o Nani, que na prática significava a passagem da clausula de rescisão dos 20 ME para os 25 ME, com o respectivo aumento salarial. Entretanto surge o Queiroz com um saco cheio de dinheiro para o levar (mais o Andersson do Porto). O Mendes só aceitou fazer negócio com o Man Utd depois de ter a garantia deste que pagariam os 25 ME, e os não os 20 ME que constavam do contrato ainda em vigor, de forma a honrar o compromisso anterior assumido.
Um Veiga ou um Barbosa, fariam isto? Definitivamente não ! Por isso o primeiro está falido, o outro perde jogadores todos os dias, e o Jorge Mendes tem as portas abertas em todos os clubes do mundo.
Já chega de mediocridade, e de contratações que envergonham um clube como o Sporting. Espero que a chegada do Costinha e o respaldo do Mendes, seja o principio de um tempo novo no nosso clube.